DESEQUILÍBRIOS ECONÔMICOS NO FINANCIAMENTO DA ESCOLA: : ESTUDO DOS SALDOS DAS CONTAS DO PROGRAMA DINHEIRO DIRETO NA ESCOLA
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2021 |
Outros Autores: | , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Cadernos do FNDE |
Texto Completo: | https://www.fnde.gov.br/publicacoes/index.php/cadernosFNDE/article/view/13 |
Resumo: | The objective of this article is to analyze the economic imbalance formed by the balances in current accounts of decentralized transfers made by the Money Directly to School Program (PDDE) and its integrated actions for the management of schools in public education networks. This is an exploratory and analytical research, with quantitative and qualitative approaches, based on the exploration of records of financial transactions of the Integrated System of Financial Management (SIGEF/FNDE). The analysis has identified that many executing entities accumulate a high balance of funds in their bank accounts for an extensive period, demonstrating excessive imbalances that can have destabilizing effects for the Program. |
id |
FNDE_0128241aa96a1b3916ae30dc50192ab6 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs2.bomfim.fnde.gov.br:article/13 |
network_acronym_str |
FNDE |
network_name_str |
Cadernos do FNDE |
repository_id_str |
|
spelling |
DESEQUILÍBRIOS ECONÔMICOS NO FINANCIAMENTO DA ESCOLA: : ESTUDO DOS SALDOS DAS CONTAS DO PROGRAMA DINHEIRO DIRETO NA ESCOLAECONOMIC IMBALANCES IN SCHOOL FINANCING: : STUDY OF THE ACCOUNT BALANCES OF THE MONEY DIRECT TO SCHOOL PROGRAMFinanciamento da Educação BásicaPrograma Dinheiro Direto na Escola (PDDE)Ações Integradas do PDDEDescentralizaçãoRecursos financeirosThe objective of this article is to analyze the economic imbalance formed by the balances in current accounts of decentralized transfers made by the Money Directly to School Program (PDDE) and its integrated actions for the management of schools in public education networks. This is an exploratory and analytical research, with quantitative and qualitative approaches, based on the exploration of records of financial transactions of the Integrated System of Financial Management (SIGEF/FNDE). The analysis has identified that many executing entities accumulate a high balance of funds in their bank accounts for an extensive period, demonstrating excessive imbalances that can have destabilizing effects for the Program.O objetivo deste artigo é analisar o desequilíbrio econômico formado pelos saldos em contas correntes das transferências descentralizadas realizadas pelo Programa Dinheiro Direto na Escola (PDDE) e suas ações integradas para a gestão das escolas das redes públicas de ensino. Trata-se de uma pesquisa exploratória e analítica, com abordagens quantitativa e qualitativa, tendo como base de estudo a exploração de registros das transações financeiras do Sistema Integrado de Gestão Financeira (SIGEF/FNDE). A análise permitiu identificar que muitas entidades executoras acumulam um alto saldo de recursos em suas contas bancárias, por um extenso período, demonstrando desequilíbrios excessivos que podem ter efeitos desestabilizadores para o Programa. Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação2021-06-20info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionEstrutura da publicaçãoapplication/pdfhttps://www.fnde.gov.br/publicacoes/index.php/cadernosFNDE/article/view/1310.5281/zenodo.6330828Cadernos do FNDE; Vol. 2 No. 3 (2021): Resource Decentralization: Challenges and possibilities for educational programs; 01-16Cadernos do FNDE ; v. 2 n. 3 (2021): Descentralização de Recursos: Desafios e possibilidades de programas educacionais; 01-16Cuadernos FNDE; Vol. 2 Núm. 3 (2021): Descentralización de recursos: retos y posibilidades para los programas educativos; 01-162675-1925ark:/31127/cfnde.v2i3reponame:Cadernos do FNDEinstname:Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE)instacron:FNDEporhttps://www.fnde.gov.br/publicacoes/index.php/cadernosFNDE/article/view/13/11Copyright (c) 2021 Cadernos do FNDE https://creativecommons.org/licenses/by/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessMedeiros, Djailson Dantas de Correa, Maria Angelica Gonsalves Castioni, Remi 2022-10-13T13:56:10Zoai:ojs2.bomfim.fnde.gov.br:article/13Revistahttps://www.fnde.gov.br/publicacoes/index.php/cadernosFNDE/indexPUBhttps://www.fnde.gov.br/publicacoes/index.php/cadernosFNDE/oaicadernosfnde@gmail.com || danilo.costa@fnde.gov.br2675-19252675-1925opendoar:2022-10-13T13:56:10Cadernos do FNDE - Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
DESEQUILÍBRIOS ECONÔMICOS NO FINANCIAMENTO DA ESCOLA: : ESTUDO DOS SALDOS DAS CONTAS DO PROGRAMA DINHEIRO DIRETO NA ESCOLA ECONOMIC IMBALANCES IN SCHOOL FINANCING: : STUDY OF THE ACCOUNT BALANCES OF THE MONEY DIRECT TO SCHOOL PROGRAM |
title |
DESEQUILÍBRIOS ECONÔMICOS NO FINANCIAMENTO DA ESCOLA: : ESTUDO DOS SALDOS DAS CONTAS DO PROGRAMA DINHEIRO DIRETO NA ESCOLA |
spellingShingle |
DESEQUILÍBRIOS ECONÔMICOS NO FINANCIAMENTO DA ESCOLA: : ESTUDO DOS SALDOS DAS CONTAS DO PROGRAMA DINHEIRO DIRETO NA ESCOLA Medeiros, Djailson Dantas de Financiamento da Educação Básica Programa Dinheiro Direto na Escola (PDDE) Ações Integradas do PDDE Descentralização Recursos financeiros |
title_short |
DESEQUILÍBRIOS ECONÔMICOS NO FINANCIAMENTO DA ESCOLA: : ESTUDO DOS SALDOS DAS CONTAS DO PROGRAMA DINHEIRO DIRETO NA ESCOLA |
title_full |
DESEQUILÍBRIOS ECONÔMICOS NO FINANCIAMENTO DA ESCOLA: : ESTUDO DOS SALDOS DAS CONTAS DO PROGRAMA DINHEIRO DIRETO NA ESCOLA |
title_fullStr |
DESEQUILÍBRIOS ECONÔMICOS NO FINANCIAMENTO DA ESCOLA: : ESTUDO DOS SALDOS DAS CONTAS DO PROGRAMA DINHEIRO DIRETO NA ESCOLA |
title_full_unstemmed |
DESEQUILÍBRIOS ECONÔMICOS NO FINANCIAMENTO DA ESCOLA: : ESTUDO DOS SALDOS DAS CONTAS DO PROGRAMA DINHEIRO DIRETO NA ESCOLA |
title_sort |
DESEQUILÍBRIOS ECONÔMICOS NO FINANCIAMENTO DA ESCOLA: : ESTUDO DOS SALDOS DAS CONTAS DO PROGRAMA DINHEIRO DIRETO NA ESCOLA |
author |
Medeiros, Djailson Dantas de |
author_facet |
Medeiros, Djailson Dantas de Correa, Maria Angelica Gonsalves Castioni, Remi |
author_role |
author |
author2 |
Correa, Maria Angelica Gonsalves Castioni, Remi |
author2_role |
author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Medeiros, Djailson Dantas de Correa, Maria Angelica Gonsalves Castioni, Remi |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Financiamento da Educação Básica Programa Dinheiro Direto na Escola (PDDE) Ações Integradas do PDDE Descentralização Recursos financeiros |
topic |
Financiamento da Educação Básica Programa Dinheiro Direto na Escola (PDDE) Ações Integradas do PDDE Descentralização Recursos financeiros |
description |
The objective of this article is to analyze the economic imbalance formed by the balances in current accounts of decentralized transfers made by the Money Directly to School Program (PDDE) and its integrated actions for the management of schools in public education networks. This is an exploratory and analytical research, with quantitative and qualitative approaches, based on the exploration of records of financial transactions of the Integrated System of Financial Management (SIGEF/FNDE). The analysis has identified that many executing entities accumulate a high balance of funds in their bank accounts for an extensive period, demonstrating excessive imbalances that can have destabilizing effects for the Program. |
publishDate |
2021 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2021-06-20 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion Estrutura da publicação |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://www.fnde.gov.br/publicacoes/index.php/cadernosFNDE/article/view/13 10.5281/zenodo.6330828 |
url |
https://www.fnde.gov.br/publicacoes/index.php/cadernosFNDE/article/view/13 |
identifier_str_mv |
10.5281/zenodo.6330828 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://www.fnde.gov.br/publicacoes/index.php/cadernosFNDE/article/view/13/11 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2021 Cadernos do FNDE https://creativecommons.org/licenses/by/4.0 info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2021 Cadernos do FNDE https://creativecommons.org/licenses/by/4.0 |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação |
publisher.none.fl_str_mv |
Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação |
dc.source.none.fl_str_mv |
Cadernos do FNDE; Vol. 2 No. 3 (2021): Resource Decentralization: Challenges and possibilities for educational programs; 01-16 Cadernos do FNDE ; v. 2 n. 3 (2021): Descentralização de Recursos: Desafios e possibilidades de programas educacionais; 01-16 Cuadernos FNDE; Vol. 2 Núm. 3 (2021): Descentralización de recursos: retos y posibilidades para los programas educativos; 01-16 2675-1925 ark:/31127/cfnde.v2i3 reponame:Cadernos do FNDE instname:Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE) instacron:FNDE |
instname_str |
Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE) |
instacron_str |
FNDE |
institution |
FNDE |
reponame_str |
Cadernos do FNDE |
collection |
Cadernos do FNDE |
repository.name.fl_str_mv |
Cadernos do FNDE - Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE) |
repository.mail.fl_str_mv |
cadernosfnde@gmail.com || danilo.costa@fnde.gov.br |
_version_ |
1797048104039481344 |