Ouvidoria de saúde em ação: uma experiência inovadora sobre as práticas dos serviços do SUS

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Piterman, Ana
Data de Publicação: 2013
Outros Autores: Tavares Junior, Francisco Antônio, Leles, Fernando Antônio
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Cadernos Ibero-Americanos de Direito Sanitário (Online)
Texto Completo: https://www.cadernos.prodisa.fiocruz.br/index.php/cadernos/article/view/74
Resumo: Investigação sobre os problemas apontados pelas queixas dos cidadãos em relação à demora e o tempo de espera na fila em receber os medicamentos na unidade de dispensação de medicamentos de alto custo da região metropolitana da Belo Horizonte. A Ouvidoria de Saúde realizou uma ouvidoria ativa na instituição para realizar uma escuta apurada sobre as principais dificuldades daquela unidade que impactavam na demora dadistribuição dos medicamentos. Este estabelecimento é referência para a população de 39 municípios adstritos à SRS de Belo Horizonte em um total de 5.204.125 habitantes. A metodologia utilizada foi um estudo de campo do tipo survey exploratória descritiva. O instrumento de coleta de dados utilizado foi um questionário estruturado sobre diversos aspectos do serviço prestado para os usuários com o objetivo de recolher uma amostra do grau de satisfação/insatisfação dos usuários. Os resultados encontrados foram referentes às reclamações e solicitações dos usuários foram determinantes para que a Ouvidoria de Saúde pudesse exercer a escuta, intervir e modificar as práticas do serviço da Unidade de Dispensação e reafirmar a importância do exercício da cidadania pela sociedade, alçando-a na qualidade de agente transformador. Foram sugeridas algumas alternativas para o aperfeiçoamento dos serviços e atualmente a instituição passa por uma grande reforma na estrutura, fluxo e gestão. A ouvidoria de saúde pode atuar como instrumento de mediação entre as expectativas dos cidadãos e os serviços ofertados pelo SUS gerando melhor qualidade nas ações e aperfeiçoamento dos mecanismos de participação e acesso amplo à informação.
id FIOCRUZ-3_45ed63854e205d637e82c4121f8fad8b
oai_identifier_str oai:ojs.cadernos.prodisa.fiocruz.br:article/74
network_acronym_str FIOCRUZ-3
network_name_str Cadernos Ibero-Americanos de Direito Sanitário (Online)
repository_id_str
spelling Ouvidoria de saúde em ação: uma experiência inovadora sobre as práticas dos serviços do SUSInvestigação sobre os problemas apontados pelas queixas dos cidadãos em relação à demora e o tempo de espera na fila em receber os medicamentos na unidade de dispensação de medicamentos de alto custo da região metropolitana da Belo Horizonte. A Ouvidoria de Saúde realizou uma ouvidoria ativa na instituição para realizar uma escuta apurada sobre as principais dificuldades daquela unidade que impactavam na demora dadistribuição dos medicamentos. Este estabelecimento é referência para a população de 39 municípios adstritos à SRS de Belo Horizonte em um total de 5.204.125 habitantes. A metodologia utilizada foi um estudo de campo do tipo survey exploratória descritiva. O instrumento de coleta de dados utilizado foi um questionário estruturado sobre diversos aspectos do serviço prestado para os usuários com o objetivo de recolher uma amostra do grau de satisfação/insatisfação dos usuários. Os resultados encontrados foram referentes às reclamações e solicitações dos usuários foram determinantes para que a Ouvidoria de Saúde pudesse exercer a escuta, intervir e modificar as práticas do serviço da Unidade de Dispensação e reafirmar a importância do exercício da cidadania pela sociedade, alçando-a na qualidade de agente transformador. Foram sugeridas algumas alternativas para o aperfeiçoamento dos serviços e atualmente a instituição passa por uma grande reforma na estrutura, fluxo e gestão. A ouvidoria de saúde pode atuar como instrumento de mediação entre as expectativas dos cidadãos e os serviços ofertados pelo SUS gerando melhor qualidade nas ações e aperfeiçoamento dos mecanismos de participação e acesso amplo à informação.Fundação Oswaldo Cruz Brasília2013-12-20info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://www.cadernos.prodisa.fiocruz.br/index.php/cadernos/article/view/7410.17566/ciads.v2i2.74Iberoamerican Journal of Health Law; Vol. 2 No. 2 (2013): (JUL./DEZ. 2013); 160-168Cuadernos Iberoamericanos de Derecho Sanitario; Vol. 2 Núm. 2 (2013): (JUL./DEZ. 2013); 160-168Cadernos Ibero-Americanos de Direito Sanitário; v. 2 n. 2 (2013): (JUL./DEZ. 2013); 160-1682358-18242317-839610.17566/ciads.v2i2reponame:Cadernos Ibero-Americanos de Direito Sanitário (Online)instname:Fundação Oswaldo Cruz (FIOCRUZ)instacron:FIOCRUZporhttps://www.cadernos.prodisa.fiocruz.br/index.php/cadernos/article/view/74/181Copyright (c) 2014 CADERNOS IBERO-AMERICANOS DE DIREITO SANITÁRIOinfo:eu-repo/semantics/openAccessPiterman, AnaTavares Junior, Francisco AntônioLeles, Fernando Antônio2018-05-10T14:30:20Zoai:ojs.cadernos.prodisa.fiocruz.br:article/74Revistahttp://www.cadernos.prodisa.fiocruz.brPUBhttp://www.cadernos.prodisa.fiocruz.br/index.php/cadernos/oaicadernos.direitosanitario@fiocruz.br2358-18242317-8396opendoar:2018-05-10T14:30:20Cadernos Ibero-Americanos de Direito Sanitário (Online) - Fundação Oswaldo Cruz (FIOCRUZ)false
dc.title.none.fl_str_mv Ouvidoria de saúde em ação: uma experiência inovadora sobre as práticas dos serviços do SUS
title Ouvidoria de saúde em ação: uma experiência inovadora sobre as práticas dos serviços do SUS
spellingShingle Ouvidoria de saúde em ação: uma experiência inovadora sobre as práticas dos serviços do SUS
Piterman, Ana
title_short Ouvidoria de saúde em ação: uma experiência inovadora sobre as práticas dos serviços do SUS
title_full Ouvidoria de saúde em ação: uma experiência inovadora sobre as práticas dos serviços do SUS
title_fullStr Ouvidoria de saúde em ação: uma experiência inovadora sobre as práticas dos serviços do SUS
title_full_unstemmed Ouvidoria de saúde em ação: uma experiência inovadora sobre as práticas dos serviços do SUS
title_sort Ouvidoria de saúde em ação: uma experiência inovadora sobre as práticas dos serviços do SUS
author Piterman, Ana
author_facet Piterman, Ana
Tavares Junior, Francisco Antônio
Leles, Fernando Antônio
author_role author
author2 Tavares Junior, Francisco Antônio
Leles, Fernando Antônio
author2_role author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Piterman, Ana
Tavares Junior, Francisco Antônio
Leles, Fernando Antônio
description Investigação sobre os problemas apontados pelas queixas dos cidadãos em relação à demora e o tempo de espera na fila em receber os medicamentos na unidade de dispensação de medicamentos de alto custo da região metropolitana da Belo Horizonte. A Ouvidoria de Saúde realizou uma ouvidoria ativa na instituição para realizar uma escuta apurada sobre as principais dificuldades daquela unidade que impactavam na demora dadistribuição dos medicamentos. Este estabelecimento é referência para a população de 39 municípios adstritos à SRS de Belo Horizonte em um total de 5.204.125 habitantes. A metodologia utilizada foi um estudo de campo do tipo survey exploratória descritiva. O instrumento de coleta de dados utilizado foi um questionário estruturado sobre diversos aspectos do serviço prestado para os usuários com o objetivo de recolher uma amostra do grau de satisfação/insatisfação dos usuários. Os resultados encontrados foram referentes às reclamações e solicitações dos usuários foram determinantes para que a Ouvidoria de Saúde pudesse exercer a escuta, intervir e modificar as práticas do serviço da Unidade de Dispensação e reafirmar a importância do exercício da cidadania pela sociedade, alçando-a na qualidade de agente transformador. Foram sugeridas algumas alternativas para o aperfeiçoamento dos serviços e atualmente a instituição passa por uma grande reforma na estrutura, fluxo e gestão. A ouvidoria de saúde pode atuar como instrumento de mediação entre as expectativas dos cidadãos e os serviços ofertados pelo SUS gerando melhor qualidade nas ações e aperfeiçoamento dos mecanismos de participação e acesso amplo à informação.
publishDate 2013
dc.date.none.fl_str_mv 2013-12-20
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://www.cadernos.prodisa.fiocruz.br/index.php/cadernos/article/view/74
10.17566/ciads.v2i2.74
url https://www.cadernos.prodisa.fiocruz.br/index.php/cadernos/article/view/74
identifier_str_mv 10.17566/ciads.v2i2.74
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://www.cadernos.prodisa.fiocruz.br/index.php/cadernos/article/view/74/181
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2014 CADERNOS IBERO-AMERICANOS DE DIREITO SANITÁRIO
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2014 CADERNOS IBERO-AMERICANOS DE DIREITO SANITÁRIO
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Fundação Oswaldo Cruz Brasília
publisher.none.fl_str_mv Fundação Oswaldo Cruz Brasília
dc.source.none.fl_str_mv Iberoamerican Journal of Health Law; Vol. 2 No. 2 (2013): (JUL./DEZ. 2013); 160-168
Cuadernos Iberoamericanos de Derecho Sanitario; Vol. 2 Núm. 2 (2013): (JUL./DEZ. 2013); 160-168
Cadernos Ibero-Americanos de Direito Sanitário; v. 2 n. 2 (2013): (JUL./DEZ. 2013); 160-168
2358-1824
2317-8396
10.17566/ciads.v2i2
reponame:Cadernos Ibero-Americanos de Direito Sanitário (Online)
instname:Fundação Oswaldo Cruz (FIOCRUZ)
instacron:FIOCRUZ
instname_str Fundação Oswaldo Cruz (FIOCRUZ)
instacron_str FIOCRUZ
institution FIOCRUZ
reponame_str Cadernos Ibero-Americanos de Direito Sanitário (Online)
collection Cadernos Ibero-Americanos de Direito Sanitário (Online)
repository.name.fl_str_mv Cadernos Ibero-Americanos de Direito Sanitário (Online) - Fundação Oswaldo Cruz (FIOCRUZ)
repository.mail.fl_str_mv cadernos.direitosanitario@fiocruz.br
_version_ 1798942493013704704