Conhecimento sobre saúde bucal por concluintes de pedagogia

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Garbin, Clea Adas Saliba [UNESP]
Data de Publicação: 2012
Outros Autores: Garbin, Artênio José Ísper [UNESP], Santos, Karina Tonini dos, Hidalgo, Lídia Regina da Costa, Moimaz, Suzely Adas Saliba [UNESP]
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UNESP
Texto Completo: http://dx.doi.org/10.1590/S1981-77462012000300006
http://hdl.handle.net/11449/15412
Resumo: Este estudo teve por objetivo investigar as opiniões e o conhecimento de concluintes do curso de Pedagogia da cidade de Araçatuba, São Paulo, Brasil, em 2009, sobre saúde bucal. Para tanto, foi utilizado um questionário semiestruturado, abordando as opiniões dos estudantes sobre educação em saúde bucal e seu conhecimento sobre aspectos relativos à cárie dentária, à odontologia preventiva e à odontologia na primeira infância. de um universo de 120 estudantes, 92 (76,6%) consentiram participar do estudo. Destes, 86,8% acadêmicos acham que o professor deve atuar como educador em saúde bucal e 92,4% consideram importante a sua integração com profissionais de saúde. Responderam corretamente sobre o conceito de placa bacteriana e cárie dentária, respectivamente, 9% e 34,8%. Sobre o surgimento da cárie e sobre a possibilidade de se ter dentes saudáveis a vida inteira, responderam corretamente 67% e 83,7%, respectivamente. Assim, os concluintes de Pedagogia têm opiniões positivas em relação à educação em saúde bucal; entretanto, o seu conhecimento sobre a temática abordada é insatisfatório, uma vez que eles serão futuros professores e formadores de opinião.
id UNSP_c6e03d10e3dcabc75616d50afba84e1a
oai_identifier_str oai:repositorio.unesp.br:11449/15412
network_acronym_str UNSP
network_name_str Repositório Institucional da UNESP
repository_id_str 2946
spelling Conhecimento sobre saúde bucal por concluintes de pedagogiaKnowledge regarding oral health among graduates in Educationsaúde escolarsaúde bucaleducação em saúdeprofessoresschool healthoral healthEducation in HealthteachersEste estudo teve por objetivo investigar as opiniões e o conhecimento de concluintes do curso de Pedagogia da cidade de Araçatuba, São Paulo, Brasil, em 2009, sobre saúde bucal. Para tanto, foi utilizado um questionário semiestruturado, abordando as opiniões dos estudantes sobre educação em saúde bucal e seu conhecimento sobre aspectos relativos à cárie dentária, à odontologia preventiva e à odontologia na primeira infância. de um universo de 120 estudantes, 92 (76,6%) consentiram participar do estudo. Destes, 86,8% acadêmicos acham que o professor deve atuar como educador em saúde bucal e 92,4% consideram importante a sua integração com profissionais de saúde. Responderam corretamente sobre o conceito de placa bacteriana e cárie dentária, respectivamente, 9% e 34,8%. Sobre o surgimento da cárie e sobre a possibilidade de se ter dentes saudáveis a vida inteira, responderam corretamente 67% e 83,7%, respectivamente. Assim, os concluintes de Pedagogia têm opiniões positivas em relação à educação em saúde bucal; entretanto, o seu conhecimento sobre a temática abordada é insatisfatório, uma vez que eles serão futuros professores e formadores de opinião.This study aimed to investigate the opinions and knowledge on oral health among 2009 graduates in Education at the city of Araçatuba (state of São Paulo). To this end, a semi-structured interview was carried out to address the views of the students about education in oral health and their know-ledge concerning aspects related to tooth decay, to Preventive Dentistry, and Dentistry in early childhood. of a universe of 120 students, 92 (76.6%) agreed to participate in the study. of these, 86.8% of the students believe that the teacher should act as an educator in oral health, and 92.4% consider it important to integrate with healthcare professionals. Nine percent and 34.8%, respectively, provided correct answers about the concepts of dental plaque and cavities. on the appearance of cavities and about the possibility of having healthy teeth for life, 67% and 83.7%, responded correctly, respectively. Graduates in Education have positive opinions regarding Education in Oral Health; however, they have insufficient know-ledge on the subject, particularly considering they will be future teachers and opinion leaders.Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho Faculdade de Odontologia de AraçatubaUniversidade Federal do Espírito Santo (UFES)Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho Faculdade de Odontologia de AraçatubaFundação Oswaldo Cruz, Escola Politécnica de Saúde Joaquim VenâncioUniversidade Estadual Paulista (Unesp)Universidade Federal do Espírito Santo (UFES)Garbin, Clea Adas Saliba [UNESP]Garbin, Artênio José Ísper [UNESP]Santos, Karina Tonini dosHidalgo, Lídia Regina da CostaMoimaz, Suzely Adas Saliba [UNESP]2013-09-30T19:32:56Z2014-05-20T13:44:02Z2013-09-30T19:32:56Z2014-05-20T13:44:02Z2012-11-01info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/article453-462application/pdfhttp://dx.doi.org/10.1590/S1981-77462012000300006Trabalho, Educação e Saúde. Fundação Oswaldo Cruz, Escola Politécnica de Saúde Joaquim Venâncio, v. 10, n. 3, p. 453-462, 2012.1981-7746http://hdl.handle.net/11449/1541210.1590/S1981-77462012000300006S1981-77462012000300006S1981-77462012000300006.pdf279947307303069344191585257096860000-0001-5069-8812SciELOreponame:Repositório Institucional da UNESPinstname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)instacron:UNESPporTrabalho, Educação e Saúdeinfo:eu-repo/semantics/openAccess2024-09-19T17:55:51Zoai:repositorio.unesp.br:11449/15412Repositório InstitucionalPUBhttp://repositorio.unesp.br/oai/requestrepositoriounesp@unesp.bropendoar:29462024-09-19T17:55:51Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)false
dc.title.none.fl_str_mv Conhecimento sobre saúde bucal por concluintes de pedagogia
Knowledge regarding oral health among graduates in Education
title Conhecimento sobre saúde bucal por concluintes de pedagogia
spellingShingle Conhecimento sobre saúde bucal por concluintes de pedagogia
Garbin, Clea Adas Saliba [UNESP]
saúde escolar
saúde bucal
educação em saúde
professores
school health
oral health
Education in Health
teachers
title_short Conhecimento sobre saúde bucal por concluintes de pedagogia
title_full Conhecimento sobre saúde bucal por concluintes de pedagogia
title_fullStr Conhecimento sobre saúde bucal por concluintes de pedagogia
title_full_unstemmed Conhecimento sobre saúde bucal por concluintes de pedagogia
title_sort Conhecimento sobre saúde bucal por concluintes de pedagogia
author Garbin, Clea Adas Saliba [UNESP]
author_facet Garbin, Clea Adas Saliba [UNESP]
Garbin, Artênio José Ísper [UNESP]
Santos, Karina Tonini dos
Hidalgo, Lídia Regina da Costa
Moimaz, Suzely Adas Saliba [UNESP]
author_role author
author2 Garbin, Artênio José Ísper [UNESP]
Santos, Karina Tonini dos
Hidalgo, Lídia Regina da Costa
Moimaz, Suzely Adas Saliba [UNESP]
author2_role author
author
author
author
dc.contributor.none.fl_str_mv Universidade Estadual Paulista (Unesp)
Universidade Federal do Espírito Santo (UFES)
dc.contributor.author.fl_str_mv Garbin, Clea Adas Saliba [UNESP]
Garbin, Artênio José Ísper [UNESP]
Santos, Karina Tonini dos
Hidalgo, Lídia Regina da Costa
Moimaz, Suzely Adas Saliba [UNESP]
dc.subject.por.fl_str_mv saúde escolar
saúde bucal
educação em saúde
professores
school health
oral health
Education in Health
teachers
topic saúde escolar
saúde bucal
educação em saúde
professores
school health
oral health
Education in Health
teachers
description Este estudo teve por objetivo investigar as opiniões e o conhecimento de concluintes do curso de Pedagogia da cidade de Araçatuba, São Paulo, Brasil, em 2009, sobre saúde bucal. Para tanto, foi utilizado um questionário semiestruturado, abordando as opiniões dos estudantes sobre educação em saúde bucal e seu conhecimento sobre aspectos relativos à cárie dentária, à odontologia preventiva e à odontologia na primeira infância. de um universo de 120 estudantes, 92 (76,6%) consentiram participar do estudo. Destes, 86,8% acadêmicos acham que o professor deve atuar como educador em saúde bucal e 92,4% consideram importante a sua integração com profissionais de saúde. Responderam corretamente sobre o conceito de placa bacteriana e cárie dentária, respectivamente, 9% e 34,8%. Sobre o surgimento da cárie e sobre a possibilidade de se ter dentes saudáveis a vida inteira, responderam corretamente 67% e 83,7%, respectivamente. Assim, os concluintes de Pedagogia têm opiniões positivas em relação à educação em saúde bucal; entretanto, o seu conhecimento sobre a temática abordada é insatisfatório, uma vez que eles serão futuros professores e formadores de opinião.
publishDate 2012
dc.date.none.fl_str_mv 2012-11-01
2013-09-30T19:32:56Z
2013-09-30T19:32:56Z
2014-05-20T13:44:02Z
2014-05-20T13:44:02Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://dx.doi.org/10.1590/S1981-77462012000300006
Trabalho, Educação e Saúde. Fundação Oswaldo Cruz, Escola Politécnica de Saúde Joaquim Venâncio, v. 10, n. 3, p. 453-462, 2012.
1981-7746
http://hdl.handle.net/11449/15412
10.1590/S1981-77462012000300006
S1981-77462012000300006
S1981-77462012000300006.pdf
2799473073030693
4419158525709686
0000-0001-5069-8812
url http://dx.doi.org/10.1590/S1981-77462012000300006
http://hdl.handle.net/11449/15412
identifier_str_mv Trabalho, Educação e Saúde. Fundação Oswaldo Cruz, Escola Politécnica de Saúde Joaquim Venâncio, v. 10, n. 3, p. 453-462, 2012.
1981-7746
10.1590/S1981-77462012000300006
S1981-77462012000300006
S1981-77462012000300006.pdf
2799473073030693
4419158525709686
0000-0001-5069-8812
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv Trabalho, Educação e Saúde
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv 453-462
application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Fundação Oswaldo Cruz, Escola Politécnica de Saúde Joaquim Venâncio
publisher.none.fl_str_mv Fundação Oswaldo Cruz, Escola Politécnica de Saúde Joaquim Venâncio
dc.source.none.fl_str_mv SciELO
reponame:Repositório Institucional da UNESP
instname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)
instacron:UNESP
instname_str Universidade Estadual Paulista (UNESP)
instacron_str UNESP
institution UNESP
reponame_str Repositório Institucional da UNESP
collection Repositório Institucional da UNESP
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)
repository.mail.fl_str_mv repositoriounesp@unesp.br
_version_ 1826303513770065920