O impacto social da biogrilagem: uma proposta para novas direções de pesquisa em macromarketing / Social impact of biosquatting: a proposal for new directions in macromarketing
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Data de Publicação: | 2014 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista Metropolitana de Sustentabilidade |
Texto Completo: | https://revistaseletronicas.fmu.br/index.php/rms/article/view/222 |
Resumo: | O objetivo deste trabalho é propor a expansão da pesquisa em Macromarketing para uma nova área de investigação, ou seja, o impacto e as conseqüências econômicas e sociais das práticas de biogrilagem por parte de empresas multinacionais nos países em desenvolvimento. O Macromarketing refere-se: 1) ao estudo do sistema agregado de marketing, 2) aos impactos e conseqüências do sistema de marketing na sociedade e, 3) aos impactos e conseqüências da sociedade no sistema de marketing. A pesquisa em Macromarketing enfrenta ainda algumas dificuldades como a falta de orientação prática e suporte empírico. Neste artigo foram sugeridas algumas áreas de pesquisa, como: os impactos econômicos, sociais, culturais e éticos da biogrilagem, bem como estudos comparativos de países que enfrentam este tipo de ameaça. Entende-se por biogrilagem como os atos não autorizados de utilização comercial e de obtenção de direitos, principalmente patentes – a partir de recursos genéticos e de conhecimentos tradicionais. |
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O impacto social da biogrilagem: uma proposta para novas direções de pesquisa em macromarketing / Social impact of biosquatting: a proposal for new directions in macromarketingSOCIAL IMPACT OF BIOSQUATTING: A PROPOSAL FOR NEW DIRECTIONS IN MACROMARKETINGIMPACTO SOCIAL DE BIOUSURPACIÓN: UNA PROPUESTA PARA NUEVAS DIRECCIONES EN LAS INVESTIGACIONES MACROMARKETINGBiopirataria/biogrilagemPoder das multinacionaisComércio internacionalMacromarketing.Biopiracy / biosquattingPower of multinationalsInternational tradeMacromarketing.Biopiratería / biousurpaciónRama del comercio multinacionalinternacionalmacromarketing.O objetivo deste trabalho é propor a expansão da pesquisa em Macromarketing para uma nova área de investigação, ou seja, o impacto e as conseqüências econômicas e sociais das práticas de biogrilagem por parte de empresas multinacionais nos países em desenvolvimento. O Macromarketing refere-se: 1) ao estudo do sistema agregado de marketing, 2) aos impactos e conseqüências do sistema de marketing na sociedade e, 3) aos impactos e conseqüências da sociedade no sistema de marketing. A pesquisa em Macromarketing enfrenta ainda algumas dificuldades como a falta de orientação prática e suporte empírico. Neste artigo foram sugeridas algumas áreas de pesquisa, como: os impactos econômicos, sociais, culturais e éticos da biogrilagem, bem como estudos comparativos de países que enfrentam este tipo de ameaça. Entende-se por biogrilagem como os atos não autorizados de utilização comercial e de obtenção de direitos, principalmente patentes – a partir de recursos genéticos e de conhecimentos tradicionais.The objective of this work is to propose the expansion of research in macromarketing to a new area of research. The impact and the economic and social consequences of biosquatting practices by multinational companies in developing countries. The macromarketing include: 1) the study of the aggregate marketing system , 2) the impacts and consequences of the marketing system in society and, 3) the impacts and consequences of society in the marketing system. Research in macromarketing still faces some difficulties such as lack of practical orientation and empirical support. This article were suggested some research areas, such as economic, social, cultural and ethical impacts of biosquatting as well as comparative studies of countries that have faced this kind of threat. It is understood by biosquatting as unauthorized acts of commercial use and obtaining rights, especially patents - from genetic resources and traditional knowledge.El objetivo de este trabajo es el de proponer la ampliación de la investigación en macromarketing a una nueva área de investigación, es decir, el impacto y las consecuencias económicas y sociales de las prácticas biousurpación por las empresas multinacionales en los países en desarrollo. El macromarketing incluyen: 1) el estudio del sistema de comercialización global, 2) los efectos y consecuencias del sistema de comercialización de la sociedad y, 3) el impacto y las consecuencias de la sociedad en el sistema de comercialización. La investigación en macromarketing aún enfrenta algunas dificultades, como la falta de orientación práctica y apoyo empírico. En este artículo se sugirieron algunas áreas de investigación, como los impactos económicos, sociales, culturales y éticas de biousurpación así como estudios comparativos de países que se han enfrentado a este tipo de amenaza. Se entiende por biousurpación actos no autorizados como de uso comercial y de la obtención de los derechos, especialmente de las patentes - de los recursos genéticos y los conocimientos tradicionales.COMPLEXO EDUCACIONAL FMU2014-01-28info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionpropor a expansão da pesquisa em Macromarketing para uma nova área de investigaçãoapplication/pdfhttps://revistaseletronicas.fmu.br/index.php/rms/article/view/222Revista Metropolitana de Sustentabilidade (ISSN 2318-3233); v. 4 n. 1 (2014): (Jan./Abr.2014) Publicado em Abr./2014; 21-302318-3233reponame:Revista Metropolitana de Sustentabilidadeinstname:Faculdades Metropolitanas Unidas (FMU)instacron:FMUporhttps://revistaseletronicas.fmu.br/index.php/rms/article/view/222/pdfAcevedo, Claudia RosaNohara, Jouliana Jordaninfo:eu-repo/semantics/openAccess2016-07-06T14:31:00Zoai:ojs.fmu.br:article/222Revistahttps://revistaseletronicas.fmu.br/index.php/rms/indexPRIhttps://revistaseletronicas.fmu.br/index.php/rms/oaicelso.sustentabilidade@gmail.com||editor.sustentabilidade@gmail.com|| suporte.revista@gmail.com2318-32332318-3233opendoar:2016-07-06T14:31Revista Metropolitana de Sustentabilidade - Faculdades Metropolitanas Unidas (FMU)false |
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