Analisando os aspectos que impactam a satisfação no trabalho de profissionais da geração Y na região Sul – Brasil

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Brito, Lucas Charão
Data de Publicação: 2016
Outros Autores: Obregon, Sandra Leonara, Lopes, Luis Felipe Dias
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Científica Hermes
Texto Completo: https://revistahermes.com.br/index.php/hermes1/article/view/235
Resumo: A geração Y caracteriza-se por indivíduos inseridos desde seu nascimento (1980-1994) em um processo de interatividade mais evoluído, digitalizado, o que gera, na maioria das vezes, uma grande diferença comportamental com as gerações antecessoras (TAPSCOTT, 2010). Diante disso, o objetivo deste estudo é analisar os aspectos organizacionais que impactam a satisfação de profissionais da geração Y. Metodologicamente, este estudo tem uma abordagem descritiva e quantitativa, pautado em uma survey com amostra de 225 profissionais. Os resultados demonstram que os estudados estão satisfeitos com o ambiente organizacional, o relacionamento interpessoal e a natureza do trabalho. Entretanto, remuneração, oportunidades nos processos de promoção e no envolvimento nas ações de tomada de decisão ainda são aspectos considerados insatisfatórios.
id FIPEN-1_a125bf0e700868c9d8ee32997ffbc132
oai_identifier_str oai:ojs.revistahermes.com.br:article/235
network_acronym_str FIPEN-1
network_name_str Revista Científica Hermes
repository_id_str
spelling Analisando os aspectos que impactam a satisfação no trabalho de profissionais da geração Y na região Sul – BrasilAnalyzing aspects that impact the satisfaction in the generation of professionals working Y in South region – BrazilGeneration Y. Professionals. Organizations. Satisfaction.geração YprofissionaisorganizaçõessatisfaçãoA geração Y caracteriza-se por indivíduos inseridos desde seu nascimento (1980-1994) em um processo de interatividade mais evoluído, digitalizado, o que gera, na maioria das vezes, uma grande diferença comportamental com as gerações antecessoras (TAPSCOTT, 2010). Diante disso, o objetivo deste estudo é analisar os aspectos organizacionais que impactam a satisfação de profissionais da geração Y. Metodologicamente, este estudo tem uma abordagem descritiva e quantitativa, pautado em uma survey com amostra de 225 profissionais. Os resultados demonstram que os estudados estão satisfeitos com o ambiente organizacional, o relacionamento interpessoal e a natureza do trabalho. Entretanto, remuneração, oportunidades nos processos de promoção e no envolvimento nas ações de tomada de decisão ainda são aspectos considerados insatisfatórios.The Y Generation is characterized inserted to individuals from birth (1980-1994) in a more advanced interactivity process, scanned, which generates most of the time a major behavioral difference with previous generations (TAPSCOTT, 2010). Thus, the aim of this study is to analyze the organizational aspects that impact on the satisfaction of professional Generation Y. Methodologically, this study has a descriptive and quantitative approach, based on a survey with a sample of 225 professionals. The results showed that studied are satisfied with the organizational environment, interpersonal relationships and the nature of work. However, with respect to compensation, opportunities in promotion processes and involvement in decision-making actions are still considered unsatisfactory aspects.Fernando de Almeida Santos2016-06-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://revistahermes.com.br/index.php/hermes1/article/view/23510.21710/rch.v15i0.235Revista Científica Hermes; v. 15 (2016): janeiro a junho; 99-121Revista Cientí­fica Hermes ; Vol. 15 (2016): janeiro a junho; 99-121Revista Científica Hermes ; Vol. 15 (2016): janeiro a junho; 99-1212175-055610.21710/rch.v15i0reponame:Revista Científica Hermesinstname:Instituto Paulista de Ensino (FIPEN)instacron:FIPENporhttps://revistahermes.com.br/index.php/hermes1/article/view/235/pdfCopyright (c) 2016 Lucas Charão Brito, Sandra Leonara Obregon, Luis Felipe Dias Lopeshttps://creativecommons.org/licenses/by/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessBrito, Lucas CharãoObregon, Sandra LeonaraLopes, Luis Felipe Dias2023-01-25T03:40:30Zoai:ojs.revistahermes.com.br:article/235Revistahttp://www.fipen.edu.br/hermes1/index.php/hermes1PUBhttp://www.fipen.edu.br/hermes1/index.php/hermes1/oai||hermes@fipen.edu.br2175-05562175-0556opendoar:2023-01-25T03:40:30Revista Científica Hermes - Instituto Paulista de Ensino (FIPEN)false
dc.title.none.fl_str_mv Analisando os aspectos que impactam a satisfação no trabalho de profissionais da geração Y na região Sul – Brasil
Analyzing aspects that impact the satisfaction in the generation of professionals working Y in South region – Brazil
title Analisando os aspectos que impactam a satisfação no trabalho de profissionais da geração Y na região Sul – Brasil
spellingShingle Analisando os aspectos que impactam a satisfação no trabalho de profissionais da geração Y na região Sul – Brasil
Brito, Lucas Charão
Generation Y. Professionals. Organizations. Satisfaction.
geração Y
profissionais
organizações
satisfação
title_short Analisando os aspectos que impactam a satisfação no trabalho de profissionais da geração Y na região Sul – Brasil
title_full Analisando os aspectos que impactam a satisfação no trabalho de profissionais da geração Y na região Sul – Brasil
title_fullStr Analisando os aspectos que impactam a satisfação no trabalho de profissionais da geração Y na região Sul – Brasil
title_full_unstemmed Analisando os aspectos que impactam a satisfação no trabalho de profissionais da geração Y na região Sul – Brasil
title_sort Analisando os aspectos que impactam a satisfação no trabalho de profissionais da geração Y na região Sul – Brasil
author Brito, Lucas Charão
author_facet Brito, Lucas Charão
Obregon, Sandra Leonara
Lopes, Luis Felipe Dias
author_role author
author2 Obregon, Sandra Leonara
Lopes, Luis Felipe Dias
author2_role author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Brito, Lucas Charão
Obregon, Sandra Leonara
Lopes, Luis Felipe Dias
dc.subject.por.fl_str_mv Generation Y. Professionals. Organizations. Satisfaction.
geração Y
profissionais
organizações
satisfação
topic Generation Y. Professionals. Organizations. Satisfaction.
geração Y
profissionais
organizações
satisfação
description A geração Y caracteriza-se por indivíduos inseridos desde seu nascimento (1980-1994) em um processo de interatividade mais evoluído, digitalizado, o que gera, na maioria das vezes, uma grande diferença comportamental com as gerações antecessoras (TAPSCOTT, 2010). Diante disso, o objetivo deste estudo é analisar os aspectos organizacionais que impactam a satisfação de profissionais da geração Y. Metodologicamente, este estudo tem uma abordagem descritiva e quantitativa, pautado em uma survey com amostra de 225 profissionais. Os resultados demonstram que os estudados estão satisfeitos com o ambiente organizacional, o relacionamento interpessoal e a natureza do trabalho. Entretanto, remuneração, oportunidades nos processos de promoção e no envolvimento nas ações de tomada de decisão ainda são aspectos considerados insatisfatórios.
publishDate 2016
dc.date.none.fl_str_mv 2016-06-01
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://revistahermes.com.br/index.php/hermes1/article/view/235
10.21710/rch.v15i0.235
url https://revistahermes.com.br/index.php/hermes1/article/view/235
identifier_str_mv 10.21710/rch.v15i0.235
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://revistahermes.com.br/index.php/hermes1/article/view/235/pdf
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2016 Lucas Charão Brito, Sandra Leonara Obregon, Luis Felipe Dias Lopes
https://creativecommons.org/licenses/by/4.0
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2016 Lucas Charão Brito, Sandra Leonara Obregon, Luis Felipe Dias Lopes
https://creativecommons.org/licenses/by/4.0
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Fernando de Almeida Santos
publisher.none.fl_str_mv Fernando de Almeida Santos
dc.source.none.fl_str_mv Revista Científica Hermes; v. 15 (2016): janeiro a junho; 99-121
Revista Cientí­fica Hermes ; Vol. 15 (2016): janeiro a junho; 99-121
Revista Científica Hermes ; Vol. 15 (2016): janeiro a junho; 99-121
2175-0556
10.21710/rch.v15i0
reponame:Revista Científica Hermes
instname:Instituto Paulista de Ensino (FIPEN)
instacron:FIPEN
instname_str Instituto Paulista de Ensino (FIPEN)
instacron_str FIPEN
institution FIPEN
reponame_str Revista Científica Hermes
collection Revista Científica Hermes
repository.name.fl_str_mv Revista Científica Hermes - Instituto Paulista de Ensino (FIPEN)
repository.mail.fl_str_mv ||hermes@fipen.edu.br
_version_ 1798945178129530880