Perspectiva da epistemologia histórica e a escola promotora de saúde
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2007 |
Outros Autores: | , , , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | História. Ciências. Saúde-Manguinhos |
Texto Completo: | http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0104-59702007000200006 |
Resumo: | Aborda-se a educação, especificamente a escola na perspectiva filosófica de Gaston Bachelard e Thomas Kuhn, bem como nos aspectos da promoção da saúde. Critica-se a escola instrumentalista, mostrando que esse modelo chegou à exaustão. Faz-se uso da abordagem bachelardiana, na perspectiva de que todo conhecimento é resultado de minucioso trabalho de interrogação da realidade. A partir das idéias de Kuhn, reflete-se sobre a mudança de paradigmas e o seu significado nos espaços educacionais. Com base nessas duas vias, discute-se o projeto da escola desejada: inclusiva, múltipla, pluralista, interativa e sistêmica, que promova a saúde, perceba a natureza como fonte de vida e discuta as relações do ambiente sob a ótica da bioética, da qualidade de vida e da cidadania. |
id |
FIOCRUZ-7_3d18d63c7740c668ebdd955d3f6325a1 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:scielo:S0104-59702007000200006 |
network_acronym_str |
FIOCRUZ-7 |
network_name_str |
História. Ciências. Saúde-Manguinhos |
repository_id_str |
|
spelling |
Perspectiva da epistemologia histórica e a escola promotora de saúdeepistemologiaeducação em saúdepromoção de saúde na escolaAborda-se a educação, especificamente a escola na perspectiva filosófica de Gaston Bachelard e Thomas Kuhn, bem como nos aspectos da promoção da saúde. Critica-se a escola instrumentalista, mostrando que esse modelo chegou à exaustão. Faz-se uso da abordagem bachelardiana, na perspectiva de que todo conhecimento é resultado de minucioso trabalho de interrogação da realidade. A partir das idéias de Kuhn, reflete-se sobre a mudança de paradigmas e o seu significado nos espaços educacionais. Com base nessas duas vias, discute-se o projeto da escola desejada: inclusiva, múltipla, pluralista, interativa e sistêmica, que promova a saúde, perceba a natureza como fonte de vida e discuta as relações do ambiente sob a ótica da bioética, da qualidade de vida e da cidadania.Casa de Oswaldo Cruz, Fundação Oswaldo Cruz2007-06-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersiontext/htmlhttp://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0104-59702007000200006História, Ciências, Saúde-Manguinhos v.14 n.2 2007reponame:História. Ciências. Saúde-Manguinhosinstname:Fundação Oswaldo Cruz (FIOCRUZ)instacron:FIOCRUZ10.1590/S0104-59702007000200006info:eu-repo/semantics/openAccessMoura,João Batista Vianey SilveiraLourinho,Lídia AndradeValdês,Maria Teresa MorenoFrota,Mirna AlbuquerqueCatrib,Ana Maria Fontenellepor2007-07-31T00:00:00Zoai:scielo:S0104-59702007000200006Revistahttp://www.revistahcsm.coc.fiocruz.br/PUBhttps://old.scielo.br/oai/scielo-oai.php||hscience@coc.fiocruz.br1678-47580104-5970opendoar:2007-07-31T00:00História. Ciências. Saúde-Manguinhos - Fundação Oswaldo Cruz (FIOCRUZ)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Perspectiva da epistemologia histórica e a escola promotora de saúde |
title |
Perspectiva da epistemologia histórica e a escola promotora de saúde |
spellingShingle |
Perspectiva da epistemologia histórica e a escola promotora de saúde Moura,João Batista Vianey Silveira epistemologia educação em saúde promoção de saúde na escola |
title_short |
Perspectiva da epistemologia histórica e a escola promotora de saúde |
title_full |
Perspectiva da epistemologia histórica e a escola promotora de saúde |
title_fullStr |
Perspectiva da epistemologia histórica e a escola promotora de saúde |
title_full_unstemmed |
Perspectiva da epistemologia histórica e a escola promotora de saúde |
title_sort |
Perspectiva da epistemologia histórica e a escola promotora de saúde |
author |
Moura,João Batista Vianey Silveira |
author_facet |
Moura,João Batista Vianey Silveira Lourinho,Lídia Andrade Valdês,Maria Teresa Moreno Frota,Mirna Albuquerque Catrib,Ana Maria Fontenelle |
author_role |
author |
author2 |
Lourinho,Lídia Andrade Valdês,Maria Teresa Moreno Frota,Mirna Albuquerque Catrib,Ana Maria Fontenelle |
author2_role |
author author author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Moura,João Batista Vianey Silveira Lourinho,Lídia Andrade Valdês,Maria Teresa Moreno Frota,Mirna Albuquerque Catrib,Ana Maria Fontenelle |
dc.subject.por.fl_str_mv |
epistemologia educação em saúde promoção de saúde na escola |
topic |
epistemologia educação em saúde promoção de saúde na escola |
description |
Aborda-se a educação, especificamente a escola na perspectiva filosófica de Gaston Bachelard e Thomas Kuhn, bem como nos aspectos da promoção da saúde. Critica-se a escola instrumentalista, mostrando que esse modelo chegou à exaustão. Faz-se uso da abordagem bachelardiana, na perspectiva de que todo conhecimento é resultado de minucioso trabalho de interrogação da realidade. A partir das idéias de Kuhn, reflete-se sobre a mudança de paradigmas e o seu significado nos espaços educacionais. Com base nessas duas vias, discute-se o projeto da escola desejada: inclusiva, múltipla, pluralista, interativa e sistêmica, que promova a saúde, perceba a natureza como fonte de vida e discuta as relações do ambiente sob a ótica da bioética, da qualidade de vida e da cidadania. |
publishDate |
2007 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2007-06-01 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0104-59702007000200006 |
url |
http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0104-59702007000200006 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
10.1590/S0104-59702007000200006 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
text/html |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Casa de Oswaldo Cruz, Fundação Oswaldo Cruz |
publisher.none.fl_str_mv |
Casa de Oswaldo Cruz, Fundação Oswaldo Cruz |
dc.source.none.fl_str_mv |
História, Ciências, Saúde-Manguinhos v.14 n.2 2007 reponame:História. Ciências. Saúde-Manguinhos instname:Fundação Oswaldo Cruz (FIOCRUZ) instacron:FIOCRUZ |
instname_str |
Fundação Oswaldo Cruz (FIOCRUZ) |
instacron_str |
FIOCRUZ |
institution |
FIOCRUZ |
reponame_str |
História. Ciências. Saúde-Manguinhos |
collection |
História. Ciências. Saúde-Manguinhos |
repository.name.fl_str_mv |
História. Ciências. Saúde-Manguinhos - Fundação Oswaldo Cruz (FIOCRUZ) |
repository.mail.fl_str_mv |
||hscience@coc.fiocruz.br |
_version_ |
1754115676199452672 |