O ciclo da inclusão digital: social-digital-social / Digital inclusion cycle: social-digital-social

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Medeiros, Isabella Coelho
Data de Publicação: 2021
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Veras
Texto Completo: https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/33721
Resumo: Vivemos hoje na era da cultura digital, onde nossas experiências são adequadas e compartilhadas em ambiente virtual, mediadas por tecnologias digitais. Porém, esta realidade não é comum a todos os indivíduos; e a despeito das dificuldades antes já existentes de protagonizar sua vida em sociedade, agora enfrentam, também, os desafios de inclusão em uma esfera digital. Assim, através de uma revisão bibliográfica em livros eletrônicos e artigos científicos em português, buscou-se compreender a estreita relação entre inclusão digital e inclusão social, considerando o importante papel da escola nesse contexto. Debateu-se que ações de inclusão digital desprovidas de ações de inclusão social têm pouca efetividade e que, na contemporaneidade, as tecnologias são uma importante ferramenta para garantir o efetivo exercício da cidadania. Na escola a questão da inclusão ganha dimensões ainda mais complexas, pois, além das adversidades em relação à infraestrutura e investimentos, enfrenta-se a questão da não formação profissional para o uso da tecnologia como uma força capaz de transformar a realidade. Considera-se, por fim, que a inclusão digital vai além do uso das tecnologias; e é preciso compreender que ela tem condições de contribuir para uma articulação ativa dos sujeitos na sociedade. Os profissionais da educação devem se preparar, com formação continuada, para que, sabendo lidar com as atuais demandas da sociedade, possam auxiliar na desenvoltura dos estudantes em seus próprios desafios. No âmbito governamental, urge que haja correlação entre as abordagens, de modo que o ciclo da inclusão seja positivo.
id VERACRUZ-0_8f7b7127ff9eb4391a3bf1a14cb1663f
oai_identifier_str oai:ojs2.ojs.brazilianjournals.com.br:article/33721
network_acronym_str VERACRUZ-0
network_name_str Revista Veras
repository_id_str
spelling O ciclo da inclusão digital: social-digital-social / Digital inclusion cycle: social-digital-socialInclusão DigitalInclusão SocialCultura DigitalInternetTecnologias Digitais.Vivemos hoje na era da cultura digital, onde nossas experiências são adequadas e compartilhadas em ambiente virtual, mediadas por tecnologias digitais. Porém, esta realidade não é comum a todos os indivíduos; e a despeito das dificuldades antes já existentes de protagonizar sua vida em sociedade, agora enfrentam, também, os desafios de inclusão em uma esfera digital. Assim, através de uma revisão bibliográfica em livros eletrônicos e artigos científicos em português, buscou-se compreender a estreita relação entre inclusão digital e inclusão social, considerando o importante papel da escola nesse contexto. Debateu-se que ações de inclusão digital desprovidas de ações de inclusão social têm pouca efetividade e que, na contemporaneidade, as tecnologias são uma importante ferramenta para garantir o efetivo exercício da cidadania. Na escola a questão da inclusão ganha dimensões ainda mais complexas, pois, além das adversidades em relação à infraestrutura e investimentos, enfrenta-se a questão da não formação profissional para o uso da tecnologia como uma força capaz de transformar a realidade. Considera-se, por fim, que a inclusão digital vai além do uso das tecnologias; e é preciso compreender que ela tem condições de contribuir para uma articulação ativa dos sujeitos na sociedade. Os profissionais da educação devem se preparar, com formação continuada, para que, sabendo lidar com as atuais demandas da sociedade, possam auxiliar na desenvoltura dos estudantes em seus próprios desafios. No âmbito governamental, urge que haja correlação entre as abordagens, de modo que o ciclo da inclusão seja positivo.Brazilian Journals Publicações de Periódicos e Editora Ltda.2021-08-02info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/3372110.34117/bjdv7n8-002Brazilian Journal of Development; Vol. 7 No. 8 (2021); 75705-75714Brazilian Journal of Development; Vol. 7 Núm. 8 (2021); 75705-75714Brazilian Journal of Development; v. 7 n. 8 (2021); 75705-757142525-8761reponame:Revista Verasinstname:Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz)instacron:VERACRUZporhttps://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/33721/pdfCopyright (c) 2021 Brazilian Journal of Developmentinfo:eu-repo/semantics/openAccessMedeiros, Isabella Coelho2021-09-16T20:49:37Zoai:ojs2.ojs.brazilianjournals.com.br:article/33721Revistahttp://site.veracruz.edu.br:8087/instituto/revistaveras/index.php/revistaveras/PRIhttp://site.veracruz.edu.br:8087/instituto/revistaveras/index.php/revistaveras/oai||revistaveras@veracruz.edu.br2236-57292236-5729opendoar:2024-10-15T16:17:42.462443Revista Veras - Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz)false
dc.title.none.fl_str_mv O ciclo da inclusão digital: social-digital-social / Digital inclusion cycle: social-digital-social
title O ciclo da inclusão digital: social-digital-social / Digital inclusion cycle: social-digital-social
spellingShingle O ciclo da inclusão digital: social-digital-social / Digital inclusion cycle: social-digital-social
Medeiros, Isabella Coelho
Inclusão Digital
Inclusão Social
Cultura Digital
Internet
Tecnologias Digitais.
title_short O ciclo da inclusão digital: social-digital-social / Digital inclusion cycle: social-digital-social
title_full O ciclo da inclusão digital: social-digital-social / Digital inclusion cycle: social-digital-social
title_fullStr O ciclo da inclusão digital: social-digital-social / Digital inclusion cycle: social-digital-social
title_full_unstemmed O ciclo da inclusão digital: social-digital-social / Digital inclusion cycle: social-digital-social
title_sort O ciclo da inclusão digital: social-digital-social / Digital inclusion cycle: social-digital-social
author Medeiros, Isabella Coelho
author_facet Medeiros, Isabella Coelho
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Medeiros, Isabella Coelho
dc.subject.por.fl_str_mv Inclusão Digital
Inclusão Social
Cultura Digital
Internet
Tecnologias Digitais.
topic Inclusão Digital
Inclusão Social
Cultura Digital
Internet
Tecnologias Digitais.
description Vivemos hoje na era da cultura digital, onde nossas experiências são adequadas e compartilhadas em ambiente virtual, mediadas por tecnologias digitais. Porém, esta realidade não é comum a todos os indivíduos; e a despeito das dificuldades antes já existentes de protagonizar sua vida em sociedade, agora enfrentam, também, os desafios de inclusão em uma esfera digital. Assim, através de uma revisão bibliográfica em livros eletrônicos e artigos científicos em português, buscou-se compreender a estreita relação entre inclusão digital e inclusão social, considerando o importante papel da escola nesse contexto. Debateu-se que ações de inclusão digital desprovidas de ações de inclusão social têm pouca efetividade e que, na contemporaneidade, as tecnologias são uma importante ferramenta para garantir o efetivo exercício da cidadania. Na escola a questão da inclusão ganha dimensões ainda mais complexas, pois, além das adversidades em relação à infraestrutura e investimentos, enfrenta-se a questão da não formação profissional para o uso da tecnologia como uma força capaz de transformar a realidade. Considera-se, por fim, que a inclusão digital vai além do uso das tecnologias; e é preciso compreender que ela tem condições de contribuir para uma articulação ativa dos sujeitos na sociedade. Os profissionais da educação devem se preparar, com formação continuada, para que, sabendo lidar com as atuais demandas da sociedade, possam auxiliar na desenvoltura dos estudantes em seus próprios desafios. No âmbito governamental, urge que haja correlação entre as abordagens, de modo que o ciclo da inclusão seja positivo.
publishDate 2021
dc.date.none.fl_str_mv 2021-08-02
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/33721
10.34117/bjdv7n8-002
url https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/33721
identifier_str_mv 10.34117/bjdv7n8-002
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/33721/pdf
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2021 Brazilian Journal of Development
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2021 Brazilian Journal of Development
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Brazilian Journals Publicações de Periódicos e Editora Ltda.
publisher.none.fl_str_mv Brazilian Journals Publicações de Periódicos e Editora Ltda.
dc.source.none.fl_str_mv Brazilian Journal of Development; Vol. 7 No. 8 (2021); 75705-75714
Brazilian Journal of Development; Vol. 7 Núm. 8 (2021); 75705-75714
Brazilian Journal of Development; v. 7 n. 8 (2021); 75705-75714
2525-8761
reponame:Revista Veras
instname:Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz)
instacron:VERACRUZ
instname_str Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz)
instacron_str VERACRUZ
institution VERACRUZ
reponame_str Revista Veras
collection Revista Veras
repository.name.fl_str_mv Revista Veras - Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz)
repository.mail.fl_str_mv ||revistaveras@veracruz.edu.br
_version_ 1813645549095616512