A implantação do centro de serviços compartilhados: um estudo de caso do estado de Minas Gerais

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Almeida, Hellen Freire
Data de Publicação: 2015
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da Fundação João Pinheiro
Texto Completo: http://repositorio.fjp.mg.gov.br/handle/mono/1574
Resumo: A administração pública brasileira passou por uma reestruturação na sua forma de governar a partir dos anos 1990. Houve a adesão do modelo gerencial no lugar do modelo burocrático, tendo em vista que o Estado passava por grave crise econômica, política e social. Sua estratégia era reduzir custos, tornar mais eficiente os processos administrativos e interromper os altos índices de corrupção. Neste sentido o Governo do Estado de Minas Gerais, a partir de 2003,decidiu criar o Choque de Gestão, cujas propostas eram reformular a máquina administrativa, com a introdução de novos valores e princípios, de forma a consolidar uma nova cultura organizacional. Durante este período foi construída a Cidade Administrativa do Estado e vários projetos modernizadores da administração pública foram propostos. Dentre eles destaca-se a implantação do Centro de Serviços Compartilhados, que tem por objetivo tornar mais eficiente a execução de atividades de área meio, como compras, financeiro-orçamentário, patrimônio, “facilities”, etc. Esta organização é a centralização dos processos em uma única unidade e tem por meta a redução de custos operacionais, através da padronização dos processos, aumento de produtividade, e excelência dos serviços prestados. Neste sentido, o presente estudo de natureza qualitativa descritiva, tem o objetivo de analisar como se sucedeu a implantação do Centro de Serviços Compartilhados, focalizando os processos de compra da Secretaria de Estado de Defesa Sociale explorando as exceções quanto às aquisições que não entraram no escopo do projeto de compartilhamento de serviços. Através da análise foi possível averiguar os pontos fortes e fracos quanto ao processo de implantação do Núcleo de Compras do órgão centralizador, bem como o impacto da operacionalização deste instrumento perante as secretarias demandantes. Por fim, foi possível reafirmar a postura tomada quanto a permanência dos processos de compras destes itens específicos nas secretarias
id FJP-2_d9d262e0d355c8891653d73af7c9cf78
oai_identifier_str oai:repositorio.fjp.mg.gov.br:mono/1574
network_acronym_str FJP-2
network_name_str Repositório Institucional da Fundação João Pinheiro
repository_id_str
spelling Figueiredo, Amanda Mátar deBernardi, Mônica Moreira EstevesCruz, Marcus Vinícius Gonçalves daAlmeida, Hellen Freire2016-04-18T12:11:36Z2023-11-06T14:22:06Z2016-04-18T12:11:36Z2023-11-06T14:22:06Z20152015ALMEIDA, Hellen Freire. A implantação do centro de serviços compartilhados: um estudo de caso do estado de Minas Gerais. 92 f. Monografia (Graduação em Administração Pública) – Escola de Governo Professor Paulo Neves de Carvalho, Fundação João Pinheiro, Belo Horizonte, 2015http://repositorio.fjp.mg.gov.br/handle/mono/1574A administração pública brasileira passou por uma reestruturação na sua forma de governar a partir dos anos 1990. Houve a adesão do modelo gerencial no lugar do modelo burocrático, tendo em vista que o Estado passava por grave crise econômica, política e social. Sua estratégia era reduzir custos, tornar mais eficiente os processos administrativos e interromper os altos índices de corrupção. Neste sentido o Governo do Estado de Minas Gerais, a partir de 2003,decidiu criar o Choque de Gestão, cujas propostas eram reformular a máquina administrativa, com a introdução de novos valores e princípios, de forma a consolidar uma nova cultura organizacional. Durante este período foi construída a Cidade Administrativa do Estado e vários projetos modernizadores da administração pública foram propostos. Dentre eles destaca-se a implantação do Centro de Serviços Compartilhados, que tem por objetivo tornar mais eficiente a execução de atividades de área meio, como compras, financeiro-orçamentário, patrimônio, “facilities”, etc. Esta organização é a centralização dos processos em uma única unidade e tem por meta a redução de custos operacionais, através da padronização dos processos, aumento de produtividade, e excelência dos serviços prestados. Neste sentido, o presente estudo de natureza qualitativa descritiva, tem o objetivo de analisar como se sucedeu a implantação do Centro de Serviços Compartilhados, focalizando os processos de compra da Secretaria de Estado de Defesa Sociale explorando as exceções quanto às aquisições que não entraram no escopo do projeto de compartilhamento de serviços. Através da análise foi possível averiguar os pontos fortes e fracos quanto ao processo de implantação do Núcleo de Compras do órgão centralizador, bem como o impacto da operacionalização deste instrumento perante as secretarias demandantes. Por fim, foi possível reafirmar a postura tomada quanto a permanência dos processos de compras destes itens específicos nas secretariasThe Brazilian government was restructured in its form of government from the year 1990. There was joining the managerial model in place of the bureaucratic model, given that the State was going through severe economic crisis, political and social. His strategy was to reduce costs, become more efficient administrative processes and stop the high levels of corruption. Hence, the Government of Minas Gerais, since 2003, decided to create the Management Shock, whose proposals were reshape the administrative apparatus, with the introduction of new values and principles, in order to consolidate a new organizational culture. During this period was built the City Administration of the State and various modernizing projects, public administration, it has been proposed. Among them stands out the implementation of the Shared Services Center, which aims to make more efficient the implementation area through activities such as shopping, financial-budget, assets, facilities, etc. This project is the centralization of processes in a single unit and is aimed at reducing operating costs through the standardization of processes, increased productivity, and service excellence. In this sense, this study descriptive qualitative, aims to analyze how it came to implementation of the Shared Services Center, focusing on the purchasing processes of the State Secretariat of Social Defense and exploring the exceptions as to acquisitions that did not make the services sharing project scope. Through the analysis it was possible to ascertain the strengths and weaknesses as the Shopping Center of the implementation process of the clearing house as well as the impact of the operation of the instrument before the applicants departments. Finally, it was possible to reaffirm the position taken as the permanence of the purchasing process of these specific items in the secretariats of Minas Gerais.Governo e PolíticaReforma GerencialCentro de Serviços CompartilhadosCompras PúblicasReform ManagementShared Services CenterPublic ProcurementA implantação do centro de serviços compartilhados: um estudo de caso do estado de Minas Geraisinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisFundação João PinheiroEscola de GovernoCSAP XXVIIIGraduaçãoBelo Horizonte2016-04-20porreponame:Repositório Institucional da Fundação João Pinheiroinstname:Fundação João Pinheiro (FJP)instacron:FJPinfo:eu-repo/semantics/openAccessTHUMBNAILA implantação do centro de serviços compartilhados.pdf.jpgA implantação do centro de serviços compartilhados.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg2524http://repositorio.fjp.mg.gov.br/bitstreams/bf15db1f-077d-4e1b-930a-7737d156da01/download1c5a573ae0c999fb33ace48b5b721350MD59TEXTA implantação do centro de serviços compartilhados.pdf.txtA implantação do centro de serviços compartilhados.pdf.txtExtracted texttext/plain103592http://repositorio.fjp.mg.gov.br/bitstreams/49ad6b9f-5e18-4879-ad28-618a4a1944a2/downloade46d282a25154a3a31cd6aded8af6417MD58ORIGINALA implantação do centro de serviços compartilhados.pdfapplication/pdf1589800http://repositorio.fjp.mg.gov.br/bitstreams/f0b36c88-4b3d-40d2-ac3c-868d1cf9694e/download68420b850bd4118709e33bee15e50463MD52LICENSElicense.txttext/plain1570http://repositorio.fjp.mg.gov.br/bitstreams/a7fe0947-2268-4056-9d98-b9766801e2ec/download399935990642117892180e188e2a8087MD53mono/15742024-01-05 13:08:06.905open.accessoai:repositorio.fjp.mg.gov.br:mono/1574http://repositorio.fjp.mg.gov.brRepositório InstitucionalPUBhttp://www.repositorio.fjp.mg.gov.br/oai/requestopendoar:2024-01-05T16:08:06Repositório Institucional da Fundação João Pinheiro - Fundação João Pinheiro (FJP)falsePGNlbnRlcj48Yj5MSUNFTsOHQSBERSBESVNUUklCVUnDh8ODTyBOw4NPLUVYQ0xVU0lWQTwvYj48L2NlbnRlcj48YnIvPjxici8+CgpBbyBhc3NpbmFyIGUgZW50cmVnYXIgZXN0YSBsaWNlbsOnYSwgby9hIFNyLi9TcmEuIChhdXRvciBvdSBkZXRlbnRvciBkb3MgZGlyZWl0b3MgZGUgYXV0b3IpOjxici8+PGJyLz4KCmEpIENvbmNlZGUgw6AgRnVuZGHDp8OjbyBKb8OjbyBQaW5oZWlybyBvIGRpcmVpdG8gbsOjby1leGNsdXNpdm8gZGUKcmVwcm9kdXppciwgY29udmVydGVyIChjb21vIGRlZmluaWRvIGFiYWl4byksIGNvbXVuaWNhciBlL291IGRpc3RyaWJ1aXIgbyBkb2N1bWVudG8gZW50cmVndWUgKGluY2x1aW5kbyBvIHJlc3Vtby9hYnN0cmFjdCkgZW0gZm9ybWF0byBkaWdpdGFsIG91IGltcHJlc3NvIGUgZW0gcXVhbHF1ZXIgbWVpby48YnIvPjxici8+CgpiKSBEZWNsYXJhIHF1ZSBvIGRvY3VtZW50byBlbnRyZWd1ZSDDqSBzZXUgdHJhYmFsaG8gb3JpZ2luYWwsIGUgcXVlIGRldMOpbSBvIGRpcmVpdG8gZGUgY29uY2VkZXIgb3MgZGlyZWl0b3MgY29udGlkb3MgbmVzdGEgbGljZW7Dp2EuIERlY2xhcmEgdGFtYsOpbSBxdWUgYSBlbnRyZWdhIGRvIGRvY3VtZW50byBuw6NvIGluZnJpbmdlLCB0YW50byBxdWFudG8gbGhlIMOpIHBvc3PDrXZlbCBzYWJlciwgb3MgZGlyZWl0b3MgZGUgcXVhbHF1ZXIgb3V0cmEgcGVzc29hIG91IGVudGlkYWRlLjxici8+PGJyLz4KCmMpIFNlIG8gZG9jdW1lbnRvIGVudHJlZ3VlIGNvbnTDqW0gbWF0ZXJpYWwgZG8gcXVhbCBuw6NvIGRldMOpbSBvcyBkaXJlaXRvcyBkZSBhdXRvciwgZGVjbGFyYSBxdWUgb2J0ZXZlIGF1dG9yaXphw6fDo28gZG8gZGV0ZW50b3IgZG9zIGRpcmVpdG9zIGRlIGF1dG9yIHBhcmEgY29uY2VkZXIgw6AgRnVuZGHDp8OjbyBKb8OjbyBQaW5oZWlybyBvcyBkaXJlaXRvcyByZXF1ZXJpZG9zIHBvciBlc3RhIGxpY2Vuw6dhLCBlIHF1ZSBlc3NlIG1hdGVyaWFsIGN1am9zIGRpcmVpdG9zIHPDo28gZGUgdGVyY2Vpcm9zIGVzdMOhIGNsYXJhbWVudGUgaWRlbnRpZmljYWRvIGUgcmVjb25oZWNpZG8gbm8gdGV4dG8gb3UgY29udGXDumRvIGRvIGRvY3VtZW50byBlbnRyZWd1ZS48YnIvPjxici8+CgpTZSBvIGRvY3VtZW50byBlbnRyZWd1ZSDDqSBiYXNlYWRvIGVtIHRyYWJhbGhvIGZpbmFuY2lhZG8gb3UgYXBvaWFkbyBwb3Igb3V0cmEgaW5zdGl0dWnDp8OjbyBxdWUgbsOjbyBhIEZ1bmRhw6fDo28gSm/Do28gUGluaGVpcm8sIGRlY2xhcmEgcXVlIGN1bXByaXUgcXVhaXNxdWVyIG9icmlnYcOnw7VlcyBleGlnaWRhcyBwZWxvIHJlc3BlY3Rpdm8gY29udHJhdG8gb3UgYWNvcmRvLjxici8+PGJyLz4KCkEgRnVuZGHDp8OjbyBKb8OjbyBQaW5oZWlybyBpZGVudGlmaWNhcsOhIGNsYXJhbWVudGUgbyhzKSBzZXUocykgbm9tZShzKQpjb21vIG8ocykgYXV0b3IoZXMpIG91IGRldGVudG9yKGVzKSBkb3MgZGlyZWl0b3MgZG8gZG9jdW1lbnRvIGVudHJlZ3VlLCBlIG7Do28gZmFyw6EgcXVhbHF1ZXIgYWx0ZXJhw6fDo28sIHBhcmEgYWzDqW0gZGFzIHBlcm1pdGlkYXMgcG9yIGVzdGEgbGljZW7Dp2EuCg==
dc.title.pt_BR.fl_str_mv A implantação do centro de serviços compartilhados: um estudo de caso do estado de Minas Gerais
title A implantação do centro de serviços compartilhados: um estudo de caso do estado de Minas Gerais
spellingShingle A implantação do centro de serviços compartilhados: um estudo de caso do estado de Minas Gerais
Almeida, Hellen Freire
Reforma Gerencial
Centro de Serviços Compartilhados
Compras Públicas
Reform Management
Shared Services Center
Public Procurement
title_short A implantação do centro de serviços compartilhados: um estudo de caso do estado de Minas Gerais
title_full A implantação do centro de serviços compartilhados: um estudo de caso do estado de Minas Gerais
title_fullStr A implantação do centro de serviços compartilhados: um estudo de caso do estado de Minas Gerais
title_full_unstemmed A implantação do centro de serviços compartilhados: um estudo de caso do estado de Minas Gerais
title_sort A implantação do centro de serviços compartilhados: um estudo de caso do estado de Minas Gerais
author Almeida, Hellen Freire
author_facet Almeida, Hellen Freire
author_role author
dc.contributor.member.none.fl_str_mv Figueiredo, Amanda Mátar de
Bernardi, Mônica Moreira Esteves
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Cruz, Marcus Vinícius Gonçalves da
dc.contributor.author.fl_str_mv Almeida, Hellen Freire
contributor_str_mv Cruz, Marcus Vinícius Gonçalves da
dc.subject.other.pt_BR.fl_str_mv Reforma Gerencial
Centro de Serviços Compartilhados
Compras Públicas
topic Reforma Gerencial
Centro de Serviços Compartilhados
Compras Públicas
Reform Management
Shared Services Center
Public Procurement
dc.subject.en.en.fl_str_mv Reform Management
Shared Services Center
Public Procurement
description A administração pública brasileira passou por uma reestruturação na sua forma de governar a partir dos anos 1990. Houve a adesão do modelo gerencial no lugar do modelo burocrático, tendo em vista que o Estado passava por grave crise econômica, política e social. Sua estratégia era reduzir custos, tornar mais eficiente os processos administrativos e interromper os altos índices de corrupção. Neste sentido o Governo do Estado de Minas Gerais, a partir de 2003,decidiu criar o Choque de Gestão, cujas propostas eram reformular a máquina administrativa, com a introdução de novos valores e princípios, de forma a consolidar uma nova cultura organizacional. Durante este período foi construída a Cidade Administrativa do Estado e vários projetos modernizadores da administração pública foram propostos. Dentre eles destaca-se a implantação do Centro de Serviços Compartilhados, que tem por objetivo tornar mais eficiente a execução de atividades de área meio, como compras, financeiro-orçamentário, patrimônio, “facilities”, etc. Esta organização é a centralização dos processos em uma única unidade e tem por meta a redução de custos operacionais, através da padronização dos processos, aumento de produtividade, e excelência dos serviços prestados. Neste sentido, o presente estudo de natureza qualitativa descritiva, tem o objetivo de analisar como se sucedeu a implantação do Centro de Serviços Compartilhados, focalizando os processos de compra da Secretaria de Estado de Defesa Sociale explorando as exceções quanto às aquisições que não entraram no escopo do projeto de compartilhamento de serviços. Através da análise foi possível averiguar os pontos fortes e fracos quanto ao processo de implantação do Núcleo de Compras do órgão centralizador, bem como o impacto da operacionalização deste instrumento perante as secretarias demandantes. Por fim, foi possível reafirmar a postura tomada quanto a permanência dos processos de compras destes itens específicos nas secretarias
publishDate 2015
dc.date.valid.none.fl_str_mv 2015
dc.date.issued.fl_str_mv 2015
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2016-04-18T12:11:36Z
2023-11-06T14:22:06Z
dc.date.available.fl_str_mv 2016-04-18T12:11:36Z
2023-11-06T14:22:06Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.citation.fl_str_mv ALMEIDA, Hellen Freire. A implantação do centro de serviços compartilhados: um estudo de caso do estado de Minas Gerais. 92 f. Monografia (Graduação em Administração Pública) – Escola de Governo Professor Paulo Neves de Carvalho, Fundação João Pinheiro, Belo Horizonte, 2015
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://repositorio.fjp.mg.gov.br/handle/mono/1574
identifier_str_mv ALMEIDA, Hellen Freire. A implantação do centro de serviços compartilhados: um estudo de caso do estado de Minas Gerais. 92 f. Monografia (Graduação em Administração Pública) – Escola de Governo Professor Paulo Neves de Carvalho, Fundação João Pinheiro, Belo Horizonte, 2015
url http://repositorio.fjp.mg.gov.br/handle/mono/1574
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da Fundação João Pinheiro
instname:Fundação João Pinheiro (FJP)
instacron:FJP
instname_str Fundação João Pinheiro (FJP)
instacron_str FJP
institution FJP
reponame_str Repositório Institucional da Fundação João Pinheiro
collection Repositório Institucional da Fundação João Pinheiro
bitstream.url.fl_str_mv http://repositorio.fjp.mg.gov.br/bitstreams/bf15db1f-077d-4e1b-930a-7737d156da01/download
http://repositorio.fjp.mg.gov.br/bitstreams/49ad6b9f-5e18-4879-ad28-618a4a1944a2/download
http://repositorio.fjp.mg.gov.br/bitstreams/f0b36c88-4b3d-40d2-ac3c-868d1cf9694e/download
http://repositorio.fjp.mg.gov.br/bitstreams/a7fe0947-2268-4056-9d98-b9766801e2ec/download
bitstream.checksum.fl_str_mv 1c5a573ae0c999fb33ace48b5b721350
e46d282a25154a3a31cd6aded8af6417
68420b850bd4118709e33bee15e50463
399935990642117892180e188e2a8087
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da Fundação João Pinheiro - Fundação João Pinheiro (FJP)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1801495718718865408