UMA PROPOSTA DE RELEITURA DO TRABALHO EM SAÚDE NO BRASIL INSPIRADA NA EXPERIÊNCIA DE PORTUGAL

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Ramos,Marise Nogueira
Data de Publicação: 2020
Outros Autores: Caria,Telmo Humberto Lapa
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Trabalho, Educação e Saúde (Online)
Texto Completo: http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1981-77462020000400507
Resumo: Resumo Neste artigo, discutem-se pesquisas realizadas em Portugal e no Brasil sobre saberes profissionais respectivamente de trabalhadores sociais e de técnicos em saúde, apoiados no conceito de sociocognição – o conhecimento implicado na experiência social –, cujo sentido analítico requer identificar situações de trabalho, competências práticas e cognitivas ou modos de cognição que estruturam e sustentam a ação dos trabalhadores nas respectivas situações. Tais elementos do trabalho profissional foram organizados em uma tipologia da sociocognição em situação. Os saberes profissionais, com caráter predominantemente tácito, equivalem aos conhecimentos produzidos e mobilizados nessas situações. As primeiras pesquisas realizadas no Brasil, nesse sentido, foram feitas com técnicos em saúde bucal, tendo-se, posteriormente, extrapolado a análise, em alguns aspectos, para o conjunto dos técnicos de equipes da saúde da família. Dentre os resultados, pode-se destacar que a principal competência prática demonstrada pelos técnicos estudados é o acolhimento, enquanto o modo de cognição ou competência cognitiva que mais se manifesta é o de caráter intuitivo associativo ou seletivo. A experiência prática tende a ser mais reconhecida do que a formação técnica, ainda que as etnografias sobre saberes profissionais possam ajudar a tornar mais explícita a relação entre essas duas dimensões do trabalho profissional.
id FIOCRUZ-2_957a58016b079aaa709a8672769043e3
oai_identifier_str oai:scielo:S1981-77462020000400507
network_acronym_str FIOCRUZ-2
network_name_str Trabalho, Educação e Saúde (Online)
repository_id_str
spelling UMA PROPOSTA DE RELEITURA DO TRABALHO EM SAÚDE NO BRASIL INSPIRADA NA EXPERIÊNCIA DE PORTUGALetnografias profissionaissaberes profissionais em saúdecompetências profissionaisprática profissionalResumo Neste artigo, discutem-se pesquisas realizadas em Portugal e no Brasil sobre saberes profissionais respectivamente de trabalhadores sociais e de técnicos em saúde, apoiados no conceito de sociocognição – o conhecimento implicado na experiência social –, cujo sentido analítico requer identificar situações de trabalho, competências práticas e cognitivas ou modos de cognição que estruturam e sustentam a ação dos trabalhadores nas respectivas situações. Tais elementos do trabalho profissional foram organizados em uma tipologia da sociocognição em situação. Os saberes profissionais, com caráter predominantemente tácito, equivalem aos conhecimentos produzidos e mobilizados nessas situações. As primeiras pesquisas realizadas no Brasil, nesse sentido, foram feitas com técnicos em saúde bucal, tendo-se, posteriormente, extrapolado a análise, em alguns aspectos, para o conjunto dos técnicos de equipes da saúde da família. Dentre os resultados, pode-se destacar que a principal competência prática demonstrada pelos técnicos estudados é o acolhimento, enquanto o modo de cognição ou competência cognitiva que mais se manifesta é o de caráter intuitivo associativo ou seletivo. A experiência prática tende a ser mais reconhecida do que a formação técnica, ainda que as etnografias sobre saberes profissionais possam ajudar a tornar mais explícita a relação entre essas duas dimensões do trabalho profissional.Fundação Oswaldo Cruz, Escola Politécnica de Saúde Joaquim Venâncio2020-01-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersiontext/htmlhttp://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1981-77462020000400507Trabalho, Educação e Saúde v.18 suppl.1 2020reponame:Trabalho, Educação e Saúde (Online)instname:Fundação Oswaldo Cruz (FIOCRUZ)instacron:FIOCRUZ10.1590/1981-7746-sol00255info:eu-repo/semantics/openAccessRamos,Marise NogueiraCaria,Telmo Humberto Lapapor2020-04-22T00:00:00Zoai:scielo:S1981-77462020000400507Revistahttp://www.scielo.br/teshttps://old.scielo.br/oai/scielo-oai.phprevtes@fiocruz.br1981-77461678-1007opendoar:2020-04-22T00:00Trabalho, Educação e Saúde (Online) - Fundação Oswaldo Cruz (FIOCRUZ)false
dc.title.none.fl_str_mv UMA PROPOSTA DE RELEITURA DO TRABALHO EM SAÚDE NO BRASIL INSPIRADA NA EXPERIÊNCIA DE PORTUGAL
title UMA PROPOSTA DE RELEITURA DO TRABALHO EM SAÚDE NO BRASIL INSPIRADA NA EXPERIÊNCIA DE PORTUGAL
spellingShingle UMA PROPOSTA DE RELEITURA DO TRABALHO EM SAÚDE NO BRASIL INSPIRADA NA EXPERIÊNCIA DE PORTUGAL
Ramos,Marise Nogueira
etnografias profissionais
saberes profissionais em saúde
competências profissionais
prática profissional
title_short UMA PROPOSTA DE RELEITURA DO TRABALHO EM SAÚDE NO BRASIL INSPIRADA NA EXPERIÊNCIA DE PORTUGAL
title_full UMA PROPOSTA DE RELEITURA DO TRABALHO EM SAÚDE NO BRASIL INSPIRADA NA EXPERIÊNCIA DE PORTUGAL
title_fullStr UMA PROPOSTA DE RELEITURA DO TRABALHO EM SAÚDE NO BRASIL INSPIRADA NA EXPERIÊNCIA DE PORTUGAL
title_full_unstemmed UMA PROPOSTA DE RELEITURA DO TRABALHO EM SAÚDE NO BRASIL INSPIRADA NA EXPERIÊNCIA DE PORTUGAL
title_sort UMA PROPOSTA DE RELEITURA DO TRABALHO EM SAÚDE NO BRASIL INSPIRADA NA EXPERIÊNCIA DE PORTUGAL
author Ramos,Marise Nogueira
author_facet Ramos,Marise Nogueira
Caria,Telmo Humberto Lapa
author_role author
author2 Caria,Telmo Humberto Lapa
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Ramos,Marise Nogueira
Caria,Telmo Humberto Lapa
dc.subject.por.fl_str_mv etnografias profissionais
saberes profissionais em saúde
competências profissionais
prática profissional
topic etnografias profissionais
saberes profissionais em saúde
competências profissionais
prática profissional
description Resumo Neste artigo, discutem-se pesquisas realizadas em Portugal e no Brasil sobre saberes profissionais respectivamente de trabalhadores sociais e de técnicos em saúde, apoiados no conceito de sociocognição – o conhecimento implicado na experiência social –, cujo sentido analítico requer identificar situações de trabalho, competências práticas e cognitivas ou modos de cognição que estruturam e sustentam a ação dos trabalhadores nas respectivas situações. Tais elementos do trabalho profissional foram organizados em uma tipologia da sociocognição em situação. Os saberes profissionais, com caráter predominantemente tácito, equivalem aos conhecimentos produzidos e mobilizados nessas situações. As primeiras pesquisas realizadas no Brasil, nesse sentido, foram feitas com técnicos em saúde bucal, tendo-se, posteriormente, extrapolado a análise, em alguns aspectos, para o conjunto dos técnicos de equipes da saúde da família. Dentre os resultados, pode-se destacar que a principal competência prática demonstrada pelos técnicos estudados é o acolhimento, enquanto o modo de cognição ou competência cognitiva que mais se manifesta é o de caráter intuitivo associativo ou seletivo. A experiência prática tende a ser mais reconhecida do que a formação técnica, ainda que as etnografias sobre saberes profissionais possam ajudar a tornar mais explícita a relação entre essas duas dimensões do trabalho profissional.
publishDate 2020
dc.date.none.fl_str_mv 2020-01-01
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1981-77462020000400507
url http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1981-77462020000400507
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv 10.1590/1981-7746-sol00255
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv text/html
dc.publisher.none.fl_str_mv Fundação Oswaldo Cruz, Escola Politécnica de Saúde Joaquim Venâncio
publisher.none.fl_str_mv Fundação Oswaldo Cruz, Escola Politécnica de Saúde Joaquim Venâncio
dc.source.none.fl_str_mv Trabalho, Educação e Saúde v.18 suppl.1 2020
reponame:Trabalho, Educação e Saúde (Online)
instname:Fundação Oswaldo Cruz (FIOCRUZ)
instacron:FIOCRUZ
instname_str Fundação Oswaldo Cruz (FIOCRUZ)
instacron_str FIOCRUZ
institution FIOCRUZ
reponame_str Trabalho, Educação e Saúde (Online)
collection Trabalho, Educação e Saúde (Online)
repository.name.fl_str_mv Trabalho, Educação e Saúde (Online) - Fundação Oswaldo Cruz (FIOCRUZ)
repository.mail.fl_str_mv revtes@fiocruz.br
_version_ 1754115636004388864