Caracterização de perfis de consumidores quanto à disposição de adoção de produtos e serviços baseados em tecnologia a partir da utilização do método de Grade of Membership (GOM)

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Pereira, Danielle Ramos de Miranda
Data de Publicação: 2007
Outros Autores: Pinto, Marcelo de Rezende, Santos, Leonardo Lemos da Silveira
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da Fundação João Pinheiro
Texto Completo: http://repositorio.fjp.mg.gov.br/handle/123456789/52
Resumo: Diante do constante avanço das tecnologias atuais, bem como da notável emergência de novas tecnologias, um dos desafios fundamentais para as empresas que pretendem desenvolver produtos e serviços baseados em tecnologia é assegurar a adoção e a satisfação por parte dos consumidores. À despeito de sua importância, percebe-se que existem ainda poucas investigações que contemplam essa temática no contexto brasileiro. Sendo assim, este trabalho procurou investigar o quão prontos os consumidores brasileiros estão para adotarem e usarem efetivamente novas tecnologias no trabalho e em casa, delineando perfis diferenciados de comportamentos. A pesquisa que envolveu 298 consumidores foi baseada em estudos de Parasuraman (2000) e Parasuraman & Colby (2002) e na escala desenvolvida por esses autores que foi devidamente avaliada e adaptada ao contexto brasileiro por Souza & Luce (2003). Os dados foram analisados com a utilização de uma metodologia que utiliza a Teoria de Conjuntos Nebulosos (Fuzzys) denominada Grade of Membership (GOM). Os resultados indicaram a caracterização de três perfis de respondentes - baixo, médio e alto – com relação à disposição de adoção de produtos e serviços baseados em tecnologia. Concluiu-se que os resultados da pesquisa podem ser relevantes para organizações de vários portes e tipos que atualmente enfrentam ou enfrentarão questões ligadas à tecnologia no oferecimento de seus produtos e serviços e nas suas interações com os clientes. Ademais, no tocante ao método de Grade of Membership (GoM), pode-se afirmar que ele traz contribuições importantes para os pesquisadores da área de Marketing, uma vez que representa um avanço das técnicas normalmente utilizadas para a identificação de perfis ou segmentos de consumidores.
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Sendo assim, este trabalho procurou investigar o quão prontos os consumidores brasileiros estão para adotarem e usarem efetivamente novas tecnologias no trabalho e em casa, delineando perfis diferenciados de comportamentos. A pesquisa que envolveu 298 consumidores foi baseada em estudos de Parasuraman (2000) e Parasuraman & Colby (2002) e na escala desenvolvida por esses autores que foi devidamente avaliada e adaptada ao contexto brasileiro por Souza & Luce (2003). Os dados foram analisados com a utilização de uma metodologia que utiliza a Teoria de Conjuntos Nebulosos (Fuzzys) denominada Grade of Membership (GOM). Os resultados indicaram a caracterização de três perfis de respondentes - baixo, médio e alto – com relação à disposição de adoção de produtos e serviços baseados em tecnologia. Concluiu-se que os resultados da pesquisa podem ser relevantes para organizações de vários portes e tipos que atualmente enfrentam ou enfrentarão questões ligadas à tecnologia no oferecimento de seus produtos e serviços e nas suas interações com os clientes. Ademais, no tocante ao método de Grade of Membership (GoM), pode-se afirmar que ele traz contribuições importantes para os pesquisadores da área de Marketing, uma vez que representa um avanço das técnicas normalmente utilizadas para a identificação de perfis ou segmentos de consumidores.Against the steady progress of current technologies, as well as the remarkable emergence of new technologies, one of the primary challenges for companies that intend to develop products and services based on technology is to assure the adoption of those and guarantee consumers’ satisfaction. In spite of its importance, there are few investigations contemplating that thematic on the Brazilian context. Therefore, this work aimed at investigating how ready are the Brazilian consumers to adopt and use new technologies in their workplace and homes - delineating differentiated behaviors profiles. The research, which included 298 consumers - was based on the studies of Parasuraman (2000) and Parasuraman & Colby (2002), as well as on the Technology Readiness Index scale (TRI) developed by those authors. That scale was properly evaluated and adapted to the Brazilian context by Souza & Luce (2003). The data was analyzed by the use of a methodology that employed the Theory of Hazy Groups (Fuzzies) called Grade of Membership (GoM). The results indicated the portrayal of three types of respondents - lower, medium and high – accordingly to the disposition of adopting products and services based on technology. The conclusion was that research results can be important for different types/sizes of organizations, which currently face or will face, matters associated to technology when offering their products and services,as well as in interactions with customers. Furthermore, concerning the Grade of Membership method (GoM), it can be affirmed that it brings important contributions for marketing researchers, once it represents the progress of techniques usually employed in the identification of consumer profiles or consumer segments.Comércio, Serviços e TurismoFundação João PinheiroUniversidade Federal de Minas GeraisUniversidade Federal de Minas GeraisComportamento do consumidor de tecnologiaDisposição para a tecnologiaTechnology Readiness Index (TRI)Teoria de Conjunto NebulososGrade of Membership (GoM)TecnologiaComportamento do consumidorPesquisa de mercadoGerenciamento da tecnologiaMarketing de serviçosTechnologyConsumer behaviorMarket researchManagement of TechnologyMarketing servicesCaracterização de perfis de consumidores quanto à disposição de adoção de produtos e serviços baseados em tecnologia a partir da utilização do método de Grade of Membership (GOM)info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articlePereira, Danielle Ramos de MirandaPinto, Marcelo de RezendeSantos, Leonardo Lemos da Silveirainfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da Fundação João Pinheiroinstname:Fundação João Pinheiro (FJP)instacron:FJPTHUMBNAILCaracterização de Perfis de Consumidores.pdf.jpgCaracterização de Perfis de Consumidores.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg5182http://repositorio.fjp.mg.gov.br/bitstreams/4a47d334-77ca-4df6-8278-8ec31a5feff8/downloadd5b19f79502488cace420bd4814ff4f4MD514Creative Commons Attribution License.pdf.jpgCreative Commons Attribution License.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg3139http://repositorio.fjp.mg.gov.br/bitstreams/7b7edaaa-be7a-4984-9ef6-79313ec20df4/downloaddb91d80f2043def7593e8bd82061d0efMD516ORIGINALCaracterização de Perfis de Consumidores.pdfCaracterização de Perfis de Consumidores.pdfapplication/pdf161975http://repositorio.fjp.mg.gov.br/bitstreams/4b5d0c1d-faed-4c16-a0af-1b2fbd7afd32/download49bd51f533f25e97bd4cb4951a2b0b04MD51Creative Commons Attribution License.pdfCreative Commons Attribution License.pdfapplication/pdf122824http://repositorio.fjp.mg.gov.br/bitstreams/e3e881ba-c664-4667-b4e4-f0e5f7384c40/downloadb507df5fee97d758ac5eff3b58fdce30MD57LICENSElicense.txtlicense.txttext/plain; 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