Perspectiva da epistemologia histórica e a escola promotora de saúde

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Moura,João Batista Vianey Silveira
Data de Publicação: 2007
Outros Autores: Lourinho,Lídia Andrade, Valdês,Maria Teresa Moreno, Frota,Mirna Albuquerque, Catrib,Ana Maria Fontenelle
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: História. Ciências. Saúde-Manguinhos
Texto Completo: http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0104-59702007000200006
Resumo: Aborda-se a educação, especificamente a escola na perspectiva filosófica de Gaston Bachelard e Thomas Kuhn, bem como nos aspectos da promoção da saúde. Critica-se a escola instrumentalista, mostrando que esse modelo chegou à exaustão. Faz-se uso da abordagem bachelardiana, na perspectiva de que todo conhecimento é resultado de minucioso trabalho de interrogação da realidade. A partir das idéias de Kuhn, reflete-se sobre a mudança de paradigmas e o seu significado nos espaços educacionais. Com base nessas duas vias, discute-se o projeto da escola desejada: inclusiva, múltipla, pluralista, interativa e sistêmica, que promova a saúde, perceba a natureza como fonte de vida e discuta as relações do ambiente sob a ótica da bioética, da qualidade de vida e da cidadania.
id FIOCRUZ-7_3d18d63c7740c668ebdd955d3f6325a1
oai_identifier_str oai:scielo:S0104-59702007000200006
network_acronym_str FIOCRUZ-7
network_name_str História. Ciências. Saúde-Manguinhos
repository_id_str
spelling Perspectiva da epistemologia histórica e a escola promotora de saúdeepistemologiaeducação em saúdepromoção de saúde na escolaAborda-se a educação, especificamente a escola na perspectiva filosófica de Gaston Bachelard e Thomas Kuhn, bem como nos aspectos da promoção da saúde. Critica-se a escola instrumentalista, mostrando que esse modelo chegou à exaustão. Faz-se uso da abordagem bachelardiana, na perspectiva de que todo conhecimento é resultado de minucioso trabalho de interrogação da realidade. A partir das idéias de Kuhn, reflete-se sobre a mudança de paradigmas e o seu significado nos espaços educacionais. Com base nessas duas vias, discute-se o projeto da escola desejada: inclusiva, múltipla, pluralista, interativa e sistêmica, que promova a saúde, perceba a natureza como fonte de vida e discuta as relações do ambiente sob a ótica da bioética, da qualidade de vida e da cidadania.Casa de Oswaldo Cruz, Fundação Oswaldo Cruz2007-06-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersiontext/htmlhttp://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0104-59702007000200006História, Ciências, Saúde-Manguinhos v.14 n.2 2007reponame:História. Ciências. Saúde-Manguinhosinstname:Fundação Oswaldo Cruz (FIOCRUZ)instacron:FIOCRUZ10.1590/S0104-59702007000200006info:eu-repo/semantics/openAccessMoura,João Batista Vianey SilveiraLourinho,Lídia AndradeValdês,Maria Teresa MorenoFrota,Mirna AlbuquerqueCatrib,Ana Maria Fontenellepor2007-07-31T00:00:00Zoai:scielo:S0104-59702007000200006Revistahttp://www.revistahcsm.coc.fiocruz.br/PUBhttps://old.scielo.br/oai/scielo-oai.php||hscience@coc.fiocruz.br1678-47580104-5970opendoar:2007-07-31T00:00História. Ciências. Saúde-Manguinhos - Fundação Oswaldo Cruz (FIOCRUZ)false
dc.title.none.fl_str_mv Perspectiva da epistemologia histórica e a escola promotora de saúde
title Perspectiva da epistemologia histórica e a escola promotora de saúde
spellingShingle Perspectiva da epistemologia histórica e a escola promotora de saúde
Moura,João Batista Vianey Silveira
epistemologia
educação em saúde
promoção de saúde na escola
title_short Perspectiva da epistemologia histórica e a escola promotora de saúde
title_full Perspectiva da epistemologia histórica e a escola promotora de saúde
title_fullStr Perspectiva da epistemologia histórica e a escola promotora de saúde
title_full_unstemmed Perspectiva da epistemologia histórica e a escola promotora de saúde
title_sort Perspectiva da epistemologia histórica e a escola promotora de saúde
author Moura,João Batista Vianey Silveira
author_facet Moura,João Batista Vianey Silveira
Lourinho,Lídia Andrade
Valdês,Maria Teresa Moreno
Frota,Mirna Albuquerque
Catrib,Ana Maria Fontenelle
author_role author
author2 Lourinho,Lídia Andrade
Valdês,Maria Teresa Moreno
Frota,Mirna Albuquerque
Catrib,Ana Maria Fontenelle
author2_role author
author
author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Moura,João Batista Vianey Silveira
Lourinho,Lídia Andrade
Valdês,Maria Teresa Moreno
Frota,Mirna Albuquerque
Catrib,Ana Maria Fontenelle
dc.subject.por.fl_str_mv epistemologia
educação em saúde
promoção de saúde na escola
topic epistemologia
educação em saúde
promoção de saúde na escola
description Aborda-se a educação, especificamente a escola na perspectiva filosófica de Gaston Bachelard e Thomas Kuhn, bem como nos aspectos da promoção da saúde. Critica-se a escola instrumentalista, mostrando que esse modelo chegou à exaustão. Faz-se uso da abordagem bachelardiana, na perspectiva de que todo conhecimento é resultado de minucioso trabalho de interrogação da realidade. A partir das idéias de Kuhn, reflete-se sobre a mudança de paradigmas e o seu significado nos espaços educacionais. Com base nessas duas vias, discute-se o projeto da escola desejada: inclusiva, múltipla, pluralista, interativa e sistêmica, que promova a saúde, perceba a natureza como fonte de vida e discuta as relações do ambiente sob a ótica da bioética, da qualidade de vida e da cidadania.
publishDate 2007
dc.date.none.fl_str_mv 2007-06-01
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0104-59702007000200006
url http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0104-59702007000200006
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv 10.1590/S0104-59702007000200006
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv text/html
dc.publisher.none.fl_str_mv Casa de Oswaldo Cruz, Fundação Oswaldo Cruz
publisher.none.fl_str_mv Casa de Oswaldo Cruz, Fundação Oswaldo Cruz
dc.source.none.fl_str_mv História, Ciências, Saúde-Manguinhos v.14 n.2 2007
reponame:História. Ciências. Saúde-Manguinhos
instname:Fundação Oswaldo Cruz (FIOCRUZ)
instacron:FIOCRUZ
instname_str Fundação Oswaldo Cruz (FIOCRUZ)
instacron_str FIOCRUZ
institution FIOCRUZ
reponame_str História. Ciências. Saúde-Manguinhos
collection História. Ciências. Saúde-Manguinhos
repository.name.fl_str_mv História. Ciências. Saúde-Manguinhos - Fundação Oswaldo Cruz (FIOCRUZ)
repository.mail.fl_str_mv ||hscience@coc.fiocruz.br
_version_ 1754115676199452672