Percepção do consumidor em relação à validade de produtos alimentícios
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2016 |
Outros Autores: | , , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Atas de Saúde Ambiental |
Texto Completo: | https://revistaseletronicas.fmu.br/index.php/ASA/article/view/958 |
Resumo: | As embalagens de produtos industrializadosdevem conter várias informações como ingredientes, composição nutricional e indicar a forma correta de conservação e preparo para que contribuam com o consumidor para uma escolha adequada do produto. Foram entrevistados 30 consumidores no ato da compra, em dois supermercados varejistas e questionados através de formulário próprio contendo dez questões, para avaliação de seu comportamento com relação aos rótulos, considerando a percepção que eles têm frente a diversas situações relacionadas a validade dos alimentos.Nesta pesquisa, foi possível observar que 66,7% dos entrevistados, confiam na data de validade expressa na embalagem dos produtos, embora 96,7% não tenham conhecimento de como esta informação é definida pelos fabricantes. |
id |
FMU-1_f2f68437144db4e28f2762c0b2f52f2d |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.fmu.br:article/958 |
network_acronym_str |
FMU-1 |
network_name_str |
Atas de Saúde Ambiental |
repository_id_str |
|
spelling |
Percepção do consumidor em relação à validade de produtos alimentíciosConsumer perception on food product shelf lifeconsumidorembalagensvalidadevida de prateleira.consumerpackagingexpiration dateshelf life.As embalagens de produtos industrializadosdevem conter várias informações como ingredientes, composição nutricional e indicar a forma correta de conservação e preparo para que contribuam com o consumidor para uma escolha adequada do produto. Foram entrevistados 30 consumidores no ato da compra, em dois supermercados varejistas e questionados através de formulário próprio contendo dez questões, para avaliação de seu comportamento com relação aos rótulos, considerando a percepção que eles têm frente a diversas situações relacionadas a validade dos alimentos.Nesta pesquisa, foi possível observar que 66,7% dos entrevistados, confiam na data de validade expressa na embalagem dos produtos, embora 96,7% não tenham conhecimento de como esta informação é definida pelos fabricantes.Packaging of industrialized food products must contain diverse information such as ingredients, nutritional composition, and preservation and preparation instruction to help the consumer make suitable choices. Thirty consumers were interviewed at time of purchase in two retail supermarkets. A ten-question survey was used to evaluate consumers behavior related to labels and their perception on different aspects of food product shelf life. It was observed that 66.7% of consumers trust expiration dates printed on food product packaging, but 96.7% are not aware of how this information is setup by the manufacturers.Atas de Saúde Ambiental - ASA (ISSN 2357-7614)2016-01-05info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://revistaseletronicas.fmu.br/index.php/ASA/article/view/958Atas de Saúde Ambiental - ASA (ISSN 2357-7614); v. 3 n. 2 (2015): ANAIS DO IV SIMPÓSIO DE SAÚDE AMBIENTAL; 66-732357-7614reponame:Atas de Saúde Ambientalinstname:Faculdades Metropolitanas Unidas (FMU)instacron:FMUporhttps://revistaseletronicas.fmu.br/index.php/ASA/article/view/958/887Copyright (c) 2018 Kátia Mitie Ohira dos Santos, Alexandre Panov Momesso, Ricardo Moreira Calil, Ercilia Maria Borgheresi Calilinfo:eu-repo/semantics/openAccessSantos, Kátia Mitie Ohira dosMomesso, Alexandre PanovCalil, Ricardo MoreiraCalil, Ercilia Maria Borgheresi2018-04-10T20:51:11Zoai:ojs.fmu.br:article/958Revistahttps://revistaseletronicas.fmu.br/index.php/ASA/indexPRIhttps://revistaseletronicas.fmu.br/index.php/ASA/oai||asa.revista@gmail.com2357-76142357-7614opendoar:2018-04-10T20:51:11Atas de Saúde Ambiental - Faculdades Metropolitanas Unidas (FMU)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Percepção do consumidor em relação à validade de produtos alimentícios Consumer perception on food product shelf life |
title |
Percepção do consumidor em relação à validade de produtos alimentícios |
spellingShingle |
Percepção do consumidor em relação à validade de produtos alimentícios Santos, Kátia Mitie Ohira dos consumidor embalagens validade vida de prateleira. consumer packaging expiration date shelf life. |
title_short |
Percepção do consumidor em relação à validade de produtos alimentícios |
title_full |
Percepção do consumidor em relação à validade de produtos alimentícios |
title_fullStr |
Percepção do consumidor em relação à validade de produtos alimentícios |
title_full_unstemmed |
Percepção do consumidor em relação à validade de produtos alimentícios |
title_sort |
Percepção do consumidor em relação à validade de produtos alimentícios |
author |
Santos, Kátia Mitie Ohira dos |
author_facet |
Santos, Kátia Mitie Ohira dos Momesso, Alexandre Panov Calil, Ricardo Moreira Calil, Ercilia Maria Borgheresi |
author_role |
author |
author2 |
Momesso, Alexandre Panov Calil, Ricardo Moreira Calil, Ercilia Maria Borgheresi |
author2_role |
author author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Santos, Kátia Mitie Ohira dos Momesso, Alexandre Panov Calil, Ricardo Moreira Calil, Ercilia Maria Borgheresi |
dc.subject.por.fl_str_mv |
consumidor embalagens validade vida de prateleira. consumer packaging expiration date shelf life. |
topic |
consumidor embalagens validade vida de prateleira. consumer packaging expiration date shelf life. |
description |
As embalagens de produtos industrializadosdevem conter várias informações como ingredientes, composição nutricional e indicar a forma correta de conservação e preparo para que contribuam com o consumidor para uma escolha adequada do produto. Foram entrevistados 30 consumidores no ato da compra, em dois supermercados varejistas e questionados através de formulário próprio contendo dez questões, para avaliação de seu comportamento com relação aos rótulos, considerando a percepção que eles têm frente a diversas situações relacionadas a validade dos alimentos.Nesta pesquisa, foi possível observar que 66,7% dos entrevistados, confiam na data de validade expressa na embalagem dos produtos, embora 96,7% não tenham conhecimento de como esta informação é definida pelos fabricantes. |
publishDate |
2016 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2016-01-05 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://revistaseletronicas.fmu.br/index.php/ASA/article/view/958 |
url |
https://revistaseletronicas.fmu.br/index.php/ASA/article/view/958 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://revistaseletronicas.fmu.br/index.php/ASA/article/view/958/887 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Atas de Saúde Ambiental - ASA (ISSN 2357-7614) |
publisher.none.fl_str_mv |
Atas de Saúde Ambiental - ASA (ISSN 2357-7614) |
dc.source.none.fl_str_mv |
Atas de Saúde Ambiental - ASA (ISSN 2357-7614); v. 3 n. 2 (2015): ANAIS DO IV SIMPÓSIO DE SAÚDE AMBIENTAL; 66-73 2357-7614 reponame:Atas de Saúde Ambiental instname:Faculdades Metropolitanas Unidas (FMU) instacron:FMU |
instname_str |
Faculdades Metropolitanas Unidas (FMU) |
instacron_str |
FMU |
institution |
FMU |
reponame_str |
Atas de Saúde Ambiental |
collection |
Atas de Saúde Ambiental |
repository.name.fl_str_mv |
Atas de Saúde Ambiental - Faculdades Metropolitanas Unidas (FMU) |
repository.mail.fl_str_mv |
||asa.revista@gmail.com |
_version_ |
1798945156448124928 |