Ensino da graduação em cenários da atenção primária: espaço para aprendizagem interprofissional

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Toassi,Ramona Fernanda Ceriotti
Data de Publicação: 2020
Outros Autores: Olsson,Thaís Ostroski, Lewgoy,Alzira Maria Baptista, Bueno,Denise, Peduzzi,Marina
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Trabalho, Educação e Saúde (Online)
Texto Completo: http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1981-77462020000200505
Resumo: Resumo Neste estudo, investigou-se como o ensino da graduação em cenário de prática da Atenção Primária à Saúde pode constituir espaço de aprendizagem interprofissional, por meio da análise do significado de sua experiência na formação de futuros profissionais de saúde. Pesquisa desenvolvida em universidade pública do sul do Brasil, com dados qualitativos coletados por instrumento autoaplicado online com estudantes e egressos (n=186) de 15 profissões da saúde que participaram de uma experiência de educação interprofissional. Resultados mostraram que práticas de ensino compartilhadas com estudantes, professores, profissionais da saúde de diversas áreas e com usuários, promoveram momentos de escuta e de compartilhamento de experiências, percepções e diferentes saberes. A educação tutorial em pequenos grupos no cenário da Atenção Primária potencializou a experiência de educação interprofissional. Aprendizagens relacionadas ao reconhecimento e valorização dos papéis de cada profissão na equipe e ao desenvolvimento de habilidades de comunicação foram destacadas. O curto espaço de tempo da experiência foi um desafio reconhecido pelos participantes para promover a integração. Interações entre estudantes de diferentes profissões em atividades práticas de ensino na Atenção Primária promoveram aprendizagens compartilhadas na graduação, passíveis de apoiar habilidades de colaboração no trabalho em equipe e de atenção integral à saúde.
id FIOCRUZ-2_82fc28264d5c9598e0074d208acc091a
oai_identifier_str oai:scielo:S1981-77462020000200505
network_acronym_str FIOCRUZ-2
network_name_str Trabalho, Educação e Saúde (Online)
repository_id_str
spelling Ensino da graduação em cenários da atenção primária: espaço para aprendizagem interprofissionalrelações interprofissionaiscomunicação interdisciplinarcurrículoatenção primária à saúdeSistema Único de SaúdeResumo Neste estudo, investigou-se como o ensino da graduação em cenário de prática da Atenção Primária à Saúde pode constituir espaço de aprendizagem interprofissional, por meio da análise do significado de sua experiência na formação de futuros profissionais de saúde. Pesquisa desenvolvida em universidade pública do sul do Brasil, com dados qualitativos coletados por instrumento autoaplicado online com estudantes e egressos (n=186) de 15 profissões da saúde que participaram de uma experiência de educação interprofissional. Resultados mostraram que práticas de ensino compartilhadas com estudantes, professores, profissionais da saúde de diversas áreas e com usuários, promoveram momentos de escuta e de compartilhamento de experiências, percepções e diferentes saberes. A educação tutorial em pequenos grupos no cenário da Atenção Primária potencializou a experiência de educação interprofissional. Aprendizagens relacionadas ao reconhecimento e valorização dos papéis de cada profissão na equipe e ao desenvolvimento de habilidades de comunicação foram destacadas. O curto espaço de tempo da experiência foi um desafio reconhecido pelos participantes para promover a integração. Interações entre estudantes de diferentes profissões em atividades práticas de ensino na Atenção Primária promoveram aprendizagens compartilhadas na graduação, passíveis de apoiar habilidades de colaboração no trabalho em equipe e de atenção integral à saúde.Fundação Oswaldo Cruz, Escola Politécnica de Saúde Joaquim Venâncio2020-01-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersiontext/htmlhttp://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1981-77462020000200505Trabalho, Educação e Saúde v.18 n.2 2020reponame:Trabalho, Educação e Saúde (Online)instname:Fundação Oswaldo Cruz (FIOCRUZ)instacron:FIOCRUZ10.1590/1981-7746-sol00267info:eu-repo/semantics/openAccessToassi,Ramona Fernanda CeriottiOlsson,Thaís OstroskiLewgoy,Alzira Maria BaptistaBueno,DenisePeduzzi,Marinapor2020-06-26T00:00:00Zoai:scielo:S1981-77462020000200505Revistahttp://www.scielo.br/teshttps://old.scielo.br/oai/scielo-oai.phprevtes@fiocruz.br1981-77461678-1007opendoar:2020-06-26T00:00Trabalho, Educação e Saúde (Online) - Fundação Oswaldo Cruz (FIOCRUZ)false
dc.title.none.fl_str_mv Ensino da graduação em cenários da atenção primária: espaço para aprendizagem interprofissional
title Ensino da graduação em cenários da atenção primária: espaço para aprendizagem interprofissional
spellingShingle Ensino da graduação em cenários da atenção primária: espaço para aprendizagem interprofissional
Toassi,Ramona Fernanda Ceriotti
relações interprofissionais
comunicação interdisciplinar
currículo
atenção primária à saúde
Sistema Único de Saúde
title_short Ensino da graduação em cenários da atenção primária: espaço para aprendizagem interprofissional
title_full Ensino da graduação em cenários da atenção primária: espaço para aprendizagem interprofissional
title_fullStr Ensino da graduação em cenários da atenção primária: espaço para aprendizagem interprofissional
title_full_unstemmed Ensino da graduação em cenários da atenção primária: espaço para aprendizagem interprofissional
title_sort Ensino da graduação em cenários da atenção primária: espaço para aprendizagem interprofissional
author Toassi,Ramona Fernanda Ceriotti
author_facet Toassi,Ramona Fernanda Ceriotti
Olsson,Thaís Ostroski
Lewgoy,Alzira Maria Baptista
Bueno,Denise
Peduzzi,Marina
author_role author
author2 Olsson,Thaís Ostroski
Lewgoy,Alzira Maria Baptista
Bueno,Denise
Peduzzi,Marina
author2_role author
author
author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Toassi,Ramona Fernanda Ceriotti
Olsson,Thaís Ostroski
Lewgoy,Alzira Maria Baptista
Bueno,Denise
Peduzzi,Marina
dc.subject.por.fl_str_mv relações interprofissionais
comunicação interdisciplinar
currículo
atenção primária à saúde
Sistema Único de Saúde
topic relações interprofissionais
comunicação interdisciplinar
currículo
atenção primária à saúde
Sistema Único de Saúde
description Resumo Neste estudo, investigou-se como o ensino da graduação em cenário de prática da Atenção Primária à Saúde pode constituir espaço de aprendizagem interprofissional, por meio da análise do significado de sua experiência na formação de futuros profissionais de saúde. Pesquisa desenvolvida em universidade pública do sul do Brasil, com dados qualitativos coletados por instrumento autoaplicado online com estudantes e egressos (n=186) de 15 profissões da saúde que participaram de uma experiência de educação interprofissional. Resultados mostraram que práticas de ensino compartilhadas com estudantes, professores, profissionais da saúde de diversas áreas e com usuários, promoveram momentos de escuta e de compartilhamento de experiências, percepções e diferentes saberes. A educação tutorial em pequenos grupos no cenário da Atenção Primária potencializou a experiência de educação interprofissional. Aprendizagens relacionadas ao reconhecimento e valorização dos papéis de cada profissão na equipe e ao desenvolvimento de habilidades de comunicação foram destacadas. O curto espaço de tempo da experiência foi um desafio reconhecido pelos participantes para promover a integração. Interações entre estudantes de diferentes profissões em atividades práticas de ensino na Atenção Primária promoveram aprendizagens compartilhadas na graduação, passíveis de apoiar habilidades de colaboração no trabalho em equipe e de atenção integral à saúde.
publishDate 2020
dc.date.none.fl_str_mv 2020-01-01
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1981-77462020000200505
url http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1981-77462020000200505
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv 10.1590/1981-7746-sol00267
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv text/html
dc.publisher.none.fl_str_mv Fundação Oswaldo Cruz, Escola Politécnica de Saúde Joaquim Venâncio
publisher.none.fl_str_mv Fundação Oswaldo Cruz, Escola Politécnica de Saúde Joaquim Venâncio
dc.source.none.fl_str_mv Trabalho, Educação e Saúde v.18 n.2 2020
reponame:Trabalho, Educação e Saúde (Online)
instname:Fundação Oswaldo Cruz (FIOCRUZ)
instacron:FIOCRUZ
instname_str Fundação Oswaldo Cruz (FIOCRUZ)
instacron_str FIOCRUZ
institution FIOCRUZ
reponame_str Trabalho, Educação e Saúde (Online)
collection Trabalho, Educação e Saúde (Online)
repository.name.fl_str_mv Trabalho, Educação e Saúde (Online) - Fundação Oswaldo Cruz (FIOCRUZ)
repository.mail.fl_str_mv revtes@fiocruz.br
_version_ 1754115635880656896