ANÁLISE DA QUALIDADE DE SONO EM PROFESSORES DO ENSINO BÁSICO E SUPERIOR

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Soares, Núbia Mendes
Data de Publicação: 2023
Outros Autores: Pereira, Saulo Gonçalves, Júnior, Gilmar Antoniassi, Soares Melo, Hugo Christiano
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Psicologia e Saúde em Debate
Texto Completo: https://psicodebate.dpgpsifpm.com.br/index.php/periodico/article/view/1022
Resumo: A má qualidade do sono está intrinsecamente vinculada aos distúrbios do sono, os quais decorrem de mudanças em aspectos físicos, ocupacionais, cognitivos e sociais, culminando em um impacto prejudicial na qualidade de vida. Notavelmente, jornadas de trabalho prolongadas e intensas emergem como fatores que desencadeiam tais distúrbios, particularmente evidenciados no contexto dos professores. Esse cenário se reflete por meio da manifestação de uma gama de sintomas e manifestações no corpo, que são indicativos do impacto do estresse: exaustão física e mental, irritabilidade, ansiedade, tristeza, dificuldades de concentração, indecisão, baixa autoestima, reações explosivas, entre outros. Nesse contexto, o presente estudo se propôs a avaliar a qualidade do sono em professores, reconhecendo a significância do tema. Utilizando a Escala de Sonolência de Epworth, a qualidade do sono foi analisada em uma amostra de 52 professores de níveis básico e superior. Os resultados revelaram que 27% dos professores apresentam uma qualidade de sono insatisfatória, com 15% exibindo sintomas evidentes de distúrbios do sono. Importante notar que os achados desta pesquisa se alinham harmoniosamente com estudos prévios, reforçando a conexão entre o sono e a qualidade de vida dos professores, contribuindo para o surgimento de estresse, distúrbios do sono e prejuízos na capacidade de concentração e raciocínio.
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spelling ANÁLISE DA QUALIDADE DE SONO EM PROFESSORES DO ENSINO BÁSICO E SUPERIORANALYSIS OF SLEEP QUALITY AMONG ELEMENTARY AND HIGHER EDUCATION TEACHERSANÁLISIS DE LA CALIDAD DEL SUEÑO EN PROFESORES DE EDUCACIÓN BÁSICA Y SUPERIORTrastornos del Sueño-VigiliaTrastornos del sueño por somnolencia excessivaTrastornos del inicio y del mantenimiento del sueñoSleep-wake DisordersSleep Disorders due to Excessive DrowsinessSleep Disorders and Maintenance DisordersTranstornos do Sono-VigíliaDistúrbios do Sono por Sonolência ExcessivaDistúrbios do Início e da Manutenção do SonoA má qualidade do sono está intrinsecamente vinculada aos distúrbios do sono, os quais decorrem de mudanças em aspectos físicos, ocupacionais, cognitivos e sociais, culminando em um impacto prejudicial na qualidade de vida. Notavelmente, jornadas de trabalho prolongadas e intensas emergem como fatores que desencadeiam tais distúrbios, particularmente evidenciados no contexto dos professores. Esse cenário se reflete por meio da manifestação de uma gama de sintomas e manifestações no corpo, que são indicativos do impacto do estresse: exaustão física e mental, irritabilidade, ansiedade, tristeza, dificuldades de concentração, indecisão, baixa autoestima, reações explosivas, entre outros. Nesse contexto, o presente estudo se propôs a avaliar a qualidade do sono em professores, reconhecendo a significância do tema. Utilizando a Escala de Sonolência de Epworth, a qualidade do sono foi analisada em uma amostra de 52 professores de níveis básico e superior. Os resultados revelaram que 27% dos professores apresentam uma qualidade de sono insatisfatória, com 15% exibindo sintomas evidentes de distúrbios do sono. Importante notar que os achados desta pesquisa se alinham harmoniosamente com estudos prévios, reforçando a conexão entre o sono e a qualidade de vida dos professores, contribuindo para o surgimento de estresse, distúrbios do sono e prejuízos na capacidade de concentração e raciocínio.The poor quality of sleep is intrinsically linked to sleep disorders, which arise from changes in physical, occupational, cognitive, and social aspects, culminating in a detrimental impact on quality of life. Notably, extended and intense work hours emerge as factors that trigger such disorders, particularly evident in the context of teachers. This scenario is reflected through the manifestation of a range of symptoms and manifestations in the body, indicative of the impact of stress: physical and mental exhaustion, irritability, anxiety, sadness, difficulties in concentration, indecision, low self-esteem, explosive reactions, among others. In this context, the present study aimed to assess the quality of sleep in teachers, recognizing the significance of the subject. Using the Epworth Sleepiness Scale, sleep quality was analyzed in a sample of 52 teachers from elementary and higher education levels. The results revealed that 27% of teachers have unsatisfactory sleep quality, with 15% exhibiting clear symptoms of sleep disorders. Importantly, the findings of this research harmoniously align with previous studies, reinforcing the connection between sleep and teachers' quality of life, contributing to the emergence of stress, sleep disorders, and impairments in concentration and reasoning ability.La mala calidad del sueño está intrínsecamente vinculada a los trastornos del sueño, que surgen a partir de cambios en aspectos físicos, ocupacionales, cognitivos y sociales, culminando en un impacto perjudicial en la calidad de vida. Notablemente, las jornadas laborales prolongadas e intensas surgen como factores que desencadenan dichos trastornos, especialmente evidentes en el contexto de los profesores. Este escenario se refleja a través de la manifestación de una serie de síntomas y manifestaciones en el cuerpo, indicativos del impacto del estrés: agotamiento físico y mental, irritabilidad, ansiedad, tristeza, dificultades de concentración, indecisión, baja autoestima, reacciones explosivas, entre otros. En este contexto, el presente estudio tuvo como objetivo evaluar la calidad del sueño en los profesores, reconociendo la importancia del tema. Utilizando la Escala de Somnolencia de Epworth, se analizó la calidad del sueño en una muestra de 52 profesores de niveles de educación primaria y superior. Los resultados revelaron que el 27% de los profesores tienen una calidad de sueño insatisfactoria, con un 15% que presenta síntomas evidentes de trastornos del sueño. Es importante destacar que los hallazgos de esta investigación se alinean armoniosamente con estudios anteriores, reforzando la conexión entre el sueño y la calidad de vida de los profesores, lo que contribuye a la aparición de estrés, trastornos del sueño y deterioro de la capacidad de concentración y razonamientoFaculdade Patos de Minas2023-09-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://psicodebate.dpgpsifpm.com.br/index.php/periodico/article/view/102210.22289/2446-922X.V9N2A11Psicologia e Saúde em debate; Vol. 9 No. 2 (2023); 208-219Psicologia e Saúde em debate; Vol. 9 Núm. 2 (2023); 208-219Psicologia e Saúde em debate; v. 9 n. 2 (2023); 208-2192446-922X10.22289/2446-922X.V9N2reponame:Psicologia e Saúde em Debateinstname:Faculdade Patos de Minas (FPM)instacron:FPMporhttps://psicodebate.dpgpsifpm.com.br/index.php/periodico/article/view/1022/602Copyright (c) 2023 Psicologia e Saúde em debatehttps://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessSoares, Núbia MendesPereira, Saulo GonçalvesJúnior, Gilmar AntoniassiSoares Melo, Hugo Christiano2023-12-15T05:08:06Zoai:ojs2.psicodebate.dpgpsifpm.com.br:article/1022Revistahttp://psicodebate.dpgpsifpm.com.br/index.php/periodicoPRIhttps://psicodebate.dpgpsifpm.com.br/index.php/periodico/oaieditor@dpgpsifpm.com.br2446-922X2446-922Xopendoar:2023-12-15T05:08:06Psicologia e Saúde em Debate - Faculdade Patos de Minas (FPM)false
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