Um estudo do sistema de valor do setor automobilí­stico sob o enfoque da ecologia de empresas / A study of the value system of automotive sector under the focus of the ecology of companies

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Dantas, Sérgio
Data de Publicação: 2015
Outros Autores: Kuniyoshi, Marcio Shoiti, Almeida, Martinho Isnardi Ribeiro
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Metropolitana de Sustentabilidade
Texto Completo: https://revistaseletronicas.fmu.br/index.php/rms/article/view/17
Resumo: O estudo apresenta os resultados de uma pesquisa realizada junto a uma rede de concessionárias automotivas e sua relação com os agentes integrantes do sistema de valor de uma montadora. A partir da revisão bibliográfica sobre ecologia de empresas e cadeia e sistema de valor, procurou-se compreender como se dão í s interações entre membros de uma mesma cadeia, buscando identificar a representatividade e força de cada ní­vel. Baseado no critério de julgamento, foi selecionada uma montadora lí­der no mercado de carros novos populares. Para a coleta de dados, um questionário estruturado (survey) com perguntas abertas e escala do tipo Likert foi desenvolvido. Apesar do caráter quantitativo, a pesquisa buscou obter dos respondentes as impressões sobre o relacionamento atual e prospectado com os demais integrantes do seu sistema de valor (fornecedores, concorrentes e clientes). O resultado mostra que nesse segmento, o cliente e o fornecedor (no caso, a montadora) exercem um grande poder de barganha sobre as concessionárias proporcionando pequena margem de manobra nas estratégias das concessionárias. Em relação aos concorrentes, observou-se que ainda há uma visão obscura e indefinida por parte dos gestores das concessionárias, significando que além do acompanhamento dos preços e promoções, nada mais se sabe sobre os principais concorrentes.
id FMU-2_7677a428693a55599a8a02764bdd081a
oai_identifier_str oai:ojs.fmu.br:article/17
network_acronym_str FMU-2
network_name_str Revista Metropolitana de Sustentabilidade
repository_id_str
spelling Um estudo do sistema de valor do setor automobilí­stico sob o enfoque da ecologia de empresas / A study of the value system of automotive sector under the focus of the ecology of companiesA STUDY OF THE VALUE SYSTEM OF AUTOMOTIVE SECTOR UNDER THE FOCUS OF THE ECOLOGY OF COMPANIESUN ESTUDIO DEL SISTEMA DE VALOR DEL SECTOR AUTOMOTRIZ EN EL ENFOQUE DE LA ECOLOGÍA DE EMPRESASEcologia de empresasSistema de valorSetor automobilí­stico.Ecology of enterprisesSystem valueAutomotive sector.Ecologí­a de las empresasEl valor del sistemaSector automotriz.O estudo apresenta os resultados de uma pesquisa realizada junto a uma rede de concessionárias automotivas e sua relação com os agentes integrantes do sistema de valor de uma montadora. A partir da revisão bibliográfica sobre ecologia de empresas e cadeia e sistema de valor, procurou-se compreender como se dão í s interações entre membros de uma mesma cadeia, buscando identificar a representatividade e força de cada ní­vel. Baseado no critério de julgamento, foi selecionada uma montadora lí­der no mercado de carros novos populares. Para a coleta de dados, um questionário estruturado (survey) com perguntas abertas e escala do tipo Likert foi desenvolvido. Apesar do caráter quantitativo, a pesquisa buscou obter dos respondentes as impressões sobre o relacionamento atual e prospectado com os demais integrantes do seu sistema de valor (fornecedores, concorrentes e clientes). O resultado mostra que nesse segmento, o cliente e o fornecedor (no caso, a montadora) exercem um grande poder de barganha sobre as concessionárias proporcionando pequena margem de manobra nas estratégias das concessionárias. Em relação aos concorrentes, observou-se que ainda há uma visão obscura e indefinida por parte dos gestores das concessionárias, significando que além do acompanhamento dos preços e promoções, nada mais se sabe sobre os principais concorrentes.The study presents the results of a survey of a network of auto dealers and their relationship with the players"™ member"™s value system of an automaker. With a literature review on the ecology of enterprises and value chain system and tried to understand how to give the interactions between members of the same chain. Seeking representation and identify the strength of each level. It was selected for this research an automaker, market leader, in popular new cars. For data collection were developed a structured questionnaire (survey) with open questions and a Likert scale. Despite the quantitative character, the survey sought to obtain respondents' impressions about the current relationship and prospected with the other members of your value system (suppliers, competitors and customers). The result shows that in this segment, the customer and the supplier (automaker) have a great bargaining power over automotive Dealers, providing little leeway in the strategies. Compared to competitors, it was observed that there is still a dim view and undefined by the managers of the dealerships, meaning that in addition to monitoring of prices and promotions, nothing more is known about the main competitors.El estudio presenta los resultados de una encuesta de una red de concesionarios de automóviles y su relación con los miembros de los agentes de sistema de valores de un fabricante de automóviles. Con una revisión de la literatura sobre la ecologí­a de las empresas y el sistema de cadena de valor y tratado de comprender cómo dar a las interacciones entre los miembros de una misma cadena. Buscando representación y determinar la solidez de cada nivel. Fue seleccionado para esta investigación un lí­der en el mercado automotriz de autos nuevos populares. Para la recolección de datos se desarrolló un cuestionario estructurado (encuesta) con preguntas abiertas y una escala de Likert. A pesar del carácter cuantitativo, el estudio trató de obtener impresiones de los encuestados acerca de la relación actual y prospectada con los demás miembros de su sistema de valor (proveedores, competidores y clientes). El resultado muestra que en este segmento, cliente y proveedor (en este caso, el ensamblador) ejercen un gran poder de negociación sobre los servicios que ofrecen poco margen de maniobra en las estrategias de las empresas de servicios públicos. En comparación con los competidores, se observó que todaví­a hay una mala opinión e indefinida por los gerentes de los concesionarios, lo que significa que además de la vigilancia de los precios y las promociones, nada más se sabe acerca de los principales competidores.COMPLEXO EDUCACIONAL FMU2015-03-24info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://revistaseletronicas.fmu.br/index.php/rms/article/view/17Revista Metropolitana de Sustentabilidade (ISSN 2318-3233); v. 1 n. 1 (2011): (Set./Dez.2011) Publicado em Dez./2011; 2-182318-3233reponame:Revista Metropolitana de Sustentabilidadeinstname:Faculdades Metropolitanas Unidas (FMU)instacron:FMUporhttps://revistaseletronicas.fmu.br/index.php/rms/article/view/17/pdf_1Dantas, SérgioKuniyoshi, Marcio ShoitiAlmeida, Martinho Isnardi Ribeiroinfo:eu-repo/semantics/openAccess2016-07-11T12:26:11Zoai:ojs.fmu.br:article/17Revistahttps://revistaseletronicas.fmu.br/index.php/rms/indexPRIhttps://revistaseletronicas.fmu.br/index.php/rms/oaicelso.sustentabilidade@gmail.com||editor.sustentabilidade@gmail.com|| suporte.revista@gmail.com2318-32332318-3233opendoar:2016-07-11T12:26:11Revista Metropolitana de Sustentabilidade - Faculdades Metropolitanas Unidas (FMU)false
dc.title.none.fl_str_mv Um estudo do sistema de valor do setor automobilí­stico sob o enfoque da ecologia de empresas / A study of the value system of automotive sector under the focus of the ecology of companies
A STUDY OF THE VALUE SYSTEM OF AUTOMOTIVE SECTOR UNDER THE FOCUS OF THE ECOLOGY OF COMPANIES
UN ESTUDIO DEL SISTEMA DE VALOR DEL SECTOR AUTOMOTRIZ EN EL ENFOQUE DE LA ECOLOGÍA DE EMPRESAS
title Um estudo do sistema de valor do setor automobilí­stico sob o enfoque da ecologia de empresas / A study of the value system of automotive sector under the focus of the ecology of companies
spellingShingle Um estudo do sistema de valor do setor automobilí­stico sob o enfoque da ecologia de empresas / A study of the value system of automotive sector under the focus of the ecology of companies
Dantas, Sérgio
Ecologia de empresas
Sistema de valor
Setor automobilí­stico.
Ecology of enterprises
System value
Automotive sector.
Ecologí­a de las empresas
El valor del sistema
Sector automotriz.
title_short Um estudo do sistema de valor do setor automobilí­stico sob o enfoque da ecologia de empresas / A study of the value system of automotive sector under the focus of the ecology of companies
title_full Um estudo do sistema de valor do setor automobilí­stico sob o enfoque da ecologia de empresas / A study of the value system of automotive sector under the focus of the ecology of companies
title_fullStr Um estudo do sistema de valor do setor automobilí­stico sob o enfoque da ecologia de empresas / A study of the value system of automotive sector under the focus of the ecology of companies
title_full_unstemmed Um estudo do sistema de valor do setor automobilí­stico sob o enfoque da ecologia de empresas / A study of the value system of automotive sector under the focus of the ecology of companies
title_sort Um estudo do sistema de valor do setor automobilí­stico sob o enfoque da ecologia de empresas / A study of the value system of automotive sector under the focus of the ecology of companies
author Dantas, Sérgio
author_facet Dantas, Sérgio
Kuniyoshi, Marcio Shoiti
Almeida, Martinho Isnardi Ribeiro
author_role author
author2 Kuniyoshi, Marcio Shoiti
Almeida, Martinho Isnardi Ribeiro
author2_role author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Dantas, Sérgio
Kuniyoshi, Marcio Shoiti
Almeida, Martinho Isnardi Ribeiro
dc.subject.por.fl_str_mv Ecologia de empresas
Sistema de valor
Setor automobilí­stico.
Ecology of enterprises
System value
Automotive sector.
Ecologí­a de las empresas
El valor del sistema
Sector automotriz.
topic Ecologia de empresas
Sistema de valor
Setor automobilí­stico.
Ecology of enterprises
System value
Automotive sector.
Ecologí­a de las empresas
El valor del sistema
Sector automotriz.
description O estudo apresenta os resultados de uma pesquisa realizada junto a uma rede de concessionárias automotivas e sua relação com os agentes integrantes do sistema de valor de uma montadora. A partir da revisão bibliográfica sobre ecologia de empresas e cadeia e sistema de valor, procurou-se compreender como se dão í s interações entre membros de uma mesma cadeia, buscando identificar a representatividade e força de cada ní­vel. Baseado no critério de julgamento, foi selecionada uma montadora lí­der no mercado de carros novos populares. Para a coleta de dados, um questionário estruturado (survey) com perguntas abertas e escala do tipo Likert foi desenvolvido. Apesar do caráter quantitativo, a pesquisa buscou obter dos respondentes as impressões sobre o relacionamento atual e prospectado com os demais integrantes do seu sistema de valor (fornecedores, concorrentes e clientes). O resultado mostra que nesse segmento, o cliente e o fornecedor (no caso, a montadora) exercem um grande poder de barganha sobre as concessionárias proporcionando pequena margem de manobra nas estratégias das concessionárias. Em relação aos concorrentes, observou-se que ainda há uma visão obscura e indefinida por parte dos gestores das concessionárias, significando que além do acompanhamento dos preços e promoções, nada mais se sabe sobre os principais concorrentes.
publishDate 2015
dc.date.none.fl_str_mv 2015-03-24
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://revistaseletronicas.fmu.br/index.php/rms/article/view/17
url https://revistaseletronicas.fmu.br/index.php/rms/article/view/17
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://revistaseletronicas.fmu.br/index.php/rms/article/view/17/pdf_1
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv COMPLEXO EDUCACIONAL FMU
publisher.none.fl_str_mv COMPLEXO EDUCACIONAL FMU
dc.source.none.fl_str_mv Revista Metropolitana de Sustentabilidade (ISSN 2318-3233); v. 1 n. 1 (2011): (Set./Dez.2011) Publicado em Dez./2011; 2-18
2318-3233
reponame:Revista Metropolitana de Sustentabilidade
instname:Faculdades Metropolitanas Unidas (FMU)
instacron:FMU
instname_str Faculdades Metropolitanas Unidas (FMU)
instacron_str FMU
institution FMU
reponame_str Revista Metropolitana de Sustentabilidade
collection Revista Metropolitana de Sustentabilidade
repository.name.fl_str_mv Revista Metropolitana de Sustentabilidade - Faculdades Metropolitanas Unidas (FMU)
repository.mail.fl_str_mv celso.sustentabilidade@gmail.com||editor.sustentabilidade@gmail.com|| suporte.revista@gmail.com
_version_ 1798945135323512832