Análise bibliométrica de pesquisas voltadas aos efeitos da tecnologia educacional na ansiedade e estresse dos professores durante a pandemia da covid-19
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2022 |
Outros Autores: | , , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Cadernos do FNDE |
Texto Completo: | https://www.fnde.gov.br/publicacoes/index.php/cadernosFNDE/article/view/29 |
Resumo: | A tecnologia educacional está se tornando um componente cada vez mais crucial para melhorar o ensino e a aprendizagem dos estudantes. Para atingir estes objetivos, os professores devem ter as habilidades necessárias para integrar a tecnologia em sua instrução em sala de aula. No entanto, para muitos deles, isto é, às vezes esmagador e angustiante. O objetivo desta revisão foi aprender como a pesquisa sobre estresse e ansiedade dos professores relacionada ao uso da tecnologia educacional estava progredindo. Utilizando o estado do conhecimento e análise bibliométrica pelos softwares VOSviwer e Gephi foi realizada uma revisão sistemática utilizando os seguintes bancos o banco de dados da Web of Science. A revisão resultou em dezesseis artigos. As principais descobertas sugerem que os professores estão ansiosos ou estressados como resultado de seu uso da tecnologia educacional na sala de aula. Entre as implicações está a necessidade de mais pesquisas sobre várias técnicas para evitar a formação desses sintomas de ansiedade e estresse nos instrutores. |
id |
FNDE_f24629854ef953e79591fdfcb552c80d |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs2.bomfim.fnde.gov.br:article/29 |
network_acronym_str |
FNDE |
network_name_str |
Cadernos do FNDE |
repository_id_str |
|
spelling |
Análise bibliométrica de pesquisas voltadas aos efeitos da tecnologia educacional na ansiedade e estresse dos professores durante a pandemia da covid-19Bibliometric analysis of research focused on the effects of educational technology on teacher anxiety and stress during the covid-19 pandemicTecnologia Educacional. Estresse. Ansiedade. Professor.Educational Technology. Stress. Anxiety. Teacher.A tecnologia educacional está se tornando um componente cada vez mais crucial para melhorar o ensino e a aprendizagem dos estudantes. Para atingir estes objetivos, os professores devem ter as habilidades necessárias para integrar a tecnologia em sua instrução em sala de aula. No entanto, para muitos deles, isto é, às vezes esmagador e angustiante. O objetivo desta revisão foi aprender como a pesquisa sobre estresse e ansiedade dos professores relacionada ao uso da tecnologia educacional estava progredindo. Utilizando o estado do conhecimento e análise bibliométrica pelos softwares VOSviwer e Gephi foi realizada uma revisão sistemática utilizando os seguintes bancos o banco de dados da Web of Science. A revisão resultou em dezesseis artigos. As principais descobertas sugerem que os professores estão ansiosos ou estressados como resultado de seu uso da tecnologia educacional na sala de aula. Entre as implicações está a necessidade de mais pesquisas sobre várias técnicas para evitar a formação desses sintomas de ansiedade e estresse nos instrutores.Educational technology is becoming an increasingly crucial component in improving teaching and student learning. To achieve these goals, teachers must have the skills necessary to integrate technology into their classroom instruction. However, for many of them, this is sometimes overwhelming and stressful. The purpose of this review was to learn how research on teacher stress and anxiety related to the use of educational technology was progressing. Using the state of knowledge and bibliometric analysis by VOSviwer and Gephi software a systematic review was conducted using the following banks the Web of Science database. The review resulted in sixteen articles. The main findings suggest that teachers are anxious or stressed as a result of their use of educational technology in the classroom. Implications include the need for more research on various techniques to prevent the formation of these symptoms of anxiety and stress in instructors.Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação2022-06-24info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionEstrutura da publicaçãoapplication/pdfhttps://www.fnde.gov.br/publicacoes/index.php/cadernosFNDE/article/view/2910.5281/zenodo.6727771Cadernos do FNDE; Vol. 3 No. 5 (2022): Temas do FNDE nº 01; 01-14Cadernos do FNDE ; v. 3 n. 5 (2022): Temas do FNDE nº 01; 01-14Cuadernos FNDE; Vol. 3 Núm. 5 (2022): Temas do FNDE nº 01; 01-142675-1925ark:/31127/cfnde.v3i5reponame:Cadernos do FNDEinstname:Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE)instacron:FNDEporhttps://www.fnde.gov.br/publicacoes/index.php/cadernosFNDE/article/view/29/6Copyright (c) 2022 Cadernos do FNDE https://creativecommons.org/licenses/by/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessGonçalves, João CarlosCosta, Dalila daFernandes, Raiane da RochaCosta, Dayane Aparecida da2022-10-13T13:55:41Zoai:ojs2.bomfim.fnde.gov.br:article/29Revistahttps://www.fnde.gov.br/publicacoes/index.php/cadernosFNDE/indexPUBhttps://www.fnde.gov.br/publicacoes/index.php/cadernosFNDE/oaicadernosfnde@gmail.com || danilo.costa@fnde.gov.br2675-19252675-1925opendoar:2022-10-13T13:55:41Cadernos do FNDE - Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Análise bibliométrica de pesquisas voltadas aos efeitos da tecnologia educacional na ansiedade e estresse dos professores durante a pandemia da covid-19 Bibliometric analysis of research focused on the effects of educational technology on teacher anxiety and stress during the covid-19 pandemic |
title |
Análise bibliométrica de pesquisas voltadas aos efeitos da tecnologia educacional na ansiedade e estresse dos professores durante a pandemia da covid-19 |
spellingShingle |
Análise bibliométrica de pesquisas voltadas aos efeitos da tecnologia educacional na ansiedade e estresse dos professores durante a pandemia da covid-19 Gonçalves, João Carlos Tecnologia Educacional. Estresse. Ansiedade. Professor. Educational Technology. Stress. Anxiety. Teacher. |
title_short |
Análise bibliométrica de pesquisas voltadas aos efeitos da tecnologia educacional na ansiedade e estresse dos professores durante a pandemia da covid-19 |
title_full |
Análise bibliométrica de pesquisas voltadas aos efeitos da tecnologia educacional na ansiedade e estresse dos professores durante a pandemia da covid-19 |
title_fullStr |
Análise bibliométrica de pesquisas voltadas aos efeitos da tecnologia educacional na ansiedade e estresse dos professores durante a pandemia da covid-19 |
title_full_unstemmed |
Análise bibliométrica de pesquisas voltadas aos efeitos da tecnologia educacional na ansiedade e estresse dos professores durante a pandemia da covid-19 |
title_sort |
Análise bibliométrica de pesquisas voltadas aos efeitos da tecnologia educacional na ansiedade e estresse dos professores durante a pandemia da covid-19 |
author |
Gonçalves, João Carlos |
author_facet |
Gonçalves, João Carlos Costa, Dalila da Fernandes, Raiane da Rocha Costa, Dayane Aparecida da |
author_role |
author |
author2 |
Costa, Dalila da Fernandes, Raiane da Rocha Costa, Dayane Aparecida da |
author2_role |
author author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Gonçalves, João Carlos Costa, Dalila da Fernandes, Raiane da Rocha Costa, Dayane Aparecida da |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Tecnologia Educacional. Estresse. Ansiedade. Professor. Educational Technology. Stress. Anxiety. Teacher. |
topic |
Tecnologia Educacional. Estresse. Ansiedade. Professor. Educational Technology. Stress. Anxiety. Teacher. |
description |
A tecnologia educacional está se tornando um componente cada vez mais crucial para melhorar o ensino e a aprendizagem dos estudantes. Para atingir estes objetivos, os professores devem ter as habilidades necessárias para integrar a tecnologia em sua instrução em sala de aula. No entanto, para muitos deles, isto é, às vezes esmagador e angustiante. O objetivo desta revisão foi aprender como a pesquisa sobre estresse e ansiedade dos professores relacionada ao uso da tecnologia educacional estava progredindo. Utilizando o estado do conhecimento e análise bibliométrica pelos softwares VOSviwer e Gephi foi realizada uma revisão sistemática utilizando os seguintes bancos o banco de dados da Web of Science. A revisão resultou em dezesseis artigos. As principais descobertas sugerem que os professores estão ansiosos ou estressados como resultado de seu uso da tecnologia educacional na sala de aula. Entre as implicações está a necessidade de mais pesquisas sobre várias técnicas para evitar a formação desses sintomas de ansiedade e estresse nos instrutores. |
publishDate |
2022 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2022-06-24 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion Estrutura da publicação |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://www.fnde.gov.br/publicacoes/index.php/cadernosFNDE/article/view/29 10.5281/zenodo.6727771 |
url |
https://www.fnde.gov.br/publicacoes/index.php/cadernosFNDE/article/view/29 |
identifier_str_mv |
10.5281/zenodo.6727771 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://www.fnde.gov.br/publicacoes/index.php/cadernosFNDE/article/view/29/6 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2022 Cadernos do FNDE https://creativecommons.org/licenses/by/4.0 info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2022 Cadernos do FNDE https://creativecommons.org/licenses/by/4.0 |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação |
publisher.none.fl_str_mv |
Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação |
dc.source.none.fl_str_mv |
Cadernos do FNDE; Vol. 3 No. 5 (2022): Temas do FNDE nº 01; 01-14 Cadernos do FNDE ; v. 3 n. 5 (2022): Temas do FNDE nº 01; 01-14 Cuadernos FNDE; Vol. 3 Núm. 5 (2022): Temas do FNDE nº 01; 01-14 2675-1925 ark:/31127/cfnde.v3i5 reponame:Cadernos do FNDE instname:Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE) instacron:FNDE |
instname_str |
Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE) |
instacron_str |
FNDE |
institution |
FNDE |
reponame_str |
Cadernos do FNDE |
collection |
Cadernos do FNDE |
repository.name.fl_str_mv |
Cadernos do FNDE - Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE) |
repository.mail.fl_str_mv |
cadernosfnde@gmail.com || danilo.costa@fnde.gov.br |
_version_ |
1797048104059404288 |