Modos de agir de textos didáticos de ciências: discutindo o tema saúde e ambiente

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Pinhão,Francine
Data de Publicação: 2013
Outros Autores: Martins,Isabel
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Trabalho, Educação e Saúde (Online)
Texto Completo: http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1981-77462013000100005
Resumo: Neste artigo, investiga-se a temática saúde e ambiente em uma coleção didática de ciências para o Ensino Fundamental com base no referencial teórico metodológico da análise crítica do discurso. Com a finalidade de pesquisar o significado acional do texto, foram utilizados os conceitos de gênero e pré-gênero, por meio dos quais identificaram-se três principais grupos de estruturas genéricas: descritivos, explicativos e narrativos. A análise dessas estruturas indica modos de agir disciplinadores de identidades sociais, relações sociais e sistemas de conhecimento e crença.
id FIOCRUZ-2_def63d5532097657f2e2d661acaf108d
oai_identifier_str oai:scielo:S1981-77462013000100005
network_acronym_str FIOCRUZ-2
network_name_str Trabalho, Educação e Saúde (Online)
repository_id_str
spelling Modos de agir de textos didáticos de ciências: discutindo o tema saúde e ambientesaúdeambienteensino de ciênciasmateriais didáticosNeste artigo, investiga-se a temática saúde e ambiente em uma coleção didática de ciências para o Ensino Fundamental com base no referencial teórico metodológico da análise crítica do discurso. Com a finalidade de pesquisar o significado acional do texto, foram utilizados os conceitos de gênero e pré-gênero, por meio dos quais identificaram-se três principais grupos de estruturas genéricas: descritivos, explicativos e narrativos. A análise dessas estruturas indica modos de agir disciplinadores de identidades sociais, relações sociais e sistemas de conhecimento e crença.Fundação Oswaldo Cruz, Escola Politécnica de Saúde Joaquim Venâncio2013-04-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersiontext/htmlhttp://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1981-77462013000100005Trabalho, Educação e Saúde v.11 n.1 2013reponame:Trabalho, Educação e Saúde (Online)instname:Fundação Oswaldo Cruz (FIOCRUZ)instacron:FIOCRUZ10.1590/S1981-77462013000100005info:eu-repo/semantics/openAccessPinhão,FrancineMartins,Isabelpor2013-02-28T00:00:00Zoai:scielo:S1981-77462013000100005Revistahttp://www.scielo.br/teshttps://old.scielo.br/oai/scielo-oai.phprevtes@fiocruz.br1981-77461678-1007opendoar:2013-02-28T00:00Trabalho, Educação e Saúde (Online) - Fundação Oswaldo Cruz (FIOCRUZ)false
dc.title.none.fl_str_mv Modos de agir de textos didáticos de ciências: discutindo o tema saúde e ambiente
title Modos de agir de textos didáticos de ciências: discutindo o tema saúde e ambiente
spellingShingle Modos de agir de textos didáticos de ciências: discutindo o tema saúde e ambiente
Pinhão,Francine
saúde
ambiente
ensino de ciências
materiais didáticos
title_short Modos de agir de textos didáticos de ciências: discutindo o tema saúde e ambiente
title_full Modos de agir de textos didáticos de ciências: discutindo o tema saúde e ambiente
title_fullStr Modos de agir de textos didáticos de ciências: discutindo o tema saúde e ambiente
title_full_unstemmed Modos de agir de textos didáticos de ciências: discutindo o tema saúde e ambiente
title_sort Modos de agir de textos didáticos de ciências: discutindo o tema saúde e ambiente
author Pinhão,Francine
author_facet Pinhão,Francine
Martins,Isabel
author_role author
author2 Martins,Isabel
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Pinhão,Francine
Martins,Isabel
dc.subject.por.fl_str_mv saúde
ambiente
ensino de ciências
materiais didáticos
topic saúde
ambiente
ensino de ciências
materiais didáticos
description Neste artigo, investiga-se a temática saúde e ambiente em uma coleção didática de ciências para o Ensino Fundamental com base no referencial teórico metodológico da análise crítica do discurso. Com a finalidade de pesquisar o significado acional do texto, foram utilizados os conceitos de gênero e pré-gênero, por meio dos quais identificaram-se três principais grupos de estruturas genéricas: descritivos, explicativos e narrativos. A análise dessas estruturas indica modos de agir disciplinadores de identidades sociais, relações sociais e sistemas de conhecimento e crença.
publishDate 2013
dc.date.none.fl_str_mv 2013-04-01
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1981-77462013000100005
url http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1981-77462013000100005
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv 10.1590/S1981-77462013000100005
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv text/html
dc.publisher.none.fl_str_mv Fundação Oswaldo Cruz, Escola Politécnica de Saúde Joaquim Venâncio
publisher.none.fl_str_mv Fundação Oswaldo Cruz, Escola Politécnica de Saúde Joaquim Venâncio
dc.source.none.fl_str_mv Trabalho, Educação e Saúde v.11 n.1 2013
reponame:Trabalho, Educação e Saúde (Online)
instname:Fundação Oswaldo Cruz (FIOCRUZ)
instacron:FIOCRUZ
instname_str Fundação Oswaldo Cruz (FIOCRUZ)
instacron_str FIOCRUZ
institution FIOCRUZ
reponame_str Trabalho, Educação e Saúde (Online)
collection Trabalho, Educação e Saúde (Online)
repository.name.fl_str_mv Trabalho, Educação e Saúde (Online) - Fundação Oswaldo Cruz (FIOCRUZ)
repository.mail.fl_str_mv revtes@fiocruz.br
_version_ 1754115631740878848