Facilitadores e barreiras à utilização das teleconsultorias off-line: a experiência dos médicos da atenção primária de Belo Horizonte
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2013 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | RECIIS (Online) |
Texto Completo: | https://www.reciis.icict.fiocruz.br/index.php/reciis/article/view/453 |
Resumo: | ResumoINTRODUÇÃO: Telessaúde é a prestação de serviços de saúde por profissionais que utilizam as tecnologias de informação e comunicação para intercâmbio de informações para fins de diagnóstico, tratamento e prevenção de doenças, processos de educação em saúde, pesquisas e avaliações. Objetivo foi identificar facilitadores e barreiras à sua incorporação na rotina de trabalho. METODOS: A amostra intencional incluiu 2 homens e 5 mulheres de diferentes distritos sanitários que fizeram uso de teleconsultorias off line. Entrevistas individuais e análise de conteúdo foram realizadas. Após a leitura flutuante dos textos das entrevistas, foram identificados os trechos correspondentes a cada uma das categorias e subcategorias do modelo explicativo baseado na Teoria da Difusão. RESULTADOS: A teleconsultoria off line é considerada de fácil utilização, promove o aperfeiçoamento e reforça o vínculo médico-paciente. Os médicos solicitantes afirmam o potencial e a pertinência da teleconsultoria off line para a atenção primária à saúde. Os entraves (sobrecarga de trabalho, debilidades no treinamento e pouca familiaridade do profissional com a informática) interagem para influenciar a decisão de utilização. CONCLUSÃO: Baixa taxa de utilização e as contradições encontradas sugerem pistas para orientar a gestão em suas ações visando à consolidação do sistema.Recebido: 10.06.12Aceito: 01.08.2012 |
id |
FIOCRUZ-6_0629dc9f795771ca47cb5621f4305cc5 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:www.reciis.icict.fiocruz.br:article/453 |
network_acronym_str |
FIOCRUZ-6 |
network_name_str |
RECIIS (Online) |
repository_id_str |
|
spelling |
Facilitadores e barreiras à utilização das teleconsultorias off-line: a experiência dos médicos da atenção primária de Belo HorizonteTelemedicinaTelessaúdeConsulta remotaAtenção primária à saúdeTeleconsultoria.ResumoINTRODUÇÃO: Telessaúde é a prestação de serviços de saúde por profissionais que utilizam as tecnologias de informação e comunicação para intercâmbio de informações para fins de diagnóstico, tratamento e prevenção de doenças, processos de educação em saúde, pesquisas e avaliações. Objetivo foi identificar facilitadores e barreiras à sua incorporação na rotina de trabalho. METODOS: A amostra intencional incluiu 2 homens e 5 mulheres de diferentes distritos sanitários que fizeram uso de teleconsultorias off line. Entrevistas individuais e análise de conteúdo foram realizadas. Após a leitura flutuante dos textos das entrevistas, foram identificados os trechos correspondentes a cada uma das categorias e subcategorias do modelo explicativo baseado na Teoria da Difusão. RESULTADOS: A teleconsultoria off line é considerada de fácil utilização, promove o aperfeiçoamento e reforça o vínculo médico-paciente. Os médicos solicitantes afirmam o potencial e a pertinência da teleconsultoria off line para a atenção primária à saúde. Os entraves (sobrecarga de trabalho, debilidades no treinamento e pouca familiaridade do profissional com a informática) interagem para influenciar a decisão de utilização. CONCLUSÃO: Baixa taxa de utilização e as contradições encontradas sugerem pistas para orientar a gestão em suas ações visando à consolidação do sistema.Recebido: 10.06.12Aceito: 01.08.2012Instituto de Comunicação e Informação Científica e Tecnológica em Saúde (Icict/Fiocruz)2013-03-29info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionAvaliado pelos paresapplication/pdfhttps://www.reciis.icict.fiocruz.br/index.php/reciis/article/view/45310.3395/reciis.v7i1.453Revista Eletrônica de Comunicação, Informação & Inovação em Saúde; Vol. 7 No. 1 (2013)Revista Eletrônica de Comunicação, Informação e Inovação em Saúde; Vol. 7 Núm. 1 (2013)Revue de la Communication, de l'Information et de l'Innovation en santé; Vol. 7 No 1 (2013)Revista Eletrônica de Comunicação, Informação & Inovação em Saúde; v. 7 n. 1 (2013)1981-6278reponame:RECIIS (Online)instname:Fundação Oswaldo Cruz (FIOCRUZ)instacron:FIOCRUZporhttps://www.reciis.icict.fiocruz.br/index.php/reciis/article/view/453/1107Ruas, Sandra Silva Mitraud Ruas Silva MitraudAssunção, Ada Ávilainfo:eu-repo/semantics/openAccess2015-03-21T16:27:47Zoai:www.reciis.icict.fiocruz.br:article/453Revistahttps://www.reciis.icict.fiocruz.br/index.php/reciishttps://www.reciis.icict.fiocruz.br/index.php/reciis/oaireciis@icict.fiocruz.br1981-62781981-6278opendoar:2015-03-21T16:27:47RECIIS (Online) - Fundação Oswaldo Cruz (FIOCRUZ)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Facilitadores e barreiras à utilização das teleconsultorias off-line: a experiência dos médicos da atenção primária de Belo Horizonte |
title |
Facilitadores e barreiras à utilização das teleconsultorias off-line: a experiência dos médicos da atenção primária de Belo Horizonte |
spellingShingle |
Facilitadores e barreiras à utilização das teleconsultorias off-line: a experiência dos médicos da atenção primária de Belo Horizonte Ruas, Sandra Silva Mitraud Ruas Silva Mitraud Telemedicina Telessaúde Consulta remota Atenção primária à saúde Teleconsultoria. |
title_short |
Facilitadores e barreiras à utilização das teleconsultorias off-line: a experiência dos médicos da atenção primária de Belo Horizonte |
title_full |
Facilitadores e barreiras à utilização das teleconsultorias off-line: a experiência dos médicos da atenção primária de Belo Horizonte |
title_fullStr |
Facilitadores e barreiras à utilização das teleconsultorias off-line: a experiência dos médicos da atenção primária de Belo Horizonte |
title_full_unstemmed |
Facilitadores e barreiras à utilização das teleconsultorias off-line: a experiência dos médicos da atenção primária de Belo Horizonte |
title_sort |
Facilitadores e barreiras à utilização das teleconsultorias off-line: a experiência dos médicos da atenção primária de Belo Horizonte |
author |
Ruas, Sandra Silva Mitraud Ruas Silva Mitraud |
author_facet |
Ruas, Sandra Silva Mitraud Ruas Silva Mitraud Assunção, Ada Ávila |
author_role |
author |
author2 |
Assunção, Ada Ávila |
author2_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Ruas, Sandra Silva Mitraud Ruas Silva Mitraud Assunção, Ada Ávila |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Telemedicina Telessaúde Consulta remota Atenção primária à saúde Teleconsultoria. |
topic |
Telemedicina Telessaúde Consulta remota Atenção primária à saúde Teleconsultoria. |
description |
ResumoINTRODUÇÃO: Telessaúde é a prestação de serviços de saúde por profissionais que utilizam as tecnologias de informação e comunicação para intercâmbio de informações para fins de diagnóstico, tratamento e prevenção de doenças, processos de educação em saúde, pesquisas e avaliações. Objetivo foi identificar facilitadores e barreiras à sua incorporação na rotina de trabalho. METODOS: A amostra intencional incluiu 2 homens e 5 mulheres de diferentes distritos sanitários que fizeram uso de teleconsultorias off line. Entrevistas individuais e análise de conteúdo foram realizadas. Após a leitura flutuante dos textos das entrevistas, foram identificados os trechos correspondentes a cada uma das categorias e subcategorias do modelo explicativo baseado na Teoria da Difusão. RESULTADOS: A teleconsultoria off line é considerada de fácil utilização, promove o aperfeiçoamento e reforça o vínculo médico-paciente. Os médicos solicitantes afirmam o potencial e a pertinência da teleconsultoria off line para a atenção primária à saúde. Os entraves (sobrecarga de trabalho, debilidades no treinamento e pouca familiaridade do profissional com a informática) interagem para influenciar a decisão de utilização. CONCLUSÃO: Baixa taxa de utilização e as contradições encontradas sugerem pistas para orientar a gestão em suas ações visando à consolidação do sistema.Recebido: 10.06.12Aceito: 01.08.2012 |
publishDate |
2013 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2013-03-29 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion Avaliado pelos pares |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://www.reciis.icict.fiocruz.br/index.php/reciis/article/view/453 10.3395/reciis.v7i1.453 |
url |
https://www.reciis.icict.fiocruz.br/index.php/reciis/article/view/453 |
identifier_str_mv |
10.3395/reciis.v7i1.453 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://www.reciis.icict.fiocruz.br/index.php/reciis/article/view/453/1107 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Instituto de Comunicação e Informação Científica e Tecnológica em Saúde (Icict/Fiocruz) |
publisher.none.fl_str_mv |
Instituto de Comunicação e Informação Científica e Tecnológica em Saúde (Icict/Fiocruz) |
dc.source.none.fl_str_mv |
Revista Eletrônica de Comunicação, Informação & Inovação em Saúde; Vol. 7 No. 1 (2013) Revista Eletrônica de Comunicação, Informação e Inovação em Saúde; Vol. 7 Núm. 1 (2013) Revue de la Communication, de l'Information et de l'Innovation en santé; Vol. 7 No 1 (2013) Revista Eletrônica de Comunicação, Informação & Inovação em Saúde; v. 7 n. 1 (2013) 1981-6278 reponame:RECIIS (Online) instname:Fundação Oswaldo Cruz (FIOCRUZ) instacron:FIOCRUZ |
instname_str |
Fundação Oswaldo Cruz (FIOCRUZ) |
instacron_str |
FIOCRUZ |
institution |
FIOCRUZ |
reponame_str |
RECIIS (Online) |
collection |
RECIIS (Online) |
repository.name.fl_str_mv |
RECIIS (Online) - Fundação Oswaldo Cruz (FIOCRUZ) |
repository.mail.fl_str_mv |
reciis@icict.fiocruz.br |
_version_ |
1798942461567959041 |