DIRECIONAMENTO PARA A CONDUTA ÉTICA: ESTUDO DE CASO EM UMA INSTITUIÇÃO DE ENSINO SUPERIOR/Guidance for the ethics conduct: a case of study on institution of higher education

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Ribeiro, Henrique César Melo
Data de Publicação: 2016
Outros Autores: Santos, Marianne Corrêa dos
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Metropolitana de Sustentabilidade
Texto Completo: https://revistaseletronicas.fmu.br/index.php/rms/article/view/747
Resumo: O estudo teve por objetivo investigar como a comunidade acadêmica se posiciona diante dos processos e critérios adotados pela IES nas relações institucionais e relacionamentos interpessoais éticos e de valores morais. A pesquisa caracterizou-se por ser qualitativa e quantitativa, de caráter exploratório-descritivo. Foram trabalhadas e aplicadas, entrevistas e questionários com os alunos dos cursos de: Administração, Ciências Contábeis, Direito, Pedagogia e Sistemas de Informação, com os professores dos respectivos cursos, além também dos colaboradores da Faculdade Piauiense. Os resultados apontam que a referida IES objeto de estudo, dedica mais atenção í s linhas ditadas pelo Regimento Interno e que em alguns momentos se mostram insuficientes para delinear o esboço ético que quer adotar. Os resultados evidenciam, também, que as ações éticas adotadas como regras acabam não se tornando eficientes.
id FMU-2_56dae7dd7f48f2eddc62ac67b98c26bf
oai_identifier_str oai:ojs.fmu.br:article/747
network_acronym_str FMU-2
network_name_str Revista Metropolitana de Sustentabilidade
repository_id_str
spelling DIRECIONAMENTO PARA A CONDUTA ÉTICA: ESTUDO DE CASO EM UMA INSTITUIÇÃO DE ENSINO SUPERIOR/Guidance for the ethics conduct: a case of study on institution of higher educationGUIDANCE FOR THE ETHICS CONDUCT: A CASE OF STUDY ON INSTITUTION OF HIGHER EDUCATIONORIENTACIÓN PARA LA CONDUCTA ÉTICA: UN ESTUDIO DE CASO EN UNA INSTITUCIÓN DE EDUCACIÓN SUPERIORCódigo de ÉticaInstituição de Ensino SuperiorRegras.Higher Education InstitutionCode of EthicsRules.Código de ÉticaInstitución de Educación SuperiorReglas.O estudo teve por objetivo investigar como a comunidade acadêmica se posiciona diante dos processos e critérios adotados pela IES nas relações institucionais e relacionamentos interpessoais éticos e de valores morais. A pesquisa caracterizou-se por ser qualitativa e quantitativa, de caráter exploratório-descritivo. Foram trabalhadas e aplicadas, entrevistas e questionários com os alunos dos cursos de: Administração, Ciências Contábeis, Direito, Pedagogia e Sistemas de Informação, com os professores dos respectivos cursos, além também dos colaboradores da Faculdade Piauiense. Os resultados apontam que a referida IES objeto de estudo, dedica mais atenção í s linhas ditadas pelo Regimento Interno e que em alguns momentos se mostram insuficientes para delinear o esboço ético que quer adotar. Os resultados evidenciam, também, que as ações éticas adotadas como regras acabam não se tornando eficientes.The study aimed to investigate how the academic community stands before the procedures and criteria adopted by the IES in institutional relations and interpersonal relationships and ethical and moral values. The research is characterized by qualitative and quantitative, exploratory and descriptive. We worked and applied interviews and questionnaires with students of Administration, Accounting, Law, Education and Information Systems, with professors of their courses, and also for the employees of the Faculty Piauí­. The results indicate that this object IES study devotes more attention to the lines dictated by the Charter and that in some instances are insufficient to delineate the outline of ethics that want to adopt. The results show also that the actions taken as ethical rules do not end up becoming effective. El estudio tuvo como objetivo investigar la comunidad académica está delante de los procedimientos y criterios adoptados por el IES en las relaciones institucionales y las relaciones interpersonales éticos y valores morales. La investigación se caracteriza como cualitativo y cuantitativo, exploratorio y descriptivo. Fueron elaborados y aplicados, entrevistas y cuestionarios a los alumnos de los cursos: Administración, Contabilidad, Derecho, Educación y Sistemas de Información, con los profesores de los estudios respectivos, además también con los empleados de la universidad Piauiense. Los resultados muestran que ese objeto de estudio IES, dedica más atención a las lí­neas dictadas por las normas internas y que a veces no son suficientes para delinear el esquema ético que quieren adoptar. Los resultados muestran también que las acciones éticas adoptadas como reglas no terminan por convertirse en eficientes.COMPLEXO EDUCACIONAL FMU2016-08-27info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionqualitativa e quantitativa, de caráter exploratório-descritivoqualitative and quantitative, exploratory and descriptive.application/pdfhttps://revistaseletronicas.fmu.br/index.php/rms/article/view/747Revista Metropolitana de Sustentabilidade (ISSN 2318-3233); v. 6 n. 2 (2016): (maio/ago. 2016) Publicada em 27/ago/2016; 57-762318-3233reponame:Revista Metropolitana de Sustentabilidadeinstname:Faculdades Metropolitanas Unidas (FMU)instacron:FMUporhttps://revistaseletronicas.fmu.br/index.php/rms/article/view/747/pdfCopyright (c) 2016 Revista Metropolitana de Sustentabilidadeinfo:eu-repo/semantics/openAccessRibeiro, Henrique César MeloSantos, Marianne Corrêa dos2016-09-01T13:36:47Zoai:ojs.fmu.br:article/747Revistahttps://revistaseletronicas.fmu.br/index.php/rms/indexPRIhttps://revistaseletronicas.fmu.br/index.php/rms/oaicelso.sustentabilidade@gmail.com||editor.sustentabilidade@gmail.com|| suporte.revista@gmail.com2318-32332318-3233opendoar:2016-09-01T13:36:47Revista Metropolitana de Sustentabilidade - Faculdades Metropolitanas Unidas (FMU)false
dc.title.none.fl_str_mv DIRECIONAMENTO PARA A CONDUTA ÉTICA: ESTUDO DE CASO EM UMA INSTITUIÇÃO DE ENSINO SUPERIOR/Guidance for the ethics conduct: a case of study on institution of higher education
GUIDANCE FOR THE ETHICS CONDUCT: A CASE OF STUDY ON INSTITUTION OF HIGHER EDUCATION
ORIENTACIÓN PARA LA CONDUCTA ÉTICA: UN ESTUDIO DE CASO EN UNA INSTITUCIÓN DE EDUCACIÓN SUPERIOR
title DIRECIONAMENTO PARA A CONDUTA ÉTICA: ESTUDO DE CASO EM UMA INSTITUIÇÃO DE ENSINO SUPERIOR/Guidance for the ethics conduct: a case of study on institution of higher education
spellingShingle DIRECIONAMENTO PARA A CONDUTA ÉTICA: ESTUDO DE CASO EM UMA INSTITUIÇÃO DE ENSINO SUPERIOR/Guidance for the ethics conduct: a case of study on institution of higher education
Ribeiro, Henrique César Melo
Código de Ética
Instituição de Ensino Superior
Regras.
Higher Education Institution
Code of Ethics
Rules.
Código de Ética
Institución de Educación Superior
Reglas.
title_short DIRECIONAMENTO PARA A CONDUTA ÉTICA: ESTUDO DE CASO EM UMA INSTITUIÇÃO DE ENSINO SUPERIOR/Guidance for the ethics conduct: a case of study on institution of higher education
title_full DIRECIONAMENTO PARA A CONDUTA ÉTICA: ESTUDO DE CASO EM UMA INSTITUIÇÃO DE ENSINO SUPERIOR/Guidance for the ethics conduct: a case of study on institution of higher education
title_fullStr DIRECIONAMENTO PARA A CONDUTA ÉTICA: ESTUDO DE CASO EM UMA INSTITUIÇÃO DE ENSINO SUPERIOR/Guidance for the ethics conduct: a case of study on institution of higher education
title_full_unstemmed DIRECIONAMENTO PARA A CONDUTA ÉTICA: ESTUDO DE CASO EM UMA INSTITUIÇÃO DE ENSINO SUPERIOR/Guidance for the ethics conduct: a case of study on institution of higher education
title_sort DIRECIONAMENTO PARA A CONDUTA ÉTICA: ESTUDO DE CASO EM UMA INSTITUIÇÃO DE ENSINO SUPERIOR/Guidance for the ethics conduct: a case of study on institution of higher education
author Ribeiro, Henrique César Melo
author_facet Ribeiro, Henrique César Melo
Santos, Marianne Corrêa dos
author_role author
author2 Santos, Marianne Corrêa dos
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Ribeiro, Henrique César Melo
Santos, Marianne Corrêa dos
dc.subject.por.fl_str_mv Código de Ética
Instituição de Ensino Superior
Regras.
Higher Education Institution
Code of Ethics
Rules.
Código de Ética
Institución de Educación Superior
Reglas.
topic Código de Ética
Instituição de Ensino Superior
Regras.
Higher Education Institution
Code of Ethics
Rules.
Código de Ética
Institución de Educación Superior
Reglas.
description O estudo teve por objetivo investigar como a comunidade acadêmica se posiciona diante dos processos e critérios adotados pela IES nas relações institucionais e relacionamentos interpessoais éticos e de valores morais. A pesquisa caracterizou-se por ser qualitativa e quantitativa, de caráter exploratório-descritivo. Foram trabalhadas e aplicadas, entrevistas e questionários com os alunos dos cursos de: Administração, Ciências Contábeis, Direito, Pedagogia e Sistemas de Informação, com os professores dos respectivos cursos, além também dos colaboradores da Faculdade Piauiense. Os resultados apontam que a referida IES objeto de estudo, dedica mais atenção í s linhas ditadas pelo Regimento Interno e que em alguns momentos se mostram insuficientes para delinear o esboço ético que quer adotar. Os resultados evidenciam, também, que as ações éticas adotadas como regras acabam não se tornando eficientes.
publishDate 2016
dc.date.none.fl_str_mv 2016-08-27
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
qualitativa e quantitativa, de caráter exploratório-descritivo
qualitative and quantitative, exploratory and descriptive.
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://revistaseletronicas.fmu.br/index.php/rms/article/view/747
url https://revistaseletronicas.fmu.br/index.php/rms/article/view/747
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://revistaseletronicas.fmu.br/index.php/rms/article/view/747/pdf
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2016 Revista Metropolitana de Sustentabilidade
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2016 Revista Metropolitana de Sustentabilidade
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv COMPLEXO EDUCACIONAL FMU
publisher.none.fl_str_mv COMPLEXO EDUCACIONAL FMU
dc.source.none.fl_str_mv Revista Metropolitana de Sustentabilidade (ISSN 2318-3233); v. 6 n. 2 (2016): (maio/ago. 2016) Publicada em 27/ago/2016; 57-76
2318-3233
reponame:Revista Metropolitana de Sustentabilidade
instname:Faculdades Metropolitanas Unidas (FMU)
instacron:FMU
instname_str Faculdades Metropolitanas Unidas (FMU)
instacron_str FMU
institution FMU
reponame_str Revista Metropolitana de Sustentabilidade
collection Revista Metropolitana de Sustentabilidade
repository.name.fl_str_mv Revista Metropolitana de Sustentabilidade - Faculdades Metropolitanas Unidas (FMU)
repository.mail.fl_str_mv celso.sustentabilidade@gmail.com||editor.sustentabilidade@gmail.com|| suporte.revista@gmail.com
_version_ 1798945135871918080