FORMAÇÃO DE PROFESSORES NO BRASIL: um olhar para o curso de pedagogia de uma IES do Alto Paranaíba-MG

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Sousa, Maitê Martins de
Data de Publicação: 2019
Outros Autores: Oliveira, Renata Ferreira dos Santos
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Psicologia e Saúde em Debate
Texto Completo: https://psicodebate.dpgpsifpm.com.br/index.php/periodico/article/view/622
Resumo: Introdução: Este trabalho inscreve-se no campo de discussões educacionais, no sentido demostrar, entender e contribuir com o processo de ensino e de aprendizagem, especificamente, noque se refere ao curso de Pedagogia. Neste sentido, faz-se emergente falar sobre leis que baseiama educação, formação de professores e sobre as contribuições e registros da literatura acerca daeducação superior no país. Além disso, a pesquisa registra-se no contexto de se envolver, atravésde questionário semi-estruturados, com sujeitos do curso de Pedagogia de uma IES do AltoParnaíba-MG. Sendo assim, importante frisar que os envolvidos na pesquisa têm todo o interessede delinear o perfil do curso, destacar os pontos positivos e fragilidades a fim de, cada vez mais,apontar e aprimorar a qualidade do curso superior. Objetivo: Delinear, brevemente, o histórico daeducação superior e da pedagogia no Brasil, refletir sobre a formação de professores e aplicarquestionários a discentes e docentes do curso de pedagogia de uma IES do Alto Paranaíba, a fimde traçar um perfil do curso de pedagogia. Metodologia: O trabalho pretende abordar a Formaçãode professores, as amostras serão coletadas com alunos e professores do curso de Pedagogia deuma IES do Alto Paranaíba. Abordando dois tipos de análises, num primeiro momento, serárealizada uma pesquisa bibliográfica em bases de dados como o Google Acadêmico, Scielo, GoogleBooks para o embasamento teórico e depois uma pesquisa descritiva com alunos e professores docurso de Pedagogia da Instituição de Ensino.
id FPM-1_1b24152f4b7918a209138f1b38691e68
oai_identifier_str oai:ojs2.psicodebate.dpgpsifpm.com.br:article/622
network_acronym_str FPM-1
network_name_str Psicologia e Saúde em Debate
repository_id_str
spelling FORMAÇÃO DE PROFESSORES NO BRASIL: um olhar para o curso de pedagogia de uma IES do Alto Paranaíba-MGProfessoresPedagogiaDocentesDiscentesIntrodução: Este trabalho inscreve-se no campo de discussões educacionais, no sentido demostrar, entender e contribuir com o processo de ensino e de aprendizagem, especificamente, noque se refere ao curso de Pedagogia. Neste sentido, faz-se emergente falar sobre leis que baseiama educação, formação de professores e sobre as contribuições e registros da literatura acerca daeducação superior no país. Além disso, a pesquisa registra-se no contexto de se envolver, atravésde questionário semi-estruturados, com sujeitos do curso de Pedagogia de uma IES do AltoParnaíba-MG. Sendo assim, importante frisar que os envolvidos na pesquisa têm todo o interessede delinear o perfil do curso, destacar os pontos positivos e fragilidades a fim de, cada vez mais,apontar e aprimorar a qualidade do curso superior. Objetivo: Delinear, brevemente, o histórico daeducação superior e da pedagogia no Brasil, refletir sobre a formação de professores e aplicarquestionários a discentes e docentes do curso de pedagogia de uma IES do Alto Paranaíba, a fimde traçar um perfil do curso de pedagogia. Metodologia: O trabalho pretende abordar a Formaçãode professores, as amostras serão coletadas com alunos e professores do curso de Pedagogia deuma IES do Alto Paranaíba. Abordando dois tipos de análises, num primeiro momento, serárealizada uma pesquisa bibliográfica em bases de dados como o Google Acadêmico, Scielo, GoogleBooks para o embasamento teórico e depois uma pesquisa descritiva com alunos e professores docurso de Pedagogia da Instituição de Ensino.Faculdade Patos de Minas2019-12-10info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://psicodebate.dpgpsifpm.com.br/index.php/periodico/article/view/622Psicologia e Saúde em debate; Vol. 5 No. Suppl.2 (2019): Proceedings of the IV Seminar on Health Promotion and II Forum of Scientific Initiation FPM; 94-94Psicologia e Saúde em debate; Vol. 5 Núm. Suppl.2 (2019): Anais do IV Seminário em Promoção da Saúde e II Fórum de Iniciação Científica FPM; 94-94Psicologia e Saúde em debate; v. 5 n. Suppl.2 (2019): Anais do IV Seminário em Promoção da Saúde e II Fórum de Iniciação Científica FPM; 94-942446-922X10.22289/2446-922X.V5S2reponame:Psicologia e Saúde em Debateinstname:Faculdade Patos de Minas (FPM)instacron:FPMporhttps://psicodebate.dpgpsifpm.com.br/index.php/periodico/article/view/622/384Copyright (c) 2019 Psicologia e Saúde em debatehttps://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessSousa, Maitê Martins deOliveira, Renata Ferreira dos Santos2023-08-01T03:31:30Zoai:ojs2.psicodebate.dpgpsifpm.com.br:article/622Revistahttp://psicodebate.dpgpsifpm.com.br/index.php/periodicoPRIhttps://psicodebate.dpgpsifpm.com.br/index.php/periodico/oaieditor@dpgpsifpm.com.br2446-922X2446-922Xopendoar:2023-08-01T03:31:30Psicologia e Saúde em Debate - Faculdade Patos de Minas (FPM)false
dc.title.none.fl_str_mv FORMAÇÃO DE PROFESSORES NO BRASIL: um olhar para o curso de pedagogia de uma IES do Alto Paranaíba-MG
title FORMAÇÃO DE PROFESSORES NO BRASIL: um olhar para o curso de pedagogia de uma IES do Alto Paranaíba-MG
spellingShingle FORMAÇÃO DE PROFESSORES NO BRASIL: um olhar para o curso de pedagogia de uma IES do Alto Paranaíba-MG
Sousa, Maitê Martins de
Professores
Pedagogia
Docentes
Discentes
title_short FORMAÇÃO DE PROFESSORES NO BRASIL: um olhar para o curso de pedagogia de uma IES do Alto Paranaíba-MG
title_full FORMAÇÃO DE PROFESSORES NO BRASIL: um olhar para o curso de pedagogia de uma IES do Alto Paranaíba-MG
title_fullStr FORMAÇÃO DE PROFESSORES NO BRASIL: um olhar para o curso de pedagogia de uma IES do Alto Paranaíba-MG
title_full_unstemmed FORMAÇÃO DE PROFESSORES NO BRASIL: um olhar para o curso de pedagogia de uma IES do Alto Paranaíba-MG
title_sort FORMAÇÃO DE PROFESSORES NO BRASIL: um olhar para o curso de pedagogia de uma IES do Alto Paranaíba-MG
author Sousa, Maitê Martins de
author_facet Sousa, Maitê Martins de
Oliveira, Renata Ferreira dos Santos
author_role author
author2 Oliveira, Renata Ferreira dos Santos
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Sousa, Maitê Martins de
Oliveira, Renata Ferreira dos Santos
dc.subject.por.fl_str_mv Professores
Pedagogia
Docentes
Discentes
topic Professores
Pedagogia
Docentes
Discentes
description Introdução: Este trabalho inscreve-se no campo de discussões educacionais, no sentido demostrar, entender e contribuir com o processo de ensino e de aprendizagem, especificamente, noque se refere ao curso de Pedagogia. Neste sentido, faz-se emergente falar sobre leis que baseiama educação, formação de professores e sobre as contribuições e registros da literatura acerca daeducação superior no país. Além disso, a pesquisa registra-se no contexto de se envolver, atravésde questionário semi-estruturados, com sujeitos do curso de Pedagogia de uma IES do AltoParnaíba-MG. Sendo assim, importante frisar que os envolvidos na pesquisa têm todo o interessede delinear o perfil do curso, destacar os pontos positivos e fragilidades a fim de, cada vez mais,apontar e aprimorar a qualidade do curso superior. Objetivo: Delinear, brevemente, o histórico daeducação superior e da pedagogia no Brasil, refletir sobre a formação de professores e aplicarquestionários a discentes e docentes do curso de pedagogia de uma IES do Alto Paranaíba, a fimde traçar um perfil do curso de pedagogia. Metodologia: O trabalho pretende abordar a Formaçãode professores, as amostras serão coletadas com alunos e professores do curso de Pedagogia deuma IES do Alto Paranaíba. Abordando dois tipos de análises, num primeiro momento, serárealizada uma pesquisa bibliográfica em bases de dados como o Google Acadêmico, Scielo, GoogleBooks para o embasamento teórico e depois uma pesquisa descritiva com alunos e professores docurso de Pedagogia da Instituição de Ensino.
publishDate 2019
dc.date.none.fl_str_mv 2019-12-10
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://psicodebate.dpgpsifpm.com.br/index.php/periodico/article/view/622
url https://psicodebate.dpgpsifpm.com.br/index.php/periodico/article/view/622
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://psicodebate.dpgpsifpm.com.br/index.php/periodico/article/view/622/384
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2019 Psicologia e Saúde em debate
https://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2019 Psicologia e Saúde em debate
https://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Faculdade Patos de Minas
publisher.none.fl_str_mv Faculdade Patos de Minas
dc.source.none.fl_str_mv Psicologia e Saúde em debate; Vol. 5 No. Suppl.2 (2019): Proceedings of the IV Seminar on Health Promotion and II Forum of Scientific Initiation FPM; 94-94
Psicologia e Saúde em debate; Vol. 5 Núm. Suppl.2 (2019): Anais do IV Seminário em Promoção da Saúde e II Fórum de Iniciação Científica FPM; 94-94
Psicologia e Saúde em debate; v. 5 n. Suppl.2 (2019): Anais do IV Seminário em Promoção da Saúde e II Fórum de Iniciação Científica FPM; 94-94
2446-922X
10.22289/2446-922X.V5S2
reponame:Psicologia e Saúde em Debate
instname:Faculdade Patos de Minas (FPM)
instacron:FPM
instname_str Faculdade Patos de Minas (FPM)
instacron_str FPM
institution FPM
reponame_str Psicologia e Saúde em Debate
collection Psicologia e Saúde em Debate
repository.name.fl_str_mv Psicologia e Saúde em Debate - Faculdade Patos de Minas (FPM)
repository.mail.fl_str_mv editor@dpgpsifpm.com.br
_version_ 1797042464531415040