Carcinoma mucoepidermoide de glândulas salivares menores

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Tinoco,Paulo
Data de Publicação: 2011
Outros Autores: Pereira,José Carlos Oliveira, Lourenço Filho,Rodolfo Caldas, Brito,Thiego Silveira Cajubá, Pereira,Betina Mameri, Carrara,Vânia Lúcia, Godoy,Sueliana Marta F.
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Arquivos Internacionais de Otorrinolaringologia (Online)
Texto Completo: http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1809-48722011000100016
Resumo: INTRODUÇÃO: Os carcinomas mucoepidermoides (CME) representam cerca de 5% de todos os tumores das glândulas salivares. Trata-se de uma lesão agressiva e deve ser considerada como hipótese de diagnóstico em lesões proliferativas da mucosa oral. O diagnóstico precoce e o correto manejo dessa neoplasia são fatores determinantes do prognóstico. Ressecção local ampla e eventualmente a radioterapia pós-operatória são o tratamento de escolha. OBJETIVO: Relatar o caso de uma paciente com carcinoma mucoepidermoide de cavidade oral, exteriorando-se pela boca, sendo submetida a exérese cirúrgica e radioterapia, evoluindo para óbito no quarto mês do início do tratamento. RELATO DO CASO: CT, 47anos, branca, foi encaminhada ao serviço de ORL do HSJA após episódio de sangramento importante em cavidade oral. Relatou o surgimento de uma massa com crescimento rápido e expansivo em topografia de fossa canina há +/- 06 meses, associado a emagrecimento de 10 kg. Paciente desidratada, hipocorada, apresentando tumoração pediculada de +/- 06 cm, consistência firme, indolor à palpação, sangrante. Etilista e tabagista crônica. Linfonodos cervicais não palpáveis. Diante do caso optou por fazer a ressecção cirúrgica do tumor e realizar o exame histopatológico que confirmou carcinoma mucoepidermoide de glândulas salivares menores. A paciente foi encaminhada ao serviço de radioterapia; porém, abandonou o tratamento e evoluiu com óbito 4 meses após. COMENTÁRIOS FINAIS: Neste caso, o crescimento rápido e agressivo da lesão, o tamanho do tumor e o abandono do tratamento proposto foi determinante no prognóstico da paciente.
id FO-1_8ac47cd8078777143292ddd1684f4045
oai_identifier_str oai:scielo:S1809-48722011000100016
network_acronym_str FO-1
network_name_str Arquivos Internacionais de Otorrinolaringologia (Online)
repository_id_str
spelling Carcinoma mucoepidermoide de glândulas salivares menorestumor mucoepidermoideglândulas salivares menoresbocaINTRODUÇÃO: Os carcinomas mucoepidermoides (CME) representam cerca de 5% de todos os tumores das glândulas salivares. Trata-se de uma lesão agressiva e deve ser considerada como hipótese de diagnóstico em lesões proliferativas da mucosa oral. O diagnóstico precoce e o correto manejo dessa neoplasia são fatores determinantes do prognóstico. Ressecção local ampla e eventualmente a radioterapia pós-operatória são o tratamento de escolha. OBJETIVO: Relatar o caso de uma paciente com carcinoma mucoepidermoide de cavidade oral, exteriorando-se pela boca, sendo submetida a exérese cirúrgica e radioterapia, evoluindo para óbito no quarto mês do início do tratamento. RELATO DO CASO: CT, 47anos, branca, foi encaminhada ao serviço de ORL do HSJA após episódio de sangramento importante em cavidade oral. Relatou o surgimento de uma massa com crescimento rápido e expansivo em topografia de fossa canina há +/- 06 meses, associado a emagrecimento de 10 kg. Paciente desidratada, hipocorada, apresentando tumoração pediculada de +/- 06 cm, consistência firme, indolor à palpação, sangrante. Etilista e tabagista crônica. Linfonodos cervicais não palpáveis. Diante do caso optou por fazer a ressecção cirúrgica do tumor e realizar o exame histopatológico que confirmou carcinoma mucoepidermoide de glândulas salivares menores. A paciente foi encaminhada ao serviço de radioterapia; porém, abandonou o tratamento e evoluiu com óbito 4 meses após. COMENTÁRIOS FINAIS: Neste caso, o crescimento rápido e agressivo da lesão, o tamanho do tumor e o abandono do tratamento proposto foi determinante no prognóstico da paciente.Fundação Otorrinolaringologia2011-03-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersiontext/htmlhttp://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1809-48722011000100016Arquivos Internacionais de Otorrinolaringologia v.15 n.1 2011reponame:Arquivos Internacionais de Otorrinolaringologia (Online)instname:Fundação Otorrinolaringologia (FO)instacron:FO10.1590/S1809-48722011000100016info:eu-repo/semantics/openAccessTinoco,PauloPereira,José Carlos OliveiraLourenço Filho,Rodolfo CaldasBrito,Thiego Silveira CajubáPereira,Betina MameriCarrara,Vânia LúciaGodoy,Sueliana Marta F.por2011-02-03T00:00:00Zoai:scielo:S1809-48722011000100016Revistahttp://arquivosdeorl.org.br/edicoes_anteriores.aspONGhttps://old.scielo.br/oai/scielo-oai.php||arquivos@forl.org.br1809-48721809-4856opendoar:2011-02-03T00:00Arquivos Internacionais de Otorrinolaringologia (Online) - Fundação Otorrinolaringologia (FO)false
dc.title.none.fl_str_mv Carcinoma mucoepidermoide de glândulas salivares menores
title Carcinoma mucoepidermoide de glândulas salivares menores
spellingShingle Carcinoma mucoepidermoide de glândulas salivares menores
Tinoco,Paulo
tumor mucoepidermoide
glândulas salivares menores
boca
title_short Carcinoma mucoepidermoide de glândulas salivares menores
title_full Carcinoma mucoepidermoide de glândulas salivares menores
title_fullStr Carcinoma mucoepidermoide de glândulas salivares menores
title_full_unstemmed Carcinoma mucoepidermoide de glândulas salivares menores
title_sort Carcinoma mucoepidermoide de glândulas salivares menores
author Tinoco,Paulo
author_facet Tinoco,Paulo
Pereira,José Carlos Oliveira
Lourenço Filho,Rodolfo Caldas
Brito,Thiego Silveira Cajubá
Pereira,Betina Mameri
Carrara,Vânia Lúcia
Godoy,Sueliana Marta F.
author_role author
author2 Pereira,José Carlos Oliveira
Lourenço Filho,Rodolfo Caldas
Brito,Thiego Silveira Cajubá
Pereira,Betina Mameri
Carrara,Vânia Lúcia
Godoy,Sueliana Marta F.
author2_role author
author
author
author
author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Tinoco,Paulo
Pereira,José Carlos Oliveira
Lourenço Filho,Rodolfo Caldas
Brito,Thiego Silveira Cajubá
Pereira,Betina Mameri
Carrara,Vânia Lúcia
Godoy,Sueliana Marta F.
dc.subject.por.fl_str_mv tumor mucoepidermoide
glândulas salivares menores
boca
topic tumor mucoepidermoide
glândulas salivares menores
boca
description INTRODUÇÃO: Os carcinomas mucoepidermoides (CME) representam cerca de 5% de todos os tumores das glândulas salivares. Trata-se de uma lesão agressiva e deve ser considerada como hipótese de diagnóstico em lesões proliferativas da mucosa oral. O diagnóstico precoce e o correto manejo dessa neoplasia são fatores determinantes do prognóstico. Ressecção local ampla e eventualmente a radioterapia pós-operatória são o tratamento de escolha. OBJETIVO: Relatar o caso de uma paciente com carcinoma mucoepidermoide de cavidade oral, exteriorando-se pela boca, sendo submetida a exérese cirúrgica e radioterapia, evoluindo para óbito no quarto mês do início do tratamento. RELATO DO CASO: CT, 47anos, branca, foi encaminhada ao serviço de ORL do HSJA após episódio de sangramento importante em cavidade oral. Relatou o surgimento de uma massa com crescimento rápido e expansivo em topografia de fossa canina há +/- 06 meses, associado a emagrecimento de 10 kg. Paciente desidratada, hipocorada, apresentando tumoração pediculada de +/- 06 cm, consistência firme, indolor à palpação, sangrante. Etilista e tabagista crônica. Linfonodos cervicais não palpáveis. Diante do caso optou por fazer a ressecção cirúrgica do tumor e realizar o exame histopatológico que confirmou carcinoma mucoepidermoide de glândulas salivares menores. A paciente foi encaminhada ao serviço de radioterapia; porém, abandonou o tratamento e evoluiu com óbito 4 meses após. COMENTÁRIOS FINAIS: Neste caso, o crescimento rápido e agressivo da lesão, o tamanho do tumor e o abandono do tratamento proposto foi determinante no prognóstico da paciente.
publishDate 2011
dc.date.none.fl_str_mv 2011-03-01
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1809-48722011000100016
url http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1809-48722011000100016
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv 10.1590/S1809-48722011000100016
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv text/html
dc.publisher.none.fl_str_mv Fundação Otorrinolaringologia
publisher.none.fl_str_mv Fundação Otorrinolaringologia
dc.source.none.fl_str_mv Arquivos Internacionais de Otorrinolaringologia v.15 n.1 2011
reponame:Arquivos Internacionais de Otorrinolaringologia (Online)
instname:Fundação Otorrinolaringologia (FO)
instacron:FO
instname_str Fundação Otorrinolaringologia (FO)
instacron_str FO
institution FO
reponame_str Arquivos Internacionais de Otorrinolaringologia (Online)
collection Arquivos Internacionais de Otorrinolaringologia (Online)
repository.name.fl_str_mv Arquivos Internacionais de Otorrinolaringologia (Online) - Fundação Otorrinolaringologia (FO)
repository.mail.fl_str_mv ||arquivos@forl.org.br
_version_ 1754734826791895040