Conhecimento sobre saúde bucal por concluintes de pedagogia

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Garbin,Cléa Adas Saliba
Data de Publicação: 2012
Outros Autores: Garbin,Artênio José Isper, Santos,Karina Tonini dos, Hidalgo,Lídia Regina da Costa, Moimaz,Suzely Adas Saliba
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Trabalho, Educação e Saúde (Online)
Texto Completo: http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1981-77462012000300006
Resumo: Este estudo teve por objetivo investigar as opiniões e o conhecimento de concluintes do curso de Pedagogia da cidade de Araçatuba, São Paulo, Brasil, em 2009, sobre saúde bucal. Para tanto, foi utilizado um questionário semiestruturado, abordando as opiniões dos estudantes sobre educação em saúde bucal e seu conhecimento sobre aspectos relativos à cárie dentária, à odontologia preventiva e à odontologia na primeira infância. De um universo de 120 estudantes, 92 (76,6%) consentiram participar do estudo. Destes, 86,8% acadêmicos acham que o professor deve atuar como educador em saúde bucal e 92,4% consideram importante a sua integração com profissionais de saúde. Responderam corretamente sobre o conceito de placa bacteriana e cárie dentária, respectivamente, 9% e 34,8%. Sobre o surgimento da cárie e sobre a possibilidade de se ter dentes saudáveis a vida inteira, responderam corretamente 67% e 83,7%, respectivamente. Assim, os concluintes de Pedagogia têm opiniões positivas em relação à educação em saúde bucal; entretanto, o seu conhecimento sobre a temática abordada é insatisfatório, uma vez que eles serão futuros professores e formadores de opinião.
id FIOCRUZ-2_8b3e0db098814261ee3faf6eaad14166
oai_identifier_str oai:scielo:S1981-77462012000300006
network_acronym_str FIOCRUZ-2
network_name_str Trabalho, Educação e Saúde (Online)
repository_id_str
spelling Conhecimento sobre saúde bucal por concluintes de pedagogiasaúde escolarsaúde bucaleducação em saúdeprofessoresEste estudo teve por objetivo investigar as opiniões e o conhecimento de concluintes do curso de Pedagogia da cidade de Araçatuba, São Paulo, Brasil, em 2009, sobre saúde bucal. Para tanto, foi utilizado um questionário semiestruturado, abordando as opiniões dos estudantes sobre educação em saúde bucal e seu conhecimento sobre aspectos relativos à cárie dentária, à odontologia preventiva e à odontologia na primeira infância. De um universo de 120 estudantes, 92 (76,6%) consentiram participar do estudo. Destes, 86,8% acadêmicos acham que o professor deve atuar como educador em saúde bucal e 92,4% consideram importante a sua integração com profissionais de saúde. Responderam corretamente sobre o conceito de placa bacteriana e cárie dentária, respectivamente, 9% e 34,8%. Sobre o surgimento da cárie e sobre a possibilidade de se ter dentes saudáveis a vida inteira, responderam corretamente 67% e 83,7%, respectivamente. Assim, os concluintes de Pedagogia têm opiniões positivas em relação à educação em saúde bucal; entretanto, o seu conhecimento sobre a temática abordada é insatisfatório, uma vez que eles serão futuros professores e formadores de opinião.Fundação Oswaldo Cruz, Escola Politécnica de Saúde Joaquim Venâncio2012-11-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersiontext/htmlhttp://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1981-77462012000300006Trabalho, Educação e Saúde v.10 n.3 2012reponame:Trabalho, Educação e Saúde (Online)instname:Fundação Oswaldo Cruz (FIOCRUZ)instacron:FIOCRUZ10.1590/S1981-77462012000300006info:eu-repo/semantics/openAccessGarbin,Cléa Adas SalibaGarbin,Artênio José IsperSantos,Karina Tonini dosHidalgo,Lídia Regina da CostaMoimaz,Suzely Adas Salibapor2012-11-09T00:00:00Zoai:scielo:S1981-77462012000300006Revistahttp://www.scielo.br/teshttps://old.scielo.br/oai/scielo-oai.phprevtes@fiocruz.br1981-77461678-1007opendoar:2012-11-09T00:00Trabalho, Educação e Saúde (Online) - Fundação Oswaldo Cruz (FIOCRUZ)false
dc.title.none.fl_str_mv Conhecimento sobre saúde bucal por concluintes de pedagogia
title Conhecimento sobre saúde bucal por concluintes de pedagogia
spellingShingle Conhecimento sobre saúde bucal por concluintes de pedagogia
Garbin,Cléa Adas Saliba
saúde escolar
saúde bucal
educação em saúde
professores
title_short Conhecimento sobre saúde bucal por concluintes de pedagogia
title_full Conhecimento sobre saúde bucal por concluintes de pedagogia
title_fullStr Conhecimento sobre saúde bucal por concluintes de pedagogia
title_full_unstemmed Conhecimento sobre saúde bucal por concluintes de pedagogia
title_sort Conhecimento sobre saúde bucal por concluintes de pedagogia
author Garbin,Cléa Adas Saliba
author_facet Garbin,Cléa Adas Saliba
Garbin,Artênio José Isper
Santos,Karina Tonini dos
Hidalgo,Lídia Regina da Costa
Moimaz,Suzely Adas Saliba
author_role author
author2 Garbin,Artênio José Isper
Santos,Karina Tonini dos
Hidalgo,Lídia Regina da Costa
Moimaz,Suzely Adas Saliba
author2_role author
author
author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Garbin,Cléa Adas Saliba
Garbin,Artênio José Isper
Santos,Karina Tonini dos
Hidalgo,Lídia Regina da Costa
Moimaz,Suzely Adas Saliba
dc.subject.por.fl_str_mv saúde escolar
saúde bucal
educação em saúde
professores
topic saúde escolar
saúde bucal
educação em saúde
professores
description Este estudo teve por objetivo investigar as opiniões e o conhecimento de concluintes do curso de Pedagogia da cidade de Araçatuba, São Paulo, Brasil, em 2009, sobre saúde bucal. Para tanto, foi utilizado um questionário semiestruturado, abordando as opiniões dos estudantes sobre educação em saúde bucal e seu conhecimento sobre aspectos relativos à cárie dentária, à odontologia preventiva e à odontologia na primeira infância. De um universo de 120 estudantes, 92 (76,6%) consentiram participar do estudo. Destes, 86,8% acadêmicos acham que o professor deve atuar como educador em saúde bucal e 92,4% consideram importante a sua integração com profissionais de saúde. Responderam corretamente sobre o conceito de placa bacteriana e cárie dentária, respectivamente, 9% e 34,8%. Sobre o surgimento da cárie e sobre a possibilidade de se ter dentes saudáveis a vida inteira, responderam corretamente 67% e 83,7%, respectivamente. Assim, os concluintes de Pedagogia têm opiniões positivas em relação à educação em saúde bucal; entretanto, o seu conhecimento sobre a temática abordada é insatisfatório, uma vez que eles serão futuros professores e formadores de opinião.
publishDate 2012
dc.date.none.fl_str_mv 2012-11-01
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1981-77462012000300006
url http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1981-77462012000300006
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv 10.1590/S1981-77462012000300006
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv text/html
dc.publisher.none.fl_str_mv Fundação Oswaldo Cruz, Escola Politécnica de Saúde Joaquim Venâncio
publisher.none.fl_str_mv Fundação Oswaldo Cruz, Escola Politécnica de Saúde Joaquim Venâncio
dc.source.none.fl_str_mv Trabalho, Educação e Saúde v.10 n.3 2012
reponame:Trabalho, Educação e Saúde (Online)
instname:Fundação Oswaldo Cruz (FIOCRUZ)
instacron:FIOCRUZ
instname_str Fundação Oswaldo Cruz (FIOCRUZ)
instacron_str FIOCRUZ
institution FIOCRUZ
reponame_str Trabalho, Educação e Saúde (Online)
collection Trabalho, Educação e Saúde (Online)
repository.name.fl_str_mv Trabalho, Educação e Saúde (Online) - Fundação Oswaldo Cruz (FIOCRUZ)
repository.mail.fl_str_mv revtes@fiocruz.br
_version_ 1754115631672721408