Análise do conhecimento e das concepções sobre saúde oral de alunos de odontologia: avaliação por meio de mapas conceituais
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 1999 |
Outros Autores: | , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Cadernos de Saúde Pública |
Texto Completo: | https://cadernos.ensp.fiocruz.br/ojs/index.php/csp/article/view/1264 |
Resumo: | This study sought to analyze senior dental students' cognitive structure concerning the topic of "enamel", which is fundamentally important for understanding oral health, since it offers basic scientific concepts for clinical and preventive practices and is the main subject of several courses during dentistry training. The strategy used to analyze students' cognitive structures was Novak's Concept Maps, based on Ausubel's Meaningful Learning theory. Analysis of students' maps allowed for a study of students' cognitive structure and concepts concerning oral health. It also fostered a diagnosis of students' knowledge in several important aspects of scientific and professional training. The results highlighted the need for rethinking the teaching/ learning process in dentistry training. |
id |
FIOCRUZ-5_9b4dc754f2cb100fcc1e3982159bd9b5 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.teste-cadernos.ensp.fiocruz.br:article/1264 |
network_acronym_str |
FIOCRUZ-5 |
network_name_str |
Cadernos de Saúde Pública |
repository_id_str |
|
spelling |
Análise do conhecimento e das concepções sobre saúde oral de alunos de odontologia: avaliação por meio de mapas conceituaisEducação em SaúdeEducação em Saúde BucalAvaliação EducacionalEstudantes de OdontologiaThis study sought to analyze senior dental students' cognitive structure concerning the topic of "enamel", which is fundamentally important for understanding oral health, since it offers basic scientific concepts for clinical and preventive practices and is the main subject of several courses during dentistry training. The strategy used to analyze students' cognitive structures was Novak's Concept Maps, based on Ausubel's Meaningful Learning theory. Analysis of students' maps allowed for a study of students' cognitive structure and concepts concerning oral health. It also fostered a diagnosis of students' knowledge in several important aspects of scientific and professional training. The results highlighted the need for rethinking the teaching/ learning process in dentistry training.O objetivo inicial deste trabalho foi apreender a estrutura cognitiva de alunos do último ano (sétimo período) do curso de graduação em odontologia da UFRJ em relação à temática do esmalte. Essa temática é de fundamental importância para a compreensão da saúde oral, na medida em que oferece conceitos científicos importantes e fundamentais para o exercício da prática clínica e preventiva, bem como por ser objeto de estudo em várias disciplinas ao longo do curso de Odontologia. Para a análise da estrutura cognitiva, utilizou-se a estratégia de mapas conceituais proposta por Novak e fundamentou-se na teoria da Aprendizagem Significativa, de Ausubel. A análise dos mapas elaborados pelos estudantes possibilitou um estudo não só sobre a estrutura cognitiva e as concepções sobre saúde oral dos alunos, como também permitiu um diagnóstico do conhecimento em diversos aspectos relevantes à formação científica e profissional, apontando para a necessidade de se repensar o processo ensino-aprendizagem nos cursos de Odontologia.Reports in Public HealthCadernos de Saúde Pública1999-01-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersiontext/htmlapplication/pdfhttps://cadernos.ensp.fiocruz.br/ojs/index.php/csp/article/view/1264Reports in Public Health; Vol. 15 No. 6 (1999): Supplement 2Cadernos de Saúde Pública; v. 15 n. 6 (1999): Suplemento 21678-44640102-311Xreponame:Cadernos de Saúde Públicainstname:Fundação Oswaldo Cruz (FIOCRUZ)instacron:FIOCRUZporhttps://cadernos.ensp.fiocruz.br/ojs/index.php/csp/article/view/1264/2516https://cadernos.ensp.fiocruz.br/ojs/index.php/csp/article/view/1264/2517Struchiner, MiriamVieira, Alexandre RezendeRicciardi, Regina Maria Vieirainfo:eu-repo/semantics/openAccess2024-03-06T15:26:20Zoai:ojs.teste-cadernos.ensp.fiocruz.br:article/1264Revistahttps://cadernos.ensp.fiocruz.br/ojs/index.php/csphttps://cadernos.ensp.fiocruz.br/ojs/index.php/csp/oaicadernos@ensp.fiocruz.br||cadernos@ensp.fiocruz.br1678-44640102-311Xopendoar:2024-03-06T13:01:31.430411Cadernos de Saúde Pública - Fundação Oswaldo Cruz (FIOCRUZ)true |
dc.title.none.fl_str_mv |
Análise do conhecimento e das concepções sobre saúde oral de alunos de odontologia: avaliação por meio de mapas conceituais |
title |
Análise do conhecimento e das concepções sobre saúde oral de alunos de odontologia: avaliação por meio de mapas conceituais |
spellingShingle |
Análise do conhecimento e das concepções sobre saúde oral de alunos de odontologia: avaliação por meio de mapas conceituais Struchiner, Miriam Educação em Saúde Educação em Saúde Bucal Avaliação Educacional Estudantes de Odontologia |
title_short |
Análise do conhecimento e das concepções sobre saúde oral de alunos de odontologia: avaliação por meio de mapas conceituais |
title_full |
Análise do conhecimento e das concepções sobre saúde oral de alunos de odontologia: avaliação por meio de mapas conceituais |
title_fullStr |
Análise do conhecimento e das concepções sobre saúde oral de alunos de odontologia: avaliação por meio de mapas conceituais |
title_full_unstemmed |
Análise do conhecimento e das concepções sobre saúde oral de alunos de odontologia: avaliação por meio de mapas conceituais |
title_sort |
Análise do conhecimento e das concepções sobre saúde oral de alunos de odontologia: avaliação por meio de mapas conceituais |
author |
Struchiner, Miriam |
author_facet |
Struchiner, Miriam Vieira, Alexandre Rezende Ricciardi, Regina Maria Vieira |
author_role |
author |
author2 |
Vieira, Alexandre Rezende Ricciardi, Regina Maria Vieira |
author2_role |
author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Struchiner, Miriam Vieira, Alexandre Rezende Ricciardi, Regina Maria Vieira |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Educação em Saúde Educação em Saúde Bucal Avaliação Educacional Estudantes de Odontologia |
topic |
Educação em Saúde Educação em Saúde Bucal Avaliação Educacional Estudantes de Odontologia |
description |
This study sought to analyze senior dental students' cognitive structure concerning the topic of "enamel", which is fundamentally important for understanding oral health, since it offers basic scientific concepts for clinical and preventive practices and is the main subject of several courses during dentistry training. The strategy used to analyze students' cognitive structures was Novak's Concept Maps, based on Ausubel's Meaningful Learning theory. Analysis of students' maps allowed for a study of students' cognitive structure and concepts concerning oral health. It also fostered a diagnosis of students' knowledge in several important aspects of scientific and professional training. The results highlighted the need for rethinking the teaching/ learning process in dentistry training. |
publishDate |
1999 |
dc.date.none.fl_str_mv |
1999-01-01 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://cadernos.ensp.fiocruz.br/ojs/index.php/csp/article/view/1264 |
url |
https://cadernos.ensp.fiocruz.br/ojs/index.php/csp/article/view/1264 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://cadernos.ensp.fiocruz.br/ojs/index.php/csp/article/view/1264/2516 https://cadernos.ensp.fiocruz.br/ojs/index.php/csp/article/view/1264/2517 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
text/html application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Reports in Public Health Cadernos de Saúde Pública |
publisher.none.fl_str_mv |
Reports in Public Health Cadernos de Saúde Pública |
dc.source.none.fl_str_mv |
Reports in Public Health; Vol. 15 No. 6 (1999): Supplement 2 Cadernos de Saúde Pública; v. 15 n. 6 (1999): Suplemento 2 1678-4464 0102-311X reponame:Cadernos de Saúde Pública instname:Fundação Oswaldo Cruz (FIOCRUZ) instacron:FIOCRUZ |
instname_str |
Fundação Oswaldo Cruz (FIOCRUZ) |
instacron_str |
FIOCRUZ |
institution |
FIOCRUZ |
reponame_str |
Cadernos de Saúde Pública |
collection |
Cadernos de Saúde Pública |
repository.name.fl_str_mv |
Cadernos de Saúde Pública - Fundação Oswaldo Cruz (FIOCRUZ) |
repository.mail.fl_str_mv |
cadernos@ensp.fiocruz.br||cadernos@ensp.fiocruz.br |
_version_ |
1798943346926813184 |