[RETRATAÇÃO] PERCEPÇÃO DOS CONSUMIDORES SOBRE PRÁTICAS SUSTENTÁVEIS NO VAREJO: UMA ANÁLISE FATORIAL DOS CLIENTES DO SUPERMERCADO WALMART EM CAMPO GRANDE/MS

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: SANCHES, Arthur Caldeira
Data de Publicação: 2018
Outros Autores: Kalb, Naira Denise, Neto, Leonardo Francisco Figueiredo
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Metropolitana de Sustentabilidade
Texto Completo: https://revistaseletronicas.fmu.br/index.php/rms/article/view/1389
Resumo: Um dos assuntos que vem ganhando destaque no ramo dos negócios é a gestão ambiental sustentável, em decorrência da preocupação cada vez maior com a escassez dos recursos naturais. Assim, a preocupação crescente em relação ao meio ambiente passa a se tornar obrigatória em missões empresariais e estratégias de gestão do meio ambiente. Certos consumidores necessitam de informações com mais precisão sobre os impactos causados pelos produtos ao meio ambiente. Como método utilizou-se a análise fatorial para se determinar quais fatores possuí­am correlações significantes entre a gestão ambiental do Walmart da cidade de Campo Grande/MS e a percepção dos consumidores. Os resultados mostraram que, do conjunto de variáveis estudadas, obtém-se cinco fatores principais, sendo eles: percepção do consumidor, fornecedores, comunicação, ações internas e perfil. Destaca-se a observação no fator perfil de que a escolaridade influencia positivamente na percepção dos clientes sobre medidas ambientalmente sustentáveis adotadas pela empresa.
id FMU-2_1b60e095ba111642d993724f0b02cd61
oai_identifier_str oai:ojs.fmu.br:article/1389
network_acronym_str FMU-2
network_name_str Revista Metropolitana de Sustentabilidade
repository_id_str
spelling [RETRATAÇÃO] PERCEPÇÃO DOS CONSUMIDORES SOBRE PRÁTICAS SUSTENTÁVEIS NO VAREJO: UMA ANÁLISE FATORIAL DOS CLIENTES DO SUPERMERCADO WALMART EM CAMPO GRANDE/MSGestão ambientalanálise fatorialpercepção dos consumidoresUm dos assuntos que vem ganhando destaque no ramo dos negócios é a gestão ambiental sustentável, em decorrência da preocupação cada vez maior com a escassez dos recursos naturais. Assim, a preocupação crescente em relação ao meio ambiente passa a se tornar obrigatória em missões empresariais e estratégias de gestão do meio ambiente. Certos consumidores necessitam de informações com mais precisão sobre os impactos causados pelos produtos ao meio ambiente. Como método utilizou-se a análise fatorial para se determinar quais fatores possuí­am correlações significantes entre a gestão ambiental do Walmart da cidade de Campo Grande/MS e a percepção dos consumidores. Os resultados mostraram que, do conjunto de variáveis estudadas, obtém-se cinco fatores principais, sendo eles: percepção do consumidor, fornecedores, comunicação, ações internas e perfil. Destaca-se a observação no fator perfil de que a escolaridade influencia positivamente na percepção dos clientes sobre medidas ambientalmente sustentáveis adotadas pela empresa.COMPLEXO EDUCACIONAL FMU2018-09-03info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://revistaseletronicas.fmu.br/index.php/rms/article/view/1389Revista Metropolitana de Sustentabilidade (ISSN 2318-3233); v. 8 n. 3 (2018): (Set./Dez. 2018) Publicada em 03/09/2018; 24-372318-3233reponame:Revista Metropolitana de Sustentabilidadeinstname:Faculdades Metropolitanas Unidas (FMU)instacron:FMUporhttps://revistaseletronicas.fmu.br/index.php/rms/article/view/1389/pdfCopyright (c) 2018 Revista Metropolitana de Sustentabilidadeinfo:eu-repo/semantics/openAccessSANCHES, Arthur CaldeiraKalb, Naira DeniseNeto, Leonardo Francisco Figueiredo2020-03-25T17:48:58Zoai:ojs.fmu.br:article/1389Revistahttps://revistaseletronicas.fmu.br/index.php/rms/indexPRIhttps://revistaseletronicas.fmu.br/index.php/rms/oaicelso.sustentabilidade@gmail.com||editor.sustentabilidade@gmail.com|| suporte.revista@gmail.com2318-32332318-3233opendoar:2020-03-25T17:48:58Revista Metropolitana de Sustentabilidade - Faculdades Metropolitanas Unidas (FMU)false
dc.title.none.fl_str_mv [RETRATAÇÃO] PERCEPÇÃO DOS CONSUMIDORES SOBRE PRÁTICAS SUSTENTÁVEIS NO VAREJO: UMA ANÁLISE FATORIAL DOS CLIENTES DO SUPERMERCADO WALMART EM CAMPO GRANDE/MS
title [RETRATAÇÃO] PERCEPÇÃO DOS CONSUMIDORES SOBRE PRÁTICAS SUSTENTÁVEIS NO VAREJO: UMA ANÁLISE FATORIAL DOS CLIENTES DO SUPERMERCADO WALMART EM CAMPO GRANDE/MS
spellingShingle [RETRATAÇÃO] PERCEPÇÃO DOS CONSUMIDORES SOBRE PRÁTICAS SUSTENTÁVEIS NO VAREJO: UMA ANÁLISE FATORIAL DOS CLIENTES DO SUPERMERCADO WALMART EM CAMPO GRANDE/MS
SANCHES, Arthur Caldeira
Gestão ambiental
análise fatorial
percepção dos consumidores
title_short [RETRATAÇÃO] PERCEPÇÃO DOS CONSUMIDORES SOBRE PRÁTICAS SUSTENTÁVEIS NO VAREJO: UMA ANÁLISE FATORIAL DOS CLIENTES DO SUPERMERCADO WALMART EM CAMPO GRANDE/MS
title_full [RETRATAÇÃO] PERCEPÇÃO DOS CONSUMIDORES SOBRE PRÁTICAS SUSTENTÁVEIS NO VAREJO: UMA ANÁLISE FATORIAL DOS CLIENTES DO SUPERMERCADO WALMART EM CAMPO GRANDE/MS
title_fullStr [RETRATAÇÃO] PERCEPÇÃO DOS CONSUMIDORES SOBRE PRÁTICAS SUSTENTÁVEIS NO VAREJO: UMA ANÁLISE FATORIAL DOS CLIENTES DO SUPERMERCADO WALMART EM CAMPO GRANDE/MS
title_full_unstemmed [RETRATAÇÃO] PERCEPÇÃO DOS CONSUMIDORES SOBRE PRÁTICAS SUSTENTÁVEIS NO VAREJO: UMA ANÁLISE FATORIAL DOS CLIENTES DO SUPERMERCADO WALMART EM CAMPO GRANDE/MS
title_sort [RETRATAÇÃO] PERCEPÇÃO DOS CONSUMIDORES SOBRE PRÁTICAS SUSTENTÁVEIS NO VAREJO: UMA ANÁLISE FATORIAL DOS CLIENTES DO SUPERMERCADO WALMART EM CAMPO GRANDE/MS
author SANCHES, Arthur Caldeira
author_facet SANCHES, Arthur Caldeira
Kalb, Naira Denise
Neto, Leonardo Francisco Figueiredo
author_role author
author2 Kalb, Naira Denise
Neto, Leonardo Francisco Figueiredo
author2_role author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv SANCHES, Arthur Caldeira
Kalb, Naira Denise
Neto, Leonardo Francisco Figueiredo
dc.subject.por.fl_str_mv Gestão ambiental
análise fatorial
percepção dos consumidores
topic Gestão ambiental
análise fatorial
percepção dos consumidores
description Um dos assuntos que vem ganhando destaque no ramo dos negócios é a gestão ambiental sustentável, em decorrência da preocupação cada vez maior com a escassez dos recursos naturais. Assim, a preocupação crescente em relação ao meio ambiente passa a se tornar obrigatória em missões empresariais e estratégias de gestão do meio ambiente. Certos consumidores necessitam de informações com mais precisão sobre os impactos causados pelos produtos ao meio ambiente. Como método utilizou-se a análise fatorial para se determinar quais fatores possuí­am correlações significantes entre a gestão ambiental do Walmart da cidade de Campo Grande/MS e a percepção dos consumidores. Os resultados mostraram que, do conjunto de variáveis estudadas, obtém-se cinco fatores principais, sendo eles: percepção do consumidor, fornecedores, comunicação, ações internas e perfil. Destaca-se a observação no fator perfil de que a escolaridade influencia positivamente na percepção dos clientes sobre medidas ambientalmente sustentáveis adotadas pela empresa.
publishDate 2018
dc.date.none.fl_str_mv 2018-09-03
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://revistaseletronicas.fmu.br/index.php/rms/article/view/1389
url https://revistaseletronicas.fmu.br/index.php/rms/article/view/1389
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://revistaseletronicas.fmu.br/index.php/rms/article/view/1389/pdf
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2018 Revista Metropolitana de Sustentabilidade
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2018 Revista Metropolitana de Sustentabilidade
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv COMPLEXO EDUCACIONAL FMU
publisher.none.fl_str_mv COMPLEXO EDUCACIONAL FMU
dc.source.none.fl_str_mv Revista Metropolitana de Sustentabilidade (ISSN 2318-3233); v. 8 n. 3 (2018): (Set./Dez. 2018) Publicada em 03/09/2018; 24-37
2318-3233
reponame:Revista Metropolitana de Sustentabilidade
instname:Faculdades Metropolitanas Unidas (FMU)
instacron:FMU
instname_str Faculdades Metropolitanas Unidas (FMU)
instacron_str FMU
institution FMU
reponame_str Revista Metropolitana de Sustentabilidade
collection Revista Metropolitana de Sustentabilidade
repository.name.fl_str_mv Revista Metropolitana de Sustentabilidade - Faculdades Metropolitanas Unidas (FMU)
repository.mail.fl_str_mv celso.sustentabilidade@gmail.com||editor.sustentabilidade@gmail.com|| suporte.revista@gmail.com
_version_ 1798945136032350208