Percepção da fala em crianças em situação de ruído

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Jacob,Regina Tangerino de Souza
Data de Publicação: 2011
Outros Autores: Monteiro,Natália Fernanda Garro, Molina,Samira Vilela, Bevilacqua,Maria Cecília, Lauris,José Roberto Pereira, Moret,Adriane Lima Mortari
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Arquivos Internacionais de Otorrinolaringologia (Online)
Texto Completo: http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1809-48722011000200007
Resumo: INTRODUÇÃO: A habilidade em compreender a fala é afetada por muitos fatores durante as avaliações, principalmente no ruído, sendo ainda mais complexa para crianças nessas condições. OBJETIVO: Analisar a percepção da fala em crianças com audição normal em diferentes situações de ruído. MÉTODO: Forma de estudo corte transversal. Foi utilizado o Brazilian Hearing in Noise Test (HINT) em 21 crianças de sete a 14 anos com audição dentro dos padrões de normalidade, e sem alterações cognitivas. Foram aplicadas, aleatoriamente, as listas de sentenças nas seguintes situações: silêncio (S); ruído de frente (RF); ruído à direita (RD); ruído à esquerda (RE); ruído a 180o. (RT) e comparado o resultado de ruído composto (RC) com ruído difuso a partir de quatro campos de som em 45o; 135o; 225o e 315o (4CXS). RESULTADOS: A análise estatística revelou diferença significativa entre as seguintes situações: RD com RF; RT com RF; sendo pior com 4CXS, onde foi encontrada diferença para RD, RT, RC, RE e RF. Para a análise de correlação com a idade, houve significância entre a idade em função dos valores HINT apenas para o ruído à frente. CONCLUSÃO: As diferenças significativas nos resultados de percepção da fala entre as diferentes condições de escuta no ruído na população estudada sugerem cautela na escolha do estímulo em avaliações de percepção da fala no ruído em crianças deficientes auditivas. Assim, pesquisas nessa linha são necessárias para estabelecer os parâmetros e variáveis relacionadas à sua aplicação e a interpretação dos resultados.
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