Análise do conhecimento e das concepções sobre saúde oral de alunos de odontologia: avaliação por meio de mapas conceituais

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Struchiner, Miriam
Data de Publicação: 1999
Outros Autores: Vieira, Alexandre Rezende, Ricciardi, Regina Maria Vieira
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Cadernos de Saúde Pública
Texto Completo: https://cadernos.ensp.fiocruz.br/ojs/index.php/csp/article/view/1264
Resumo: This study sought to analyze senior dental students' cognitive structure concerning the topic of "enamel", which is fundamentally important for understanding oral health, since it offers basic scientific concepts for clinical and preventive practices and is the main subject of several courses during dentistry training. The strategy used to analyze students' cognitive structures was Novak's Concept Maps, based on Ausubel's Meaningful Learning theory. Analysis of students' maps allowed for a study of students' cognitive structure and concepts concerning oral health. It also fostered a diagnosis of students' knowledge in several important aspects of scientific and professional training. The results highlighted the need for rethinking the teaching/ learning process in dentistry training.
id FIOCRUZ-5_9b4dc754f2cb100fcc1e3982159bd9b5
oai_identifier_str oai:ojs.teste-cadernos.ensp.fiocruz.br:article/1264
network_acronym_str FIOCRUZ-5
network_name_str Cadernos de Saúde Pública
repository_id_str
spelling Análise do conhecimento e das concepções sobre saúde oral de alunos de odontologia: avaliação por meio de mapas conceituaisEducação em SaúdeEducação em Saúde BucalAvaliação EducacionalEstudantes de OdontologiaThis study sought to analyze senior dental students' cognitive structure concerning the topic of "enamel", which is fundamentally important for understanding oral health, since it offers basic scientific concepts for clinical and preventive practices and is the main subject of several courses during dentistry training. The strategy used to analyze students' cognitive structures was Novak's Concept Maps, based on Ausubel's Meaningful Learning theory. Analysis of students' maps allowed for a study of students' cognitive structure and concepts concerning oral health. It also fostered a diagnosis of students' knowledge in several important aspects of scientific and professional training. The results highlighted the need for rethinking the teaching/ learning process in dentistry training.O objetivo inicial deste trabalho foi apreender a estrutura cognitiva de alunos do último ano (sétimo período) do curso de graduação em odontologia da UFRJ em relação à temática do esmalte. Essa temática é de fundamental importância para a compreensão da saúde oral, na medida em que oferece conceitos científicos importantes e fundamentais para o exercício da prática clínica e preventiva, bem como por ser objeto de estudo em várias disciplinas ao longo do curso de Odontologia. Para a análise da estrutura cognitiva, utilizou-se a estratégia de mapas conceituais proposta por Novak e fundamentou-se na teoria da Aprendizagem Significativa, de Ausubel. A análise dos mapas elaborados pelos estudantes possibilitou um estudo não só sobre a estrutura cognitiva e as concepções sobre saúde oral dos alunos, como também permitiu um diagnóstico do conhecimento em diversos aspectos relevantes à formação científica e profissional, apontando para a necessidade de se repensar o processo ensino-aprendizagem nos cursos de Odontologia.Reports in Public HealthCadernos de Saúde Pública1999-01-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersiontext/htmlapplication/pdfhttps://cadernos.ensp.fiocruz.br/ojs/index.php/csp/article/view/1264Reports in Public Health; Vol. 15 No. 6 (1999): Supplement 2Cadernos de Saúde Pública; v. 15 n. 6 (1999): Suplemento 21678-44640102-311Xreponame:Cadernos de Saúde Públicainstname:Fundação Oswaldo Cruz (FIOCRUZ)instacron:FIOCRUZporhttps://cadernos.ensp.fiocruz.br/ojs/index.php/csp/article/view/1264/2516https://cadernos.ensp.fiocruz.br/ojs/index.php/csp/article/view/1264/2517Struchiner, MiriamVieira, Alexandre RezendeRicciardi, Regina Maria Vieirainfo:eu-repo/semantics/openAccess2024-03-06T15:26:20Zoai:ojs.teste-cadernos.ensp.fiocruz.br:article/1264Revistahttps://cadernos.ensp.fiocruz.br/ojs/index.php/csphttps://cadernos.ensp.fiocruz.br/ojs/index.php/csp/oaicadernos@ensp.fiocruz.br||cadernos@ensp.fiocruz.br1678-44640102-311Xopendoar:2024-03-06T13:01:31.430411Cadernos de Saúde Pública - Fundação Oswaldo Cruz (FIOCRUZ)true
dc.title.none.fl_str_mv Análise do conhecimento e das concepções sobre saúde oral de alunos de odontologia: avaliação por meio de mapas conceituais
title Análise do conhecimento e das concepções sobre saúde oral de alunos de odontologia: avaliação por meio de mapas conceituais
spellingShingle Análise do conhecimento e das concepções sobre saúde oral de alunos de odontologia: avaliação por meio de mapas conceituais
Struchiner, Miriam
Educação em Saúde
Educação em Saúde Bucal
Avaliação Educacional
Estudantes de Odontologia
title_short Análise do conhecimento e das concepções sobre saúde oral de alunos de odontologia: avaliação por meio de mapas conceituais
title_full Análise do conhecimento e das concepções sobre saúde oral de alunos de odontologia: avaliação por meio de mapas conceituais
title_fullStr Análise do conhecimento e das concepções sobre saúde oral de alunos de odontologia: avaliação por meio de mapas conceituais
title_full_unstemmed Análise do conhecimento e das concepções sobre saúde oral de alunos de odontologia: avaliação por meio de mapas conceituais
title_sort Análise do conhecimento e das concepções sobre saúde oral de alunos de odontologia: avaliação por meio de mapas conceituais
author Struchiner, Miriam
author_facet Struchiner, Miriam
Vieira, Alexandre Rezende
Ricciardi, Regina Maria Vieira
author_role author
author2 Vieira, Alexandre Rezende
Ricciardi, Regina Maria Vieira
author2_role author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Struchiner, Miriam
Vieira, Alexandre Rezende
Ricciardi, Regina Maria Vieira
dc.subject.por.fl_str_mv Educação em Saúde
Educação em Saúde Bucal
Avaliação Educacional
Estudantes de Odontologia
topic Educação em Saúde
Educação em Saúde Bucal
Avaliação Educacional
Estudantes de Odontologia
description This study sought to analyze senior dental students' cognitive structure concerning the topic of "enamel", which is fundamentally important for understanding oral health, since it offers basic scientific concepts for clinical and preventive practices and is the main subject of several courses during dentistry training. The strategy used to analyze students' cognitive structures was Novak's Concept Maps, based on Ausubel's Meaningful Learning theory. Analysis of students' maps allowed for a study of students' cognitive structure and concepts concerning oral health. It also fostered a diagnosis of students' knowledge in several important aspects of scientific and professional training. The results highlighted the need for rethinking the teaching/ learning process in dentistry training.
publishDate 1999
dc.date.none.fl_str_mv 1999-01-01
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://cadernos.ensp.fiocruz.br/ojs/index.php/csp/article/view/1264
url https://cadernos.ensp.fiocruz.br/ojs/index.php/csp/article/view/1264
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://cadernos.ensp.fiocruz.br/ojs/index.php/csp/article/view/1264/2516
https://cadernos.ensp.fiocruz.br/ojs/index.php/csp/article/view/1264/2517
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv text/html
application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Reports in Public Health
Cadernos de Saúde Pública
publisher.none.fl_str_mv Reports in Public Health
Cadernos de Saúde Pública
dc.source.none.fl_str_mv Reports in Public Health; Vol. 15 No. 6 (1999): Supplement 2
Cadernos de Saúde Pública; v. 15 n. 6 (1999): Suplemento 2
1678-4464
0102-311X
reponame:Cadernos de Saúde Pública
instname:Fundação Oswaldo Cruz (FIOCRUZ)
instacron:FIOCRUZ
instname_str Fundação Oswaldo Cruz (FIOCRUZ)
instacron_str FIOCRUZ
institution FIOCRUZ
reponame_str Cadernos de Saúde Pública
collection Cadernos de Saúde Pública
repository.name.fl_str_mv Cadernos de Saúde Pública - Fundação Oswaldo Cruz (FIOCRUZ)
repository.mail.fl_str_mv cadernos@ensp.fiocruz.br||cadernos@ensp.fiocruz.br
_version_ 1798943346926813184