Analisando os aspectos que impactam a satisfação no trabalho de profissionais da geração Y na região Sul – Brasil
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2016 |
Outros Autores: | , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista Científica Hermes |
Texto Completo: | https://revistahermes.com.br/index.php/hermes1/article/view/235 |
Resumo: | A geração Y caracteriza-se por indivíduos inseridos desde seu nascimento (1980-1994) em um processo de interatividade mais evoluído, digitalizado, o que gera, na maioria das vezes, uma grande diferença comportamental com as gerações antecessoras (TAPSCOTT, 2010). Diante disso, o objetivo deste estudo é analisar os aspectos organizacionais que impactam a satisfação de profissionais da geração Y. Metodologicamente, este estudo tem uma abordagem descritiva e quantitativa, pautado em uma survey com amostra de 225 profissionais. Os resultados demonstram que os estudados estão satisfeitos com o ambiente organizacional, o relacionamento interpessoal e a natureza do trabalho. Entretanto, remuneração, oportunidades nos processos de promoção e no envolvimento nas ações de tomada de decisão ainda são aspectos considerados insatisfatórios. |
id |
FIPEN-1_a125bf0e700868c9d8ee32997ffbc132 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.revistahermes.com.br:article/235 |
network_acronym_str |
FIPEN-1 |
network_name_str |
Revista Científica Hermes |
repository_id_str |
|
spelling |
Analisando os aspectos que impactam a satisfação no trabalho de profissionais da geração Y na região Sul – BrasilAnalyzing aspects that impact the satisfaction in the generation of professionals working Y in South region – BrazilGeneration Y. Professionals. Organizations. Satisfaction.geração YprofissionaisorganizaçõessatisfaçãoA geração Y caracteriza-se por indivíduos inseridos desde seu nascimento (1980-1994) em um processo de interatividade mais evoluído, digitalizado, o que gera, na maioria das vezes, uma grande diferença comportamental com as gerações antecessoras (TAPSCOTT, 2010). Diante disso, o objetivo deste estudo é analisar os aspectos organizacionais que impactam a satisfação de profissionais da geração Y. Metodologicamente, este estudo tem uma abordagem descritiva e quantitativa, pautado em uma survey com amostra de 225 profissionais. Os resultados demonstram que os estudados estão satisfeitos com o ambiente organizacional, o relacionamento interpessoal e a natureza do trabalho. Entretanto, remuneração, oportunidades nos processos de promoção e no envolvimento nas ações de tomada de decisão ainda são aspectos considerados insatisfatórios.The Y Generation is characterized inserted to individuals from birth (1980-1994) in a more advanced interactivity process, scanned, which generates most of the time a major behavioral difference with previous generations (TAPSCOTT, 2010). Thus, the aim of this study is to analyze the organizational aspects that impact on the satisfaction of professional Generation Y. Methodologically, this study has a descriptive and quantitative approach, based on a survey with a sample of 225 professionals. The results showed that studied are satisfied with the organizational environment, interpersonal relationships and the nature of work. However, with respect to compensation, opportunities in promotion processes and involvement in decision-making actions are still considered unsatisfactory aspects.Fernando de Almeida Santos2016-06-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://revistahermes.com.br/index.php/hermes1/article/view/23510.21710/rch.v15i0.235Revista Científica Hermes; v. 15 (2016): janeiro a junho; 99-121Revista Científica Hermes ; Vol. 15 (2016): janeiro a junho; 99-121Revista Científica Hermes ; Vol. 15 (2016): janeiro a junho; 99-1212175-055610.21710/rch.v15i0reponame:Revista Científica Hermesinstname:Instituto Paulista de Ensino (FIPEN)instacron:FIPENporhttps://revistahermes.com.br/index.php/hermes1/article/view/235/pdfCopyright (c) 2016 Lucas Charão Brito, Sandra Leonara Obregon, Luis Felipe Dias Lopeshttps://creativecommons.org/licenses/by/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessBrito, Lucas CharãoObregon, Sandra LeonaraLopes, Luis Felipe Dias2023-01-25T03:40:30Zoai:ojs.revistahermes.com.br:article/235Revistahttp://www.fipen.edu.br/hermes1/index.php/hermes1PUBhttp://www.fipen.edu.br/hermes1/index.php/hermes1/oai||hermes@fipen.edu.br2175-05562175-0556opendoar:2023-01-25T03:40:30Revista Científica Hermes - Instituto Paulista de Ensino (FIPEN)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Analisando os aspectos que impactam a satisfação no trabalho de profissionais da geração Y na região Sul – Brasil Analyzing aspects that impact the satisfaction in the generation of professionals working Y in South region – Brazil |
title |
Analisando os aspectos que impactam a satisfação no trabalho de profissionais da geração Y na região Sul – Brasil |
spellingShingle |
Analisando os aspectos que impactam a satisfação no trabalho de profissionais da geração Y na região Sul – Brasil Brito, Lucas Charão Generation Y. Professionals. Organizations. Satisfaction. geração Y profissionais organizações satisfação |
title_short |
Analisando os aspectos que impactam a satisfação no trabalho de profissionais da geração Y na região Sul – Brasil |
title_full |
Analisando os aspectos que impactam a satisfação no trabalho de profissionais da geração Y na região Sul – Brasil |
title_fullStr |
Analisando os aspectos que impactam a satisfação no trabalho de profissionais da geração Y na região Sul – Brasil |
title_full_unstemmed |
Analisando os aspectos que impactam a satisfação no trabalho de profissionais da geração Y na região Sul – Brasil |
title_sort |
Analisando os aspectos que impactam a satisfação no trabalho de profissionais da geração Y na região Sul – Brasil |
author |
Brito, Lucas Charão |
author_facet |
Brito, Lucas Charão Obregon, Sandra Leonara Lopes, Luis Felipe Dias |
author_role |
author |
author2 |
Obregon, Sandra Leonara Lopes, Luis Felipe Dias |
author2_role |
author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Brito, Lucas Charão Obregon, Sandra Leonara Lopes, Luis Felipe Dias |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Generation Y. Professionals. Organizations. Satisfaction. geração Y profissionais organizações satisfação |
topic |
Generation Y. Professionals. Organizations. Satisfaction. geração Y profissionais organizações satisfação |
description |
A geração Y caracteriza-se por indivíduos inseridos desde seu nascimento (1980-1994) em um processo de interatividade mais evoluído, digitalizado, o que gera, na maioria das vezes, uma grande diferença comportamental com as gerações antecessoras (TAPSCOTT, 2010). Diante disso, o objetivo deste estudo é analisar os aspectos organizacionais que impactam a satisfação de profissionais da geração Y. Metodologicamente, este estudo tem uma abordagem descritiva e quantitativa, pautado em uma survey com amostra de 225 profissionais. Os resultados demonstram que os estudados estão satisfeitos com o ambiente organizacional, o relacionamento interpessoal e a natureza do trabalho. Entretanto, remuneração, oportunidades nos processos de promoção e no envolvimento nas ações de tomada de decisão ainda são aspectos considerados insatisfatórios. |
publishDate |
2016 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2016-06-01 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://revistahermes.com.br/index.php/hermes1/article/view/235 10.21710/rch.v15i0.235 |
url |
https://revistahermes.com.br/index.php/hermes1/article/view/235 |
identifier_str_mv |
10.21710/rch.v15i0.235 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://revistahermes.com.br/index.php/hermes1/article/view/235/pdf |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2016 Lucas Charão Brito, Sandra Leonara Obregon, Luis Felipe Dias Lopes https://creativecommons.org/licenses/by/4.0 info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2016 Lucas Charão Brito, Sandra Leonara Obregon, Luis Felipe Dias Lopes https://creativecommons.org/licenses/by/4.0 |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Fernando de Almeida Santos |
publisher.none.fl_str_mv |
Fernando de Almeida Santos |
dc.source.none.fl_str_mv |
Revista Científica Hermes; v. 15 (2016): janeiro a junho; 99-121 Revista Científica Hermes ; Vol. 15 (2016): janeiro a junho; 99-121 Revista Científica Hermes ; Vol. 15 (2016): janeiro a junho; 99-121 2175-0556 10.21710/rch.v15i0 reponame:Revista Científica Hermes instname:Instituto Paulista de Ensino (FIPEN) instacron:FIPEN |
instname_str |
Instituto Paulista de Ensino (FIPEN) |
instacron_str |
FIPEN |
institution |
FIPEN |
reponame_str |
Revista Científica Hermes |
collection |
Revista Científica Hermes |
repository.name.fl_str_mv |
Revista Científica Hermes - Instituto Paulista de Ensino (FIPEN) |
repository.mail.fl_str_mv |
||hermes@fipen.edu.br |
_version_ |
1798945178129530880 |