As questões culturais das redes sociais tecnológicas e seus princípios e valores no contexto da inclusão social

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Rosini, Alessandro Marco
Data de Publicação: 2014
Outros Autores: França, Ana Cristina Limongi
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Científica Hermes
Texto Completo: https://revistahermes.com.br/index.php/hermes1/article/view/166
Resumo: Este artigo tem como objetivo mostrar o quão importante é uma escola de samba para a sociedade local, com relação à inclusão social e ao resgate de valores humanos; refletir sobre a aplicação do aprendizado gerado na comunidade (organização formal); e adicionalmente discutir a importância das pessoas no contexto do fortalecimento cultural e organizacional em um ambiente de redes sociais e como as tecnologias da informação e comunicação (tics) podem contribuir de forma inovadora para a evolução do cenário da educação nessas comunidades. O método científico utilizado nessa pesquisa concede por intermédio de estudo de caso, aplicando-se a técnica Delphi, onde os principais stakeholders dessa comunidade são entrevistados. Constatamos nesse estudo que o carinho, o respeito, a consideração pelas pessoas que integram esse meio são fatores importantes nessas comunidades sociais. O aprendizado gerado pela comunidade é fator determinante com o empenho desenvolvido pelos líderes dessas comunidades, onde as tics podem ter papel preponderante e importante nesse auxílio.
id FIPEN-1_386b1c68ba4d4093d0c82ca2296034d4
oai_identifier_str oai:ojs.revistahermes.com.br:article/166
network_acronym_str FIPEN-1
network_name_str Revista Científica Hermes
repository_id_str
spelling As questões culturais das redes sociais tecnológicas e seus princípios e valores no contexto da inclusão socialCultural Issues Of Social Networks, Their Principles And Values In Social InclusionSocial networks at internet. Educational technologies. Organization Culture. Social Inclusion.redes sociais na internettecnologias educacionaiscultura organizacionalinclusão socialEste artigo tem como objetivo mostrar o quão importante é uma escola de samba para a sociedade local, com relação à inclusão social e ao resgate de valores humanos; refletir sobre a aplicação do aprendizado gerado na comunidade (organização formal); e adicionalmente discutir a importância das pessoas no contexto do fortalecimento cultural e organizacional em um ambiente de redes sociais e como as tecnologias da informação e comunicação (tics) podem contribuir de forma inovadora para a evolução do cenário da educação nessas comunidades. O método científico utilizado nessa pesquisa concede por intermédio de estudo de caso, aplicando-se a técnica Delphi, onde os principais stakeholders dessa comunidade são entrevistados. Constatamos nesse estudo que o carinho, o respeito, a consideração pelas pessoas que integram esse meio são fatores importantes nessas comunidades sociais. O aprendizado gerado pela comunidade é fator determinante com o empenho desenvolvido pelos líderes dessas comunidades, onde as tics podem ter papel preponderante e importante nesse auxílio.This article aims to show the importance of a samba school for the local community (inrelation to social inclusion and redemption of human values), reflect on the application of thislearning created at community to a (organization) and discuss the role of people inorganizational and cultural strengthening in a social networking environment. It also showshow the use of information technology and communication (ITC) can contribute to theevolution of educational scenario of those communities. The scientific method for this is casestudy, using Delphi technique, where the main community stakeholders are interviewed. Care,respect and consideration for the people who are part of the community are important factorsin these social communities. The learning generated by the community and their leaders’effort are determining for them. ITC can help this learning.Fernando de Almeida Santos2014-09-30info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://revistahermes.com.br/index.php/hermes1/article/view/16610.21710/rch.v11i0.166Revista Científica Hermes; v. 11 (2014): julho a dezembro; 1-25Revista Cientí­fica Hermes ; Vol. 11 (2014): julho a dezembro; 1-25Revista Científica Hermes ; Vol. 11 (2014): julho a dezembro; 1-252175-055610.21710/rch.v11i0reponame:Revista Científica Hermesinstname:Instituto Paulista de Ensino (FIPEN)instacron:FIPENporhttps://revistahermes.com.br/index.php/hermes1/article/view/166/pdfCopyright (c) 2014 Alessandro Marco Rosini, Ana Cristina Limongi Françahttps://creativecommons.org/licenses/by/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessRosini, Alessandro MarcoFrança, Ana Cristina Limongi2023-01-25T03:40:29Zoai:ojs.revistahermes.com.br:article/166Revistahttp://www.fipen.edu.br/hermes1/index.php/hermes1PUBhttp://www.fipen.edu.br/hermes1/index.php/hermes1/oai||hermes@fipen.edu.br2175-05562175-0556opendoar:2023-01-25T03:40:29Revista Científica Hermes - Instituto Paulista de Ensino (FIPEN)false
dc.title.none.fl_str_mv As questões culturais das redes sociais tecnológicas e seus princípios e valores no contexto da inclusão social
Cultural Issues Of Social Networks, Their Principles And Values In Social Inclusion
title As questões culturais das redes sociais tecnológicas e seus princípios e valores no contexto da inclusão social
spellingShingle As questões culturais das redes sociais tecnológicas e seus princípios e valores no contexto da inclusão social
Rosini, Alessandro Marco
Social networks at internet. Educational technologies. Organization Culture. Social Inclusion.
redes sociais na internet
tecnologias educacionais
cultura organizacional
inclusão social
title_short As questões culturais das redes sociais tecnológicas e seus princípios e valores no contexto da inclusão social
title_full As questões culturais das redes sociais tecnológicas e seus princípios e valores no contexto da inclusão social
title_fullStr As questões culturais das redes sociais tecnológicas e seus princípios e valores no contexto da inclusão social
title_full_unstemmed As questões culturais das redes sociais tecnológicas e seus princípios e valores no contexto da inclusão social
title_sort As questões culturais das redes sociais tecnológicas e seus princípios e valores no contexto da inclusão social
author Rosini, Alessandro Marco
author_facet Rosini, Alessandro Marco
França, Ana Cristina Limongi
author_role author
author2 França, Ana Cristina Limongi
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Rosini, Alessandro Marco
França, Ana Cristina Limongi
dc.subject.por.fl_str_mv Social networks at internet. Educational technologies. Organization Culture. Social Inclusion.
redes sociais na internet
tecnologias educacionais
cultura organizacional
inclusão social
topic Social networks at internet. Educational technologies. Organization Culture. Social Inclusion.
redes sociais na internet
tecnologias educacionais
cultura organizacional
inclusão social
description Este artigo tem como objetivo mostrar o quão importante é uma escola de samba para a sociedade local, com relação à inclusão social e ao resgate de valores humanos; refletir sobre a aplicação do aprendizado gerado na comunidade (organização formal); e adicionalmente discutir a importância das pessoas no contexto do fortalecimento cultural e organizacional em um ambiente de redes sociais e como as tecnologias da informação e comunicação (tics) podem contribuir de forma inovadora para a evolução do cenário da educação nessas comunidades. O método científico utilizado nessa pesquisa concede por intermédio de estudo de caso, aplicando-se a técnica Delphi, onde os principais stakeholders dessa comunidade são entrevistados. Constatamos nesse estudo que o carinho, o respeito, a consideração pelas pessoas que integram esse meio são fatores importantes nessas comunidades sociais. O aprendizado gerado pela comunidade é fator determinante com o empenho desenvolvido pelos líderes dessas comunidades, onde as tics podem ter papel preponderante e importante nesse auxílio.
publishDate 2014
dc.date.none.fl_str_mv 2014-09-30
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://revistahermes.com.br/index.php/hermes1/article/view/166
10.21710/rch.v11i0.166
url https://revistahermes.com.br/index.php/hermes1/article/view/166
identifier_str_mv 10.21710/rch.v11i0.166
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://revistahermes.com.br/index.php/hermes1/article/view/166/pdf
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2014 Alessandro Marco Rosini, Ana Cristina Limongi França
https://creativecommons.org/licenses/by/4.0
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2014 Alessandro Marco Rosini, Ana Cristina Limongi França
https://creativecommons.org/licenses/by/4.0
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Fernando de Almeida Santos
publisher.none.fl_str_mv Fernando de Almeida Santos
dc.source.none.fl_str_mv Revista Científica Hermes; v. 11 (2014): julho a dezembro; 1-25
Revista Cientí­fica Hermes ; Vol. 11 (2014): julho a dezembro; 1-25
Revista Científica Hermes ; Vol. 11 (2014): julho a dezembro; 1-25
2175-0556
10.21710/rch.v11i0
reponame:Revista Científica Hermes
instname:Instituto Paulista de Ensino (FIPEN)
instacron:FIPEN
instname_str Instituto Paulista de Ensino (FIPEN)
instacron_str FIPEN
institution FIPEN
reponame_str Revista Científica Hermes
collection Revista Científica Hermes
repository.name.fl_str_mv Revista Científica Hermes - Instituto Paulista de Ensino (FIPEN)
repository.mail.fl_str_mv ||hermes@fipen.edu.br
_version_ 1798945178064519168