Análise dos incentivos contratuais de transplantes de rins no Brasil pelo modelo agente-principal
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2016 |
Outros Autores: | , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Cadernos de Saúde Pública |
Texto Completo: | http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0102-311X2016000805011 |
Resumo: | Resumo: O objetivo do artigo foi analisar os incentivos contratuais de transplantes renais no Brasil com base no modelo agente-principal. A abordagem assume que o Ministério da Saúde seja o principal e os hospitais públicos credenciados pelo Sistema Nacional de Transplantes sejam o agente. O bem- estar do Ministério da Saúde depende das ações tomadas pelos hospitais captadores desse órgão. Os hospitais alocam esforços administrativos, financeiros e gerenciais para realizar as ações de doação, remoção, captação e transplante de rim. Os hospitais podem escolher os níveis de esforços que são compatíveis com os pagamentos e incentivos recebidos referentes ao custeio de transplantes. A solução para esse tipo de problema está na estruturação de um contrato ótimo de incentivos, no qual se requer um alinhamento de interesses de ambas as partes envolvidas nesse sistema de transplantes. |
id |
FIOCRUZ-5_4f7f6e714c757520182efd89d61c6902 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:scielo:S0102-311X2016000805011 |
network_acronym_str |
FIOCRUZ-5 |
network_name_str |
Cadernos de Saúde Pública |
repository_id_str |
|
spelling |
Análise dos incentivos contratuais de transplantes de rins no Brasil pelo modelo agente-principalTransplante de RimEconomia da SaúdeGestão em SaúdeResumo: O objetivo do artigo foi analisar os incentivos contratuais de transplantes renais no Brasil com base no modelo agente-principal. A abordagem assume que o Ministério da Saúde seja o principal e os hospitais públicos credenciados pelo Sistema Nacional de Transplantes sejam o agente. O bem- estar do Ministério da Saúde depende das ações tomadas pelos hospitais captadores desse órgão. Os hospitais alocam esforços administrativos, financeiros e gerenciais para realizar as ações de doação, remoção, captação e transplante de rim. Os hospitais podem escolher os níveis de esforços que são compatíveis com os pagamentos e incentivos recebidos referentes ao custeio de transplantes. A solução para esse tipo de problema está na estruturação de um contrato ótimo de incentivos, no qual se requer um alinhamento de interesses de ambas as partes envolvidas nesse sistema de transplantes.Escola Nacional de Saúde Pública Sergio Arouca, Fundação Oswaldo Cruz2016-01-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersiontext/htmlhttp://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0102-311X2016000805011Cadernos de Saúde Pública v.32 n.8 2016reponame:Cadernos de Saúde Públicainstname:Fundação Oswaldo Cruz (FIOCRUZ)instacron:FIOCRUZ10.1590/0102-311X00022915info:eu-repo/semantics/openAccessCosta,Cassia Kely FavorettoBalbinotto Neto,GiácomoSampaio,Luciano Menezes Bezerrapor2016-09-08T00:00:00Zoai:scielo:S0102-311X2016000805011Revistahttp://cadernos.ensp.fiocruz.br/csp/https://old.scielo.br/oai/scielo-oai.phpcadernos@ensp.fiocruz.br||cadernos@ensp.fiocruz.br1678-44640102-311Xopendoar:2016-09-08T00:00Cadernos de Saúde Pública - Fundação Oswaldo Cruz (FIOCRUZ)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Análise dos incentivos contratuais de transplantes de rins no Brasil pelo modelo agente-principal |
title |
Análise dos incentivos contratuais de transplantes de rins no Brasil pelo modelo agente-principal |
spellingShingle |
Análise dos incentivos contratuais de transplantes de rins no Brasil pelo modelo agente-principal Costa,Cassia Kely Favoretto Transplante de Rim Economia da Saúde Gestão em Saúde |
title_short |
Análise dos incentivos contratuais de transplantes de rins no Brasil pelo modelo agente-principal |
title_full |
Análise dos incentivos contratuais de transplantes de rins no Brasil pelo modelo agente-principal |
title_fullStr |
Análise dos incentivos contratuais de transplantes de rins no Brasil pelo modelo agente-principal |
title_full_unstemmed |
Análise dos incentivos contratuais de transplantes de rins no Brasil pelo modelo agente-principal |
title_sort |
Análise dos incentivos contratuais de transplantes de rins no Brasil pelo modelo agente-principal |
author |
Costa,Cassia Kely Favoretto |
author_facet |
Costa,Cassia Kely Favoretto Balbinotto Neto,Giácomo Sampaio,Luciano Menezes Bezerra |
author_role |
author |
author2 |
Balbinotto Neto,Giácomo Sampaio,Luciano Menezes Bezerra |
author2_role |
author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Costa,Cassia Kely Favoretto Balbinotto Neto,Giácomo Sampaio,Luciano Menezes Bezerra |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Transplante de Rim Economia da Saúde Gestão em Saúde |
topic |
Transplante de Rim Economia da Saúde Gestão em Saúde |
description |
Resumo: O objetivo do artigo foi analisar os incentivos contratuais de transplantes renais no Brasil com base no modelo agente-principal. A abordagem assume que o Ministério da Saúde seja o principal e os hospitais públicos credenciados pelo Sistema Nacional de Transplantes sejam o agente. O bem- estar do Ministério da Saúde depende das ações tomadas pelos hospitais captadores desse órgão. Os hospitais alocam esforços administrativos, financeiros e gerenciais para realizar as ações de doação, remoção, captação e transplante de rim. Os hospitais podem escolher os níveis de esforços que são compatíveis com os pagamentos e incentivos recebidos referentes ao custeio de transplantes. A solução para esse tipo de problema está na estruturação de um contrato ótimo de incentivos, no qual se requer um alinhamento de interesses de ambas as partes envolvidas nesse sistema de transplantes. |
publishDate |
2016 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2016-01-01 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0102-311X2016000805011 |
url |
http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0102-311X2016000805011 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
10.1590/0102-311X00022915 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
text/html |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Escola Nacional de Saúde Pública Sergio Arouca, Fundação Oswaldo Cruz |
publisher.none.fl_str_mv |
Escola Nacional de Saúde Pública Sergio Arouca, Fundação Oswaldo Cruz |
dc.source.none.fl_str_mv |
Cadernos de Saúde Pública v.32 n.8 2016 reponame:Cadernos de Saúde Pública instname:Fundação Oswaldo Cruz (FIOCRUZ) instacron:FIOCRUZ |
instname_str |
Fundação Oswaldo Cruz (FIOCRUZ) |
instacron_str |
FIOCRUZ |
institution |
FIOCRUZ |
reponame_str |
Cadernos de Saúde Pública |
collection |
Cadernos de Saúde Pública |
repository.name.fl_str_mv |
Cadernos de Saúde Pública - Fundação Oswaldo Cruz (FIOCRUZ) |
repository.mail.fl_str_mv |
cadernos@ensp.fiocruz.br||cadernos@ensp.fiocruz.br |
_version_ |
1754115736734793728 |