Utilização do Nintendo Wii: Reabilitação Virtual Em Pacientes Com Paralisia Cerebral

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Alves Costa, Rhannah Lara
Data de Publicação: 2018
Outros Autores: Ribeiro, Mariane Fernandes
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Psicologia e Saúde em Debate
Texto Completo: https://psicodebate.dpgpsifpm.com.br/index.php/periodico/article/view/V4N2A2
Resumo: Esta pesquisa teve como objetivo de analisar a eficácia da Reabilitação Virtual com foco na prática do Nintendo Wii como estratégia terapêutica no tratamento de indivíduos com Paralisia Cerebral (PC) com grau satisfatório de mobilidade funcional. Realizou-se, portanto, uma pesquisa bibliográfica com abordagem qualitativa descritiva, voltada para artigos científicos sobre a temática reabilitação virtual com o Nintendo Wii (NW). Foram encontrados 68 artigos científicos, sendo após uma criteriosa avaliação 61 artigos científicos foram excluídos por não se relacionarem o uso no NW na reabilitação de pessoas com PC. Foram selecionados 07 estudos de casos para uma análise comparativa. Verificou-se que a reabilitação virtual, sobretudo, com o NW, demonstra grandes benefícios como recurso terapêutico no tratamento de pacientes com PC, como melhora do equilíbrio, mobilidade funcional e marcha, além de ser uma atividade prazerosa, em que os pacientes apresentam maior satisfação e interesse em participar do tratamento, buscando cada vez mais uma interação entre o paciente e a técnica. Porém faz-se necessária a realização de estudos com maior rigor metodológico, deve-se avaliar especificamente os aspectos neurológicos e sua associação aos procedimentos de intervenção da reabilitação virtual, tais como: duração da intervenção, número de sessões, frequência e tipos de jogos para que haja padronização de protocolos de tratamento a fim de garantir uma maior confiabilidade nos resultados.
id FPM-1_1ccb97d0bd222a8e929d723114b50dcd
oai_identifier_str oai:ojs2.psicodebate.dpgpsifpm.com.br:article/229
network_acronym_str FPM-1
network_name_str Psicologia e Saúde em Debate
repository_id_str
spelling Utilização do Nintendo Wii: Reabilitação Virtual Em Pacientes Com Paralisia CerebralTerapia de Exposição à Realidade virtual; Reabilitação; Paralisia Cerebral.Esta pesquisa teve como objetivo de analisar a eficácia da Reabilitação Virtual com foco na prática do Nintendo Wii como estratégia terapêutica no tratamento de indivíduos com Paralisia Cerebral (PC) com grau satisfatório de mobilidade funcional. Realizou-se, portanto, uma pesquisa bibliográfica com abordagem qualitativa descritiva, voltada para artigos científicos sobre a temática reabilitação virtual com o Nintendo Wii (NW). Foram encontrados 68 artigos científicos, sendo após uma criteriosa avaliação 61 artigos científicos foram excluídos por não se relacionarem o uso no NW na reabilitação de pessoas com PC. Foram selecionados 07 estudos de casos para uma análise comparativa. Verificou-se que a reabilitação virtual, sobretudo, com o NW, demonstra grandes benefícios como recurso terapêutico no tratamento de pacientes com PC, como melhora do equilíbrio, mobilidade funcional e marcha, além de ser uma atividade prazerosa, em que os pacientes apresentam maior satisfação e interesse em participar do tratamento, buscando cada vez mais uma interação entre o paciente e a técnica. Porém faz-se necessária a realização de estudos com maior rigor metodológico, deve-se avaliar especificamente os aspectos neurológicos e sua associação aos procedimentos de intervenção da reabilitação virtual, tais como: duração da intervenção, número de sessões, frequência e tipos de jogos para que haja padronização de protocolos de tratamento a fim de garantir uma maior confiabilidade nos resultados.Faculdade Patos de Minas2018-07-25info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://psicodebate.dpgpsifpm.com.br/index.php/periodico/article/view/V4N2A210.22289/2446-922X.V4N2A2Psicologia e Saúde em debate; Vol. 4 No. 2 (2018); 14-24Psicologia e Saúde em debate; Vol. 4 Núm. 2 (2018); 14-24Psicologia e Saúde em debate; v. 4 n. 2 (2018); 14-242446-922X10.22289/2446-922X.V4N2reponame:Psicologia e Saúde em Debateinstname:Faculdade Patos de Minas (FPM)instacron:FPMporhttps://psicodebate.dpgpsifpm.com.br/index.php/periodico/article/view/V4N2A2/134Copyright (c) 2018 Psicologia e Saúde em debatehttps://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessAlves Costa, Rhannah LaraRibeiro, Mariane Fernandes2023-08-01T03:31:14Zoai:ojs2.psicodebate.dpgpsifpm.com.br:article/229Revistahttp://psicodebate.dpgpsifpm.com.br/index.php/periodicoPRIhttps://psicodebate.dpgpsifpm.com.br/index.php/periodico/oaieditor@dpgpsifpm.com.br2446-922X2446-922Xopendoar:2023-08-01T03:31:14Psicologia e Saúde em Debate - Faculdade Patos de Minas (FPM)false
dc.title.none.fl_str_mv Utilização do Nintendo Wii: Reabilitação Virtual Em Pacientes Com Paralisia Cerebral
title Utilização do Nintendo Wii: Reabilitação Virtual Em Pacientes Com Paralisia Cerebral
spellingShingle Utilização do Nintendo Wii: Reabilitação Virtual Em Pacientes Com Paralisia Cerebral
Alves Costa, Rhannah Lara
Terapia de Exposição à Realidade virtual; Reabilitação; Paralisia Cerebral.
title_short Utilização do Nintendo Wii: Reabilitação Virtual Em Pacientes Com Paralisia Cerebral
title_full Utilização do Nintendo Wii: Reabilitação Virtual Em Pacientes Com Paralisia Cerebral
title_fullStr Utilização do Nintendo Wii: Reabilitação Virtual Em Pacientes Com Paralisia Cerebral
title_full_unstemmed Utilização do Nintendo Wii: Reabilitação Virtual Em Pacientes Com Paralisia Cerebral
title_sort Utilização do Nintendo Wii: Reabilitação Virtual Em Pacientes Com Paralisia Cerebral
author Alves Costa, Rhannah Lara
author_facet Alves Costa, Rhannah Lara
Ribeiro, Mariane Fernandes
author_role author
author2 Ribeiro, Mariane Fernandes
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Alves Costa, Rhannah Lara
Ribeiro, Mariane Fernandes
dc.subject.por.fl_str_mv Terapia de Exposição à Realidade virtual; Reabilitação; Paralisia Cerebral.
topic Terapia de Exposição à Realidade virtual; Reabilitação; Paralisia Cerebral.
description Esta pesquisa teve como objetivo de analisar a eficácia da Reabilitação Virtual com foco na prática do Nintendo Wii como estratégia terapêutica no tratamento de indivíduos com Paralisia Cerebral (PC) com grau satisfatório de mobilidade funcional. Realizou-se, portanto, uma pesquisa bibliográfica com abordagem qualitativa descritiva, voltada para artigos científicos sobre a temática reabilitação virtual com o Nintendo Wii (NW). Foram encontrados 68 artigos científicos, sendo após uma criteriosa avaliação 61 artigos científicos foram excluídos por não se relacionarem o uso no NW na reabilitação de pessoas com PC. Foram selecionados 07 estudos de casos para uma análise comparativa. Verificou-se que a reabilitação virtual, sobretudo, com o NW, demonstra grandes benefícios como recurso terapêutico no tratamento de pacientes com PC, como melhora do equilíbrio, mobilidade funcional e marcha, além de ser uma atividade prazerosa, em que os pacientes apresentam maior satisfação e interesse em participar do tratamento, buscando cada vez mais uma interação entre o paciente e a técnica. Porém faz-se necessária a realização de estudos com maior rigor metodológico, deve-se avaliar especificamente os aspectos neurológicos e sua associação aos procedimentos de intervenção da reabilitação virtual, tais como: duração da intervenção, número de sessões, frequência e tipos de jogos para que haja padronização de protocolos de tratamento a fim de garantir uma maior confiabilidade nos resultados.
publishDate 2018
dc.date.none.fl_str_mv 2018-07-25
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://psicodebate.dpgpsifpm.com.br/index.php/periodico/article/view/V4N2A2
10.22289/2446-922X.V4N2A2
url https://psicodebate.dpgpsifpm.com.br/index.php/periodico/article/view/V4N2A2
identifier_str_mv 10.22289/2446-922X.V4N2A2
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://psicodebate.dpgpsifpm.com.br/index.php/periodico/article/view/V4N2A2/134
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2018 Psicologia e Saúde em debate
https://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2018 Psicologia e Saúde em debate
https://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Faculdade Patos de Minas
publisher.none.fl_str_mv Faculdade Patos de Minas
dc.source.none.fl_str_mv Psicologia e Saúde em debate; Vol. 4 No. 2 (2018); 14-24
Psicologia e Saúde em debate; Vol. 4 Núm. 2 (2018); 14-24
Psicologia e Saúde em debate; v. 4 n. 2 (2018); 14-24
2446-922X
10.22289/2446-922X.V4N2
reponame:Psicologia e Saúde em Debate
instname:Faculdade Patos de Minas (FPM)
instacron:FPM
instname_str Faculdade Patos de Minas (FPM)
instacron_str FPM
institution FPM
reponame_str Psicologia e Saúde em Debate
collection Psicologia e Saúde em Debate
repository.name.fl_str_mv Psicologia e Saúde em Debate - Faculdade Patos de Minas (FPM)
repository.mail.fl_str_mv editor@dpgpsifpm.com.br
_version_ 1797042463220695040