Trabalho, educação e saúde: o ponto de vista enigmático da atividade
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2003 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Trabalho, Educação e Saúde (Online) |
Texto Completo: | http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1981-77462003000200005 |
Resumo: | Propomo-nos, aqui, a refletir sobre trabalho-educação-saúde a partir de um programa que conjugou pesquisas e formação de trabalhadores de escolas públicas sobre as relações saúde-trabalho, cuja perspectiva epistemológica estava centrada na atividade de trabalho e na confrontação entre conhecimento científico e saberes e indagações advindas da experiência dos trabalhadores. Constituindo uma 'comunidade ampliada de pesquisa', que associa pesquisadores e trabalhadores, pretendemos contribuir para a compreensão das dinâmicas e condições que podem gerar sofrimento e conduzir ao adoecimento ou, em contrapartida, possibilitar a emergência de estratégias de afirmação da vida e da saúde, considerando os conflitos de valores presentes nas situações de trabalho do serviço público. Buscamos, sobretudo, contribuir para a identificação das questões efetivas a serem enfrentadas com vistas às mudanças que os trabalhadores considerem prioritárias. Ao descrever esse programa e apresentar alguns elementos relativos à sua evolução e a seus resultados, sinalizamos a necessidade de construção de métodos de pesquisa segundo a premissa de que os trabalhadores detêm uma experiência e um tipo de saber imprescindíveis para compreender essa relação sempre enigmática entre saúde e trabalho na perspectiva de promoção da saúde e da afirmação da vida. |
id |
FIOCRUZ-2_8541f298fbe7941c40aa6ff9a96ac8ef |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:scielo:S1981-77462003000200005 |
network_acronym_str |
FIOCRUZ-2 |
network_name_str |
Trabalho, Educação e Saúde (Online) |
repository_id_str |
|
spelling |
Trabalho, educação e saúde: o ponto de vista enigmático da atividadetrabalho em escolasaúde do trabalhadorgêneroformaçãocomunidade ampliada de pesquisaPropomo-nos, aqui, a refletir sobre trabalho-educação-saúde a partir de um programa que conjugou pesquisas e formação de trabalhadores de escolas públicas sobre as relações saúde-trabalho, cuja perspectiva epistemológica estava centrada na atividade de trabalho e na confrontação entre conhecimento científico e saberes e indagações advindas da experiência dos trabalhadores. Constituindo uma 'comunidade ampliada de pesquisa', que associa pesquisadores e trabalhadores, pretendemos contribuir para a compreensão das dinâmicas e condições que podem gerar sofrimento e conduzir ao adoecimento ou, em contrapartida, possibilitar a emergência de estratégias de afirmação da vida e da saúde, considerando os conflitos de valores presentes nas situações de trabalho do serviço público. Buscamos, sobretudo, contribuir para a identificação das questões efetivas a serem enfrentadas com vistas às mudanças que os trabalhadores considerem prioritárias. Ao descrever esse programa e apresentar alguns elementos relativos à sua evolução e a seus resultados, sinalizamos a necessidade de construção de métodos de pesquisa segundo a premissa de que os trabalhadores detêm uma experiência e um tipo de saber imprescindíveis para compreender essa relação sempre enigmática entre saúde e trabalho na perspectiva de promoção da saúde e da afirmação da vida.Fundação Oswaldo Cruz, Escola Politécnica de Saúde Joaquim Venâncio2003-09-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersiontext/htmlhttp://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1981-77462003000200005Trabalho, Educação e Saúde v.1 n.2 2003reponame:Trabalho, Educação e Saúde (Online)instname:Fundação Oswaldo Cruz (FIOCRUZ)instacron:FIOCRUZ10.1590/S1981-77462003000200005info:eu-repo/semantics/openAccessBrito,JussaraAthayde,Miltonpor2012-11-27T00:00:00Zoai:scielo:S1981-77462003000200005Revistahttp://www.scielo.br/teshttps://old.scielo.br/oai/scielo-oai.phprevtes@fiocruz.br1981-77461678-1007opendoar:2012-11-27T00:00Trabalho, Educação e Saúde (Online) - Fundação Oswaldo Cruz (FIOCRUZ)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Trabalho, educação e saúde: o ponto de vista enigmático da atividade |
title |
Trabalho, educação e saúde: o ponto de vista enigmático da atividade |
spellingShingle |
Trabalho, educação e saúde: o ponto de vista enigmático da atividade Brito,Jussara trabalho em escola saúde do trabalhador gênero formação comunidade ampliada de pesquisa |
title_short |
Trabalho, educação e saúde: o ponto de vista enigmático da atividade |
title_full |
Trabalho, educação e saúde: o ponto de vista enigmático da atividade |
title_fullStr |
Trabalho, educação e saúde: o ponto de vista enigmático da atividade |
title_full_unstemmed |
Trabalho, educação e saúde: o ponto de vista enigmático da atividade |
title_sort |
Trabalho, educação e saúde: o ponto de vista enigmático da atividade |
author |
Brito,Jussara |
author_facet |
Brito,Jussara Athayde,Milton |
author_role |
author |
author2 |
Athayde,Milton |
author2_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Brito,Jussara Athayde,Milton |
dc.subject.por.fl_str_mv |
trabalho em escola saúde do trabalhador gênero formação comunidade ampliada de pesquisa |
topic |
trabalho em escola saúde do trabalhador gênero formação comunidade ampliada de pesquisa |
description |
Propomo-nos, aqui, a refletir sobre trabalho-educação-saúde a partir de um programa que conjugou pesquisas e formação de trabalhadores de escolas públicas sobre as relações saúde-trabalho, cuja perspectiva epistemológica estava centrada na atividade de trabalho e na confrontação entre conhecimento científico e saberes e indagações advindas da experiência dos trabalhadores. Constituindo uma 'comunidade ampliada de pesquisa', que associa pesquisadores e trabalhadores, pretendemos contribuir para a compreensão das dinâmicas e condições que podem gerar sofrimento e conduzir ao adoecimento ou, em contrapartida, possibilitar a emergência de estratégias de afirmação da vida e da saúde, considerando os conflitos de valores presentes nas situações de trabalho do serviço público. Buscamos, sobretudo, contribuir para a identificação das questões efetivas a serem enfrentadas com vistas às mudanças que os trabalhadores considerem prioritárias. Ao descrever esse programa e apresentar alguns elementos relativos à sua evolução e a seus resultados, sinalizamos a necessidade de construção de métodos de pesquisa segundo a premissa de que os trabalhadores detêm uma experiência e um tipo de saber imprescindíveis para compreender essa relação sempre enigmática entre saúde e trabalho na perspectiva de promoção da saúde e da afirmação da vida. |
publishDate |
2003 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2003-09-01 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1981-77462003000200005 |
url |
http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1981-77462003000200005 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
10.1590/S1981-77462003000200005 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
text/html |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Fundação Oswaldo Cruz, Escola Politécnica de Saúde Joaquim Venâncio |
publisher.none.fl_str_mv |
Fundação Oswaldo Cruz, Escola Politécnica de Saúde Joaquim Venâncio |
dc.source.none.fl_str_mv |
Trabalho, Educação e Saúde v.1 n.2 2003 reponame:Trabalho, Educação e Saúde (Online) instname:Fundação Oswaldo Cruz (FIOCRUZ) instacron:FIOCRUZ |
instname_str |
Fundação Oswaldo Cruz (FIOCRUZ) |
instacron_str |
FIOCRUZ |
institution |
FIOCRUZ |
reponame_str |
Trabalho, Educação e Saúde (Online) |
collection |
Trabalho, Educação e Saúde (Online) |
repository.name.fl_str_mv |
Trabalho, Educação e Saúde (Online) - Fundação Oswaldo Cruz (FIOCRUZ) |
repository.mail.fl_str_mv |
revtes@fiocruz.br |
_version_ |
1754115629596540928 |