Educação ambiental e cultura: articulando mídia e conhecimento popular sobre plantas
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2013 |
Outros Autores: | , , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Trabalho, Educação e Saúde (Online) |
Texto Completo: | http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1981-77462013000100008 |
Resumo: | O artigo fundamenta-se em reflexões advindas de uma pesquisa sobre as múltiplas possibilidades 'do fazer' educação ambiental, tendo como ponto de partida um estudo em etnobotânica que buscou conhecer e valorizar o conhecimento sobre plantas em distritos rurais da cidade de Uberlândia, em Minas Gerais, Brasil. A pesquisa foi realizada com crianças, jovens e pessoas da comunidade dos distritos de Tapuirama e Cruzeiro dos Peixotos mediante a utilização de diversas linguagens das mídias. As abordagens metodológicas se diferenciaram no percurso investigativo procurando adequar-se à realidade de cada distrito. A coleta de dados foi realizada por meio de diversas mídias visuais, como fotografia e vídeo. Estes instrumentos estavam presentes nas diferentes oficinas realizadas ao longo da pesquisa; na última, houve a produção coletiva do documentário Causos do Cerrado. O estudo fez interagir o local (tradição do conhecimento popular sobre as plantas) e o global (recursos tecnológicos empregados na produção midiática). |
id |
FIOCRUZ-2_9804a7bd49046148053367fc96b90b20 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:scielo:S1981-77462013000100008 |
network_acronym_str |
FIOCRUZ-2 |
network_name_str |
Trabalho, Educação e Saúde (Online) |
repository_id_str |
|
spelling |
Educação ambiental e cultura: articulando mídia e conhecimento popular sobre plantaseducação ambientalmídia e educaçãoconhecimento popular sobre plantasO artigo fundamenta-se em reflexões advindas de uma pesquisa sobre as múltiplas possibilidades 'do fazer' educação ambiental, tendo como ponto de partida um estudo em etnobotânica que buscou conhecer e valorizar o conhecimento sobre plantas em distritos rurais da cidade de Uberlândia, em Minas Gerais, Brasil. A pesquisa foi realizada com crianças, jovens e pessoas da comunidade dos distritos de Tapuirama e Cruzeiro dos Peixotos mediante a utilização de diversas linguagens das mídias. As abordagens metodológicas se diferenciaram no percurso investigativo procurando adequar-se à realidade de cada distrito. A coleta de dados foi realizada por meio de diversas mídias visuais, como fotografia e vídeo. Estes instrumentos estavam presentes nas diferentes oficinas realizadas ao longo da pesquisa; na última, houve a produção coletiva do documentário Causos do Cerrado. O estudo fez interagir o local (tradição do conhecimento popular sobre as plantas) e o global (recursos tecnológicos empregados na produção midiática).Fundação Oswaldo Cruz, Escola Politécnica de Saúde Joaquim Venâncio2013-04-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersiontext/htmlhttp://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1981-77462013000100008Trabalho, Educação e Saúde v.11 n.1 2013reponame:Trabalho, Educação e Saúde (Online)instname:Fundação Oswaldo Cruz (FIOCRUZ)instacron:FIOCRUZ10.1590/S1981-77462013000100008info:eu-repo/semantics/openAccessGuido,Lucia de Fátima EstevinhoDias,Inez RepttonFerreira,Gustavo LopesMiranda,Aline Bertoldopor2013-02-28T00:00:00Zoai:scielo:S1981-77462013000100008Revistahttp://www.scielo.br/teshttps://old.scielo.br/oai/scielo-oai.phprevtes@fiocruz.br1981-77461678-1007opendoar:2013-02-28T00:00Trabalho, Educação e Saúde (Online) - Fundação Oswaldo Cruz (FIOCRUZ)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Educação ambiental e cultura: articulando mídia e conhecimento popular sobre plantas |
title |
Educação ambiental e cultura: articulando mídia e conhecimento popular sobre plantas |
spellingShingle |
Educação ambiental e cultura: articulando mídia e conhecimento popular sobre plantas Guido,Lucia de Fátima Estevinho educação ambiental mídia e educação conhecimento popular sobre plantas |
title_short |
Educação ambiental e cultura: articulando mídia e conhecimento popular sobre plantas |
title_full |
Educação ambiental e cultura: articulando mídia e conhecimento popular sobre plantas |
title_fullStr |
Educação ambiental e cultura: articulando mídia e conhecimento popular sobre plantas |
title_full_unstemmed |
Educação ambiental e cultura: articulando mídia e conhecimento popular sobre plantas |
title_sort |
Educação ambiental e cultura: articulando mídia e conhecimento popular sobre plantas |
author |
Guido,Lucia de Fátima Estevinho |
author_facet |
Guido,Lucia de Fátima Estevinho Dias,Inez Reptton Ferreira,Gustavo Lopes Miranda,Aline Bertoldo |
author_role |
author |
author2 |
Dias,Inez Reptton Ferreira,Gustavo Lopes Miranda,Aline Bertoldo |
author2_role |
author author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Guido,Lucia de Fátima Estevinho Dias,Inez Reptton Ferreira,Gustavo Lopes Miranda,Aline Bertoldo |
dc.subject.por.fl_str_mv |
educação ambiental mídia e educação conhecimento popular sobre plantas |
topic |
educação ambiental mídia e educação conhecimento popular sobre plantas |
description |
O artigo fundamenta-se em reflexões advindas de uma pesquisa sobre as múltiplas possibilidades 'do fazer' educação ambiental, tendo como ponto de partida um estudo em etnobotânica que buscou conhecer e valorizar o conhecimento sobre plantas em distritos rurais da cidade de Uberlândia, em Minas Gerais, Brasil. A pesquisa foi realizada com crianças, jovens e pessoas da comunidade dos distritos de Tapuirama e Cruzeiro dos Peixotos mediante a utilização de diversas linguagens das mídias. As abordagens metodológicas se diferenciaram no percurso investigativo procurando adequar-se à realidade de cada distrito. A coleta de dados foi realizada por meio de diversas mídias visuais, como fotografia e vídeo. Estes instrumentos estavam presentes nas diferentes oficinas realizadas ao longo da pesquisa; na última, houve a produção coletiva do documentário Causos do Cerrado. O estudo fez interagir o local (tradição do conhecimento popular sobre as plantas) e o global (recursos tecnológicos empregados na produção midiática). |
publishDate |
2013 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2013-04-01 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1981-77462013000100008 |
url |
http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1981-77462013000100008 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
10.1590/S1981-77462013000100008 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
text/html |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Fundação Oswaldo Cruz, Escola Politécnica de Saúde Joaquim Venâncio |
publisher.none.fl_str_mv |
Fundação Oswaldo Cruz, Escola Politécnica de Saúde Joaquim Venâncio |
dc.source.none.fl_str_mv |
Trabalho, Educação e Saúde v.11 n.1 2013 reponame:Trabalho, Educação e Saúde (Online) instname:Fundação Oswaldo Cruz (FIOCRUZ) instacron:FIOCRUZ |
instname_str |
Fundação Oswaldo Cruz (FIOCRUZ) |
instacron_str |
FIOCRUZ |
institution |
FIOCRUZ |
reponame_str |
Trabalho, Educação e Saúde (Online) |
collection |
Trabalho, Educação e Saúde (Online) |
repository.name.fl_str_mv |
Trabalho, Educação e Saúde (Online) - Fundação Oswaldo Cruz (FIOCRUZ) |
repository.mail.fl_str_mv |
revtes@fiocruz.br |
_version_ |
1754115631770238976 |