Um estudo do sistema de valor do setor automobilístico sob o enfoque da ecologia de empresas / A study of the value system of automotive sector under the focus of the ecology of companies
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2015 |
Outros Autores: | , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista Metropolitana de Sustentabilidade |
Texto Completo: | https://revistaseletronicas.fmu.br/index.php/rms/article/view/17 |
Resumo: | O estudo apresenta os resultados de uma pesquisa realizada junto a uma rede de concessionárias automotivas e sua relação com os agentes integrantes do sistema de valor de uma montadora. A partir da revisão bibliográfica sobre ecologia de empresas e cadeia e sistema de valor, procurou-se compreender como se dão í s interações entre membros de uma mesma cadeia, buscando identificar a representatividade e força de cada nível. Baseado no critério de julgamento, foi selecionada uma montadora líder no mercado de carros novos populares. Para a coleta de dados, um questionário estruturado (survey) com perguntas abertas e escala do tipo Likert foi desenvolvido. Apesar do caráter quantitativo, a pesquisa buscou obter dos respondentes as impressões sobre o relacionamento atual e prospectado com os demais integrantes do seu sistema de valor (fornecedores, concorrentes e clientes). O resultado mostra que nesse segmento, o cliente e o fornecedor (no caso, a montadora) exercem um grande poder de barganha sobre as concessionárias proporcionando pequena margem de manobra nas estratégias das concessionárias. Em relação aos concorrentes, observou-se que ainda há uma visão obscura e indefinida por parte dos gestores das concessionárias, significando que além do acompanhamento dos preços e promoções, nada mais se sabe sobre os principais concorrentes. |
id |
FMU-2_7677a428693a55599a8a02764bdd081a |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.fmu.br:article/17 |
network_acronym_str |
FMU-2 |
network_name_str |
Revista Metropolitana de Sustentabilidade |
repository_id_str |
|
spelling |
Um estudo do sistema de valor do setor automobilístico sob o enfoque da ecologia de empresas / A study of the value system of automotive sector under the focus of the ecology of companiesA STUDY OF THE VALUE SYSTEM OF AUTOMOTIVE SECTOR UNDER THE FOCUS OF THE ECOLOGY OF COMPANIESUN ESTUDIO DEL SISTEMA DE VALOR DEL SECTOR AUTOMOTRIZ EN EL ENFOQUE DE LA ECOLOGÍA DE EMPRESASEcologia de empresasSistema de valorSetor automobilístico.Ecology of enterprisesSystem valueAutomotive sector.Ecología de las empresasEl valor del sistemaSector automotriz.O estudo apresenta os resultados de uma pesquisa realizada junto a uma rede de concessionárias automotivas e sua relação com os agentes integrantes do sistema de valor de uma montadora. A partir da revisão bibliográfica sobre ecologia de empresas e cadeia e sistema de valor, procurou-se compreender como se dão í s interações entre membros de uma mesma cadeia, buscando identificar a representatividade e força de cada nível. Baseado no critério de julgamento, foi selecionada uma montadora líder no mercado de carros novos populares. Para a coleta de dados, um questionário estruturado (survey) com perguntas abertas e escala do tipo Likert foi desenvolvido. Apesar do caráter quantitativo, a pesquisa buscou obter dos respondentes as impressões sobre o relacionamento atual e prospectado com os demais integrantes do seu sistema de valor (fornecedores, concorrentes e clientes). O resultado mostra que nesse segmento, o cliente e o fornecedor (no caso, a montadora) exercem um grande poder de barganha sobre as concessionárias proporcionando pequena margem de manobra nas estratégias das concessionárias. Em relação aos concorrentes, observou-se que ainda há uma visão obscura e indefinida por parte dos gestores das concessionárias, significando que além do acompanhamento dos preços e promoções, nada mais se sabe sobre os principais concorrentes.The study presents the results of a survey of a network of auto dealers and their relationship with the players"™ member"™s value system of an automaker. With a literature review on the ecology of enterprises and value chain system and tried to understand how to give the interactions between members of the same chain. Seeking representation and identify the strength of each level. It was selected for this research an automaker, market leader, in popular new cars. For data collection were developed a structured questionnaire (survey) with open questions and a Likert scale. Despite the quantitative character, the survey sought to obtain respondents' impressions about the current relationship and prospected with the other members of your value system (suppliers, competitors and customers). The result shows that in this segment, the customer and the supplier (automaker) have a great bargaining power over automotive Dealers, providing little leeway in the strategies. Compared to competitors, it was observed that there is still a dim view and undefined by the managers of the dealerships, meaning that in addition to monitoring of prices and promotions, nothing more is known about the main competitors.El estudio presenta los resultados de una encuesta de una red de concesionarios de automóviles y su relación con los miembros de los agentes de sistema de valores de un fabricante de automóviles. Con una revisión de la literatura sobre la ecología de las empresas y el sistema de cadena de valor y tratado de comprender cómo dar a las interacciones entre los miembros de una misma cadena. Buscando representación y determinar la solidez de cada nivel. Fue seleccionado para esta investigación un líder en el mercado automotriz de autos nuevos populares. Para la recolección de datos se desarrolló un cuestionario estructurado (encuesta) con preguntas abiertas y una escala de Likert. A pesar del carácter cuantitativo, el estudio trató de obtener impresiones de los encuestados acerca de la relación actual y prospectada con los demás miembros de su sistema de valor (proveedores, competidores y clientes). El resultado muestra que en este segmento, cliente y proveedor (en este caso, el ensamblador) ejercen un gran poder de negociación sobre los servicios que ofrecen poco margen de maniobra en las estrategias de las empresas de servicios públicos. En comparación con los competidores, se observó que todavía hay una mala opinión e indefinida por los gerentes de los concesionarios, lo que significa que además de la vigilancia de los precios y las promociones, nada más se sabe acerca de los principales competidores.COMPLEXO EDUCACIONAL FMU2015-03-24info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://revistaseletronicas.fmu.br/index.php/rms/article/view/17Revista Metropolitana de Sustentabilidade (ISSN 2318-3233); v. 1 n. 1 (2011): (Set./Dez.2011) Publicado em Dez./2011; 2-182318-3233reponame:Revista Metropolitana de Sustentabilidadeinstname:Faculdades Metropolitanas Unidas (FMU)instacron:FMUporhttps://revistaseletronicas.fmu.br/index.php/rms/article/view/17/pdf_1Dantas, SérgioKuniyoshi, Marcio ShoitiAlmeida, Martinho Isnardi Ribeiroinfo:eu-repo/semantics/openAccess2016-07-11T12:26:11Zoai:ojs.fmu.br:article/17Revistahttps://revistaseletronicas.fmu.br/index.php/rms/indexPRIhttps://revistaseletronicas.fmu.br/index.php/rms/oaicelso.sustentabilidade@gmail.com||editor.sustentabilidade@gmail.com|| suporte.revista@gmail.com2318-32332318-3233opendoar:2016-07-11T12:26:11Revista Metropolitana de Sustentabilidade - Faculdades Metropolitanas Unidas (FMU)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Um estudo do sistema de valor do setor automobilístico sob o enfoque da ecologia de empresas / A study of the value system of automotive sector under the focus of the ecology of companies A STUDY OF THE VALUE SYSTEM OF AUTOMOTIVE SECTOR UNDER THE FOCUS OF THE ECOLOGY OF COMPANIES UN ESTUDIO DEL SISTEMA DE VALOR DEL SECTOR AUTOMOTRIZ EN EL ENFOQUE DE LA ECOLOGÍA DE EMPRESAS |
title |
Um estudo do sistema de valor do setor automobilístico sob o enfoque da ecologia de empresas / A study of the value system of automotive sector under the focus of the ecology of companies |
spellingShingle |
Um estudo do sistema de valor do setor automobilístico sob o enfoque da ecologia de empresas / A study of the value system of automotive sector under the focus of the ecology of companies Dantas, Sérgio Ecologia de empresas Sistema de valor Setor automobilístico. Ecology of enterprises System value Automotive sector. Ecología de las empresas El valor del sistema Sector automotriz. |
title_short |
Um estudo do sistema de valor do setor automobilístico sob o enfoque da ecologia de empresas / A study of the value system of automotive sector under the focus of the ecology of companies |
title_full |
Um estudo do sistema de valor do setor automobilístico sob o enfoque da ecologia de empresas / A study of the value system of automotive sector under the focus of the ecology of companies |
title_fullStr |
Um estudo do sistema de valor do setor automobilístico sob o enfoque da ecologia de empresas / A study of the value system of automotive sector under the focus of the ecology of companies |
title_full_unstemmed |
Um estudo do sistema de valor do setor automobilístico sob o enfoque da ecologia de empresas / A study of the value system of automotive sector under the focus of the ecology of companies |
title_sort |
Um estudo do sistema de valor do setor automobilístico sob o enfoque da ecologia de empresas / A study of the value system of automotive sector under the focus of the ecology of companies |
author |
Dantas, Sérgio |
author_facet |
Dantas, Sérgio Kuniyoshi, Marcio Shoiti Almeida, Martinho Isnardi Ribeiro |
author_role |
author |
author2 |
Kuniyoshi, Marcio Shoiti Almeida, Martinho Isnardi Ribeiro |
author2_role |
author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Dantas, Sérgio Kuniyoshi, Marcio Shoiti Almeida, Martinho Isnardi Ribeiro |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Ecologia de empresas Sistema de valor Setor automobilístico. Ecology of enterprises System value Automotive sector. Ecología de las empresas El valor del sistema Sector automotriz. |
topic |
Ecologia de empresas Sistema de valor Setor automobilístico. Ecology of enterprises System value Automotive sector. Ecología de las empresas El valor del sistema Sector automotriz. |
description |
O estudo apresenta os resultados de uma pesquisa realizada junto a uma rede de concessionárias automotivas e sua relação com os agentes integrantes do sistema de valor de uma montadora. A partir da revisão bibliográfica sobre ecologia de empresas e cadeia e sistema de valor, procurou-se compreender como se dão í s interações entre membros de uma mesma cadeia, buscando identificar a representatividade e força de cada nível. Baseado no critério de julgamento, foi selecionada uma montadora líder no mercado de carros novos populares. Para a coleta de dados, um questionário estruturado (survey) com perguntas abertas e escala do tipo Likert foi desenvolvido. Apesar do caráter quantitativo, a pesquisa buscou obter dos respondentes as impressões sobre o relacionamento atual e prospectado com os demais integrantes do seu sistema de valor (fornecedores, concorrentes e clientes). O resultado mostra que nesse segmento, o cliente e o fornecedor (no caso, a montadora) exercem um grande poder de barganha sobre as concessionárias proporcionando pequena margem de manobra nas estratégias das concessionárias. Em relação aos concorrentes, observou-se que ainda há uma visão obscura e indefinida por parte dos gestores das concessionárias, significando que além do acompanhamento dos preços e promoções, nada mais se sabe sobre os principais concorrentes. |
publishDate |
2015 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2015-03-24 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://revistaseletronicas.fmu.br/index.php/rms/article/view/17 |
url |
https://revistaseletronicas.fmu.br/index.php/rms/article/view/17 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://revistaseletronicas.fmu.br/index.php/rms/article/view/17/pdf_1 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
COMPLEXO EDUCACIONAL FMU |
publisher.none.fl_str_mv |
COMPLEXO EDUCACIONAL FMU |
dc.source.none.fl_str_mv |
Revista Metropolitana de Sustentabilidade (ISSN 2318-3233); v. 1 n. 1 (2011): (Set./Dez.2011) Publicado em Dez./2011; 2-18 2318-3233 reponame:Revista Metropolitana de Sustentabilidade instname:Faculdades Metropolitanas Unidas (FMU) instacron:FMU |
instname_str |
Faculdades Metropolitanas Unidas (FMU) |
instacron_str |
FMU |
institution |
FMU |
reponame_str |
Revista Metropolitana de Sustentabilidade |
collection |
Revista Metropolitana de Sustentabilidade |
repository.name.fl_str_mv |
Revista Metropolitana de Sustentabilidade - Faculdades Metropolitanas Unidas (FMU) |
repository.mail.fl_str_mv |
celso.sustentabilidade@gmail.com||editor.sustentabilidade@gmail.com|| suporte.revista@gmail.com |
_version_ |
1798945135323512832 |