A experiência de aprendizagem on-line em um curso de qualificação profissional em saúde
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2010 |
Outros Autores: | , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Trabalho, Educação e Saúde (Online) |
Texto Completo: | http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1981-77462010000100006 |
Resumo: | Este artigo analisa as percepções a atitudes dos tutores e alunos nos processos de aprendizagem em um curso de atualização profissional on-line. Para tal realizaram-se entrevistas com dez alunos e três tutores desse curso mediante a utilização de roteiros semiestruturados que abrangiam os seguintes aspectos: ingresso no curso, tecnologias, conteúdos, atividades de avaliação, tutoria; mediação e expectativas quanto ao curso. Os roteiros foram organizados em tópicos que possibilitassem identificar as condições estruturais para o uso das ferramentas disponíveis no ambiente virtual, os tipos de interação, apreensão de conteúdos, bem como as expectativas dos participantes com relação aos objetivos propostos pelo curso. Os relatos dos entrevistados apontam questões importantes a serem consideradas na concepção e gestão de cursos on-line, tais como a necessidade de readequação periódica da proposta pedagógica do curso para atender as demandas dos alunos e tutores quanto à organização e atualização dos conteúdos, os meios de acesso ao material e a implementação de atividades avaliativas compatíveis com a experiência de trabalho. |
id |
FIOCRUZ-2_d11be3ff5f0555cb944502f553d85509 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:scielo:S1981-77462010000100006 |
network_acronym_str |
FIOCRUZ-2 |
network_name_str |
Trabalho, Educação e Saúde (Online) |
repository_id_str |
|
spelling |
A experiência de aprendizagem on-line em um curso de qualificação profissional em saúdeambiente virtual de aprendizadointeraçãoeducação a distânciaaprendizagem on-linequalificação profissional em saúdeEste artigo analisa as percepções a atitudes dos tutores e alunos nos processos de aprendizagem em um curso de atualização profissional on-line. Para tal realizaram-se entrevistas com dez alunos e três tutores desse curso mediante a utilização de roteiros semiestruturados que abrangiam os seguintes aspectos: ingresso no curso, tecnologias, conteúdos, atividades de avaliação, tutoria; mediação e expectativas quanto ao curso. Os roteiros foram organizados em tópicos que possibilitassem identificar as condições estruturais para o uso das ferramentas disponíveis no ambiente virtual, os tipos de interação, apreensão de conteúdos, bem como as expectativas dos participantes com relação aos objetivos propostos pelo curso. Os relatos dos entrevistados apontam questões importantes a serem consideradas na concepção e gestão de cursos on-line, tais como a necessidade de readequação periódica da proposta pedagógica do curso para atender as demandas dos alunos e tutores quanto à organização e atualização dos conteúdos, os meios de acesso ao material e a implementação de atividades avaliativas compatíveis com a experiência de trabalho.Fundação Oswaldo Cruz, Escola Politécnica de Saúde Joaquim Venâncio2010-06-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersiontext/htmlhttp://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1981-77462010000100006Trabalho, Educação e Saúde v.8 n.1 2010reponame:Trabalho, Educação e Saúde (Online)instname:Fundação Oswaldo Cruz (FIOCRUZ)instacron:FIOCRUZ10.1590/S1981-77462010000100006info:eu-repo/semantics/openAccessLaguardia,JosuéCasanova,ÂngelaMachado,Rejanepor2012-08-23T00:00:00Zoai:scielo:S1981-77462010000100006Revistahttp://www.scielo.br/teshttps://old.scielo.br/oai/scielo-oai.phprevtes@fiocruz.br1981-77461678-1007opendoar:2012-08-23T00:00Trabalho, Educação e Saúde (Online) - Fundação Oswaldo Cruz (FIOCRUZ)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
A experiência de aprendizagem on-line em um curso de qualificação profissional em saúde |
title |
A experiência de aprendizagem on-line em um curso de qualificação profissional em saúde |
spellingShingle |
A experiência de aprendizagem on-line em um curso de qualificação profissional em saúde Laguardia,Josué ambiente virtual de aprendizado interação educação a distância aprendizagem on-line qualificação profissional em saúde |
title_short |
A experiência de aprendizagem on-line em um curso de qualificação profissional em saúde |
title_full |
A experiência de aprendizagem on-line em um curso de qualificação profissional em saúde |
title_fullStr |
A experiência de aprendizagem on-line em um curso de qualificação profissional em saúde |
title_full_unstemmed |
A experiência de aprendizagem on-line em um curso de qualificação profissional em saúde |
title_sort |
A experiência de aprendizagem on-line em um curso de qualificação profissional em saúde |
author |
Laguardia,Josué |
author_facet |
Laguardia,Josué Casanova,Ângela Machado,Rejane |
author_role |
author |
author2 |
Casanova,Ângela Machado,Rejane |
author2_role |
author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Laguardia,Josué Casanova,Ângela Machado,Rejane |
dc.subject.por.fl_str_mv |
ambiente virtual de aprendizado interação educação a distância aprendizagem on-line qualificação profissional em saúde |
topic |
ambiente virtual de aprendizado interação educação a distância aprendizagem on-line qualificação profissional em saúde |
description |
Este artigo analisa as percepções a atitudes dos tutores e alunos nos processos de aprendizagem em um curso de atualização profissional on-line. Para tal realizaram-se entrevistas com dez alunos e três tutores desse curso mediante a utilização de roteiros semiestruturados que abrangiam os seguintes aspectos: ingresso no curso, tecnologias, conteúdos, atividades de avaliação, tutoria; mediação e expectativas quanto ao curso. Os roteiros foram organizados em tópicos que possibilitassem identificar as condições estruturais para o uso das ferramentas disponíveis no ambiente virtual, os tipos de interação, apreensão de conteúdos, bem como as expectativas dos participantes com relação aos objetivos propostos pelo curso. Os relatos dos entrevistados apontam questões importantes a serem consideradas na concepção e gestão de cursos on-line, tais como a necessidade de readequação periódica da proposta pedagógica do curso para atender as demandas dos alunos e tutores quanto à organização e atualização dos conteúdos, os meios de acesso ao material e a implementação de atividades avaliativas compatíveis com a experiência de trabalho. |
publishDate |
2010 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2010-06-01 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1981-77462010000100006 |
url |
http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1981-77462010000100006 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
10.1590/S1981-77462010000100006 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
text/html |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Fundação Oswaldo Cruz, Escola Politécnica de Saúde Joaquim Venâncio |
publisher.none.fl_str_mv |
Fundação Oswaldo Cruz, Escola Politécnica de Saúde Joaquim Venâncio |
dc.source.none.fl_str_mv |
Trabalho, Educação e Saúde v.8 n.1 2010 reponame:Trabalho, Educação e Saúde (Online) instname:Fundação Oswaldo Cruz (FIOCRUZ) instacron:FIOCRUZ |
instname_str |
Fundação Oswaldo Cruz (FIOCRUZ) |
instacron_str |
FIOCRUZ |
institution |
FIOCRUZ |
reponame_str |
Trabalho, Educação e Saúde (Online) |
collection |
Trabalho, Educação e Saúde (Online) |
repository.name.fl_str_mv |
Trabalho, Educação e Saúde (Online) - Fundação Oswaldo Cruz (FIOCRUZ) |
repository.mail.fl_str_mv |
revtes@fiocruz.br |
_version_ |
1754115630963884032 |