A saúde na escola: análise dos documentos de referência nos quarenta anos de obrigatoriedade dos programas de saúde, 1971-2011

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Monteiro,Paulo Henrique Nico
Data de Publicação: 2015
Outros Autores: Bizzo,Nelio
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: História. Ciências. Saúde-Manguinhos
Texto Completo: http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0104-59702015000200007
Resumo: O tema da saúde é tradicional nos currículos escolares no Brasil, podendo ser visto em materiais didáticos desde o final do século XIX. Definindo como ponto de partida o estabelecimento da obrigatoriedade do desenvolvimento dos programas de saúde em 1971, este artigo analisa alguns documentos oficiais que buscaram traçar diretrizes para a educação em saúde no âmbito escolar quanto à concepção de saúde expressa, aos objetivos a alcançar e ao papel da educação em saúde na formação geral dos alunos. A análise aponta para uma importante carência de referências que orientem o ensino da saúde na escola, assim como para ideias que permanecem inalteradas, a despeito das mudanças sociais e dos avanços teóricos ocorridos no período.
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