Mudanças climáticas na visão de estudantes do ensino médio de escolas da cidade de São Paulo, Brasil
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2016 |
Outros Autores: | , , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista Científica Hermes |
Texto Completo: | https://revistahermes.com.br/index.php/hermes1/article/view/295 |
Resumo: | Este texto trata de um projeto de pesquisa, em rede internacional, concomitantemente desenvolvido em escolas de São Paulo, no Brasil e em outros doze países. O referencial norteador é a epistemologia da complexidade, de Edgar Morin, e a metodologia multidimensional consiste em pesquisa bibliográfica e de campo: observação, grupos focais, entrevistas e seminários com estudantes de três escolas de Ensino Médio, de São Paulo. A pesquisa, em fase final, tem duração de quatro anos letivos e a primeira fase culminou com a apresentação dos resultados na Conferência Mundial de Mudanças Climáticas (COP 21), em Paris, no ano de 2015. A partir de abordagens inter e transdisciplinares do conhecimento sobre mudança climática, entendemos que a escola pode sensibilizar os estudantes para a ampliação da visão ecológica da realidade. A intenção deste texto é apresentar os primeiros resultados de observações do estudo, cujo objetivoprimordial é estabelecer ações responsáveis para o exercício da cidadania planetária, entre estudantes do Ensino Médio. Que os jovens se tornem cidadãos conscientes em suas escolhas e em seus compromissos sociais, éticos e políticos. |
id |
FIPEN-1_04ee6d68a3a406c58209057ca7f4335d |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.revistahermes.com.br:article/295 |
network_acronym_str |
FIPEN-1 |
network_name_str |
Revista Científica Hermes |
repository_id_str |
|
spelling |
Mudanças climáticas na visão de estudantes do ensino médio de escolas da cidade de São Paulo, BrasilClimate change in the vision of students teaching São Paulo city schools east, BrazilClimate changesPupilsSecondary School.COP 21.mudanças climáticasestudantesensino médioCOP 21Este texto trata de um projeto de pesquisa, em rede internacional, concomitantemente desenvolvido em escolas de São Paulo, no Brasil e em outros doze países. O referencial norteador é a epistemologia da complexidade, de Edgar Morin, e a metodologia multidimensional consiste em pesquisa bibliográfica e de campo: observação, grupos focais, entrevistas e seminários com estudantes de três escolas de Ensino Médio, de São Paulo. A pesquisa, em fase final, tem duração de quatro anos letivos e a primeira fase culminou com a apresentação dos resultados na Conferência Mundial de Mudanças Climáticas (COP 21), em Paris, no ano de 2015. A partir de abordagens inter e transdisciplinares do conhecimento sobre mudança climática, entendemos que a escola pode sensibilizar os estudantes para a ampliação da visão ecológica da realidade. A intenção deste texto é apresentar os primeiros resultados de observações do estudo, cujo objetivoprimordial é estabelecer ações responsáveis para o exercício da cidadania planetária, entre estudantes do Ensino Médio. Que os jovens se tornem cidadãos conscientes em suas escolhas e em seus compromissos sociais, éticos e políticos.The text deals with a research project, on international networks, which is concomitantly carried out in schools of São Paulo, in Brazil and in twelve other countries. The guiding reference point is Edgar Morin’s epistemolgy of complexity and the multidimensional methodology consists in bibliographic and field research: observation, focus groups, interviews and seminarswith pupils of three Secondary Schools of São Paulo. In the final phase, the research has duration of four school years and the first phase, culminating in the presentation of the results in the United Nations Climate Change Conference (COP 21), in Paris, in the year of 2015.On the basis of an interdisciplinary and transdisciplinaryapproach of the knowledge about climate change,we understand that school can sensibilise the pupils to the broadening of the ecological view of reality. The purpose of this text is to present the first results of observations of this study, the primordial objective of which is to establish responsible actionsfor the exercise of planetary citizenship, among Secondary School pupils. We wish young people to become conscious citizens in their choices and in their social,ethical and political commitments. Fernando de Almeida Santos2016-10-22info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://revistahermes.com.br/index.php/hermes1/article/view/29510.21710/rch.v16i0.295Revista Científica Hermes; v. 16 (2016): julho a dezembro; 223-245Revista Científica Hermes ; Vol. 16 (2016): julho a dezembro; 223-245Revista Científica Hermes ; Vol. 16 (2016): julho a dezembro; 223-2452175-055610.21710/rch.v16i0reponame:Revista Científica Hermesinstname:Instituto Paulista de Ensino (FIPEN)instacron:FIPENporhttps://revistahermes.com.br/index.php/hermes1/article/view/295/pdfCopyright (c) 2016 Marcel Sena Fernandes, Alfredo Pena-Vega, Alessandro Marco Rosini, Izabel Petragliahttps://creativecommons.org/licenses/by/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessFernandes, Marcel SenaPena-Vega, AlfredoRosini, Alessandro MarcoPetraglia, Izabel2023-01-25T03:40:32Zoai:ojs.revistahermes.com.br:article/295Revistahttp://www.fipen.edu.br/hermes1/index.php/hermes1PUBhttp://www.fipen.edu.br/hermes1/index.php/hermes1/oai||hermes@fipen.edu.br2175-05562175-0556opendoar:2023-01-25T03:40:32Revista Científica Hermes - Instituto Paulista de Ensino (FIPEN)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Mudanças climáticas na visão de estudantes do ensino médio de escolas da cidade de São Paulo, Brasil Climate change in the vision of students teaching São Paulo city schools east, Brazil |
title |
Mudanças climáticas na visão de estudantes do ensino médio de escolas da cidade de São Paulo, Brasil |
spellingShingle |
Mudanças climáticas na visão de estudantes do ensino médio de escolas da cidade de São Paulo, Brasil Fernandes, Marcel Sena Climate changes Pupils Secondary School.COP 21. mudanças climáticas estudantes ensino médio COP 21 |
title_short |
Mudanças climáticas na visão de estudantes do ensino médio de escolas da cidade de São Paulo, Brasil |
title_full |
Mudanças climáticas na visão de estudantes do ensino médio de escolas da cidade de São Paulo, Brasil |
title_fullStr |
Mudanças climáticas na visão de estudantes do ensino médio de escolas da cidade de São Paulo, Brasil |
title_full_unstemmed |
Mudanças climáticas na visão de estudantes do ensino médio de escolas da cidade de São Paulo, Brasil |
title_sort |
Mudanças climáticas na visão de estudantes do ensino médio de escolas da cidade de São Paulo, Brasil |
author |
Fernandes, Marcel Sena |
author_facet |
Fernandes, Marcel Sena Pena-Vega, Alfredo Rosini, Alessandro Marco Petraglia, Izabel |
author_role |
author |
author2 |
Pena-Vega, Alfredo Rosini, Alessandro Marco Petraglia, Izabel |
author2_role |
author author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Fernandes, Marcel Sena Pena-Vega, Alfredo Rosini, Alessandro Marco Petraglia, Izabel |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Climate changes Pupils Secondary School.COP 21. mudanças climáticas estudantes ensino médio COP 21 |
topic |
Climate changes Pupils Secondary School.COP 21. mudanças climáticas estudantes ensino médio COP 21 |
description |
Este texto trata de um projeto de pesquisa, em rede internacional, concomitantemente desenvolvido em escolas de São Paulo, no Brasil e em outros doze países. O referencial norteador é a epistemologia da complexidade, de Edgar Morin, e a metodologia multidimensional consiste em pesquisa bibliográfica e de campo: observação, grupos focais, entrevistas e seminários com estudantes de três escolas de Ensino Médio, de São Paulo. A pesquisa, em fase final, tem duração de quatro anos letivos e a primeira fase culminou com a apresentação dos resultados na Conferência Mundial de Mudanças Climáticas (COP 21), em Paris, no ano de 2015. A partir de abordagens inter e transdisciplinares do conhecimento sobre mudança climática, entendemos que a escola pode sensibilizar os estudantes para a ampliação da visão ecológica da realidade. A intenção deste texto é apresentar os primeiros resultados de observações do estudo, cujo objetivoprimordial é estabelecer ações responsáveis para o exercício da cidadania planetária, entre estudantes do Ensino Médio. Que os jovens se tornem cidadãos conscientes em suas escolhas e em seus compromissos sociais, éticos e políticos. |
publishDate |
2016 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2016-10-22 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://revistahermes.com.br/index.php/hermes1/article/view/295 10.21710/rch.v16i0.295 |
url |
https://revistahermes.com.br/index.php/hermes1/article/view/295 |
identifier_str_mv |
10.21710/rch.v16i0.295 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://revistahermes.com.br/index.php/hermes1/article/view/295/pdf |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
https://creativecommons.org/licenses/by/4.0 info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
https://creativecommons.org/licenses/by/4.0 |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Fernando de Almeida Santos |
publisher.none.fl_str_mv |
Fernando de Almeida Santos |
dc.source.none.fl_str_mv |
Revista Científica Hermes; v. 16 (2016): julho a dezembro; 223-245 Revista Científica Hermes ; Vol. 16 (2016): julho a dezembro; 223-245 Revista Científica Hermes ; Vol. 16 (2016): julho a dezembro; 223-245 2175-0556 10.21710/rch.v16i0 reponame:Revista Científica Hermes instname:Instituto Paulista de Ensino (FIPEN) instacron:FIPEN |
instname_str |
Instituto Paulista de Ensino (FIPEN) |
instacron_str |
FIPEN |
institution |
FIPEN |
reponame_str |
Revista Científica Hermes |
collection |
Revista Científica Hermes |
repository.name.fl_str_mv |
Revista Científica Hermes - Instituto Paulista de Ensino (FIPEN) |
repository.mail.fl_str_mv |
||hermes@fipen.edu.br |
_version_ |
1798945178195591168 |