Comunicação pública do Ministério da Saúde no Facebook: uma análise das campanhas contra o Aedes aegypti no 'verão do Zika'
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Data de Publicação: | 2020 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | RECIIS (Online) |
Texto Completo: | https://www.reciis.icict.fiocruz.br/index.php/reciis/article/view/1802 |
Resumo: | O objetivo deste artigo é analisar as campanhas de comunicação promovidas, no Facebook, pelo Ministério da Saúde contra o mosquito Aedes aegypti. A intenção é identificar quais conteúdos são promovidos pelo Ministério tendo em vista, por um lado, a comunicação de interesse público (associada a políticas de saúde e a valores democráticos, como transparência e participação) e, por outro, as políticas de imagem de instituições e indivíduos, voltadas para auferir vantagens político-eleitorais. O corpus compreende as publicações veiculadas no período que ficou conhecido como o verão do Zika – mais exatamente, entre janeiro e abril de 2016. Por meio de investigação quantitativa e qualitativa, verificou-se que há ênfase na abordagem informacionista (nomeadamente, materiais sobre prevenção) e na difusão de serviços. Constatou-se, ademais, que, recorrentemente, publicações de interesse público trazem elementos de políticas de imagem, o que indica a instrumentalização política da comunicação de Estado na área de saúde. |
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Comunicação pública do Ministério da Saúde no Facebook: uma análise das campanhas contra o Aedes aegypti no 'verão do Zika'Comunicação em saúdeComunicação persuasivaMídias sociaisPolíticas públicasAedes.O objetivo deste artigo é analisar as campanhas de comunicação promovidas, no Facebook, pelo Ministério da Saúde contra o mosquito Aedes aegypti. A intenção é identificar quais conteúdos são promovidos pelo Ministério tendo em vista, por um lado, a comunicação de interesse público (associada a políticas de saúde e a valores democráticos, como transparência e participação) e, por outro, as políticas de imagem de instituições e indivíduos, voltadas para auferir vantagens político-eleitorais. O corpus compreende as publicações veiculadas no período que ficou conhecido como o verão do Zika – mais exatamente, entre janeiro e abril de 2016. Por meio de investigação quantitativa e qualitativa, verificou-se que há ênfase na abordagem informacionista (nomeadamente, materiais sobre prevenção) e na difusão de serviços. Constatou-se, ademais, que, recorrentemente, publicações de interesse público trazem elementos de políticas de imagem, o que indica a instrumentalização política da comunicação de Estado na área de saúde.Instituto de Comunicação e Informação Científica e Tecnológica em Saúde (Icict/Fiocruz)2020-03-31info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://www.reciis.icict.fiocruz.br/index.php/reciis/article/view/180210.29397/reciis.v14i1.1802Revista Eletrônica de Comunicação, Informação & Inovação em Saúde; Vol. 14 No. 1 (2020): Dossiê Fake News e SaúdeRevista Eletrônica de Comunicação, Informação e Inovação em Saúde; Vol. 14 Núm. 1 (2020): Dossiê Fake News e SaúdeRevue de la Communication, de l'Information et de l'Innovation en santé; Vol. 14 No 1 (2020): Dossiê Fake News e SaúdeRevista Eletrônica de Comunicação, Informação & Inovação em Saúde; v. 14 n. 1 (2020): Dossiê Fake News e Saúde1981-6278reponame:RECIIS (Online)instname:Fundação Oswaldo Cruz (FIOCRUZ)instacron:FIOCRUZporhttps://www.reciis.icict.fiocruz.br/index.php/reciis/article/view/1802/2339Miola, EdnaMarques, Francisco Paulo Jamilinfo:eu-repo/semantics/openAccess2020-03-31T16:23:15Zoai:www.reciis.icict.fiocruz.br:article/1802Revistahttps://www.reciis.icict.fiocruz.br/index.php/reciishttps://www.reciis.icict.fiocruz.br/index.php/reciis/oaireciis@icict.fiocruz.br1981-62781981-6278opendoar:2020-03-31T16:23:15RECIIS (Online) - Fundação Oswaldo Cruz (FIOCRUZ)false |
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