Demanda ambulatorial em três serviços da rede pública do município do Rio de Janeiro, Brasil

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Carvalho,Marília S.
Data de Publicação: 1994
Outros Autores: d'Orsi,Eleonora, Prates,Enirtes C., Toschi,Wálria D. M., Shiraiwa,Tizuko, Campos,Tatiana P., Ell,Érica, Garcia,Norma L., Junqueira,Ana Paula, Serrão,Simone A., Tavares,Elda L.
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Cadernos de Saúde Pública
Texto Completo: http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0102-311X1994000100003
Resumo: A fim de se conhecer o perfil demográfico e nosológico da clientela, bem como avaliar a qualidade dos registros das consultas em prontuário, realizou-se um estudo de demanda em três serviços da rede pública dois ambulatoriais e um de urgência localizados na X Região Administrativa do município do Rio de Janeiro, Estado do Rio de Janeiro, Brasil. A amostra obtida foi de 2.029 pacientes, com 3.980 consultas realizadas no período de 1 de outubro de 1990 a 30 de setembro de 1991. Os diagnósticos foram codificados pela 9º revisão da Classificação Internacional de Doenças. Cerca de 60% dos atendimentos foram prestados a mulheres, mais de metade entre 15 e 49 anos. Crianças menores de 10 anos representaram 28% do total de atendimentos. Grande parte da demanda (38%) é formada pela população favelada da área. A qualidade dos registros da consulta em prontuário foi precária, faltando importantes informações. Os diagnósticos mais freqüentes foram classificados no capítulo XVI afecções maldefinidas, seguindo-se as doenças respiratórias, infecciosas, geniturinárias e circulatórias. Nos serviços ambulatoriais foi grande a procura por ações preventivas, como consulta de pré-natal e puericultura, inclusive na unidade que historicamente realizava apenas ações curativas. No serviço de urgência predominou o atendimento por causas externas. Entre os diagnósticos específicos mais freqüentes estão as infecções respiratórias agudas, a hipertensão arterial, problemas ginecológicos, consultas de pré-natal e doenças de pele. Não há registro de referência para outros serviços. A precariedade do registro médico traz prejuízos à assistência. A utilização destes registros, ainda que criticamente, é fundamental para melhorá-los.
id FIOCRUZ-5_6106f13ec5a5d96096d09afbcc7bb5ce
oai_identifier_str oai:scielo:S0102-311X1994000100003
network_acronym_str FIOCRUZ-5
network_name_str Cadernos de Saúde Pública
repository_id_str
spelling Demanda ambulatorial em três serviços da rede pública do município do Rio de Janeiro, BrasilDemanda AmbulatorialMorbidadeQualidade de RegistrosA fim de se conhecer o perfil demográfico e nosológico da clientela, bem como avaliar a qualidade dos registros das consultas em prontuário, realizou-se um estudo de demanda em três serviços da rede pública dois ambulatoriais e um de urgência localizados na X Região Administrativa do município do Rio de Janeiro, Estado do Rio de Janeiro, Brasil. A amostra obtida foi de 2.029 pacientes, com 3.980 consultas realizadas no período de 1 de outubro de 1990 a 30 de setembro de 1991. Os diagnósticos foram codificados pela 9º revisão da Classificação Internacional de Doenças. Cerca de 60% dos atendimentos foram prestados a mulheres, mais de metade entre 15 e 49 anos. Crianças menores de 10 anos representaram 28% do total de atendimentos. Grande parte da demanda (38%) é formada pela população favelada da área. A qualidade dos registros da consulta em prontuário foi precária, faltando importantes informações. Os diagnósticos mais freqüentes foram classificados no capítulo XVI afecções maldefinidas, seguindo-se as doenças respiratórias, infecciosas, geniturinárias e circulatórias. Nos serviços ambulatoriais foi grande a procura por ações preventivas, como consulta de pré-natal e puericultura, inclusive na unidade que historicamente realizava apenas ações curativas. No serviço de urgência predominou o atendimento por causas externas. Entre os diagnósticos específicos mais freqüentes estão as infecções respiratórias agudas, a hipertensão arterial, problemas ginecológicos, consultas de pré-natal e doenças de pele. Não há registro de referência para outros serviços. A precariedade do registro médico traz prejuízos à assistência. A utilização destes registros, ainda que criticamente, é fundamental para melhorá-los.Escola Nacional de Saúde Pública Sergio Arouca, Fundação Oswaldo Cruz1994-03-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersiontext/htmlhttp://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0102-311X1994000100003Cadernos de Saúde Pública v.10 n.1 1994reponame:Cadernos de Saúde Públicainstname:Fundação Oswaldo Cruz (FIOCRUZ)instacron:FIOCRUZ10.1590/S0102-311X1994000100003info:eu-repo/semantics/openAccessCarvalho,Marília S.d'Orsi,EleonoraPrates,Enirtes C.Toschi,Wálria D. M.Shiraiwa,TizukoCampos,Tatiana P.Ell,ÉricaGarcia,Norma L.Junqueira,Ana PaulaSerrão,Simone A.Tavares,Elda L.por2004-04-08T00:00:00Zoai:scielo:S0102-311X1994000100003Revistahttp://cadernos.ensp.fiocruz.br/csp/https://old.scielo.br/oai/scielo-oai.phpcadernos@ensp.fiocruz.br||cadernos@ensp.fiocruz.br1678-44640102-311Xopendoar:2004-04-08T00:00Cadernos de Saúde Pública - Fundação Oswaldo Cruz (FIOCRUZ)false
dc.title.none.fl_str_mv Demanda ambulatorial em três serviços da rede pública do município do Rio de Janeiro, Brasil
title Demanda ambulatorial em três serviços da rede pública do município do Rio de Janeiro, Brasil
spellingShingle Demanda ambulatorial em três serviços da rede pública do município do Rio de Janeiro, Brasil
Carvalho,Marília S.
Demanda Ambulatorial
Morbidade
Qualidade de Registros
title_short Demanda ambulatorial em três serviços da rede pública do município do Rio de Janeiro, Brasil
title_full Demanda ambulatorial em três serviços da rede pública do município do Rio de Janeiro, Brasil
title_fullStr Demanda ambulatorial em três serviços da rede pública do município do Rio de Janeiro, Brasil
title_full_unstemmed Demanda ambulatorial em três serviços da rede pública do município do Rio de Janeiro, Brasil
title_sort Demanda ambulatorial em três serviços da rede pública do município do Rio de Janeiro, Brasil
author Carvalho,Marília S.
author_facet Carvalho,Marília S.
d'Orsi,Eleonora
Prates,Enirtes C.
Toschi,Wálria D. M.
Shiraiwa,Tizuko
Campos,Tatiana P.
Ell,Érica
Garcia,Norma L.
Junqueira,Ana Paula
Serrão,Simone A.
Tavares,Elda L.
author_role author
author2 d'Orsi,Eleonora
Prates,Enirtes C.
Toschi,Wálria D. M.
Shiraiwa,Tizuko
Campos,Tatiana P.
Ell,Érica
Garcia,Norma L.
Junqueira,Ana Paula
Serrão,Simone A.
Tavares,Elda L.
author2_role author
author
author
author
author
author
author
author
author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Carvalho,Marília S.
d'Orsi,Eleonora
Prates,Enirtes C.
Toschi,Wálria D. M.
Shiraiwa,Tizuko
Campos,Tatiana P.
Ell,Érica
Garcia,Norma L.
Junqueira,Ana Paula
Serrão,Simone A.
Tavares,Elda L.
dc.subject.por.fl_str_mv Demanda Ambulatorial
Morbidade
Qualidade de Registros
topic Demanda Ambulatorial
Morbidade
Qualidade de Registros
description A fim de se conhecer o perfil demográfico e nosológico da clientela, bem como avaliar a qualidade dos registros das consultas em prontuário, realizou-se um estudo de demanda em três serviços da rede pública dois ambulatoriais e um de urgência localizados na X Região Administrativa do município do Rio de Janeiro, Estado do Rio de Janeiro, Brasil. A amostra obtida foi de 2.029 pacientes, com 3.980 consultas realizadas no período de 1 de outubro de 1990 a 30 de setembro de 1991. Os diagnósticos foram codificados pela 9º revisão da Classificação Internacional de Doenças. Cerca de 60% dos atendimentos foram prestados a mulheres, mais de metade entre 15 e 49 anos. Crianças menores de 10 anos representaram 28% do total de atendimentos. Grande parte da demanda (38%) é formada pela população favelada da área. A qualidade dos registros da consulta em prontuário foi precária, faltando importantes informações. Os diagnósticos mais freqüentes foram classificados no capítulo XVI afecções maldefinidas, seguindo-se as doenças respiratórias, infecciosas, geniturinárias e circulatórias. Nos serviços ambulatoriais foi grande a procura por ações preventivas, como consulta de pré-natal e puericultura, inclusive na unidade que historicamente realizava apenas ações curativas. No serviço de urgência predominou o atendimento por causas externas. Entre os diagnósticos específicos mais freqüentes estão as infecções respiratórias agudas, a hipertensão arterial, problemas ginecológicos, consultas de pré-natal e doenças de pele. Não há registro de referência para outros serviços. A precariedade do registro médico traz prejuízos à assistência. A utilização destes registros, ainda que criticamente, é fundamental para melhorá-los.
publishDate 1994
dc.date.none.fl_str_mv 1994-03-01
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0102-311X1994000100003
url http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0102-311X1994000100003
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv 10.1590/S0102-311X1994000100003
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv text/html
dc.publisher.none.fl_str_mv Escola Nacional de Saúde Pública Sergio Arouca, Fundação Oswaldo Cruz
publisher.none.fl_str_mv Escola Nacional de Saúde Pública Sergio Arouca, Fundação Oswaldo Cruz
dc.source.none.fl_str_mv Cadernos de Saúde Pública v.10 n.1 1994
reponame:Cadernos de Saúde Pública
instname:Fundação Oswaldo Cruz (FIOCRUZ)
instacron:FIOCRUZ
instname_str Fundação Oswaldo Cruz (FIOCRUZ)
instacron_str FIOCRUZ
institution FIOCRUZ
reponame_str Cadernos de Saúde Pública
collection Cadernos de Saúde Pública
repository.name.fl_str_mv Cadernos de Saúde Pública - Fundação Oswaldo Cruz (FIOCRUZ)
repository.mail.fl_str_mv cadernos@ensp.fiocruz.br||cadernos@ensp.fiocruz.br
_version_ 1754115717068750848