Uma contribuição da semiótica para a comunicação visual na área da saúde

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Oliveira,Sandra Regina Ramalho e
Data de Publicação: 2009
Outros Autores: Gaspar,Débora da Rocha, Oliveira,Guilherme Augusto Ramalho e
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Interface (Botucatu. Online)
Texto Completo: http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1414-32832009000200013
Resumo: Apresenta-se um modelo de análise proposto por Jean-Marie Floch como possibilidade para a criação e avaliação da comunicação visual na área da saúde, especialmente em campanhas educativas. Parte-se de questões introdutórias acerca da semiótica, expõem-se alguns conceitos comuns à semiótica discursiva e a semioestética, conforme postulado por Floch, e apresenta-se o modelo que tem a euforia e a disforia como oposição semântica de base. Ao final, mostra-se a aplicação do modelo em um cartaz de uma campanha preventiva contra doenças provocadas pelo fumo.
id UNESP-8_83c04cabdfec89e84436aed45a42e938
oai_identifier_str oai:scielo:S1414-32832009000200013
network_acronym_str UNESP-8
network_name_str Interface (Botucatu. Online)
repository_id_str
spelling Uma contribuição da semiótica para a comunicação visual na área da saúdeFazer persuasivoPromoção da saúdeComunicação visualSemióticaApresenta-se um modelo de análise proposto por Jean-Marie Floch como possibilidade para a criação e avaliação da comunicação visual na área da saúde, especialmente em campanhas educativas. Parte-se de questões introdutórias acerca da semiótica, expõem-se alguns conceitos comuns à semiótica discursiva e a semioestética, conforme postulado por Floch, e apresenta-se o modelo que tem a euforia e a disforia como oposição semântica de base. Ao final, mostra-se a aplicação do modelo em um cartaz de uma campanha preventiva contra doenças provocadas pelo fumo.UNESP2009-06-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersiontext/htmlhttp://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1414-32832009000200013Interface - Comunicação, Saúde, Educação v.13 n.29 2009reponame:Interface (Botucatu. Online)instname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)instacron:UNESP10.1590/S1414-32832009000200013info:eu-repo/semantics/openAccessOliveira,Sandra Regina Ramalho eGaspar,Débora da RochaOliveira,Guilherme Augusto Ramalho epor2012-07-24T00:00:00Zoai:scielo:S1414-32832009000200013Revistahttps://interface.org.br/PUBhttps://old.scielo.br/oai/scielo-oai.php||revista.interface@gmail.com||intface@fmb.unesp.br1807-57621414-3283opendoar:2012-07-24T00:00Interface (Botucatu. Online) - Universidade Estadual Paulista (UNESP)false
dc.title.none.fl_str_mv Uma contribuição da semiótica para a comunicação visual na área da saúde
title Uma contribuição da semiótica para a comunicação visual na área da saúde
spellingShingle Uma contribuição da semiótica para a comunicação visual na área da saúde
Oliveira,Sandra Regina Ramalho e
Fazer persuasivo
Promoção da saúde
Comunicação visual
Semiótica
title_short Uma contribuição da semiótica para a comunicação visual na área da saúde
title_full Uma contribuição da semiótica para a comunicação visual na área da saúde
title_fullStr Uma contribuição da semiótica para a comunicação visual na área da saúde
title_full_unstemmed Uma contribuição da semiótica para a comunicação visual na área da saúde
title_sort Uma contribuição da semiótica para a comunicação visual na área da saúde
author Oliveira,Sandra Regina Ramalho e
author_facet Oliveira,Sandra Regina Ramalho e
Gaspar,Débora da Rocha
Oliveira,Guilherme Augusto Ramalho e
author_role author
author2 Gaspar,Débora da Rocha
Oliveira,Guilherme Augusto Ramalho e
author2_role author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Oliveira,Sandra Regina Ramalho e
Gaspar,Débora da Rocha
Oliveira,Guilherme Augusto Ramalho e
dc.subject.por.fl_str_mv Fazer persuasivo
Promoção da saúde
Comunicação visual
Semiótica
topic Fazer persuasivo
Promoção da saúde
Comunicação visual
Semiótica
description Apresenta-se um modelo de análise proposto por Jean-Marie Floch como possibilidade para a criação e avaliação da comunicação visual na área da saúde, especialmente em campanhas educativas. Parte-se de questões introdutórias acerca da semiótica, expõem-se alguns conceitos comuns à semiótica discursiva e a semioestética, conforme postulado por Floch, e apresenta-se o modelo que tem a euforia e a disforia como oposição semântica de base. Ao final, mostra-se a aplicação do modelo em um cartaz de uma campanha preventiva contra doenças provocadas pelo fumo.
publishDate 2009
dc.date.none.fl_str_mv 2009-06-01
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1414-32832009000200013
url http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1414-32832009000200013
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv 10.1590/S1414-32832009000200013
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv text/html
dc.publisher.none.fl_str_mv UNESP
publisher.none.fl_str_mv UNESP
dc.source.none.fl_str_mv Interface - Comunicação, Saúde, Educação v.13 n.29 2009
reponame:Interface (Botucatu. Online)
instname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)
instacron:UNESP
instname_str Universidade Estadual Paulista (UNESP)
instacron_str UNESP
institution UNESP
reponame_str Interface (Botucatu. Online)
collection Interface (Botucatu. Online)
repository.name.fl_str_mv Interface (Botucatu. Online) - Universidade Estadual Paulista (UNESP)
repository.mail.fl_str_mv ||revista.interface@gmail.com||intface@fmb.unesp.br
_version_ 1748958518112681984