O efeito da implementação dos sistemas ERP e CRM na satisfação dos clientes
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2020 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista Científica Hermes |
Texto Completo: | https://revistahermes.com.br/index.php/hermes1/article/view/540 |
Resumo: | O presente estudo tem como objetivo analisar o efeito da implementação dos sistemas ERP e CRM na satisfação dos clientes. Mais especificamente, avaliar a correlação entre a implementação desses sistemas e os indicadores de satisfação dos clientes, como os pedidos completos e entregues no prazo, comparando-se os dados antes e depois da implementação dos sistemas. Para tanto, foi utilizado o método da pesquisa de campo por meio da análise quantitativa sobre dados primários, obtidos de uma empresa multinacional do setor de equipamentos cientÃficos e para a saúde, selecionada de forma não probabilÃstica, porém, a seleção atendeu a condição da empresa possuir um processo maduro de avaliação da satisfação de clientes, utilizando indicadores baseados em uma survey enviada a cada pedido de venda despachado. Os resultados da pesquisa indicaram que a survey de 16 questões com 759 respondentes, realizada pela empresa, apresentou consistência interna ótima, medida pelo coeficiente Alfa de Cronbach. Entretanto, ainda que as médias das respostas tenham apresentado tendência de melhora, após a implementação dos sistemas ERP e CRM, sob o ponto de vista estatÃstico, tal melhora não pode ser considerada significativa, uma vez que as médias se encontram no mesmo intervalo de confiança. Recomenda-se o desenvolvimento de uma nova linha de investigação incluindo a avaliação do comportamento de outras variáveis operacionais e financeiras, como giro de estoque, receitas de vendas e lucratividade, considerando também a avaliação do lag effect após a implementação dos sistemas ERP e CRM. |
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O efeito da implementação dos sistemas ERP e CRM na satisfação dos clientesThe effect of ERP and CRM systems implementation on customer satisfactionProductive SystemsEnterprise Resource PlanningCustomer Relationship ManagementCustomer Satisfaction.Sistemas ProdutivosEnterprise Resource PlanningCustomer Relationship ManagementCustomer SatisfactionO presente estudo tem como objetivo analisar o efeito da implementação dos sistemas ERP e CRM na satisfação dos clientes. Mais especificamente, avaliar a correlação entre a implementação desses sistemas e os indicadores de satisfação dos clientes, como os pedidos completos e entregues no prazo, comparando-se os dados antes e depois da implementação dos sistemas. Para tanto, foi utilizado o método da pesquisa de campo por meio da análise quantitativa sobre dados primários, obtidos de uma empresa multinacional do setor de equipamentos cientÃficos e para a saúde, selecionada de forma não probabilÃstica, porém, a seleção atendeu a condição da empresa possuir um processo maduro de avaliação da satisfação de clientes, utilizando indicadores baseados em uma survey enviada a cada pedido de venda despachado. Os resultados da pesquisa indicaram que a survey de 16 questões com 759 respondentes, realizada pela empresa, apresentou consistência interna ótima, medida pelo coeficiente Alfa de Cronbach. Entretanto, ainda que as médias das respostas tenham apresentado tendência de melhora, após a implementação dos sistemas ERP e CRM, sob o ponto de vista estatÃstico, tal melhora não pode ser considerada significativa, uma vez que as médias se encontram no mesmo intervalo de confiança. Recomenda-se o desenvolvimento de uma nova linha de investigação incluindo a avaliação do comportamento de outras variáveis operacionais e financeiras, como giro de estoque, receitas de vendas e lucratividade, considerando também a avaliação do lag effect após a implementação dos sistemas ERP e CRM.This study aims to analyze the effect of ERP and CRM systems on customer satisfaction. More specifically, evaluate the correlation between the ERP and CRM systems implementation and the customer satisfaction indicators, such as completed and on-time orders, by comparing data before and after systems implementation. For this, the field research method was used through the quantitative analysis of primary data, obtained from a multinational company in the scientific and health equipment sector, selected non-probabilistically, but the selection met the condition of the company. have a mature customer satisfaction assessment process using indicators based on a survey sent to each sales order shipped. The survey results indicated that the survey of 16 questions with 759 respondents, performed by the company, presented optimal internal consistency, measured by Cronbach's alpha coefficient. However, although the response averages tended to improve after the implementation of the ERP and CRM systems, from a statistical point of view, such improvement cannot be considered significant, since the averages are within the same range. confidence. It is recommended to develop a new line of investigation including the behavioral evaluation of other operational and financial variables, such as inventory turnover, sales revenue and profitability, also considering the lag effect evaluation after the ERP and CRM systems implementation.Fernando de Almeida Santos2020-05-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://revistahermes.com.br/index.php/hermes1/article/view/54010.21710/rch.v27i0.540Revista Científica Hermes; v. 27 (2020): maio a agosto; 184-207Revista Científica Hermes ; Vol. 27 (2020): maio a agosto; 184-207Revista Científica Hermes ; Vol. 27 (2020): maio a agosto; 184-2072175-055610.21710/rch.v27i0reponame:Revista Científica Hermesinstname:Instituto Paulista de Ensino (FIPEN)instacron:FIPENporhttps://revistahermes.com.br/index.php/hermes1/article/view/540/pdfCopyright (c) 2020 Reginaldo Pereira da Silva, Napoleão Verardi Galegalehttps://creativecommons.org/licenses/by/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessda Silva, Reginaldo PereiraGalegale, Napoleão Verardi2023-01-25T03:40:42Zoai:ojs.revistahermes.com.br:article/540Revistahttp://www.fipen.edu.br/hermes1/index.php/hermes1PUBhttp://www.fipen.edu.br/hermes1/index.php/hermes1/oai||hermes@fipen.edu.br2175-05562175-0556opendoar:2023-01-25T03:40:42Revista Científica Hermes - Instituto Paulista de Ensino (FIPEN)false |
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