LGBTfobia na escola: uma análise da percepção de estudantes e professores de uma escola pública mineira sobre preconceito contra diversidade sexual e de gênero no ambiente escolar
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Data de Publicação: | 2018 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da Fundação João Pinheiro |
Texto Completo: | http://repositorio.fjp.mg.gov.br/handle/mono/2518 |
Resumo: | O preconceito contra diversidade sexual e de gênero produz reflexos negativos na sociedade brasileira, com altos índices de violência contra a população de lésbicas, gays, bissexuais, travestis e transexuais (LGBT). Na escola, os sujeitos que destoam do padrão heteronormativo, centrado na figura do homem heterossexual, branco, cristão, urbano e de classe média, tipo ideal do imaginário burguês, se veem às voltas com piadas e insinuações desqualificantes. Isso acontece, na maioria das vezes, com o assentimento do corpo docente, que pauta suas condutas dentro do modelo heteronormativo, afastando, assim, a escola de seu potencial transformador e contribuindo para a violação do direito à educação das estudantes LGBT, na medida em que naturaliza violências. Este trabalho busca apreender e analisar a percepção de estudantes e professores de uma escola pública da rede estadual de ensino de Minas Gerais quanto ao preconceito contra diversidade sexual e de gênero no âmbito escolar, por meio de técnicas de pesquisa qualitativa, como observações participantes, entrevistas e grupo focal, procedendo à análise dos dados coletados. Os resultados apontam para a predominância de violência simbólica e institucional contra a diversidade sexual e de gênero, com prejuízos ao convívio democrático e à livre manifestação da orientação sexual e da identidade de gênero na escola estudada. |
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Gomes, Ana Paula SalejAmorim, Marina AlvesAssis, Marcos Arcanjo deGontijo, Eider Max de Oliveira2019-05-20T12:51:47Z2023-11-06T16:14:05Z2019-05-20T12:51:47Z2023-11-06T16:14:05Z2018GONTIJO, Eider Max de Oliveira. LGBTfobia na escola: uma análise da percepção de estudantes e professores de uma escola pública mineira sobre preconceito contra diversidade sexual e de gênero no ambiente escolar. 106 f. Monografia (Graduação em Administração Pública) – Escola de Governo Professor Paulo Neves de Carvalho, Fundação João Pinheiro, Belo Horizonte, 2018http://repositorio.fjp.mg.gov.br/handle/mono/2518O preconceito contra diversidade sexual e de gênero produz reflexos negativos na sociedade brasileira, com altos índices de violência contra a população de lésbicas, gays, bissexuais, travestis e transexuais (LGBT). Na escola, os sujeitos que destoam do padrão heteronormativo, centrado na figura do homem heterossexual, branco, cristão, urbano e de classe média, tipo ideal do imaginário burguês, se veem às voltas com piadas e insinuações desqualificantes. Isso acontece, na maioria das vezes, com o assentimento do corpo docente, que pauta suas condutas dentro do modelo heteronormativo, afastando, assim, a escola de seu potencial transformador e contribuindo para a violação do direito à educação das estudantes LGBT, na medida em que naturaliza violências. Este trabalho busca apreender e analisar a percepção de estudantes e professores de uma escola pública da rede estadual de ensino de Minas Gerais quanto ao preconceito contra diversidade sexual e de gênero no âmbito escolar, por meio de técnicas de pesquisa qualitativa, como observações participantes, entrevistas e grupo focal, procedendo à análise dos dados coletados. Os resultados apontam para a predominância de violência simbólica e institucional contra a diversidade sexual e de gênero, com prejuízos ao convívio democrático e à livre manifestação da orientação sexual e da identidade de gênero na escola estudada.Prejudice against sexual and gender diversity produces negative repercussions in Brazilian society, with high rates of violence against the lesbian, gay, bisexual, transvestite and transgender (LGBT) population. At school, individuals who differ from the heteronormative pattern, centered on the figure of the heterosexual, white, Christian, urban, and middle-class man, the bourgeois imaginary's ideal type, find themselves being the subjects of jokes and disqualifying insinuations. This happens, most of the time, with the faculty consent, whose practices falls within the heteronormative model. Thus distancing schools from its transformative potential and contributing with the violation of the education rights of LGBT students, as it naturalizes violence. This study aims to obtain and analyze the perception of students and teachers from a public school of Minas Gerais’ state education system regarding the prejudice against sexual and gender diversity in the school environment, through qualitative research techniques such as participant observations, interviews and focus group, proceeding to the analysis of the data collected. Results point to the predominance of symbolic and institutional violence against sexual and gender diversity, impairing the democratic coexistence and the free expression of sexual orientation and gender identity in the school studied.Governo e PolíticaDiversidade SexualDiversidade Sexual e de GêneroLgbtfobiaLgbtfobia na EscolaViolência na EscolaDireitos HumanosEducaçãoEducação em Direitos HumanosSexual diversitySexual and gender diversityLgbtphobiaLgbtfobia in schoolViolence in schoolHuman rightsEducationHuman rights educationLGBTfobia na escola: uma análise da percepção de estudantes e professores de uma escola pública mineira sobre preconceito contra diversidade sexual e de gênero no ambiente escolarinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisFundação João PinheiroEscola de Governo Professor Paulo Neves de CarvalhoCSAP XXXV 2018GraduaçãoBelo Horizonte2018-12-05porreponame:Repositório Institucional da Fundação João Pinheiroinstname:Fundação João Pinheiro (FJP)instacron:FJPinfo:eu-repo/semantics/openAccessTHUMBNAILLGBTfobia na escola uma análise da percepção de estudantes e professores de uma escola pública mineira sobre preconceito contra diversidade sexual e de gênero no ambiente escolar.pdf.jpgLGBTfobia na escola uma análise da percepção de estudantes e professores de uma escola pública mineira sobre preconceito contra diversidade sexual e de gênero no ambiente escolar.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg2779http://repositorio.fjp.mg.gov.br/bitstreams/663f8891-e74d-4ecb-9327-60ba4ca4ff05/download56eab7251b46265418f67765cb5e64e7MD59TEXTLGBTfobia na escola uma análise da percepção de estudantes e professores de uma escola pública mineira sobre preconceito contra diversidade sexual e de gênero no ambiente escolar.pdf.txtLGBTfobia na escola uma análise da percepção de estudantes e professores de uma escola pública mineira sobre preconceito contra diversidade sexual e de gênero no ambiente escolar.pdf.txtExtracted texttext/plain103398http://repositorio.fjp.mg.gov.br/bitstreams/01bfb5eb-ef03-4baa-b2d8-4f740a6a6d7e/download6863a34df5c4839d9b7525acf150ed4bMD58LICENSElicense.txttext/plain1570http://repositorio.fjp.mg.gov.br/bitstreams/77a79926-d5ee-48cf-9391-30d8d17cf4c9/download399935990642117892180e188e2a8087MD52ORIGINALLGBTfobia na escola uma análise da percepção de estudantes e professores de uma escola pública mineira sobre preconceito contra diversidade sexual e de gênero no ambiente escolar.pdfapplication/pdf758740http://repositorio.fjp.mg.gov.br/bitstreams/9278e603-cbbb-447b-9232-b58c0270e915/downloadb460bea040ca0eb834d27753b1e06c35MD53mono/25182024-01-16 11:21:35.361open.accessoai:repositorio.fjp.mg.gov.br:mono/2518http://repositorio.fjp.mg.gov.brRepositório InstitucionalPUBhttp://www.repositorio.fjp.mg.gov.br/oai/requestopendoar:2024-01-16T14:21:35Repositório Institucional da Fundação João Pinheiro - 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