Nunca fomos Flexnerianos: Anísio Teixeira e a educação superior em saúde no Brasil
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Data de Publicação: | 2014 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Cadernos de Saúde Pública |
Texto Completo: | http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0102-311X2014001202531 |
Resumo: | O objetivo do presente artigo é examinar elementos centrais do pensamento-ação de Anísio Teixeira, visando produzir subsídios para superação da atual crise de formação de pessoas em saúde. Primeiro, apresenta-se resumo de vida e obra de Anísio, avaliando seu legado institucional e impacto no cenário histórico da educação brasileira. Segundo, discute-se o modelo anisiano de Universidade Popular, promovido e implantado em duas oportunidades na história brasileira recente, porém reprimido politicamente com dureza. Terceiro, avalia-se a contribuição potencial da obra anisiana para os debates político- pedagógicos atuais sobre formação profissional e acadêmica em saúde, focalizando similaridades com modelos flexnerianos de renovação da universidade. Por último, propõe-se a hipótese de que a convergência conceitual e pragmática entre Flexner e Anísio permite compreender a constatada ausência ou invisibilidade do pensamento anisiano na literatura acadêmica sobre Educação em Saúde, no discurso institucional e nas práticas de formação de trabalhadores em saúde no Brasil. |
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Nunca fomos Flexnerianos: Anísio Teixeira e a educação superior em saúde no BrasilEducação em SaúdeUniversidadesO objetivo do presente artigo é examinar elementos centrais do pensamento-ação de Anísio Teixeira, visando produzir subsídios para superação da atual crise de formação de pessoas em saúde. Primeiro, apresenta-se resumo de vida e obra de Anísio, avaliando seu legado institucional e impacto no cenário histórico da educação brasileira. Segundo, discute-se o modelo anisiano de Universidade Popular, promovido e implantado em duas oportunidades na história brasileira recente, porém reprimido politicamente com dureza. Terceiro, avalia-se a contribuição potencial da obra anisiana para os debates político- pedagógicos atuais sobre formação profissional e acadêmica em saúde, focalizando similaridades com modelos flexnerianos de renovação da universidade. Por último, propõe-se a hipótese de que a convergência conceitual e pragmática entre Flexner e Anísio permite compreender a constatada ausência ou invisibilidade do pensamento anisiano na literatura acadêmica sobre Educação em Saúde, no discurso institucional e nas práticas de formação de trabalhadores em saúde no Brasil.Escola Nacional de Saúde Pública Sergio Arouca, Fundação Oswaldo Cruz2014-12-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersiontext/htmlhttp://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0102-311X2014001202531Cadernos de Saúde Pública v.30 n.12 2014reponame:Cadernos de Saúde Públicainstname:Fundação Oswaldo Cruz (FIOCRUZ)instacron:FIOCRUZ10.1590/0102-311xet011214info:eu-repo/semantics/openAccessAlmeida Filho,Naomarpor2018-08-01T00:00:00Zoai:scielo:S0102-311X2014001202531Revistahttp://cadernos.ensp.fiocruz.br/csp/https://old.scielo.br/oai/scielo-oai.phpcadernos@ensp.fiocruz.br||cadernos@ensp.fiocruz.br1678-44640102-311Xopendoar:2018-08-01T00:00Cadernos de Saúde Pública - Fundação Oswaldo Cruz (FIOCRUZ)false |
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