O ciclo da inclusão digital: social-digital-social / Digital inclusion cycle: social-digital-social
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2021 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista Veras |
Texto Completo: | https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/33721 |
Resumo: | Vivemos hoje na era da cultura digital, onde nossas experiências são adequadas e compartilhadas em ambiente virtual, mediadas por tecnologias digitais. Porém, esta realidade não é comum a todos os indivíduos; e a despeito das dificuldades antes já existentes de protagonizar sua vida em sociedade, agora enfrentam, também, os desafios de inclusão em uma esfera digital. Assim, através de uma revisão bibliográfica em livros eletrônicos e artigos científicos em português, buscou-se compreender a estreita relação entre inclusão digital e inclusão social, considerando o importante papel da escola nesse contexto. Debateu-se que ações de inclusão digital desprovidas de ações de inclusão social têm pouca efetividade e que, na contemporaneidade, as tecnologias são uma importante ferramenta para garantir o efetivo exercício da cidadania. Na escola a questão da inclusão ganha dimensões ainda mais complexas, pois, além das adversidades em relação à infraestrutura e investimentos, enfrenta-se a questão da não formação profissional para o uso da tecnologia como uma força capaz de transformar a realidade. Considera-se, por fim, que a inclusão digital vai além do uso das tecnologias; e é preciso compreender que ela tem condições de contribuir para uma articulação ativa dos sujeitos na sociedade. Os profissionais da educação devem se preparar, com formação continuada, para que, sabendo lidar com as atuais demandas da sociedade, possam auxiliar na desenvoltura dos estudantes em seus próprios desafios. No âmbito governamental, urge que haja correlação entre as abordagens, de modo que o ciclo da inclusão seja positivo. |
id |
VERACRUZ-0_8f7b7127ff9eb4391a3bf1a14cb1663f |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs2.ojs.brazilianjournals.com.br:article/33721 |
network_acronym_str |
VERACRUZ-0 |
network_name_str |
Revista Veras |
repository_id_str |
|
spelling |
O ciclo da inclusão digital: social-digital-social / Digital inclusion cycle: social-digital-socialInclusão DigitalInclusão SocialCultura DigitalInternetTecnologias Digitais.Vivemos hoje na era da cultura digital, onde nossas experiências são adequadas e compartilhadas em ambiente virtual, mediadas por tecnologias digitais. Porém, esta realidade não é comum a todos os indivíduos; e a despeito das dificuldades antes já existentes de protagonizar sua vida em sociedade, agora enfrentam, também, os desafios de inclusão em uma esfera digital. Assim, através de uma revisão bibliográfica em livros eletrônicos e artigos científicos em português, buscou-se compreender a estreita relação entre inclusão digital e inclusão social, considerando o importante papel da escola nesse contexto. Debateu-se que ações de inclusão digital desprovidas de ações de inclusão social têm pouca efetividade e que, na contemporaneidade, as tecnologias são uma importante ferramenta para garantir o efetivo exercício da cidadania. Na escola a questão da inclusão ganha dimensões ainda mais complexas, pois, além das adversidades em relação à infraestrutura e investimentos, enfrenta-se a questão da não formação profissional para o uso da tecnologia como uma força capaz de transformar a realidade. Considera-se, por fim, que a inclusão digital vai além do uso das tecnologias; e é preciso compreender que ela tem condições de contribuir para uma articulação ativa dos sujeitos na sociedade. Os profissionais da educação devem se preparar, com formação continuada, para que, sabendo lidar com as atuais demandas da sociedade, possam auxiliar na desenvoltura dos estudantes em seus próprios desafios. No âmbito governamental, urge que haja correlação entre as abordagens, de modo que o ciclo da inclusão seja positivo.Brazilian Journals Publicações de Periódicos e Editora Ltda.2021-08-02info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/3372110.34117/bjdv7n8-002Brazilian Journal of Development; Vol. 7 No. 8 (2021); 75705-75714Brazilian Journal of Development; Vol. 7 Núm. 8 (2021); 75705-75714Brazilian Journal of Development; v. 7 n. 8 (2021); 75705-757142525-8761reponame:Revista Verasinstname:Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz)instacron:VERACRUZporhttps://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/33721/pdfCopyright (c) 2021 Brazilian Journal of Developmentinfo:eu-repo/semantics/openAccessMedeiros, Isabella Coelho2021-09-16T20:49:37Zoai:ojs2.ojs.brazilianjournals.com.br:article/33721Revistahttp://site.veracruz.edu.br:8087/instituto/revistaveras/index.php/revistaveras/PRIhttp://site.veracruz.edu.br:8087/instituto/revistaveras/index.php/revistaveras/oai||revistaveras@veracruz.edu.br2236-57292236-5729opendoar:2024-10-15T16:17:42.462443Revista Veras - Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
O ciclo da inclusão digital: social-digital-social / Digital inclusion cycle: social-digital-social |
title |
O ciclo da inclusão digital: social-digital-social / Digital inclusion cycle: social-digital-social |
spellingShingle |
O ciclo da inclusão digital: social-digital-social / Digital inclusion cycle: social-digital-social Medeiros, Isabella Coelho Inclusão Digital Inclusão Social Cultura Digital Internet Tecnologias Digitais. |
title_short |
O ciclo da inclusão digital: social-digital-social / Digital inclusion cycle: social-digital-social |
title_full |
O ciclo da inclusão digital: social-digital-social / Digital inclusion cycle: social-digital-social |
title_fullStr |
O ciclo da inclusão digital: social-digital-social / Digital inclusion cycle: social-digital-social |
title_full_unstemmed |
O ciclo da inclusão digital: social-digital-social / Digital inclusion cycle: social-digital-social |
title_sort |
O ciclo da inclusão digital: social-digital-social / Digital inclusion cycle: social-digital-social |
author |
Medeiros, Isabella Coelho |
author_facet |
Medeiros, Isabella Coelho |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Medeiros, Isabella Coelho |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Inclusão Digital Inclusão Social Cultura Digital Internet Tecnologias Digitais. |
topic |
Inclusão Digital Inclusão Social Cultura Digital Internet Tecnologias Digitais. |
description |
Vivemos hoje na era da cultura digital, onde nossas experiências são adequadas e compartilhadas em ambiente virtual, mediadas por tecnologias digitais. Porém, esta realidade não é comum a todos os indivíduos; e a despeito das dificuldades antes já existentes de protagonizar sua vida em sociedade, agora enfrentam, também, os desafios de inclusão em uma esfera digital. Assim, através de uma revisão bibliográfica em livros eletrônicos e artigos científicos em português, buscou-se compreender a estreita relação entre inclusão digital e inclusão social, considerando o importante papel da escola nesse contexto. Debateu-se que ações de inclusão digital desprovidas de ações de inclusão social têm pouca efetividade e que, na contemporaneidade, as tecnologias são uma importante ferramenta para garantir o efetivo exercício da cidadania. Na escola a questão da inclusão ganha dimensões ainda mais complexas, pois, além das adversidades em relação à infraestrutura e investimentos, enfrenta-se a questão da não formação profissional para o uso da tecnologia como uma força capaz de transformar a realidade. Considera-se, por fim, que a inclusão digital vai além do uso das tecnologias; e é preciso compreender que ela tem condições de contribuir para uma articulação ativa dos sujeitos na sociedade. Os profissionais da educação devem se preparar, com formação continuada, para que, sabendo lidar com as atuais demandas da sociedade, possam auxiliar na desenvoltura dos estudantes em seus próprios desafios. No âmbito governamental, urge que haja correlação entre as abordagens, de modo que o ciclo da inclusão seja positivo. |
publishDate |
2021 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2021-08-02 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/33721 10.34117/bjdv7n8-002 |
url |
https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/33721 |
identifier_str_mv |
10.34117/bjdv7n8-002 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/33721/pdf |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2021 Brazilian Journal of Development info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2021 Brazilian Journal of Development |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Brazilian Journals Publicações de Periódicos e Editora Ltda. |
publisher.none.fl_str_mv |
Brazilian Journals Publicações de Periódicos e Editora Ltda. |
dc.source.none.fl_str_mv |
Brazilian Journal of Development; Vol. 7 No. 8 (2021); 75705-75714 Brazilian Journal of Development; Vol. 7 Núm. 8 (2021); 75705-75714 Brazilian Journal of Development; v. 7 n. 8 (2021); 75705-75714 2525-8761 reponame:Revista Veras instname:Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz) instacron:VERACRUZ |
instname_str |
Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz) |
instacron_str |
VERACRUZ |
institution |
VERACRUZ |
reponame_str |
Revista Veras |
collection |
Revista Veras |
repository.name.fl_str_mv |
Revista Veras - Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz) |
repository.mail.fl_str_mv |
||revistaveras@veracruz.edu.br |
_version_ |
1813645549095616512 |