Análise espacial de dados de notificação da febre maculosa em municí­pios da Região Metropolitana de São Paulo.

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Paião Vargas, Leonardo
Data de Publicação: 2015
Outros Autores: Feijó de Souza, Vanessa Aparecida
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Atas de Saúde Ambiental
Texto Completo: https://revistaseletronicas.fmu.br/index.php/ASA/article/view/683
Resumo: A febre maculosa, ocasionada pela bactéria Rickettsia rickettsii e transmitida por carrapatos, é uma importante zoonose que apresenta distribuição endêmica em determinadas regiões paulistas. O presente estudo teve como objetivo caracterizar espacialmente a área de ocorrência de febre maculosa na Região Metropolitana de São Paulo com a auxí­lio de técnicas de sensoriamento remoto, comparando-a a localidades não endêmicas. Foram considerados dados reportados ao Sistema de Informação de Agravos de Notificação (SINAN) sobre a distribuição de casos. Imagens coletadas pelo satélite sino-brasileiro CBERS-2B foram utilizadas para a análise por sensoriamento remoto e o cálculo do í­ndice de vegetação por diferença normalizada (NDVI) foi conduzido. Dentre os resultados observados, foi possí­vel avaliar a distribuição espaço-temporal dos casos na região identificando correlação entre os municí­pios de maior ocorrência a áreas com elevados valores de NDVI, e presença de importantes reservatórios d"™água, como a represa Billings, definindo áreas que requerem maior atenção. Sendo assim, pode-se concluir que a utilização de recursos e ferramentas de acesso livre disponí­veis atualmente permitem que se melhor caracterize áreas de ocorrência de enfermidades, favorecendo a identificação de possí­veis zonas de risco, orientando a busca de novas informações e auxiliando a aplicação de medidas de prevenção e controle.
id FMU-1_424abbfa24c36afc3008b36e3a80ce4b
oai_identifier_str oai:ojs.fmu.br:article/683
network_acronym_str FMU-1
network_name_str Atas de Saúde Ambiental
repository_id_str
spelling Análise espacial de dados de notificação da febre maculosa em municí­pios da Região Metropolitana de São Paulo.A febre maculosa, ocasionada pela bactéria Rickettsia rickettsii e transmitida por carrapatos, é uma importante zoonose que apresenta distribuição endêmica em determinadas regiões paulistas. O presente estudo teve como objetivo caracterizar espacialmente a área de ocorrência de febre maculosa na Região Metropolitana de São Paulo com a auxí­lio de técnicas de sensoriamento remoto, comparando-a a localidades não endêmicas. Foram considerados dados reportados ao Sistema de Informação de Agravos de Notificação (SINAN) sobre a distribuição de casos. Imagens coletadas pelo satélite sino-brasileiro CBERS-2B foram utilizadas para a análise por sensoriamento remoto e o cálculo do í­ndice de vegetação por diferença normalizada (NDVI) foi conduzido. Dentre os resultados observados, foi possí­vel avaliar a distribuição espaço-temporal dos casos na região identificando correlação entre os municí­pios de maior ocorrência a áreas com elevados valores de NDVI, e presença de importantes reservatórios d"™água, como a represa Billings, definindo áreas que requerem maior atenção. Sendo assim, pode-se concluir que a utilização de recursos e ferramentas de acesso livre disponí­veis atualmente permitem que se melhor caracterize áreas de ocorrência de enfermidades, favorecendo a identificação de possí­veis zonas de risco, orientando a busca de novas informações e auxiliando a aplicação de medidas de prevenção e controle.Atas de Saúde Ambiental - ASA (ISSN 2357-7614)2015-08-31info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://revistaseletronicas.fmu.br/index.php/ASA/article/view/683Atas de Saúde Ambiental - ASA (ISSN 2357-7614); v. 3 n. 1 (2015); 47-602357-7614reponame:Atas de Saúde Ambientalinstname:Faculdades Metropolitanas Unidas (FMU)instacron:FMUporhttps://revistaseletronicas.fmu.br/index.php/ASA/article/view/683/850Copyright (c) 2018 Leonardo Paião Vargas, Vanessa Aparecida Feijó de Souzainfo:eu-repo/semantics/openAccessPaião Vargas, LeonardoFeijó de Souza, Vanessa Aparecida2018-04-10T20:50:59Zoai:ojs.fmu.br:article/683Revistahttps://revistaseletronicas.fmu.br/index.php/ASA/indexPRIhttps://revistaseletronicas.fmu.br/index.php/ASA/oai||asa.revista@gmail.com2357-76142357-7614opendoar:2018-04-10T20:50:59Atas de Saúde Ambiental - Faculdades Metropolitanas Unidas (FMU)false
dc.title.none.fl_str_mv Análise espacial de dados de notificação da febre maculosa em municí­pios da Região Metropolitana de São Paulo.
title Análise espacial de dados de notificação da febre maculosa em municí­pios da Região Metropolitana de São Paulo.
spellingShingle Análise espacial de dados de notificação da febre maculosa em municí­pios da Região Metropolitana de São Paulo.
Paião Vargas, Leonardo
title_short Análise espacial de dados de notificação da febre maculosa em municí­pios da Região Metropolitana de São Paulo.
title_full Análise espacial de dados de notificação da febre maculosa em municí­pios da Região Metropolitana de São Paulo.
title_fullStr Análise espacial de dados de notificação da febre maculosa em municí­pios da Região Metropolitana de São Paulo.
title_full_unstemmed Análise espacial de dados de notificação da febre maculosa em municí­pios da Região Metropolitana de São Paulo.
title_sort Análise espacial de dados de notificação da febre maculosa em municí­pios da Região Metropolitana de São Paulo.
author Paião Vargas, Leonardo
author_facet Paião Vargas, Leonardo
Feijó de Souza, Vanessa Aparecida
author_role author
author2 Feijó de Souza, Vanessa Aparecida
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Paião Vargas, Leonardo
Feijó de Souza, Vanessa Aparecida
description A febre maculosa, ocasionada pela bactéria Rickettsia rickettsii e transmitida por carrapatos, é uma importante zoonose que apresenta distribuição endêmica em determinadas regiões paulistas. O presente estudo teve como objetivo caracterizar espacialmente a área de ocorrência de febre maculosa na Região Metropolitana de São Paulo com a auxí­lio de técnicas de sensoriamento remoto, comparando-a a localidades não endêmicas. Foram considerados dados reportados ao Sistema de Informação de Agravos de Notificação (SINAN) sobre a distribuição de casos. Imagens coletadas pelo satélite sino-brasileiro CBERS-2B foram utilizadas para a análise por sensoriamento remoto e o cálculo do í­ndice de vegetação por diferença normalizada (NDVI) foi conduzido. Dentre os resultados observados, foi possí­vel avaliar a distribuição espaço-temporal dos casos na região identificando correlação entre os municí­pios de maior ocorrência a áreas com elevados valores de NDVI, e presença de importantes reservatórios d"™água, como a represa Billings, definindo áreas que requerem maior atenção. Sendo assim, pode-se concluir que a utilização de recursos e ferramentas de acesso livre disponí­veis atualmente permitem que se melhor caracterize áreas de ocorrência de enfermidades, favorecendo a identificação de possí­veis zonas de risco, orientando a busca de novas informações e auxiliando a aplicação de medidas de prevenção e controle.
publishDate 2015
dc.date.none.fl_str_mv 2015-08-31
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://revistaseletronicas.fmu.br/index.php/ASA/article/view/683
url https://revistaseletronicas.fmu.br/index.php/ASA/article/view/683
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://revistaseletronicas.fmu.br/index.php/ASA/article/view/683/850
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2018 Leonardo Paião Vargas, Vanessa Aparecida Feijó de Souza
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2018 Leonardo Paião Vargas, Vanessa Aparecida Feijó de Souza
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Atas de Saúde Ambiental - ASA (ISSN 2357-7614)
publisher.none.fl_str_mv Atas de Saúde Ambiental - ASA (ISSN 2357-7614)
dc.source.none.fl_str_mv Atas de Saúde Ambiental - ASA (ISSN 2357-7614); v. 3 n. 1 (2015); 47-60
2357-7614
reponame:Atas de Saúde Ambiental
instname:Faculdades Metropolitanas Unidas (FMU)
instacron:FMU
instname_str Faculdades Metropolitanas Unidas (FMU)
instacron_str FMU
institution FMU
reponame_str Atas de Saúde Ambiental
collection Atas de Saúde Ambiental
repository.name.fl_str_mv Atas de Saúde Ambiental - Faculdades Metropolitanas Unidas (FMU)
repository.mail.fl_str_mv ||asa.revista@gmail.com
_version_ 1798945156412473344