Fatores influenciadores da escolha pelo curso de Ciências Contábeis
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2023 |
Outros Autores: | , , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista Científica Hermes |
Texto Completo: | https://revistahermes.com.br/index.php/hermes1/article/view/642 |
Resumo: | Pode-se afirmar que vem crescendo a busca pelo curso de ciências contábeis no Brasil. Interessa-nos verificar, na prática, os fatores que interferem nesta escolha, bem como identificar o perfil desses alunos. Dessa forma, este artigo tem como objetivo analisar os fatores influenciadores da escolha do curso de ciências contábeis. Quanto ao método e aos procedimentos de pesquisa, este estudo caracteriza-se como survey e quantitativo. Para tanto, utilizou-se um questionário, para coleta de dados junto a graduandos em ciências contábeis de uma universidade do Rio Grande do Sul. A amostra foi composta por 85 acadêmicos. Para o tratamento e a compreensão dos dados implementou-se a análise fatorial, sua aplicabilidade se deu via software SPSS e os dados foram tabulados em planilhas excel. Os resultados alcançados permitiram constatar que 7 componentes (independência, possibilidade, persistência, influência de profissionais, pessoas próximas, planejamento de carreira e gosto de matemática) explicam 68,539% dos fatores que constituem a escolha pela graduação em ciências contábeis. Como variáveis não significativas tivemos: mercado de trabalho, diferentes áreas de atuação, curso atualizado, própria empresa, crescimento profissional, pessoa criativa, gênero masculino, vocação, status, não pesquisei sobre o curso, contribuição social e não ter condições financeiras. |
id |
FIPEN-1_e1dfa0e8c44f543ce986b9ad5752d770 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.revistahermes.com.br:article/642 |
network_acronym_str |
FIPEN-1 |
network_name_str |
Revista Científica Hermes |
repository_id_str |
|
spelling |
Fatores influenciadores da escolha pelo curso de Ciências ContábeisInfluencing factors of choice by Accounting Science courseinfluencing factorschoice of courseAccounting sciencesfatores influenciadoresescolha do cursoCiências ContábeisPode-se afirmar que vem crescendo a busca pelo curso de ciências contábeis no Brasil. Interessa-nos verificar, na prática, os fatores que interferem nesta escolha, bem como identificar o perfil desses alunos. Dessa forma, este artigo tem como objetivo analisar os fatores influenciadores da escolha do curso de ciências contábeis. Quanto ao método e aos procedimentos de pesquisa, este estudo caracteriza-se como survey e quantitativo. Para tanto, utilizou-se um questionário, para coleta de dados junto a graduandos em ciências contábeis de uma universidade do Rio Grande do Sul. A amostra foi composta por 85 acadêmicos. Para o tratamento e a compreensão dos dados implementou-se a análise fatorial, sua aplicabilidade se deu via software SPSS e os dados foram tabulados em planilhas excel. Os resultados alcançados permitiram constatar que 7 componentes (independência, possibilidade, persistência, influência de profissionais, pessoas próximas, planejamento de carreira e gosto de matemática) explicam 68,539% dos fatores que constituem a escolha pela graduação em ciências contábeis. Como variáveis não significativas tivemos: mercado de trabalho, diferentes áreas de atuação, curso atualizado, própria empresa, crescimento profissional, pessoa criativa, gênero masculino, vocação, status, não pesquisei sobre o curso, contribuição social e não ter condições financeiras.It can be said that the search for an accounting science course is growing in Brazil. We are interested in verifying, in practice, the factors that interfere in this choice, as well as identifying the profile of these students. Thus, this article aims to analyze the factors that influence the choice of the accounting science course. As for the research method and procedures, this study is characterized and quantitative survey. To this end, a questionnaire developed was used to collect data from undergraduate students in accounting sciences at a university of Rio Grande do Sul. The sample consisted of 85 academics. For the data treatment, the called factor analysis was implemented, its applicability was done via SPSS software and the data were tabulated in excel spreadsheets. The results achieved allowed us to verify that 7 components (independence, possibility, persistence, influence of professionals, close people, career planning and preference for mathematics) explain 68.539% of the factors that constitute the choice for graduation in Accounting Science. As non-significant variables we had: labor market, different areas of activity, updated course, own company, professional growth, creative person, male gender, vocation, status, I did not research the course, social contribution and not having financial conditions.Fernando de Almeida Santos2023-04-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://revistahermes.com.br/index.php/hermes1/article/view/64210.21710/rch.v33i1.642Revista Científica Hermes; v. 33 (2023): abril a setembro; 121-141Revista Científica Hermes ; Vol. 33 (2023): abril a setembro; 121-141Revista Científica Hermes ; Vol. 33 (2023): abril a setembro; 121-1412175-055610.21710/rch.v33i1reponame:Revista Científica Hermesinstname:Instituto Paulista de Ensino (FIPEN)instacron:FIPENporhttps://revistahermes.com.br/index.php/hermes1/article/view/642/557Copyright (c) 2023 Clari Schuh, Silvio Paula Ribeiro, Taciana Rodrigues de Souza, Marco Aurélio Batista de Sousahttps://creativecommons.org/licenses/by/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessSchuh, ClariRibeiro, Silvio PaulaSouza, Taciana Rodrigues deSousa, Marco Aurélio Batista de2024-01-26T06:15:48Zoai:ojs.revistahermes.com.br:article/642Revistahttp://www.fipen.edu.br/hermes1/index.php/hermes1PUBhttp://www.fipen.edu.br/hermes1/index.php/hermes1/oai||hermes@fipen.edu.br2175-05562175-0556opendoar:2024-01-26T06:15:48Revista Científica Hermes - Instituto Paulista de Ensino (FIPEN)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Fatores influenciadores da escolha pelo curso de Ciências Contábeis Influencing factors of choice by Accounting Science course |
title |
Fatores influenciadores da escolha pelo curso de Ciências Contábeis |
spellingShingle |
Fatores influenciadores da escolha pelo curso de Ciências Contábeis Schuh, Clari influencing factors choice of course Accounting sciences fatores influenciadores escolha do curso Ciências Contábeis |
title_short |
Fatores influenciadores da escolha pelo curso de Ciências Contábeis |
title_full |
Fatores influenciadores da escolha pelo curso de Ciências Contábeis |
title_fullStr |
Fatores influenciadores da escolha pelo curso de Ciências Contábeis |
title_full_unstemmed |
Fatores influenciadores da escolha pelo curso de Ciências Contábeis |
title_sort |
Fatores influenciadores da escolha pelo curso de Ciências Contábeis |
author |
Schuh, Clari |
author_facet |
Schuh, Clari Ribeiro, Silvio Paula Souza, Taciana Rodrigues de Sousa, Marco Aurélio Batista de |
author_role |
author |
author2 |
Ribeiro, Silvio Paula Souza, Taciana Rodrigues de Sousa, Marco Aurélio Batista de |
author2_role |
author author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Schuh, Clari Ribeiro, Silvio Paula Souza, Taciana Rodrigues de Sousa, Marco Aurélio Batista de |
dc.subject.por.fl_str_mv |
influencing factors choice of course Accounting sciences fatores influenciadores escolha do curso Ciências Contábeis |
topic |
influencing factors choice of course Accounting sciences fatores influenciadores escolha do curso Ciências Contábeis |
description |
Pode-se afirmar que vem crescendo a busca pelo curso de ciências contábeis no Brasil. Interessa-nos verificar, na prática, os fatores que interferem nesta escolha, bem como identificar o perfil desses alunos. Dessa forma, este artigo tem como objetivo analisar os fatores influenciadores da escolha do curso de ciências contábeis. Quanto ao método e aos procedimentos de pesquisa, este estudo caracteriza-se como survey e quantitativo. Para tanto, utilizou-se um questionário, para coleta de dados junto a graduandos em ciências contábeis de uma universidade do Rio Grande do Sul. A amostra foi composta por 85 acadêmicos. Para o tratamento e a compreensão dos dados implementou-se a análise fatorial, sua aplicabilidade se deu via software SPSS e os dados foram tabulados em planilhas excel. Os resultados alcançados permitiram constatar que 7 componentes (independência, possibilidade, persistência, influência de profissionais, pessoas próximas, planejamento de carreira e gosto de matemática) explicam 68,539% dos fatores que constituem a escolha pela graduação em ciências contábeis. Como variáveis não significativas tivemos: mercado de trabalho, diferentes áreas de atuação, curso atualizado, própria empresa, crescimento profissional, pessoa criativa, gênero masculino, vocação, status, não pesquisei sobre o curso, contribuição social e não ter condições financeiras. |
publishDate |
2023 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2023-04-01 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://revistahermes.com.br/index.php/hermes1/article/view/642 10.21710/rch.v33i1.642 |
url |
https://revistahermes.com.br/index.php/hermes1/article/view/642 |
identifier_str_mv |
10.21710/rch.v33i1.642 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://revistahermes.com.br/index.php/hermes1/article/view/642/557 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
https://creativecommons.org/licenses/by/4.0 info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
https://creativecommons.org/licenses/by/4.0 |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Fernando de Almeida Santos |
publisher.none.fl_str_mv |
Fernando de Almeida Santos |
dc.source.none.fl_str_mv |
Revista Científica Hermes; v. 33 (2023): abril a setembro; 121-141 Revista Científica Hermes ; Vol. 33 (2023): abril a setembro; 121-141 Revista Científica Hermes ; Vol. 33 (2023): abril a setembro; 121-141 2175-0556 10.21710/rch.v33i1 reponame:Revista Científica Hermes instname:Instituto Paulista de Ensino (FIPEN) instacron:FIPEN |
instname_str |
Instituto Paulista de Ensino (FIPEN) |
instacron_str |
FIPEN |
institution |
FIPEN |
reponame_str |
Revista Científica Hermes |
collection |
Revista Científica Hermes |
repository.name.fl_str_mv |
Revista Científica Hermes - Instituto Paulista de Ensino (FIPEN) |
repository.mail.fl_str_mv |
||hermes@fipen.edu.br |
_version_ |
1798945178906525696 |