Avaliação de intervenções de carreira com universitários: Revisão integrativa de literatura

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: dos Santos, Brenda
Data de Publicação: 2022
Outros Autores: Rodrigues, Bruna, Keller de Moura, Gabriela, Rampazzo, Rosana Marques da Silva
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Psicologia em Foco (Aracaju)
Texto Completo: https://revistas.fw.uri.br/index.php/psicologiaemfoco/article/view/3830
Resumo: Tem crescido a procura pela orientação de carreira no contexto universitário e expandido o número de serviços em carreira ofertados por instituições de ensino superior. O estudo objetivou analisar os procedimentos de avaliação de intervenções de carreira com universitários, em publicações nacionais e internacionais, dos últimos 10 anos (2010 a 2020), por meio de revisão integrativa. A amostra consistiu por 13 publicações científicas, sendo 10 internacionais e três nacionais. Caracterizou-se como estudo de abordagem qualitativa e delineamento exploratório. Os dados indicaram que a maioria das avaliações de intervenção de carreira envolve resultados; predominância de métodos quantitativos com pré e pós teste e uso de escalas, subescalas, questionários e inventários. Já as publicações de cunho qualitativo envolveram estudos de caso, cujas avaliações aconteceram por meio de depoimentos e relatos escritos pelos clientes, além de questionários e reflexões.
id FPD-0_0d055dd3583c9ded1bd03ef3d1ec603a
oai_identifier_str oai:ojs.200.203.105.109:article/3830
network_acronym_str FPD-0
network_name_str Psicologia em Foco (Aracaju)
repository_id_str
spelling Avaliação de intervenções de carreira com universitários: Revisão integrativa de literaturaPsicologiaPlanejamento de carreira. Universitários. Avaliação. Orientação profissional.Psicologia, Orientação profissionalTem crescido a procura pela orientação de carreira no contexto universitário e expandido o número de serviços em carreira ofertados por instituições de ensino superior. O estudo objetivou analisar os procedimentos de avaliação de intervenções de carreira com universitários, em publicações nacionais e internacionais, dos últimos 10 anos (2010 a 2020), por meio de revisão integrativa. A amostra consistiu por 13 publicações científicas, sendo 10 internacionais e três nacionais. Caracterizou-se como estudo de abordagem qualitativa e delineamento exploratório. Os dados indicaram que a maioria das avaliações de intervenção de carreira envolve resultados; predominância de métodos quantitativos com pré e pós teste e uso de escalas, subescalas, questionários e inventários. Já as publicações de cunho qualitativo envolveram estudos de caso, cujas avaliações aconteceram por meio de depoimentos e relatos escritos pelos clientes, além de questionários e reflexões.Universidade Regional Integrada do Médio e Alto UruguaiART. 170 e 171/FUMDESdos Santos, BrendaRodrigues, BrunaKeller de Moura, GabrielaRampazzo, Rosana Marques da Silva2022-01-15info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionArtigo Avaliado pelos Paresapplication/pdfhttps://revistas.fw.uri.br/index.php/psicologiaemfoco/article/view/3830Revista Psicologia em Foco; v. 14, n. 20 (2022); 128-1462318-97381981-3236reponame:Psicologia em Foco (Aracaju)instname:Faculdade Pio Décimo (FPD)instacron:FPDporhttps://revistas.fw.uri.br/index.php/psicologiaemfoco/article/view/3830/3216Direitos autorais 2022 Revista Psicologia em Focoinfo:eu-repo/semantics/openAccess2022-01-16T04:23:00Zoai:ojs.200.203.105.109:article/3830Revistahttps://revistas.fw.uri.br/index.php/psicologiaemfoco/indexPRIhttps://revistas.fw.uri.br/index.php/psicologiaemfoco/oaipsicologiaemfoco@piodecimo.edu.br2175-07342175-0734opendoar:2022-01-16T04:23Psicologia em Foco (Aracaju) - Faculdade Pio Décimo (FPD)false
dc.title.none.fl_str_mv Avaliação de intervenções de carreira com universitários: Revisão integrativa de literatura
title Avaliação de intervenções de carreira com universitários: Revisão integrativa de literatura
spellingShingle Avaliação de intervenções de carreira com universitários: Revisão integrativa de literatura
dos Santos, Brenda
Psicologia
Planejamento de carreira. Universitários. Avaliação. Orientação profissional.
Psicologia, Orientação profissional
title_short Avaliação de intervenções de carreira com universitários: Revisão integrativa de literatura
title_full Avaliação de intervenções de carreira com universitários: Revisão integrativa de literatura
title_fullStr Avaliação de intervenções de carreira com universitários: Revisão integrativa de literatura
title_full_unstemmed Avaliação de intervenções de carreira com universitários: Revisão integrativa de literatura
title_sort Avaliação de intervenções de carreira com universitários: Revisão integrativa de literatura
author dos Santos, Brenda
author_facet dos Santos, Brenda
Rodrigues, Bruna
Keller de Moura, Gabriela
Rampazzo, Rosana Marques da Silva
author_role author
author2 Rodrigues, Bruna
Keller de Moura, Gabriela
Rampazzo, Rosana Marques da Silva
author2_role author
author
author
dc.contributor.none.fl_str_mv ART. 170 e 171/FUMDES
dc.contributor.author.fl_str_mv dos Santos, Brenda
Rodrigues, Bruna
Keller de Moura, Gabriela
Rampazzo, Rosana Marques da Silva
dc.subject.por.fl_str_mv Psicologia
Planejamento de carreira. Universitários. Avaliação. Orientação profissional.
Psicologia, Orientação profissional
topic Psicologia
Planejamento de carreira. Universitários. Avaliação. Orientação profissional.
Psicologia, Orientação profissional
description Tem crescido a procura pela orientação de carreira no contexto universitário e expandido o número de serviços em carreira ofertados por instituições de ensino superior. O estudo objetivou analisar os procedimentos de avaliação de intervenções de carreira com universitários, em publicações nacionais e internacionais, dos últimos 10 anos (2010 a 2020), por meio de revisão integrativa. A amostra consistiu por 13 publicações científicas, sendo 10 internacionais e três nacionais. Caracterizou-se como estudo de abordagem qualitativa e delineamento exploratório. Os dados indicaram que a maioria das avaliações de intervenção de carreira envolve resultados; predominância de métodos quantitativos com pré e pós teste e uso de escalas, subescalas, questionários e inventários. Já as publicações de cunho qualitativo envolveram estudos de caso, cujas avaliações aconteceram por meio de depoimentos e relatos escritos pelos clientes, além de questionários e reflexões.
publishDate 2022
dc.date.none.fl_str_mv 2022-01-15
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
Artigo Avaliado pelos Pares
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://revistas.fw.uri.br/index.php/psicologiaemfoco/article/view/3830
url https://revistas.fw.uri.br/index.php/psicologiaemfoco/article/view/3830
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://revistas.fw.uri.br/index.php/psicologiaemfoco/article/view/3830/3216
dc.rights.driver.fl_str_mv Direitos autorais 2022 Revista Psicologia em Foco
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Direitos autorais 2022 Revista Psicologia em Foco
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Regional Integrada do Médio e Alto Uruguai
publisher.none.fl_str_mv Universidade Regional Integrada do Médio e Alto Uruguai
dc.source.none.fl_str_mv Revista Psicologia em Foco; v. 14, n. 20 (2022); 128-146
2318-9738
1981-3236
reponame:Psicologia em Foco (Aracaju)
instname:Faculdade Pio Décimo (FPD)
instacron:FPD
instname_str Faculdade Pio Décimo (FPD)
instacron_str FPD
institution FPD
reponame_str Psicologia em Foco (Aracaju)
collection Psicologia em Foco (Aracaju)
repository.name.fl_str_mv Psicologia em Foco (Aracaju) - Faculdade Pio Décimo (FPD)
repository.mail.fl_str_mv psicologiaemfoco@piodecimo.edu.br
_version_ 1798043088957997056