Licitações sustentáveis: um estudo em instituições federais de ensino superior na região sul DO Brasil / Sustainable procurement: a study in federal institutions of higher education (ifes) in southern Brazil

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Castro, Jessica Kopak
Data de Publicação: 2014
Outros Autores: de Freitas, Cláudio Luiz, Cruz, Flávio da
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Metropolitana de Sustentabilidade
Texto Completo: https://revistaseletronicas.fmu.br/index.php/rms/article/view/296
Resumo: Entre as ferramentas utilizadas para estimular o desenvolvimento sustentável no mercado, destaca-se a alternativa de implementação de polí­ticas sustentáveis nas licitações feitas pelas Instituições Federais de Ensino Superior (IFES). Considerando essa implementação direcionada para as compras governamentais, este estudo tem por objetivo geral verificar o conhecimento das licitações sustentáveis nas IFES da região sul. Como especí­ficos: verificar a utilização de critérios sustentáveis nos processos licitatórios das IFES; verificar a probabilidade da implantação das Licitações Sustentáveis nas IFES e detectar obstáculos para a implementação das Licitações Sustentáveis. Quanto à metodologia no que se refere aos objetivos ela é de natureza descritiva. Quanto aos procedimentos técnicos trata-se de um survey. No que se refere à abordagem do problema ela é quantitativa. A trajetória metodológica divide-se em três fases: revisão teórica onde são abordados os temas estudados, survey e discussão dos resultados. No final conclui-se que: Posicionando-se o governo no mercado como gerador de requisitos sustentáveis e fonte de modificações na cultura de produção, existem ainda obstáculos para a execução das polí­ticas sustentáveis no mercado. O estudo mostrou que a indução de critérios sustentáveis para as licitações requer não apenas normas, mas capacitação dos administradores para que a adoção dos requisitos seja efetiva.
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spelling Licitações sustentáveis: um estudo em instituições federais de ensino superior na região sul DO Brasil / Sustainable procurement: a study in federal institutions of higher education (ifes) in southern BrazilSUSTAINABLE PROCUREMENT: A STUDY IN FEDERAL INSTITUTIONS OF HIGHER EDUCATION (IFES) IN SOUTHERN BRAZILLICITACIÓN SOSTENIBLE: UN ESTUDIO EN INSTITUCIONES FEDERALES DE EN SEÑANZA SUPERIOR (IFES) EN EL SUR DE BRASILLicitação sustentávelContabilidade públicaSustentabilidade.Sustainable procurementPublic accountingSustainable.Licitación SustentableContabilidad PúblicaSustentabilidad.Entre as ferramentas utilizadas para estimular o desenvolvimento sustentável no mercado, destaca-se a alternativa de implementação de polí­ticas sustentáveis nas licitações feitas pelas Instituições Federais de Ensino Superior (IFES). Considerando essa implementação direcionada para as compras governamentais, este estudo tem por objetivo geral verificar o conhecimento das licitações sustentáveis nas IFES da região sul. Como especí­ficos: verificar a utilização de critérios sustentáveis nos processos licitatórios das IFES; verificar a probabilidade da implantação das Licitações Sustentáveis nas IFES e detectar obstáculos para a implementação das Licitações Sustentáveis. Quanto à metodologia no que se refere aos objetivos ela é de natureza descritiva. Quanto aos procedimentos técnicos trata-se de um survey. No que se refere à abordagem do problema ela é quantitativa. A trajetória metodológica divide-se em três fases: revisão teórica onde são abordados os temas estudados, survey e discussão dos resultados. No final conclui-se que: Posicionando-se o governo no mercado como gerador de requisitos sustentáveis e fonte de modificações na cultura de produção, existem ainda obstáculos para a execução das polí­ticas sustentáveis no mercado. O estudo mostrou que a indução de critérios sustentáveis para as licitações requer não apenas normas, mas capacitação dos administradores para que a adoção dos requisitos seja efetiva.Among the tools used to stimulate the sustainable development in the market. Stands out the alternative to implementation of sustainable policies in the procurements made by the Federal Institutions of Higher Education (FIHE). Considering this implementation directed to the government procurement, this study has the general objective of checking the knowledge about sustainable procurement in the FIHE in the south Brazil. As specific: to assess the use of sustainability criteria in the procurement processes of the FIHE, check the probability of implementation the Sustainable Procurement in the FIHE and detect obstacles to the implementation of the Sustainable Procurement. Regarding the methodology in relation to the objectives is descriptive in nature. The technical procedures is a survey study. As regards the approach to the problem is quantitative. The course methodology is divided into three phases: literature review which addresses the issues studied, survey study and discussion of the results. In the end it was concluded that: Positioning the government in the market as a generator of sustainable requirements and source of changes in crop production, there are still obstacles to the implementation of sustainable policies in the market. The study showed that the induction of sustainability criteria for procurement requires not only standards, but training of managers to the adoption of the requirements to be effective.Entre las herramientas que se utilizan para estimular el desarrollo sostenible en el mercado, existe la alternativa de implementar polí­ticas sostenibles en las ofertas realizadas por las Instituciones Federales de Enseñanza Superior (IFES). Teniendo en cuenta esta aplicación especí­fica de la contratación para las compras del Estado, este estudio tiene el objetivo verificar el conocimiento de IFES de compra sostenible en la región sur. Especí­fica: verificar el uso de criterios de sostenibilidad en los procesos de licitación de IFES, evaluar la probabilidad de la ejecución de las IFES compras sostenibles y detectar los obstáculos a la aplicación de la contratación sostenible. En cuanto a la metodologí­a con respecto a los objetivos que tiene una naturaleza descriptiva. En cuanto a los procedimientos técnicos, es una encuesta. En cuanto al enfoque del problema es cuantitativa. La metodologí­a se divide en tres fases: revisión de la literatura que se ocupa de las cuestiones estudiadas, estudio y discusión de los resultados. Al final se concluye que: si se coloca a sí­ mismo en el mercado ya que el gobierno genera requerimientos sostenibles y los cambios en la producción de cultivos, aún existen obstáculos para la implementación de polí­ticas sostenibles en el mercado. El estudio demostró que la inducción de criterios de sostenibilidad para la adquisición requiere no sólo las reglas, pero la formación de los directivos a la adopción de los requisitos para ser eficaz.COMPLEXO EDUCACIONAL FMU2014-01-28info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionpesquisa descritivaapplication/pdfhttps://revistaseletronicas.fmu.br/index.php/rms/article/view/296Revista Metropolitana de Sustentabilidade (ISSN 2318-3233); v. 4 n. 1 (2014): (Jan./Abr.2014) Publicado em Abr./2014; 31-512318-3233reponame:Revista Metropolitana de Sustentabilidadeinstname:Faculdades Metropolitanas Unidas (FMU)instacron:FMUporhttps://revistaseletronicas.fmu.br/index.php/rms/article/view/296/pdfCastro, Jessica Kopakde Freitas, Cláudio LuizCruz, Flávio dainfo:eu-repo/semantics/openAccess2016-07-06T14:31:00Zoai:ojs.fmu.br:article/296Revistahttps://revistaseletronicas.fmu.br/index.php/rms/indexPRIhttps://revistaseletronicas.fmu.br/index.php/rms/oaicelso.sustentabilidade@gmail.com||editor.sustentabilidade@gmail.com|| suporte.revista@gmail.com2318-32332318-3233opendoar:2016-07-06T14:31Revista Metropolitana de Sustentabilidade - Faculdades Metropolitanas Unidas (FMU)false
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