As questões culturais das redes sociais tecnológicas e seus princípios e valores no contexto da inclusão social
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2014 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista Científica Hermes |
Texto Completo: | https://revistahermes.com.br/index.php/hermes1/article/view/166 |
Resumo: | Este artigo tem como objetivo mostrar o quão importante é uma escola de samba para a sociedade local, com relação à inclusão social e ao resgate de valores humanos; refletir sobre a aplicação do aprendizado gerado na comunidade (organização formal); e adicionalmente discutir a importância das pessoas no contexto do fortalecimento cultural e organizacional em um ambiente de redes sociais e como as tecnologias da informação e comunicação (tics) podem contribuir de forma inovadora para a evolução do cenário da educação nessas comunidades. O método científico utilizado nessa pesquisa concede por intermédio de estudo de caso, aplicando-se a técnica Delphi, onde os principais stakeholders dessa comunidade são entrevistados. Constatamos nesse estudo que o carinho, o respeito, a consideração pelas pessoas que integram esse meio são fatores importantes nessas comunidades sociais. O aprendizado gerado pela comunidade é fator determinante com o empenho desenvolvido pelos líderes dessas comunidades, onde as tics podem ter papel preponderante e importante nesse auxílio. |
id |
FIPEN-1_386b1c68ba4d4093d0c82ca2296034d4 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.revistahermes.com.br:article/166 |
network_acronym_str |
FIPEN-1 |
network_name_str |
Revista Científica Hermes |
repository_id_str |
|
spelling |
As questões culturais das redes sociais tecnológicas e seus princípios e valores no contexto da inclusão socialCultural Issues Of Social Networks, Their Principles And Values In Social InclusionSocial networks at internet. Educational technologies. Organization Culture. Social Inclusion.redes sociais na internettecnologias educacionaiscultura organizacionalinclusão socialEste artigo tem como objetivo mostrar o quão importante é uma escola de samba para a sociedade local, com relação à inclusão social e ao resgate de valores humanos; refletir sobre a aplicação do aprendizado gerado na comunidade (organização formal); e adicionalmente discutir a importância das pessoas no contexto do fortalecimento cultural e organizacional em um ambiente de redes sociais e como as tecnologias da informação e comunicação (tics) podem contribuir de forma inovadora para a evolução do cenário da educação nessas comunidades. O método científico utilizado nessa pesquisa concede por intermédio de estudo de caso, aplicando-se a técnica Delphi, onde os principais stakeholders dessa comunidade são entrevistados. Constatamos nesse estudo que o carinho, o respeito, a consideração pelas pessoas que integram esse meio são fatores importantes nessas comunidades sociais. O aprendizado gerado pela comunidade é fator determinante com o empenho desenvolvido pelos líderes dessas comunidades, onde as tics podem ter papel preponderante e importante nesse auxílio.This article aims to show the importance of a samba school for the local community (inrelation to social inclusion and redemption of human values), reflect on the application of thislearning created at community to a (organization) and discuss the role of people inorganizational and cultural strengthening in a social networking environment. It also showshow the use of information technology and communication (ITC) can contribute to theevolution of educational scenario of those communities. The scientific method for this is casestudy, using Delphi technique, where the main community stakeholders are interviewed. Care,respect and consideration for the people who are part of the community are important factorsin these social communities. The learning generated by the community and their leaders’effort are determining for them. ITC can help this learning.Fernando de Almeida Santos2014-09-30info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://revistahermes.com.br/index.php/hermes1/article/view/16610.21710/rch.v11i0.166Revista Científica Hermes; v. 11 (2014): julho a dezembro; 1-25Revista Científica Hermes ; Vol. 11 (2014): julho a dezembro; 1-25Revista Científica Hermes ; Vol. 11 (2014): julho a dezembro; 1-252175-055610.21710/rch.v11i0reponame:Revista Científica Hermesinstname:Instituto Paulista de Ensino (FIPEN)instacron:FIPENporhttps://revistahermes.com.br/index.php/hermes1/article/view/166/pdfCopyright (c) 2014 Alessandro Marco Rosini, Ana Cristina Limongi Françahttps://creativecommons.org/licenses/by/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessRosini, Alessandro MarcoFrança, Ana Cristina Limongi2023-01-25T03:40:29Zoai:ojs.revistahermes.com.br:article/166Revistahttp://www.fipen.edu.br/hermes1/index.php/hermes1PUBhttp://www.fipen.edu.br/hermes1/index.php/hermes1/oai||hermes@fipen.edu.br2175-05562175-0556opendoar:2023-01-25T03:40:29Revista Científica Hermes - Instituto Paulista de Ensino (FIPEN)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
As questões culturais das redes sociais tecnológicas e seus princípios e valores no contexto da inclusão social Cultural Issues Of Social Networks, Their Principles And Values In Social Inclusion |
title |
As questões culturais das redes sociais tecnológicas e seus princípios e valores no contexto da inclusão social |
spellingShingle |
As questões culturais das redes sociais tecnológicas e seus princípios e valores no contexto da inclusão social Rosini, Alessandro Marco Social networks at internet. Educational technologies. Organization Culture. Social Inclusion. redes sociais na internet tecnologias educacionais cultura organizacional inclusão social |
title_short |
As questões culturais das redes sociais tecnológicas e seus princípios e valores no contexto da inclusão social |
title_full |
As questões culturais das redes sociais tecnológicas e seus princípios e valores no contexto da inclusão social |
title_fullStr |
As questões culturais das redes sociais tecnológicas e seus princípios e valores no contexto da inclusão social |
title_full_unstemmed |
As questões culturais das redes sociais tecnológicas e seus princípios e valores no contexto da inclusão social |
title_sort |
As questões culturais das redes sociais tecnológicas e seus princípios e valores no contexto da inclusão social |
author |
Rosini, Alessandro Marco |
author_facet |
Rosini, Alessandro Marco França, Ana Cristina Limongi |
author_role |
author |
author2 |
França, Ana Cristina Limongi |
author2_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Rosini, Alessandro Marco França, Ana Cristina Limongi |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Social networks at internet. Educational technologies. Organization Culture. Social Inclusion. redes sociais na internet tecnologias educacionais cultura organizacional inclusão social |
topic |
Social networks at internet. Educational technologies. Organization Culture. Social Inclusion. redes sociais na internet tecnologias educacionais cultura organizacional inclusão social |
description |
Este artigo tem como objetivo mostrar o quão importante é uma escola de samba para a sociedade local, com relação à inclusão social e ao resgate de valores humanos; refletir sobre a aplicação do aprendizado gerado na comunidade (organização formal); e adicionalmente discutir a importância das pessoas no contexto do fortalecimento cultural e organizacional em um ambiente de redes sociais e como as tecnologias da informação e comunicação (tics) podem contribuir de forma inovadora para a evolução do cenário da educação nessas comunidades. O método científico utilizado nessa pesquisa concede por intermédio de estudo de caso, aplicando-se a técnica Delphi, onde os principais stakeholders dessa comunidade são entrevistados. Constatamos nesse estudo que o carinho, o respeito, a consideração pelas pessoas que integram esse meio são fatores importantes nessas comunidades sociais. O aprendizado gerado pela comunidade é fator determinante com o empenho desenvolvido pelos líderes dessas comunidades, onde as tics podem ter papel preponderante e importante nesse auxílio. |
publishDate |
2014 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2014-09-30 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://revistahermes.com.br/index.php/hermes1/article/view/166 10.21710/rch.v11i0.166 |
url |
https://revistahermes.com.br/index.php/hermes1/article/view/166 |
identifier_str_mv |
10.21710/rch.v11i0.166 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://revistahermes.com.br/index.php/hermes1/article/view/166/pdf |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2014 Alessandro Marco Rosini, Ana Cristina Limongi França https://creativecommons.org/licenses/by/4.0 info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2014 Alessandro Marco Rosini, Ana Cristina Limongi França https://creativecommons.org/licenses/by/4.0 |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Fernando de Almeida Santos |
publisher.none.fl_str_mv |
Fernando de Almeida Santos |
dc.source.none.fl_str_mv |
Revista Científica Hermes; v. 11 (2014): julho a dezembro; 1-25 Revista Científica Hermes ; Vol. 11 (2014): julho a dezembro; 1-25 Revista Científica Hermes ; Vol. 11 (2014): julho a dezembro; 1-25 2175-0556 10.21710/rch.v11i0 reponame:Revista Científica Hermes instname:Instituto Paulista de Ensino (FIPEN) instacron:FIPEN |
instname_str |
Instituto Paulista de Ensino (FIPEN) |
instacron_str |
FIPEN |
institution |
FIPEN |
reponame_str |
Revista Científica Hermes |
collection |
Revista Científica Hermes |
repository.name.fl_str_mv |
Revista Científica Hermes - Instituto Paulista de Ensino (FIPEN) |
repository.mail.fl_str_mv |
||hermes@fipen.edu.br |
_version_ |
1798945178064519168 |