Ensino da graduação em cenários da atenção primária : espaço para aprendizagem interprofissional

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Toassi, Ramona Fernanda Ceriotti
Data de Publicação: 2020
Outros Autores: Olsson, Thais Ostroski, Lewgoy, Alzira Maria Baptista, Bueno, Denise, Peduzzi, Marina
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFRGS
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10183/214944
Resumo: Neste estudo, investigou-se como o ensino da graduação em cenário de prática da Atenção Primária à Saúde pode constituir espaço de aprendizagem interprofissional interprofissional, por meio da análise do significado de sua experiência na formação de futuros profissionais de saúde. Pesquisa desenvolvida em universidade pública do sul do Brasil, com dados qualitativos coletados por instrumento autoaplicado online com estudantes e egressos (n=186) de 15 profissões da saúde que participaram de uma experiência de educação interprofissional. Resultados mostraram que práticas de ensino compartilhadas com estudantes, professores, profissionais da saúde de diversas áreas e com usuários, promoveram momentos de escuta e de compartilhamento de experiências, percepções e diferentes saberes. A educação tutorial em pequenos grupos no cenário da Atenção Primária potencializou a experiência de educação interprofissional. Aprendizagens relacionadas ao reconhecimento e valorização dos papéis de cada profissão na equipe e ao desenvolvimento de habilidades de comunicação foram destacadas. O curto espaço de tempo da experiência foi um desafio reconhecido pelos participantes para promover a integração. Interações entre estudantes de diferentes profissões em atividades práticas de ensino na Atenção Primária promoveram aprendizagens compartilhadas na graduação, passíveis de apoiar habilidades de colaboração no trabalho em equipe e de atenção integral à saúde.
id UFRGS-2_566cdfd4c18e3329df8a2f7871878793
oai_identifier_str oai:www.lume.ufrgs.br:10183/214944
network_acronym_str UFRGS-2
network_name_str Repositório Institucional da UFRGS
repository_id_str
spelling Toassi, Ramona Fernanda CeriottiOlsson, Thais OstroskiLewgoy, Alzira Maria BaptistaBueno, DenisePeduzzi, Marina2020-11-11T04:13:05Z20201678-1007http://hdl.handle.net/10183/214944001115808Neste estudo, investigou-se como o ensino da graduação em cenário de prática da Atenção Primária à Saúde pode constituir espaço de aprendizagem interprofissional interprofissional, por meio da análise do significado de sua experiência na formação de futuros profissionais de saúde. Pesquisa desenvolvida em universidade pública do sul do Brasil, com dados qualitativos coletados por instrumento autoaplicado online com estudantes e egressos (n=186) de 15 profissões da saúde que participaram de uma experiência de educação interprofissional. Resultados mostraram que práticas de ensino compartilhadas com estudantes, professores, profissionais da saúde de diversas áreas e com usuários, promoveram momentos de escuta e de compartilhamento de experiências, percepções e diferentes saberes. A educação tutorial em pequenos grupos no cenário da Atenção Primária potencializou a experiência de educação interprofissional. Aprendizagens relacionadas ao reconhecimento e valorização dos papéis de cada profissão na equipe e ao desenvolvimento de habilidades de comunicação foram destacadas. O curto espaço de tempo da experiência foi um desafio reconhecido pelos participantes para promover a integração. Interações entre estudantes de diferentes profissões em atividades práticas de ensino na Atenção Primária promoveram aprendizagens compartilhadas na graduação, passíveis de apoiar habilidades de colaboração no trabalho em equipe e de atenção integral à saúde.In this study we investigate how undergraduate teaching in a setting of Primary Health Care practice may constitute a space for learning interprofessional, through the analysis of its meaning in the training of future health professionals. The research was developed in a public university in Southern Brazil, with qualitative data collected through a self-applied online instrument with students and graduates (n = 186) of 15 health professions. The results show that teaching practices shared with students, teachers, health professionals from different fields, as well as with users, promote moments of listening and sharing of experiences, perceptions and different kinds of knowledge. The tutorial education in small groups strengthened the interprofessional education experience. The learning related to the acknowledgement and appreciation of the roles of each profession in the team, as well as to the development of communication skills, stood out. The short duration of the experience was a challenged acknowledged by the participants to promote integration. The interactions among students of different professions in practical teaching activities in primary health care promoted learning shared in the undergraduate courses, which can support the skills of collaboration in teamwork and comprehensive health care.En este estudio, investigamos como la enseñanza de pregrado en un escenario de práctica de la Atención Primaria de Salud puede constituir un espacio de aprendizaje interprofesional, por medio del análisis de su significado en la formación de futuros profesionales de salud. Se desarrolló la investigación en una universidad pública del Sur de Brasil, con datos cualitativos colectados por instrumento autoaplicado online con estudiantes y egresos (n = 186) de 15 profesiones de la salud. Los resultados mostraron que las prácticas de enseñanza compartidas con estudiantes, profesores, profesionales de salud de diversas áreas, y con usuarios, han promovido momentos de escucha y de compartir experiencias, percepciones y diferentes saberes. La educación tutorial en grupos pequeños potencializó la experiencia de educación interprofesional. Se han destacado aprendizajes relacionadas al reconocimiento y valoración de los papeles de cada profesión en el equipo y al desarrollo de habilidades de comunicación. El corto espacio de tiempo de la experiencia fue un desafío reconocido por los participantes para promover la integración. Interacciones entre estudiantes de distintas profesiones en actividades prácticas de enseñanza en la atención primaria han promovido aprendizajes compartidas en el pregrado, que pueden apoyar habilidades de colaboración en el trabajo en equipo y de atención integral a la salud.application/pdfporTrabalho, educação e saúde. Rio de Janeiro. Vol. 18, n. 2 (2020) p. 1-17, e0026798Relações interprofissionaisComunicação interdisciplinarCurrículoAtenção primária à saúdeSistema Único de SaúdeInterprofessional Relations Interdisciplinary Communication Curriculum Primary Health Care Unified Health SystemRelaciones InterprofesionalesComunicación InterdisciplinariaAtención Primaria de SaludSistema Único de SaludEnsino da graduação em cenários da atenção primária : espaço para aprendizagem interprofissionalUndergraduate teaching in primary health care settings : a space for interprofessional teachingEnseñanza de pregrado en escenarios de la atención primaria : espacio para el aprendizaje interprofesionalinfo:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/otherinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSTEXT001115808.pdf.txt001115808.pdf.txtExtracted Texttext/plain58895http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/214944/2/001115808.pdf.txt6636ca6853fc31f0b2382a07a5c56c09MD52ORIGINAL001115808.pdfTexto completoapplication/pdf426795http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/214944/1/001115808.pdf6cc1215cbc4be29f255684adc13a8767MD5110183/2149442020-11-12 05:11:49.629849oai:www.lume.ufrgs.br:10183/214944Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2020-11-12T07:11:49Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Ensino da graduação em cenários da atenção primária : espaço para aprendizagem interprofissional
dc.title.alternative.en.fl_str_mv Undergraduate teaching in primary health care settings : a space for interprofessional teaching
dc.title.alternative.es.fl_str_mv Enseñanza de pregrado en escenarios de la atención primaria : espacio para el aprendizaje interprofesional
title Ensino da graduação em cenários da atenção primária : espaço para aprendizagem interprofissional
spellingShingle Ensino da graduação em cenários da atenção primária : espaço para aprendizagem interprofissional
Toassi, Ramona Fernanda Ceriotti
Relações interprofissionais
Comunicação interdisciplinar
Currículo
Atenção primária à saúde
Sistema Único de Saúde
Interprofessional Relations 
Interdisciplinary Communication 
Curriculum 
Primary Health Care 
Unified Health System
Relaciones Interprofesionales
Comunicación Interdisciplinaria
Atención Primaria de Salud
Sistema Único de Salud
title_short Ensino da graduação em cenários da atenção primária : espaço para aprendizagem interprofissional
title_full Ensino da graduação em cenários da atenção primária : espaço para aprendizagem interprofissional
title_fullStr Ensino da graduação em cenários da atenção primária : espaço para aprendizagem interprofissional
title_full_unstemmed Ensino da graduação em cenários da atenção primária : espaço para aprendizagem interprofissional
title_sort Ensino da graduação em cenários da atenção primária : espaço para aprendizagem interprofissional
author Toassi, Ramona Fernanda Ceriotti
author_facet Toassi, Ramona Fernanda Ceriotti
Olsson, Thais Ostroski
Lewgoy, Alzira Maria Baptista
Bueno, Denise
Peduzzi, Marina
author_role author
author2 Olsson, Thais Ostroski
Lewgoy, Alzira Maria Baptista
Bueno, Denise
Peduzzi, Marina
author2_role author
author
author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Toassi, Ramona Fernanda Ceriotti
Olsson, Thais Ostroski
Lewgoy, Alzira Maria Baptista
Bueno, Denise
Peduzzi, Marina
dc.subject.por.fl_str_mv Relações interprofissionais
Comunicação interdisciplinar
Currículo
Atenção primária à saúde
Sistema Único de Saúde
topic Relações interprofissionais
Comunicação interdisciplinar
Currículo
Atenção primária à saúde
Sistema Único de Saúde
Interprofessional Relations 
Interdisciplinary Communication 
Curriculum 
Primary Health Care 
Unified Health System
Relaciones Interprofesionales
Comunicación Interdisciplinaria
Atención Primaria de Salud
Sistema Único de Salud
dc.subject.eng.fl_str_mv Interprofessional Relations 
Interdisciplinary Communication 
Curriculum 
Primary Health Care 
Unified Health System
dc.subject.spa.fl_str_mv Relaciones Interprofesionales
Comunicación Interdisciplinaria
Atención Primaria de Salud
Sistema Único de Salud
description Neste estudo, investigou-se como o ensino da graduação em cenário de prática da Atenção Primária à Saúde pode constituir espaço de aprendizagem interprofissional interprofissional, por meio da análise do significado de sua experiência na formação de futuros profissionais de saúde. Pesquisa desenvolvida em universidade pública do sul do Brasil, com dados qualitativos coletados por instrumento autoaplicado online com estudantes e egressos (n=186) de 15 profissões da saúde que participaram de uma experiência de educação interprofissional. Resultados mostraram que práticas de ensino compartilhadas com estudantes, professores, profissionais da saúde de diversas áreas e com usuários, promoveram momentos de escuta e de compartilhamento de experiências, percepções e diferentes saberes. A educação tutorial em pequenos grupos no cenário da Atenção Primária potencializou a experiência de educação interprofissional. Aprendizagens relacionadas ao reconhecimento e valorização dos papéis de cada profissão na equipe e ao desenvolvimento de habilidades de comunicação foram destacadas. O curto espaço de tempo da experiência foi um desafio reconhecido pelos participantes para promover a integração. Interações entre estudantes de diferentes profissões em atividades práticas de ensino na Atenção Primária promoveram aprendizagens compartilhadas na graduação, passíveis de apoiar habilidades de colaboração no trabalho em equipe e de atenção integral à saúde.
publishDate 2020
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2020-11-11T04:13:05Z
dc.date.issued.fl_str_mv 2020
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/other
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10183/214944
dc.identifier.issn.pt_BR.fl_str_mv 1678-1007
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv 001115808
identifier_str_mv 1678-1007
001115808
url http://hdl.handle.net/10183/214944
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.ispartof.pt_BR.fl_str_mv Trabalho, educação e saúde. Rio de Janeiro. Vol. 18, n. 2 (2020) p. 1-17, e0026798
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFRGS
instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron:UFRGS
instname_str Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron_str UFRGS
institution UFRGS
reponame_str Repositório Institucional da UFRGS
collection Repositório Institucional da UFRGS
bitstream.url.fl_str_mv http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/214944/2/001115808.pdf.txt
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/214944/1/001115808.pdf
bitstream.checksum.fl_str_mv 6636ca6853fc31f0b2382a07a5c56c09
6cc1215cbc4be29f255684adc13a8767
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1815447724031475712