Educomunicação na gestão educacional criativa em projetos corporativos EAD: um estudo de caso

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Ortiz, Felipe Chibas
Data de Publicação: 2013
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Científica Hermes
Texto Completo: https://revistahermes.com.br/index.php/hermes1/article/view/120
Resumo: No presente artigo se apresenta o conceito de Gestão Educacional Criativa em redes e se compara com a Gestão Educacional Tradicional. Demonstra-se a importância da aplicação do enfoque de gestão de projetos na educação. Mostram-se os pontos de contato entre a Gestão Educacional criativa e a Educomunicação, assim como se mostra como a primeira pode ser operacionalizada através da segunda. É comum quando se abordam os estudos sobre a Educomunicação encontrar frequentes alusões à educação de crianças e adolescentes e bem menos frequente a abordagem do tema da educação de adultos no ambiente corporativo que é o foco principal deste trabalho. Também se descreve um estudo de caso feito na empresa Perfectu em que se comparam os resultados pedagógicos obtidos num curso EAD ministrado utilizando a perspectiva educomunicacional e outro realizado desde uma perspectiva mais tradicional do EAD na educação corporativa de adultos. Os resultados sugerem que a utilização da perspectiva educomunicacional permite obter melhores dividendos
id FIPEN-1_b56b6d7cba83c035fd640692c41225dd
oai_identifier_str oai:ojs.revistahermes.com.br:article/120
network_acronym_str FIPEN-1
network_name_str Revista Científica Hermes
repository_id_str
spelling Educomunicação na gestão educacional criativa em projetos corporativos EAD: um estudo de casoEducommunication in Educational management in creative projects corporate - a case study in distance education.educomunicaçãogestão educacionalcriatividadegestão da comunicaçãoeducação à distânciagestão de projetosNTICsNo presente artigo se apresenta o conceito de Gestão Educacional Criativa em redes e se compara com a Gestão Educacional Tradicional. Demonstra-se a importância da aplicação do enfoque de gestão de projetos na educação. Mostram-se os pontos de contato entre a Gestão Educacional criativa e a Educomunicação, assim como se mostra como a primeira pode ser operacionalizada através da segunda. É comum quando se abordam os estudos sobre a Educomunicação encontrar frequentes alusões à educação de crianças e adolescentes e bem menos frequente a abordagem do tema da educação de adultos no ambiente corporativo que é o foco principal deste trabalho. Também se descreve um estudo de caso feito na empresa Perfectu em que se comparam os resultados pedagógicos obtidos num curso EAD ministrado utilizando a perspectiva educomunicacional e outro realizado desde uma perspectiva mais tradicional do EAD na educação corporativa de adultos. Os resultados sugerem que a utilização da perspectiva educomunicacional permite obter melhores dividendosThe present article introduces the concept of Educational Management Creative networking in comparison to Traditional Educational Administration. It demonstrates the importance of applying project management approach in education. It shows the points of contact between the creative Educational Management and Educomunication, displaying that the first can be operationalized through the second. It is common when dealing with studies on Educomunication to find frequent allusions to children and adolescents education. On the other hand it is less frequent to find this issue in adult education in corporate environment - the focus of this work. Moreover this paper also describes a case study that comparers the pedagogical results obtained in a Distance Education (DE) course with the results from a traditional course at company called Perfectu. The first one used an Educomunication perspective and the latter, a traditional one.  The results suggest that the use of perspective allows educomunicacional best dividendsFernando de Almeida Santos2013-06-16info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://revistahermes.com.br/index.php/hermes1/article/view/12010.21710/rch.v6i0.120Revista Científica Hermes; v. 6 (2012): janeiro a junhoRevista Cientí­fica Hermes ; Vol. 6 (2012): janeiro a junhoRevista Científica Hermes ; Vol. 6 (2012): janeiro a junho2175-055610.21710/rch.v6i0reponame:Revista Científica Hermesinstname:Instituto Paulista de Ensino (FIPEN)instacron:FIPENporhttps://revistahermes.com.br/index.php/hermes1/article/view/120/107Copyright (c) 2012 Felipe Chibas Ortizhttps://creativecommons.org/licenses/by/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessOrtiz, Felipe Chibas2023-01-25T03:40:26Zoai:ojs.revistahermes.com.br:article/120Revistahttp://www.fipen.edu.br/hermes1/index.php/hermes1PUBhttp://www.fipen.edu.br/hermes1/index.php/hermes1/oai||hermes@fipen.edu.br2175-05562175-0556opendoar:2023-01-25T03:40:26Revista Científica Hermes - Instituto Paulista de Ensino (FIPEN)false
dc.title.none.fl_str_mv Educomunicação na gestão educacional criativa em projetos corporativos EAD: um estudo de caso
Educommunication in Educational management in creative projects corporate - a case study in distance education.
title Educomunicação na gestão educacional criativa em projetos corporativos EAD: um estudo de caso
spellingShingle Educomunicação na gestão educacional criativa em projetos corporativos EAD: um estudo de caso
Ortiz, Felipe Chibas
educomunicação
gestão educacional
criatividade
gestão da comunicação
educação à distância
gestão de projetos
NTICs
title_short Educomunicação na gestão educacional criativa em projetos corporativos EAD: um estudo de caso
title_full Educomunicação na gestão educacional criativa em projetos corporativos EAD: um estudo de caso
title_fullStr Educomunicação na gestão educacional criativa em projetos corporativos EAD: um estudo de caso
title_full_unstemmed Educomunicação na gestão educacional criativa em projetos corporativos EAD: um estudo de caso
title_sort Educomunicação na gestão educacional criativa em projetos corporativos EAD: um estudo de caso
author Ortiz, Felipe Chibas
author_facet Ortiz, Felipe Chibas
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Ortiz, Felipe Chibas
dc.subject.por.fl_str_mv educomunicação
gestão educacional
criatividade
gestão da comunicação
educação à distância
gestão de projetos
NTICs
topic educomunicação
gestão educacional
criatividade
gestão da comunicação
educação à distância
gestão de projetos
NTICs
description No presente artigo se apresenta o conceito de Gestão Educacional Criativa em redes e se compara com a Gestão Educacional Tradicional. Demonstra-se a importância da aplicação do enfoque de gestão de projetos na educação. Mostram-se os pontos de contato entre a Gestão Educacional criativa e a Educomunicação, assim como se mostra como a primeira pode ser operacionalizada através da segunda. É comum quando se abordam os estudos sobre a Educomunicação encontrar frequentes alusões à educação de crianças e adolescentes e bem menos frequente a abordagem do tema da educação de adultos no ambiente corporativo que é o foco principal deste trabalho. Também se descreve um estudo de caso feito na empresa Perfectu em que se comparam os resultados pedagógicos obtidos num curso EAD ministrado utilizando a perspectiva educomunicacional e outro realizado desde uma perspectiva mais tradicional do EAD na educação corporativa de adultos. Os resultados sugerem que a utilização da perspectiva educomunicacional permite obter melhores dividendos
publishDate 2013
dc.date.none.fl_str_mv 2013-06-16
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://revistahermes.com.br/index.php/hermes1/article/view/120
10.21710/rch.v6i0.120
url https://revistahermes.com.br/index.php/hermes1/article/view/120
identifier_str_mv 10.21710/rch.v6i0.120
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://revistahermes.com.br/index.php/hermes1/article/view/120/107
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2012 Felipe Chibas Ortiz
https://creativecommons.org/licenses/by/4.0
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2012 Felipe Chibas Ortiz
https://creativecommons.org/licenses/by/4.0
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Fernando de Almeida Santos
publisher.none.fl_str_mv Fernando de Almeida Santos
dc.source.none.fl_str_mv Revista Científica Hermes; v. 6 (2012): janeiro a junho
Revista Cientí­fica Hermes ; Vol. 6 (2012): janeiro a junho
Revista Científica Hermes ; Vol. 6 (2012): janeiro a junho
2175-0556
10.21710/rch.v6i0
reponame:Revista Científica Hermes
instname:Instituto Paulista de Ensino (FIPEN)
instacron:FIPEN
instname_str Instituto Paulista de Ensino (FIPEN)
instacron_str FIPEN
institution FIPEN
reponame_str Revista Científica Hermes
collection Revista Científica Hermes
repository.name.fl_str_mv Revista Científica Hermes - Instituto Paulista de Ensino (FIPEN)
repository.mail.fl_str_mv ||hermes@fipen.edu.br
_version_ 1798945177672351744