Educação tecnológica, inovação e geração de emprego: alavancas para o progresso das organizações, pessoas e nações
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2019 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista Científica Hermes |
Texto Completo: | https://revistahermes.com.br/index.php/hermes1/article/view/478 |
Resumo: | Algumas das mais vigorosas economias mundiais, como a Coreia do Sul e, antes dela, o Japão, e mais recentemente a China, reconheceram que a mudança do modelo econômico vigente para o industrial exigiria redirecionamento nos padrões educacionais, sobretudo, em áreas estratégicas ao desenvolvimento nacional. A opção foi assegurar a formação de uma mão de obra de alta qualificação, em especial, no campo das Engenharias que, uma vez inserida do mercado de trabalho, se incumbiria de colocar em prática processos de produção, indicadores e modelos de gestão equiparáveis às nações mais competitivas, agregando produtividade, valor e sofisticação aos produtos, processos e serviços. Porém, os dados obtidos na pesquisa documental, de natureza qualitativa, indicam que há insuficiência na formação de mão obra e nos requisitos de educação de qualidade configurando um cenário futuro de grandes dificuldades para inserção da economia brasileira dentre aquelas mais desenvolvidas. |
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Educação tecnológica, inovação e geração de emprego: alavancas para o progresso das organizações, pessoas e naçõesTechnological education, innovation and job creation: levers to the progress of organizations, people and nationstechnological educationinnovationnational competitivenesseducação tecnológicainovaçãocompetitividade nacionalAlgumas das mais vigorosas economias mundiais, como a Coreia do Sul e, antes dela, o Japão, e mais recentemente a China, reconheceram que a mudança do modelo econômico vigente para o industrial exigiria redirecionamento nos padrões educacionais, sobretudo, em áreas estratégicas ao desenvolvimento nacional. A opção foi assegurar a formação de uma mão de obra de alta qualificação, em especial, no campo das Engenharias que, uma vez inserida do mercado de trabalho, se incumbiria de colocar em prática processos de produção, indicadores e modelos de gestão equiparáveis às nações mais competitivas, agregando produtividade, valor e sofisticação aos produtos, processos e serviços. Porém, os dados obtidos na pesquisa documental, de natureza qualitativa, indicam que há insuficiência na formação de mão obra e nos requisitos de educação de qualidade configurando um cenário futuro de grandes dificuldades para inserção da economia brasileira dentre aquelas mais desenvolvidas.Some of the most vigorous economies, such as South Korea, Japan, and more recently China, acknowledged that the economic transition to the model of industrial competitive economy would go through a strong change in educational standards, especially in strategic areas to national development. The strategic option was to ensure the formation of a high labor qualification, in particular, in the field of Engineering that, once inserted in the labor market, could put into place production processes, indicators and management models equivalent to the more competitive Nations, adding productivity, value and sophistication of products, processes and services. However, the data obtained in documentary research, and qualitative, pointed out there are no sufficient education and training aiming to develop the labor force and the requirements of quality education, setting up a future of great difficulties for insertion of the Brazilian economy among those more developed. Fernando de Almeida Santos2019-11-02info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://revistahermes.com.br/index.php/hermes1/article/view/47810.21710/rch.v25i0.478Revista Científica Hermes; v. 25 (2019): setembro a dezembro; 468-490Revista Científica Hermes ; Vol. 25 (2019): setembro a dezembro; 468-490Revista Científica Hermes ; Vol. 25 (2019): setembro a dezembro; 468-4902175-055610.21710/rch.v25i0reponame:Revista Científica Hermesinstname:Instituto Paulista de Ensino (FIPEN)instacron:FIPENporhttps://revistahermes.com.br/index.php/hermes1/article/view/478/pdfCopyright (c) 2019 Isabel Cristina dos Santos, Raquel da Silva Pereirahttps://creativecommons.org/licenses/by/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessdos Santos, Isabel CristinaPereira, Raquel da Silva2023-01-25T03:40:27Zoai:ojs.revistahermes.com.br:article/478Revistahttp://www.fipen.edu.br/hermes1/index.php/hermes1PUBhttp://www.fipen.edu.br/hermes1/index.php/hermes1/oai||hermes@fipen.edu.br2175-05562175-0556opendoar:2023-01-25T03:40:27Revista Científica Hermes - Instituto Paulista de Ensino (FIPEN)false |
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