Ensino da graduação em cenários da atenção primária : espaço para aprendizagem interprofissional
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2020 |
Outros Autores: | , , , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFRGS |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10183/214944 |
Resumo: | Neste estudo, investigou-se como o ensino da graduação em cenário de prática da Atenção Primária à Saúde pode constituir espaço de aprendizagem interprofissional interprofissional, por meio da análise do significado de sua experiência na formação de futuros profissionais de saúde. Pesquisa desenvolvida em universidade pública do sul do Brasil, com dados qualitativos coletados por instrumento autoaplicado online com estudantes e egressos (n=186) de 15 profissões da saúde que participaram de uma experiência de educação interprofissional. Resultados mostraram que práticas de ensino compartilhadas com estudantes, professores, profissionais da saúde de diversas áreas e com usuários, promoveram momentos de escuta e de compartilhamento de experiências, percepções e diferentes saberes. A educação tutorial em pequenos grupos no cenário da Atenção Primária potencializou a experiência de educação interprofissional. Aprendizagens relacionadas ao reconhecimento e valorização dos papéis de cada profissão na equipe e ao desenvolvimento de habilidades de comunicação foram destacadas. O curto espaço de tempo da experiência foi um desafio reconhecido pelos participantes para promover a integração. Interações entre estudantes de diferentes profissões em atividades práticas de ensino na Atenção Primária promoveram aprendizagens compartilhadas na graduação, passíveis de apoiar habilidades de colaboração no trabalho em equipe e de atenção integral à saúde. |
id |
UFRGS-2_566cdfd4c18e3329df8a2f7871878793 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:www.lume.ufrgs.br:10183/214944 |
network_acronym_str |
UFRGS-2 |
network_name_str |
Repositório Institucional da UFRGS |
repository_id_str |
|
spelling |
Toassi, Ramona Fernanda CeriottiOlsson, Thais OstroskiLewgoy, Alzira Maria BaptistaBueno, DenisePeduzzi, Marina2020-11-11T04:13:05Z20201678-1007http://hdl.handle.net/10183/214944001115808Neste estudo, investigou-se como o ensino da graduação em cenário de prática da Atenção Primária à Saúde pode constituir espaço de aprendizagem interprofissional interprofissional, por meio da análise do significado de sua experiência na formação de futuros profissionais de saúde. Pesquisa desenvolvida em universidade pública do sul do Brasil, com dados qualitativos coletados por instrumento autoaplicado online com estudantes e egressos (n=186) de 15 profissões da saúde que participaram de uma experiência de educação interprofissional. Resultados mostraram que práticas de ensino compartilhadas com estudantes, professores, profissionais da saúde de diversas áreas e com usuários, promoveram momentos de escuta e de compartilhamento de experiências, percepções e diferentes saberes. A educação tutorial em pequenos grupos no cenário da Atenção Primária potencializou a experiência de educação interprofissional. Aprendizagens relacionadas ao reconhecimento e valorização dos papéis de cada profissão na equipe e ao desenvolvimento de habilidades de comunicação foram destacadas. O curto espaço de tempo da experiência foi um desafio reconhecido pelos participantes para promover a integração. Interações entre estudantes de diferentes profissões em atividades práticas de ensino na Atenção Primária promoveram aprendizagens compartilhadas na graduação, passíveis de apoiar habilidades de colaboração no trabalho em equipe e de atenção integral à saúde.In this study we investigate how undergraduate teaching in a setting of Primary Health Care practice may constitute a space for learning interprofessional, through the analysis of its meaning in the training of future health professionals. The research was developed in a public university in Southern Brazil, with qualitative data collected through a self-applied online instrument with students and graduates (n = 186) of 15 health professions. The results show that teaching practices shared with students, teachers, health professionals from different fields, as well as with users, promote moments of listening and sharing of experiences, perceptions and different kinds of knowledge. The tutorial education in small groups strengthened the interprofessional education experience. The learning related to the acknowledgement and appreciation of the roles of each profession in the team, as well as to the development of communication skills, stood out. The short duration of the experience was a challenged acknowledged by the participants to promote integration. The interactions among students of different professions in practical teaching activities in primary health care promoted learning shared in the undergraduate courses, which can support the skills of collaboration in teamwork and comprehensive health care.En este estudio, investigamos como la enseñanza de pregrado en un escenario de práctica de la Atención Primaria de Salud puede constituir un espacio de aprendizaje interprofesional, por medio del análisis de su significado en la formación de futuros profesionales de salud. Se desarrolló la investigación en una universidad pública del Sur de Brasil, con datos cualitativos colectados por instrumento autoaplicado online con estudiantes y egresos (n = 186) de 15 profesiones de la salud. Los resultados mostraron que las prácticas de enseñanza compartidas con estudiantes, profesores, profesionales de salud de diversas áreas, y con usuarios, han promovido momentos de escucha y de compartir experiencias, percepciones y diferentes saberes. La educación tutorial en grupos pequeños potencializó la experiencia de educación interprofesional. Se han destacado aprendizajes relacionadas al reconocimiento y valoración de los papeles de cada profesión en el equipo y al desarrollo de habilidades de comunicación. El corto espacio de tiempo de la experiencia fue un desafío reconocido por los participantes para promover la integración. Interacciones entre estudiantes de distintas profesiones en actividades prácticas de enseñanza en la atención primaria han promovido aprendizajes compartidas en el pregrado, que pueden apoyar habilidades de colaboración en el trabajo en equipo y de atención integral a la salud.application/pdfporTrabalho, educação e saúde. Rio de Janeiro. Vol. 18, n. 2 (2020) p. 1-17, e0026798Relações interprofissionaisComunicação interdisciplinarCurrículoAtenção primária à saúdeSistema Único de SaúdeInterprofessional Relations Interdisciplinary Communication Curriculum Primary Health Care Unified Health SystemRelaciones InterprofesionalesComunicación InterdisciplinariaAtención Primaria de SaludSistema Único de SaludEnsino da graduação em cenários da atenção primária : espaço para aprendizagem interprofissionalUndergraduate teaching in primary health care settings : a space for interprofessional teachingEnseñanza de pregrado en escenarios de la atención primaria : espacio para el aprendizaje interprofesionalinfo:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/otherinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSTEXT001115808.pdf.txt001115808.pdf.txtExtracted Texttext/plain58895http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/214944/2/001115808.pdf.txt6636ca6853fc31f0b2382a07a5c56c09MD52ORIGINAL001115808.pdfTexto completoapplication/pdf426795http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/214944/1/001115808.pdf6cc1215cbc4be29f255684adc13a8767MD5110183/2149442020-11-12 05:11:49.629849oai:www.lume.ufrgs.br:10183/214944Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2020-11-12T07:11:49Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false |
dc.title.pt_BR.fl_str_mv |
Ensino da graduação em cenários da atenção primária : espaço para aprendizagem interprofissional |
dc.title.alternative.en.fl_str_mv |
Undergraduate teaching in primary health care settings : a space for interprofessional teaching |
dc.title.alternative.es.fl_str_mv |
Enseñanza de pregrado en escenarios de la atención primaria : espacio para el aprendizaje interprofesional |
title |
Ensino da graduação em cenários da atenção primária : espaço para aprendizagem interprofissional |
spellingShingle |
Ensino da graduação em cenários da atenção primária : espaço para aprendizagem interprofissional Toassi, Ramona Fernanda Ceriotti Relações interprofissionais Comunicação interdisciplinar Currículo Atenção primária à saúde Sistema Único de Saúde Interprofessional Relations Interdisciplinary Communication Curriculum Primary Health Care Unified Health System Relaciones Interprofesionales Comunicación Interdisciplinaria Atención Primaria de Salud Sistema Único de Salud |
title_short |
Ensino da graduação em cenários da atenção primária : espaço para aprendizagem interprofissional |
title_full |
Ensino da graduação em cenários da atenção primária : espaço para aprendizagem interprofissional |
title_fullStr |
Ensino da graduação em cenários da atenção primária : espaço para aprendizagem interprofissional |
title_full_unstemmed |
Ensino da graduação em cenários da atenção primária : espaço para aprendizagem interprofissional |
title_sort |
Ensino da graduação em cenários da atenção primária : espaço para aprendizagem interprofissional |
author |
Toassi, Ramona Fernanda Ceriotti |
author_facet |
Toassi, Ramona Fernanda Ceriotti Olsson, Thais Ostroski Lewgoy, Alzira Maria Baptista Bueno, Denise Peduzzi, Marina |
author_role |
author |
author2 |
Olsson, Thais Ostroski Lewgoy, Alzira Maria Baptista Bueno, Denise Peduzzi, Marina |
author2_role |
author author author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Toassi, Ramona Fernanda Ceriotti Olsson, Thais Ostroski Lewgoy, Alzira Maria Baptista Bueno, Denise Peduzzi, Marina |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Relações interprofissionais Comunicação interdisciplinar Currículo Atenção primária à saúde Sistema Único de Saúde |
topic |
Relações interprofissionais Comunicação interdisciplinar Currículo Atenção primária à saúde Sistema Único de Saúde Interprofessional Relations Interdisciplinary Communication Curriculum Primary Health Care Unified Health System Relaciones Interprofesionales Comunicación Interdisciplinaria Atención Primaria de Salud Sistema Único de Salud |
dc.subject.eng.fl_str_mv |
Interprofessional Relations Interdisciplinary Communication Curriculum Primary Health Care Unified Health System |
dc.subject.spa.fl_str_mv |
Relaciones Interprofesionales Comunicación Interdisciplinaria Atención Primaria de Salud Sistema Único de Salud |
description |
Neste estudo, investigou-se como o ensino da graduação em cenário de prática da Atenção Primária à Saúde pode constituir espaço de aprendizagem interprofissional interprofissional, por meio da análise do significado de sua experiência na formação de futuros profissionais de saúde. Pesquisa desenvolvida em universidade pública do sul do Brasil, com dados qualitativos coletados por instrumento autoaplicado online com estudantes e egressos (n=186) de 15 profissões da saúde que participaram de uma experiência de educação interprofissional. Resultados mostraram que práticas de ensino compartilhadas com estudantes, professores, profissionais da saúde de diversas áreas e com usuários, promoveram momentos de escuta e de compartilhamento de experiências, percepções e diferentes saberes. A educação tutorial em pequenos grupos no cenário da Atenção Primária potencializou a experiência de educação interprofissional. Aprendizagens relacionadas ao reconhecimento e valorização dos papéis de cada profissão na equipe e ao desenvolvimento de habilidades de comunicação foram destacadas. O curto espaço de tempo da experiência foi um desafio reconhecido pelos participantes para promover a integração. Interações entre estudantes de diferentes profissões em atividades práticas de ensino na Atenção Primária promoveram aprendizagens compartilhadas na graduação, passíveis de apoiar habilidades de colaboração no trabalho em equipe e de atenção integral à saúde. |
publishDate |
2020 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2020-11-11T04:13:05Z |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2020 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/other |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10183/214944 |
dc.identifier.issn.pt_BR.fl_str_mv |
1678-1007 |
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv |
001115808 |
identifier_str_mv |
1678-1007 001115808 |
url |
http://hdl.handle.net/10183/214944 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.ispartof.pt_BR.fl_str_mv |
Trabalho, educação e saúde. Rio de Janeiro. Vol. 18, n. 2 (2020) p. 1-17, e0026798 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UFRGS instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) instacron:UFRGS |
instname_str |
Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) |
instacron_str |
UFRGS |
institution |
UFRGS |
reponame_str |
Repositório Institucional da UFRGS |
collection |
Repositório Institucional da UFRGS |
bitstream.url.fl_str_mv |
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/214944/2/001115808.pdf.txt http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/214944/1/001115808.pdf |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
6636ca6853fc31f0b2382a07a5c56c09 6cc1215cbc4be29f255684adc13a8767 |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1815447724031475712 |