Análise bibliométrica de pesquisas voltadas aos efeitos da tecnologia educacional na ansiedade e estresse dos professores durante a pandemia da covid-19

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Gonçalves, João Carlos
Data de Publicação: 2022
Outros Autores: Costa, Dalila da, Fernandes, Raiane da Rocha, Costa, Dayane Aparecida da
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Cadernos do FNDE
Texto Completo: https://www.fnde.gov.br/publicacoes/index.php/cadernosFNDE/article/view/29
Resumo: A tecnologia educacional está se tornando um componente cada vez mais crucial para melhorar o ensino e a aprendizagem dos estudantes. Para atingir estes objetivos, os professores devem ter as habilidades necessárias para integrar a tecnologia em sua instrução em sala de aula. No entanto, para muitos deles, isto é, às vezes esmagador e angustiante. O objetivo desta revisão foi aprender como a pesquisa sobre estresse e ansiedade dos professores relacionada ao uso da tecnologia educacional estava progredindo. Utilizando o estado do conhecimento e análise bibliométrica pelos softwares VOSviwer e Gephi foi realizada uma revisão sistemática utilizando os seguintes bancos o banco de dados da Web of Science. A revisão resultou em dezesseis artigos. As principais descobertas sugerem que os professores estão ansiosos ou estressados como resultado de seu uso da tecnologia educacional na sala de aula. Entre as implicações está a necessidade de mais pesquisas sobre várias técnicas para evitar a formação desses sintomas de ansiedade e estresse nos instrutores.
id FNDE_f24629854ef953e79591fdfcb552c80d
oai_identifier_str oai:ojs2.bomfim.fnde.gov.br:article/29
network_acronym_str FNDE
network_name_str Cadernos do FNDE
repository_id_str
spelling Análise bibliométrica de pesquisas voltadas aos efeitos da tecnologia educacional na ansiedade e estresse dos professores durante a pandemia da covid-19Bibliometric analysis of research focused on the effects of educational technology on teacher anxiety and stress during the covid-19 pandemicTecnologia Educacional. Estresse. Ansiedade. Professor.Educational Technology. Stress. Anxiety. Teacher.A tecnologia educacional está se tornando um componente cada vez mais crucial para melhorar o ensino e a aprendizagem dos estudantes. Para atingir estes objetivos, os professores devem ter as habilidades necessárias para integrar a tecnologia em sua instrução em sala de aula. No entanto, para muitos deles, isto é, às vezes esmagador e angustiante. O objetivo desta revisão foi aprender como a pesquisa sobre estresse e ansiedade dos professores relacionada ao uso da tecnologia educacional estava progredindo. Utilizando o estado do conhecimento e análise bibliométrica pelos softwares VOSviwer e Gephi foi realizada uma revisão sistemática utilizando os seguintes bancos o banco de dados da Web of Science. A revisão resultou em dezesseis artigos. As principais descobertas sugerem que os professores estão ansiosos ou estressados como resultado de seu uso da tecnologia educacional na sala de aula. Entre as implicações está a necessidade de mais pesquisas sobre várias técnicas para evitar a formação desses sintomas de ansiedade e estresse nos instrutores.Educational technology is becoming an increasingly crucial component in improving teaching and student learning. To achieve these goals, teachers must have the skills necessary to integrate technology into their classroom instruction. However, for many of them, this is sometimes overwhelming and stressful. The purpose of this review was to learn how research on teacher stress and anxiety related to the use of educational technology was progressing. Using the state of knowledge and bibliometric analysis by VOSviwer and Gephi software a systematic review was conducted using the following banks the Web of Science database. The review resulted in sixteen articles. The main findings suggest that teachers are anxious or stressed as a result of their use of educational technology in the classroom. Implications include the need for more research on various techniques to prevent the formation of these symptoms of anxiety and stress in instructors.Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação2022-06-24info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionEstrutura da publicaçãoapplication/pdfhttps://www.fnde.gov.br/publicacoes/index.php/cadernosFNDE/article/view/2910.5281/zenodo.6727771Cadernos do FNDE; Vol. 3 No. 5 (2022): Temas do FNDE nº 01; 01-14Cadernos do FNDE ; v. 3 n. 5 (2022): Temas do FNDE nº 01; 01-14Cuadernos FNDE; Vol. 3 Núm. 5 (2022): Temas do FNDE nº 01; 01-142675-1925ark:/31127/cfnde.v3i5reponame:Cadernos do FNDEinstname:Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE)instacron:FNDEporhttps://www.fnde.gov.br/publicacoes/index.php/cadernosFNDE/article/view/29/6Copyright (c) 2022 Cadernos do FNDE https://creativecommons.org/licenses/by/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessGonçalves, João CarlosCosta, Dalila daFernandes, Raiane da RochaCosta, Dayane Aparecida da2022-10-13T13:55:41Zoai:ojs2.bomfim.fnde.gov.br:article/29Revistahttps://www.fnde.gov.br/publicacoes/index.php/cadernosFNDE/indexPUBhttps://www.fnde.gov.br/publicacoes/index.php/cadernosFNDE/oaicadernosfnde@gmail.com || danilo.costa@fnde.gov.br2675-19252675-1925opendoar:2022-10-13T13:55:41Cadernos do FNDE - Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE)false
dc.title.none.fl_str_mv Análise bibliométrica de pesquisas voltadas aos efeitos da tecnologia educacional na ansiedade e estresse dos professores durante a pandemia da covid-19
Bibliometric analysis of research focused on the effects of educational technology on teacher anxiety and stress during the covid-19 pandemic
title Análise bibliométrica de pesquisas voltadas aos efeitos da tecnologia educacional na ansiedade e estresse dos professores durante a pandemia da covid-19
spellingShingle Análise bibliométrica de pesquisas voltadas aos efeitos da tecnologia educacional na ansiedade e estresse dos professores durante a pandemia da covid-19
Gonçalves, João Carlos
Tecnologia Educacional. Estresse. Ansiedade. Professor.
Educational Technology. Stress. Anxiety. Teacher.
title_short Análise bibliométrica de pesquisas voltadas aos efeitos da tecnologia educacional na ansiedade e estresse dos professores durante a pandemia da covid-19
title_full Análise bibliométrica de pesquisas voltadas aos efeitos da tecnologia educacional na ansiedade e estresse dos professores durante a pandemia da covid-19
title_fullStr Análise bibliométrica de pesquisas voltadas aos efeitos da tecnologia educacional na ansiedade e estresse dos professores durante a pandemia da covid-19
title_full_unstemmed Análise bibliométrica de pesquisas voltadas aos efeitos da tecnologia educacional na ansiedade e estresse dos professores durante a pandemia da covid-19
title_sort Análise bibliométrica de pesquisas voltadas aos efeitos da tecnologia educacional na ansiedade e estresse dos professores durante a pandemia da covid-19
author Gonçalves, João Carlos
author_facet Gonçalves, João Carlos
Costa, Dalila da
Fernandes, Raiane da Rocha
Costa, Dayane Aparecida da
author_role author
author2 Costa, Dalila da
Fernandes, Raiane da Rocha
Costa, Dayane Aparecida da
author2_role author
author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Gonçalves, João Carlos
Costa, Dalila da
Fernandes, Raiane da Rocha
Costa, Dayane Aparecida da
dc.subject.por.fl_str_mv Tecnologia Educacional. Estresse. Ansiedade. Professor.
Educational Technology. Stress. Anxiety. Teacher.
topic Tecnologia Educacional. Estresse. Ansiedade. Professor.
Educational Technology. Stress. Anxiety. Teacher.
description A tecnologia educacional está se tornando um componente cada vez mais crucial para melhorar o ensino e a aprendizagem dos estudantes. Para atingir estes objetivos, os professores devem ter as habilidades necessárias para integrar a tecnologia em sua instrução em sala de aula. No entanto, para muitos deles, isto é, às vezes esmagador e angustiante. O objetivo desta revisão foi aprender como a pesquisa sobre estresse e ansiedade dos professores relacionada ao uso da tecnologia educacional estava progredindo. Utilizando o estado do conhecimento e análise bibliométrica pelos softwares VOSviwer e Gephi foi realizada uma revisão sistemática utilizando os seguintes bancos o banco de dados da Web of Science. A revisão resultou em dezesseis artigos. As principais descobertas sugerem que os professores estão ansiosos ou estressados como resultado de seu uso da tecnologia educacional na sala de aula. Entre as implicações está a necessidade de mais pesquisas sobre várias técnicas para evitar a formação desses sintomas de ansiedade e estresse nos instrutores.
publishDate 2022
dc.date.none.fl_str_mv 2022-06-24
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
Estrutura da publicação
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://www.fnde.gov.br/publicacoes/index.php/cadernosFNDE/article/view/29
10.5281/zenodo.6727771
url https://www.fnde.gov.br/publicacoes/index.php/cadernosFNDE/article/view/29
identifier_str_mv 10.5281/zenodo.6727771
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://www.fnde.gov.br/publicacoes/index.php/cadernosFNDE/article/view/29/6
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2022 Cadernos do FNDE
https://creativecommons.org/licenses/by/4.0
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2022 Cadernos do FNDE
https://creativecommons.org/licenses/by/4.0
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação
publisher.none.fl_str_mv Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação
dc.source.none.fl_str_mv Cadernos do FNDE; Vol. 3 No. 5 (2022): Temas do FNDE nº 01; 01-14
Cadernos do FNDE ; v. 3 n. 5 (2022): Temas do FNDE nº 01; 01-14
Cuadernos FNDE; Vol. 3 Núm. 5 (2022): Temas do FNDE nº 01; 01-14
2675-1925
ark:/31127/cfnde.v3i5
reponame:Cadernos do FNDE
instname:Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE)
instacron:FNDE
instname_str Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE)
instacron_str FNDE
institution FNDE
reponame_str Cadernos do FNDE
collection Cadernos do FNDE
repository.name.fl_str_mv Cadernos do FNDE - Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE)
repository.mail.fl_str_mv cadernosfnde@gmail.com || danilo.costa@fnde.gov.br
_version_ 1797048104059404288