Estimulando o consumo sustentável por meio do comportamento socioambiental empresarial: um estudo no Walmart Brasil / Stimulating sustainable consumption through social and environmental business behavior: an study in Walmart Brazil
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2013 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista Metropolitana de Sustentabilidade |
Texto Completo: | https://revistaseletronicas.fmu.br/index.php/rms/article/view/190 |
Resumo: | Sob a atual dinâmica mercadológica, cada vez mais se exige uma mudança no comportamento das empresas direcionado para questões socioambientais. Com isso, considerando o emergir do novo paradigma de consumo, o objetivo do artigo é identificar como o comportamento socioambiental do Walmart Brasil pode estimular a efetivação do consumo sustentável no varejo de supermercados. Com abordagem qualitativa e sob a forma de um estudo de caso, a pesquisa identificou que ao assumir um novo comportamento com a adoção de práticas responsáveis, há um estímulo para o consumo sustentável no varejo estudado, que para ser efetivado necessita de outras interações sociais. |
id |
FMU-2_beec156bdd00a255b70c52d6a18eade9 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.fmu.br:article/190 |
network_acronym_str |
FMU-2 |
network_name_str |
Revista Metropolitana de Sustentabilidade |
repository_id_str |
|
spelling |
Estimulando o consumo sustentável por meio do comportamento socioambiental empresarial: um estudo no Walmart Brasil / Stimulating sustainable consumption through social and environmental business behavior: an study in Walmart BrazilSTIMULATING SUSTAINABLE CONSUMPTION THROUGH SOCIAL AND ENVIRONMENTAL BUSINESS BEHAVIOR: AN STUDY IN WALMART BRAZILFOMENTAR EL CONSUMO SOSTENIBLE A TRAVÉS DE DESEMPEÑO AMBIENTAL CORPORATIVO: UN ESTUDIO EN BRASIL WALMARTConsumo SustentávelComportamento SocioambientalStakeholders.Sustainable ConsumptionSocial and Environmental BehaviorStakeholders.Consumo SostenibleComportamiento AmbientalPartes interesadas.Sob a atual dinâmica mercadológica, cada vez mais se exige uma mudança no comportamento das empresas direcionado para questões socioambientais. Com isso, considerando o emergir do novo paradigma de consumo, o objetivo do artigo é identificar como o comportamento socioambiental do Walmart Brasil pode estimular a efetivação do consumo sustentável no varejo de supermercados. Com abordagem qualitativa e sob a forma de um estudo de caso, a pesquisa identificou que ao assumir um novo comportamento com a adoção de práticas responsáveis, há um estímulo para o consumo sustentável no varejo estudado, que para ser efetivado necessita de outras interações sociais.Under a market dynamic current, increasingly new behaviors of business are required in relation to the social and environmental aspects. Thus, considering the emergence of a new consumption paradigm, this paper aims to identify how a social and environmental behavior of Wal-Mart Brazil can be stimulating an effective sustainable consumption in the supermarket retail. According to this idea, this research had a qualitative approach and was conducted by a case of study, in which we identified that with an incorporation of responsible practices exist a stimulus to sustainable consumption in the retail studied, in order to a new behavior in the company. For this, we can identify that was necessary a set of social interactions that contribute with a different perspective.Bajo el marketing dinámico actual, cada vez más requiere un cambio en el comportamiento empresarial dirigida hacia los temas ambientales. Por lo tanto, teniendo en cuenta el nuevo paradigma emergente de consumo, el objetivo de este artículo es identificar cómo el comportamiento ambiental de Walmart Brasil puede estimular la realización de un consumo sostenible en los supermercados minoristas. Con el enfoque cualitativo en la forma de un estudio de caso, la investigación identificó que para asumir un nuevo comportamiento con la adopción de prácticas responsables, no es un estímulo para el consumo sostenible en estudio por menor que deben efectuarse en otras interacciones sociales.COMPLEXO EDUCACIONAL FMU2013-08-19info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionpesquisa qualitativa com estudo de casoapplication/pdfhttps://revistaseletronicas.fmu.br/index.php/rms/article/view/190Revista Metropolitana de Sustentabilidade (ISSN 2318-3233); v. 3 n. 1 (2013): (Jan./Abr.2013) Publicado em Abr./2013; 24-452318-3233reponame:Revista Metropolitana de Sustentabilidadeinstname:Faculdades Metropolitanas Unidas (FMU)instacron:FMUporhttps://revistaseletronicas.fmu.br/index.php/rms/article/view/190/pdf_1Silva, Minelle Enéas dainfo:eu-repo/semantics/openAccess2016-07-08T14:18:25Zoai:ojs.fmu.br:article/190Revistahttps://revistaseletronicas.fmu.br/index.php/rms/indexPRIhttps://revistaseletronicas.fmu.br/index.php/rms/oaicelso.sustentabilidade@gmail.com||editor.sustentabilidade@gmail.com|| suporte.revista@gmail.com2318-32332318-3233opendoar:2016-07-08T14:18:25Revista Metropolitana de Sustentabilidade - Faculdades Metropolitanas Unidas (FMU)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Estimulando o consumo sustentável por meio do comportamento socioambiental empresarial: um estudo no Walmart Brasil / Stimulating sustainable consumption through social and environmental business behavior: an study in Walmart Brazil STIMULATING SUSTAINABLE CONSUMPTION THROUGH SOCIAL AND ENVIRONMENTAL BUSINESS BEHAVIOR: AN STUDY IN WALMART BRAZIL FOMENTAR EL CONSUMO SOSTENIBLE A TRAVÉS DE DESEMPEÑO AMBIENTAL CORPORATIVO: UN ESTUDIO EN BRASIL WALMART |
title |
Estimulando o consumo sustentável por meio do comportamento socioambiental empresarial: um estudo no Walmart Brasil / Stimulating sustainable consumption through social and environmental business behavior: an study in Walmart Brazil |
spellingShingle |
Estimulando o consumo sustentável por meio do comportamento socioambiental empresarial: um estudo no Walmart Brasil / Stimulating sustainable consumption through social and environmental business behavior: an study in Walmart Brazil Silva, Minelle Enéas da Consumo Sustentável Comportamento Socioambiental Stakeholders. Sustainable Consumption Social and Environmental Behavior Stakeholders. Consumo Sostenible Comportamiento Ambiental Partes interesadas. |
title_short |
Estimulando o consumo sustentável por meio do comportamento socioambiental empresarial: um estudo no Walmart Brasil / Stimulating sustainable consumption through social and environmental business behavior: an study in Walmart Brazil |
title_full |
Estimulando o consumo sustentável por meio do comportamento socioambiental empresarial: um estudo no Walmart Brasil / Stimulating sustainable consumption through social and environmental business behavior: an study in Walmart Brazil |
title_fullStr |
Estimulando o consumo sustentável por meio do comportamento socioambiental empresarial: um estudo no Walmart Brasil / Stimulating sustainable consumption through social and environmental business behavior: an study in Walmart Brazil |
title_full_unstemmed |
Estimulando o consumo sustentável por meio do comportamento socioambiental empresarial: um estudo no Walmart Brasil / Stimulating sustainable consumption through social and environmental business behavior: an study in Walmart Brazil |
title_sort |
Estimulando o consumo sustentável por meio do comportamento socioambiental empresarial: um estudo no Walmart Brasil / Stimulating sustainable consumption through social and environmental business behavior: an study in Walmart Brazil |
author |
Silva, Minelle Enéas da |
author_facet |
Silva, Minelle Enéas da |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Silva, Minelle Enéas da |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Consumo Sustentável Comportamento Socioambiental Stakeholders. Sustainable Consumption Social and Environmental Behavior Stakeholders. Consumo Sostenible Comportamiento Ambiental Partes interesadas. |
topic |
Consumo Sustentável Comportamento Socioambiental Stakeholders. Sustainable Consumption Social and Environmental Behavior Stakeholders. Consumo Sostenible Comportamiento Ambiental Partes interesadas. |
description |
Sob a atual dinâmica mercadológica, cada vez mais se exige uma mudança no comportamento das empresas direcionado para questões socioambientais. Com isso, considerando o emergir do novo paradigma de consumo, o objetivo do artigo é identificar como o comportamento socioambiental do Walmart Brasil pode estimular a efetivação do consumo sustentável no varejo de supermercados. Com abordagem qualitativa e sob a forma de um estudo de caso, a pesquisa identificou que ao assumir um novo comportamento com a adoção de práticas responsáveis, há um estímulo para o consumo sustentável no varejo estudado, que para ser efetivado necessita de outras interações sociais. |
publishDate |
2013 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2013-08-19 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion pesquisa qualitativa com estudo de caso |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://revistaseletronicas.fmu.br/index.php/rms/article/view/190 |
url |
https://revistaseletronicas.fmu.br/index.php/rms/article/view/190 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://revistaseletronicas.fmu.br/index.php/rms/article/view/190/pdf_1 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
COMPLEXO EDUCACIONAL FMU |
publisher.none.fl_str_mv |
COMPLEXO EDUCACIONAL FMU |
dc.source.none.fl_str_mv |
Revista Metropolitana de Sustentabilidade (ISSN 2318-3233); v. 3 n. 1 (2013): (Jan./Abr.2013) Publicado em Abr./2013; 24-45 2318-3233 reponame:Revista Metropolitana de Sustentabilidade instname:Faculdades Metropolitanas Unidas (FMU) instacron:FMU |
instname_str |
Faculdades Metropolitanas Unidas (FMU) |
instacron_str |
FMU |
institution |
FMU |
reponame_str |
Revista Metropolitana de Sustentabilidade |
collection |
Revista Metropolitana de Sustentabilidade |
repository.name.fl_str_mv |
Revista Metropolitana de Sustentabilidade - Faculdades Metropolitanas Unidas (FMU) |
repository.mail.fl_str_mv |
celso.sustentabilidade@gmail.com||editor.sustentabilidade@gmail.com|| suporte.revista@gmail.com |
_version_ |
1798945135391670272 |