DIRECIONAMENTO PARA A CONDUTA ÉTICA: ESTUDO DE CASO EM UMA INSTITUIÇÃO DE ENSINO SUPERIOR/Guidance for the ethics conduct: a case of study on institution of higher education
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2016 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista Metropolitana de Sustentabilidade |
Texto Completo: | https://revistaseletronicas.fmu.br/index.php/rms/article/view/747 |
Resumo: | O estudo teve por objetivo investigar como a comunidade acadêmica se posiciona diante dos processos e critérios adotados pela IES nas relações institucionais e relacionamentos interpessoais éticos e de valores morais. A pesquisa caracterizou-se por ser qualitativa e quantitativa, de caráter exploratório-descritivo. Foram trabalhadas e aplicadas, entrevistas e questionários com os alunos dos cursos de: Administração, Ciências Contábeis, Direito, Pedagogia e Sistemas de Informação, com os professores dos respectivos cursos, além também dos colaboradores da Faculdade Piauiense. Os resultados apontam que a referida IES objeto de estudo, dedica mais atenção í s linhas ditadas pelo Regimento Interno e que em alguns momentos se mostram insuficientes para delinear o esboço ético que quer adotar. Os resultados evidenciam, também, que as ações éticas adotadas como regras acabam não se tornando eficientes. |
id |
FMU-2_56dae7dd7f48f2eddc62ac67b98c26bf |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.fmu.br:article/747 |
network_acronym_str |
FMU-2 |
network_name_str |
Revista Metropolitana de Sustentabilidade |
repository_id_str |
|
spelling |
DIRECIONAMENTO PARA A CONDUTA ÉTICA: ESTUDO DE CASO EM UMA INSTITUIÇÃO DE ENSINO SUPERIOR/Guidance for the ethics conduct: a case of study on institution of higher educationGUIDANCE FOR THE ETHICS CONDUCT: A CASE OF STUDY ON INSTITUTION OF HIGHER EDUCATIONORIENTACIÓN PARA LA CONDUCTA ÉTICA: UN ESTUDIO DE CASO EN UNA INSTITUCIÓN DE EDUCACIÓN SUPERIORCódigo de ÉticaInstituição de Ensino SuperiorRegras.Higher Education InstitutionCode of EthicsRules.Código de ÉticaInstitución de Educación SuperiorReglas.O estudo teve por objetivo investigar como a comunidade acadêmica se posiciona diante dos processos e critérios adotados pela IES nas relações institucionais e relacionamentos interpessoais éticos e de valores morais. A pesquisa caracterizou-se por ser qualitativa e quantitativa, de caráter exploratório-descritivo. Foram trabalhadas e aplicadas, entrevistas e questionários com os alunos dos cursos de: Administração, Ciências Contábeis, Direito, Pedagogia e Sistemas de Informação, com os professores dos respectivos cursos, além também dos colaboradores da Faculdade Piauiense. Os resultados apontam que a referida IES objeto de estudo, dedica mais atenção í s linhas ditadas pelo Regimento Interno e que em alguns momentos se mostram insuficientes para delinear o esboço ético que quer adotar. Os resultados evidenciam, também, que as ações éticas adotadas como regras acabam não se tornando eficientes.The study aimed to investigate how the academic community stands before the procedures and criteria adopted by the IES in institutional relations and interpersonal relationships and ethical and moral values. The research is characterized by qualitative and quantitative, exploratory and descriptive. We worked and applied interviews and questionnaires with students of Administration, Accounting, Law, Education and Information Systems, with professors of their courses, and also for the employees of the Faculty Piauí. The results indicate that this object IES study devotes more attention to the lines dictated by the Charter and that in some instances are insufficient to delineate the outline of ethics that want to adopt. The results show also that the actions taken as ethical rules do not end up becoming effective. El estudio tuvo como objetivo investigar la comunidad académica está delante de los procedimientos y criterios adoptados por el IES en las relaciones institucionales y las relaciones interpersonales éticos y valores morales. La investigación se caracteriza como cualitativo y cuantitativo, exploratorio y descriptivo. Fueron elaborados y aplicados, entrevistas y cuestionarios a los alumnos de los cursos: Administración, Contabilidad, Derecho, Educación y Sistemas de Información, con los profesores de los estudios respectivos, además también con los empleados de la universidad Piauiense. Los resultados muestran que ese objeto de estudio IES, dedica más atención a las líneas dictadas por las normas internas y que a veces no son suficientes para delinear el esquema ético que quieren adoptar. Los resultados muestran también que las acciones éticas adoptadas como reglas no terminan por convertirse en eficientes.COMPLEXO EDUCACIONAL FMU2016-08-27info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionqualitativa e quantitativa, de caráter exploratório-descritivoqualitative and quantitative, exploratory and descriptive.application/pdfhttps://revistaseletronicas.fmu.br/index.php/rms/article/view/747Revista Metropolitana de Sustentabilidade (ISSN 2318-3233); v. 6 n. 2 (2016): (maio/ago. 2016) Publicada em 27/ago/2016; 57-762318-3233reponame:Revista Metropolitana de Sustentabilidadeinstname:Faculdades Metropolitanas Unidas (FMU)instacron:FMUporhttps://revistaseletronicas.fmu.br/index.php/rms/article/view/747/pdfCopyright (c) 2016 Revista Metropolitana de Sustentabilidadeinfo:eu-repo/semantics/openAccessRibeiro, Henrique César MeloSantos, Marianne Corrêa dos2016-09-01T13:36:47Zoai:ojs.fmu.br:article/747Revistahttps://revistaseletronicas.fmu.br/index.php/rms/indexPRIhttps://revistaseletronicas.fmu.br/index.php/rms/oaicelso.sustentabilidade@gmail.com||editor.sustentabilidade@gmail.com|| suporte.revista@gmail.com2318-32332318-3233opendoar:2016-09-01T13:36:47Revista Metropolitana de Sustentabilidade - Faculdades Metropolitanas Unidas (FMU)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
DIRECIONAMENTO PARA A CONDUTA ÉTICA: ESTUDO DE CASO EM UMA INSTITUIÇÃO DE ENSINO SUPERIOR/Guidance for the ethics conduct: a case of study on institution of higher education GUIDANCE FOR THE ETHICS CONDUCT: A CASE OF STUDY ON INSTITUTION OF HIGHER EDUCATION ORIENTACIÓN PARA LA CONDUCTA ÉTICA: UN ESTUDIO DE CASO EN UNA INSTITUCIÓN DE EDUCACIÓN SUPERIOR |
title |
DIRECIONAMENTO PARA A CONDUTA ÉTICA: ESTUDO DE CASO EM UMA INSTITUIÇÃO DE ENSINO SUPERIOR/Guidance for the ethics conduct: a case of study on institution of higher education |
spellingShingle |
DIRECIONAMENTO PARA A CONDUTA ÉTICA: ESTUDO DE CASO EM UMA INSTITUIÇÃO DE ENSINO SUPERIOR/Guidance for the ethics conduct: a case of study on institution of higher education Ribeiro, Henrique César Melo Código de Ética Instituição de Ensino Superior Regras. Higher Education Institution Code of Ethics Rules. Código de Ética Institución de Educación Superior Reglas. |
title_short |
DIRECIONAMENTO PARA A CONDUTA ÉTICA: ESTUDO DE CASO EM UMA INSTITUIÇÃO DE ENSINO SUPERIOR/Guidance for the ethics conduct: a case of study on institution of higher education |
title_full |
DIRECIONAMENTO PARA A CONDUTA ÉTICA: ESTUDO DE CASO EM UMA INSTITUIÇÃO DE ENSINO SUPERIOR/Guidance for the ethics conduct: a case of study on institution of higher education |
title_fullStr |
DIRECIONAMENTO PARA A CONDUTA ÉTICA: ESTUDO DE CASO EM UMA INSTITUIÇÃO DE ENSINO SUPERIOR/Guidance for the ethics conduct: a case of study on institution of higher education |
title_full_unstemmed |
DIRECIONAMENTO PARA A CONDUTA ÉTICA: ESTUDO DE CASO EM UMA INSTITUIÇÃO DE ENSINO SUPERIOR/Guidance for the ethics conduct: a case of study on institution of higher education |
title_sort |
DIRECIONAMENTO PARA A CONDUTA ÉTICA: ESTUDO DE CASO EM UMA INSTITUIÇÃO DE ENSINO SUPERIOR/Guidance for the ethics conduct: a case of study on institution of higher education |
author |
Ribeiro, Henrique César Melo |
author_facet |
Ribeiro, Henrique César Melo Santos, Marianne Corrêa dos |
author_role |
author |
author2 |
Santos, Marianne Corrêa dos |
author2_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Ribeiro, Henrique César Melo Santos, Marianne Corrêa dos |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Código de Ética Instituição de Ensino Superior Regras. Higher Education Institution Code of Ethics Rules. Código de Ética Institución de Educación Superior Reglas. |
topic |
Código de Ética Instituição de Ensino Superior Regras. Higher Education Institution Code of Ethics Rules. Código de Ética Institución de Educación Superior Reglas. |
description |
O estudo teve por objetivo investigar como a comunidade acadêmica se posiciona diante dos processos e critérios adotados pela IES nas relações institucionais e relacionamentos interpessoais éticos e de valores morais. A pesquisa caracterizou-se por ser qualitativa e quantitativa, de caráter exploratório-descritivo. Foram trabalhadas e aplicadas, entrevistas e questionários com os alunos dos cursos de: Administração, Ciências Contábeis, Direito, Pedagogia e Sistemas de Informação, com os professores dos respectivos cursos, além também dos colaboradores da Faculdade Piauiense. Os resultados apontam que a referida IES objeto de estudo, dedica mais atenção í s linhas ditadas pelo Regimento Interno e que em alguns momentos se mostram insuficientes para delinear o esboço ético que quer adotar. Os resultados evidenciam, também, que as ações éticas adotadas como regras acabam não se tornando eficientes. |
publishDate |
2016 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2016-08-27 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion qualitativa e quantitativa, de caráter exploratório-descritivo qualitative and quantitative, exploratory and descriptive. |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://revistaseletronicas.fmu.br/index.php/rms/article/view/747 |
url |
https://revistaseletronicas.fmu.br/index.php/rms/article/view/747 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://revistaseletronicas.fmu.br/index.php/rms/article/view/747/pdf |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2016 Revista Metropolitana de Sustentabilidade info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2016 Revista Metropolitana de Sustentabilidade |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
COMPLEXO EDUCACIONAL FMU |
publisher.none.fl_str_mv |
COMPLEXO EDUCACIONAL FMU |
dc.source.none.fl_str_mv |
Revista Metropolitana de Sustentabilidade (ISSN 2318-3233); v. 6 n. 2 (2016): (maio/ago. 2016) Publicada em 27/ago/2016; 57-76 2318-3233 reponame:Revista Metropolitana de Sustentabilidade instname:Faculdades Metropolitanas Unidas (FMU) instacron:FMU |
instname_str |
Faculdades Metropolitanas Unidas (FMU) |
instacron_str |
FMU |
institution |
FMU |
reponame_str |
Revista Metropolitana de Sustentabilidade |
collection |
Revista Metropolitana de Sustentabilidade |
repository.name.fl_str_mv |
Revista Metropolitana de Sustentabilidade - Faculdades Metropolitanas Unidas (FMU) |
repository.mail.fl_str_mv |
celso.sustentabilidade@gmail.com||editor.sustentabilidade@gmail.com|| suporte.revista@gmail.com |
_version_ |
1798945135871918080 |