Determinantes à receptividade ao bluetooth marketing pelo consumidor português

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Sá, Inês de Melo Leitão de
Data de Publicação: 2014
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10400.22/5582
Resumo: Dissertação de Mestrado apresentada ao Instituto Superior de Contabilidade e Administração do Porto para a obtenção do grau de Mestre em Marketing Digital, sob orientação do Mestre Paulo Gonçalves e da Doutora Madalena Vilas Boas Esta versão não contém as críticas e sugestões dos elementos do júri
id RCAP_93678b16d8ad972380592f7ad86b545a
oai_identifier_str oai:recipp.ipp.pt:10400.22/5582
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Determinantes à receptividade ao bluetooth marketing pelo consumidor portuguêsComportamento do consumidorTecnologiaBluetooth marketingMobile marketingConsumer behaviorTechnologyDissertação de Mestrado apresentada ao Instituto Superior de Contabilidade e Administração do Porto para a obtenção do grau de Mestre em Marketing Digital, sob orientação do Mestre Paulo Gonçalves e da Doutora Madalena Vilas Boas Esta versão não contém as críticas e sugestões dos elementos do júriCom as crescentes inovações tecnológicas, também o conceito de marketing e as suas aplicações tornam-se mais amplas e funcionais, estando disponíveis nas mais diversas áreas. Hoje em dia é já visível o desenvolvimento das empresas de campanhas de mobile marketing, isto é, campanhas de marketing para dispositivos móveis (telemóveis, smartphones, PDA, tablets, etc.). Tirando partido dos recursos dos dispositivos (redes bluetooth, Wi-Fi, WAP, o serviço SMS, MMS, etc.), como veículo de aproximação e comunicação com os consumidores, a tecnologia bluetooth apresenta potencial, enquanto opção para que as acções de mobile marketing sejam, cada vez menos invasivas para o consumidor. Este estudo procura responder à questão geral sobre “quais os factores que podem motivar o consumidor português a adoptar o bluetooth marketing?". Do levantamento bibliográfico sobre o conceito de mobile marketing e de bluetooth marketing e, analisando, igualmente, as teorias do comportamento do consumidor, propõe-se um modelo conceptual susceptível de investigar as relações entre as possíveis determinantes à receptividade ao bluetooth marketing. O estudo empírico realizado, a partir da formulação de um conjunto de hipóteses e na aplicação de um inquérito por questionário online, permitiu obter uma amostra válida de 755 respostas, demonstrando-se existir uma relação entre factores, como o conhecimento alargado de como usar a tecnologia, nomeadamente, a facilidade de utilização, a troca de ficheiros e a influência dos pares, e a receptividade ao bluetooth marketing. Também o valor atribuído ao conteúdo das mensagens publicitárias no telemóvel, como o entretenimento, a personalização e o benefício monetário, são os que mais se (co)relacionam com a receptividade. O controlo sobre as mensagens promocionais enviadas para os telemóveis e as características de segurança da tecnologia evidenciam, também, uma relação positiva com a receptividade ao bluetooth marketing. Conclui-se, ainda, que os jovens e jovens adultos, mais do sexo feminino e trabalhadoresestudantes são os mais aptos a aderir ao bluetooth marketing.With the increasing technological innovation, the concept of marketing and its applications become more functional and wide, and are available in several areas. Today is already visible in the development of mobile marketing campaigns companies, ie marketing campaigns for mobile devices (mobile phones, smartphones, PDAs, tablets, etc.). Taking advantage of the resources of devices (bluetooth networks, Wi-Fi, WAP, SMS service, MMS, etc.), as a vehicle to approach and communicate with consumers, bluetooth technology shows potential as an option for the mobile marketing to be increasingly less invasive to consumers. This study seeks to answer the question "what factors may motivate the Portuguese consumer to adopt the bluetooth marketing?". From the literature review on the concept of mobile marketing and bluetooth marketing and also analyzing the theories of behavior consumers, we propose a conceptual model capable of investigating the relationships between the determinants of responsiveness to bluetooth marketing. The empirical study, from the formulation of a set of hypotheses and the implementation of an online survey questionnaire to a valid sample of 755 responses, demonstrating that there is a relationship between factors such as expanded knowledge of how to use technology, in particular, ease of use, file exchange and peer influence, and receptivity to bluetooth marketing. Also the value attributed to the content of advertising messages via mobile phone, as entertainment, personalization, and monetary benefits are the ones that relate to responsiveness. The control over promotional messages sent to mobile phones and the safety features of the technology, also showed a positive relationship with the receptivity to bluetooth marketing. Furthermore, it is concluded that youth and young adults, mostly women, student workers are more apt to accept bluetooth marketing.Instituto Politécnico do Porto. Instituto Superior de Contabilidade e Administração do PortoGonçalves, Paulo Jorge PinheiroVilas Boas, MadalenaRepositório Científico do Instituto Politécnico do PortoSá, Inês de Melo Leitão de2015-02-05T10:13:36Z20142014-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.22/5582TID:201634538porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-03-13T12:45:42Zoai:recipp.ipp.pt:10400.22/5582Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T17:26:13.090431Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Determinantes à receptividade ao bluetooth marketing pelo consumidor português
title Determinantes à receptividade ao bluetooth marketing pelo consumidor português
spellingShingle Determinantes à receptividade ao bluetooth marketing pelo consumidor português
Sá, Inês de Melo Leitão de
Comportamento do consumidor
Tecnologia
Bluetooth marketing
Mobile marketing
Consumer behavior
Technology
title_short Determinantes à receptividade ao bluetooth marketing pelo consumidor português
title_full Determinantes à receptividade ao bluetooth marketing pelo consumidor português
title_fullStr Determinantes à receptividade ao bluetooth marketing pelo consumidor português
title_full_unstemmed Determinantes à receptividade ao bluetooth marketing pelo consumidor português
title_sort Determinantes à receptividade ao bluetooth marketing pelo consumidor português
author Sá, Inês de Melo Leitão de
author_facet Sá, Inês de Melo Leitão de
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Gonçalves, Paulo Jorge Pinheiro
Vilas Boas, Madalena
Repositório Científico do Instituto Politécnico do Porto
dc.contributor.author.fl_str_mv Sá, Inês de Melo Leitão de
dc.subject.por.fl_str_mv Comportamento do consumidor
Tecnologia
Bluetooth marketing
Mobile marketing
Consumer behavior
Technology
topic Comportamento do consumidor
Tecnologia
Bluetooth marketing
Mobile marketing
Consumer behavior
Technology
description Dissertação de Mestrado apresentada ao Instituto Superior de Contabilidade e Administração do Porto para a obtenção do grau de Mestre em Marketing Digital, sob orientação do Mestre Paulo Gonçalves e da Doutora Madalena Vilas Boas Esta versão não contém as críticas e sugestões dos elementos do júri
publishDate 2014
dc.date.none.fl_str_mv 2014
2014-01-01T00:00:00Z
2015-02-05T10:13:36Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10400.22/5582
TID:201634538
url http://hdl.handle.net/10400.22/5582
identifier_str_mv TID:201634538
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Instituto Politécnico do Porto. Instituto Superior de Contabilidade e Administração do Porto
publisher.none.fl_str_mv Instituto Politécnico do Porto. Instituto Superior de Contabilidade e Administração do Porto
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799131356513435648