A experiência de aprendizagem on-line em um curso de qualificação profissional em saúde

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Laguardia,Josué
Data de Publicação: 2010
Outros Autores: Casanova,Ângela, Machado,Rejane
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Trabalho, Educação e Saúde (Online)
Texto Completo: http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1981-77462010000100006
Resumo: Este artigo analisa as percepções a atitudes dos tutores e alunos nos processos de aprendizagem em um curso de atualização profissional on-line. Para tal realizaram-se entrevistas com dez alunos e três tutores desse curso mediante a utilização de roteiros semiestruturados que abrangiam os seguintes aspectos: ingresso no curso, tecnologias, conteúdos, atividades de avaliação, tutoria; mediação e expectativas quanto ao curso. Os roteiros foram organizados em tópicos que possibilitassem identificar as condições estruturais para o uso das ferramentas disponíveis no ambiente virtual, os tipos de interação, apreensão de conteúdos, bem como as expectativas dos participantes com relação aos objetivos propostos pelo curso. Os relatos dos entrevistados apontam questões importantes a serem consideradas na concepção e gestão de cursos on-line, tais como a necessidade de readequação periódica da proposta pedagógica do curso para atender as demandas dos alunos e tutores quanto à organização e atualização dos conteúdos, os meios de acesso ao material e a implementação de atividades avaliativas compatíveis com a experiência de trabalho.
id FIOCRUZ-2_d11be3ff5f0555cb944502f553d85509
oai_identifier_str oai:scielo:S1981-77462010000100006
network_acronym_str FIOCRUZ-2
network_name_str Trabalho, Educação e Saúde (Online)
repository_id_str
spelling A experiência de aprendizagem on-line em um curso de qualificação profissional em saúdeambiente virtual de aprendizadointeraçãoeducação a distânciaaprendizagem on-linequalificação profissional em saúdeEste artigo analisa as percepções a atitudes dos tutores e alunos nos processos de aprendizagem em um curso de atualização profissional on-line. Para tal realizaram-se entrevistas com dez alunos e três tutores desse curso mediante a utilização de roteiros semiestruturados que abrangiam os seguintes aspectos: ingresso no curso, tecnologias, conteúdos, atividades de avaliação, tutoria; mediação e expectativas quanto ao curso. Os roteiros foram organizados em tópicos que possibilitassem identificar as condições estruturais para o uso das ferramentas disponíveis no ambiente virtual, os tipos de interação, apreensão de conteúdos, bem como as expectativas dos participantes com relação aos objetivos propostos pelo curso. Os relatos dos entrevistados apontam questões importantes a serem consideradas na concepção e gestão de cursos on-line, tais como a necessidade de readequação periódica da proposta pedagógica do curso para atender as demandas dos alunos e tutores quanto à organização e atualização dos conteúdos, os meios de acesso ao material e a implementação de atividades avaliativas compatíveis com a experiência de trabalho.Fundação Oswaldo Cruz, Escola Politécnica de Saúde Joaquim Venâncio2010-06-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersiontext/htmlhttp://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1981-77462010000100006Trabalho, Educação e Saúde v.8 n.1 2010reponame:Trabalho, Educação e Saúde (Online)instname:Fundação Oswaldo Cruz (FIOCRUZ)instacron:FIOCRUZ10.1590/S1981-77462010000100006info:eu-repo/semantics/openAccessLaguardia,JosuéCasanova,ÂngelaMachado,Rejanepor2012-08-23T00:00:00Zoai:scielo:S1981-77462010000100006Revistahttp://www.scielo.br/teshttps://old.scielo.br/oai/scielo-oai.phprevtes@fiocruz.br1981-77461678-1007opendoar:2012-08-23T00:00Trabalho, Educação e Saúde (Online) - Fundação Oswaldo Cruz (FIOCRUZ)false
dc.title.none.fl_str_mv A experiência de aprendizagem on-line em um curso de qualificação profissional em saúde
title A experiência de aprendizagem on-line em um curso de qualificação profissional em saúde
spellingShingle A experiência de aprendizagem on-line em um curso de qualificação profissional em saúde
Laguardia,Josué
ambiente virtual de aprendizado
interação
educação a distância
aprendizagem on-line
qualificação profissional em saúde
title_short A experiência de aprendizagem on-line em um curso de qualificação profissional em saúde
title_full A experiência de aprendizagem on-line em um curso de qualificação profissional em saúde
title_fullStr A experiência de aprendizagem on-line em um curso de qualificação profissional em saúde
title_full_unstemmed A experiência de aprendizagem on-line em um curso de qualificação profissional em saúde
title_sort A experiência de aprendizagem on-line em um curso de qualificação profissional em saúde
author Laguardia,Josué
author_facet Laguardia,Josué
Casanova,Ângela
Machado,Rejane
author_role author
author2 Casanova,Ângela
Machado,Rejane
author2_role author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Laguardia,Josué
Casanova,Ângela
Machado,Rejane
dc.subject.por.fl_str_mv ambiente virtual de aprendizado
interação
educação a distância
aprendizagem on-line
qualificação profissional em saúde
topic ambiente virtual de aprendizado
interação
educação a distância
aprendizagem on-line
qualificação profissional em saúde
description Este artigo analisa as percepções a atitudes dos tutores e alunos nos processos de aprendizagem em um curso de atualização profissional on-line. Para tal realizaram-se entrevistas com dez alunos e três tutores desse curso mediante a utilização de roteiros semiestruturados que abrangiam os seguintes aspectos: ingresso no curso, tecnologias, conteúdos, atividades de avaliação, tutoria; mediação e expectativas quanto ao curso. Os roteiros foram organizados em tópicos que possibilitassem identificar as condições estruturais para o uso das ferramentas disponíveis no ambiente virtual, os tipos de interação, apreensão de conteúdos, bem como as expectativas dos participantes com relação aos objetivos propostos pelo curso. Os relatos dos entrevistados apontam questões importantes a serem consideradas na concepção e gestão de cursos on-line, tais como a necessidade de readequação periódica da proposta pedagógica do curso para atender as demandas dos alunos e tutores quanto à organização e atualização dos conteúdos, os meios de acesso ao material e a implementação de atividades avaliativas compatíveis com a experiência de trabalho.
publishDate 2010
dc.date.none.fl_str_mv 2010-06-01
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1981-77462010000100006
url http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1981-77462010000100006
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv 10.1590/S1981-77462010000100006
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv text/html
dc.publisher.none.fl_str_mv Fundação Oswaldo Cruz, Escola Politécnica de Saúde Joaquim Venâncio
publisher.none.fl_str_mv Fundação Oswaldo Cruz, Escola Politécnica de Saúde Joaquim Venâncio
dc.source.none.fl_str_mv Trabalho, Educação e Saúde v.8 n.1 2010
reponame:Trabalho, Educação e Saúde (Online)
instname:Fundação Oswaldo Cruz (FIOCRUZ)
instacron:FIOCRUZ
instname_str Fundação Oswaldo Cruz (FIOCRUZ)
instacron_str FIOCRUZ
institution FIOCRUZ
reponame_str Trabalho, Educação e Saúde (Online)
collection Trabalho, Educação e Saúde (Online)
repository.name.fl_str_mv Trabalho, Educação e Saúde (Online) - Fundação Oswaldo Cruz (FIOCRUZ)
repository.mail.fl_str_mv revtes@fiocruz.br
_version_ 1754115630963884032