Modos de agir de textos didáticos de ciências: discutindo o tema saúde e ambiente
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2013 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Trabalho, Educação e Saúde (Online) |
Texto Completo: | http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1981-77462013000100005 |
Resumo: | Neste artigo, investiga-se a temática saúde e ambiente em uma coleção didática de ciências para o Ensino Fundamental com base no referencial teórico metodológico da análise crítica do discurso. Com a finalidade de pesquisar o significado acional do texto, foram utilizados os conceitos de gênero e pré-gênero, por meio dos quais identificaram-se três principais grupos de estruturas genéricas: descritivos, explicativos e narrativos. A análise dessas estruturas indica modos de agir disciplinadores de identidades sociais, relações sociais e sistemas de conhecimento e crença. |
id |
FIOCRUZ-2_def63d5532097657f2e2d661acaf108d |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:scielo:S1981-77462013000100005 |
network_acronym_str |
FIOCRUZ-2 |
network_name_str |
Trabalho, Educação e Saúde (Online) |
repository_id_str |
|
spelling |
Modos de agir de textos didáticos de ciências: discutindo o tema saúde e ambientesaúdeambienteensino de ciênciasmateriais didáticosNeste artigo, investiga-se a temática saúde e ambiente em uma coleção didática de ciências para o Ensino Fundamental com base no referencial teórico metodológico da análise crítica do discurso. Com a finalidade de pesquisar o significado acional do texto, foram utilizados os conceitos de gênero e pré-gênero, por meio dos quais identificaram-se três principais grupos de estruturas genéricas: descritivos, explicativos e narrativos. A análise dessas estruturas indica modos de agir disciplinadores de identidades sociais, relações sociais e sistemas de conhecimento e crença.Fundação Oswaldo Cruz, Escola Politécnica de Saúde Joaquim Venâncio2013-04-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersiontext/htmlhttp://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1981-77462013000100005Trabalho, Educação e Saúde v.11 n.1 2013reponame:Trabalho, Educação e Saúde (Online)instname:Fundação Oswaldo Cruz (FIOCRUZ)instacron:FIOCRUZ10.1590/S1981-77462013000100005info:eu-repo/semantics/openAccessPinhão,FrancineMartins,Isabelpor2013-02-28T00:00:00Zoai:scielo:S1981-77462013000100005Revistahttp://www.scielo.br/teshttps://old.scielo.br/oai/scielo-oai.phprevtes@fiocruz.br1981-77461678-1007opendoar:2013-02-28T00:00Trabalho, Educação e Saúde (Online) - Fundação Oswaldo Cruz (FIOCRUZ)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Modos de agir de textos didáticos de ciências: discutindo o tema saúde e ambiente |
title |
Modos de agir de textos didáticos de ciências: discutindo o tema saúde e ambiente |
spellingShingle |
Modos de agir de textos didáticos de ciências: discutindo o tema saúde e ambiente Pinhão,Francine saúde ambiente ensino de ciências materiais didáticos |
title_short |
Modos de agir de textos didáticos de ciências: discutindo o tema saúde e ambiente |
title_full |
Modos de agir de textos didáticos de ciências: discutindo o tema saúde e ambiente |
title_fullStr |
Modos de agir de textos didáticos de ciências: discutindo o tema saúde e ambiente |
title_full_unstemmed |
Modos de agir de textos didáticos de ciências: discutindo o tema saúde e ambiente |
title_sort |
Modos de agir de textos didáticos de ciências: discutindo o tema saúde e ambiente |
author |
Pinhão,Francine |
author_facet |
Pinhão,Francine Martins,Isabel |
author_role |
author |
author2 |
Martins,Isabel |
author2_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Pinhão,Francine Martins,Isabel |
dc.subject.por.fl_str_mv |
saúde ambiente ensino de ciências materiais didáticos |
topic |
saúde ambiente ensino de ciências materiais didáticos |
description |
Neste artigo, investiga-se a temática saúde e ambiente em uma coleção didática de ciências para o Ensino Fundamental com base no referencial teórico metodológico da análise crítica do discurso. Com a finalidade de pesquisar o significado acional do texto, foram utilizados os conceitos de gênero e pré-gênero, por meio dos quais identificaram-se três principais grupos de estruturas genéricas: descritivos, explicativos e narrativos. A análise dessas estruturas indica modos de agir disciplinadores de identidades sociais, relações sociais e sistemas de conhecimento e crença. |
publishDate |
2013 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2013-04-01 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1981-77462013000100005 |
url |
http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1981-77462013000100005 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
10.1590/S1981-77462013000100005 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
text/html |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Fundação Oswaldo Cruz, Escola Politécnica de Saúde Joaquim Venâncio |
publisher.none.fl_str_mv |
Fundação Oswaldo Cruz, Escola Politécnica de Saúde Joaquim Venâncio |
dc.source.none.fl_str_mv |
Trabalho, Educação e Saúde v.11 n.1 2013 reponame:Trabalho, Educação e Saúde (Online) instname:Fundação Oswaldo Cruz (FIOCRUZ) instacron:FIOCRUZ |
instname_str |
Fundação Oswaldo Cruz (FIOCRUZ) |
instacron_str |
FIOCRUZ |
institution |
FIOCRUZ |
reponame_str |
Trabalho, Educação e Saúde (Online) |
collection |
Trabalho, Educação e Saúde (Online) |
repository.name.fl_str_mv |
Trabalho, Educação e Saúde (Online) - Fundação Oswaldo Cruz (FIOCRUZ) |
repository.mail.fl_str_mv |
revtes@fiocruz.br |
_version_ |
1754115631740878848 |