FILOSOFIA PARA CRIANÇAS: as contribuições de Matthew Lipman

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Barbosa, Liliane Rodrigues
Data de Publicação: 2019
Outros Autores: Lima, Silvia Cristina Fernandes
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Psicologia e Saúde em Debate
Texto Completo: https://psicodebate.dpgpsifpm.com.br/index.php/periodico/article/view/591
Resumo: Introdução: Pode-se afirmar que a filosofia e a criança possuem uma ligação natural, ambas têmem comum o questionamento, o assombro e a busca por compreender o mundo. Embora ascrianças não saibam definir conceitos como: justiça, liberdade, amizade, dentre outros conceitosfilosóficos. Elas lidam de maneira questionadora, que muitas das vezes, surpreendem os adultos.Ao perceber que as crianças podem pensar tão naturalmente como falam e respiram o filósofoamericano Matthew Lipman, no ano de 1969, idealizou a proposta de filosofia para crianças. Paraele a filosofia deve ser trabalhada desde os anos iniciais, pois as crianças neste período elas sãomais questionadoras e com grande facilidade em aprender. O intuito seria potencializar a habilidadedo pensar das crianças, isto é, aguçar e aprimorar o pensar. A ideia começou a ser colocada emprática a partir de histórias para crianças, mais especificamente, novelas; cujos personagensassumem diversas características como o intuitivo, o cético, o empírico, o naturalista. Enredos querecriassem as ideias dos filósofos e que levassem as crianças a fazerem descobertas por simesmas. Objetivo: Compreender a proposta de filosofia para crianças de Mattew Lipaman; verificara importância da filosofia no desenvolvimento das crianças. Metodologia: Para a realização desteestudo, utilizou-se da pesquisa bibliográfica de cunho qualitativa/interpretativa, com consultas emlivros do filósofo em questão, bem como de comentadores que tratam desse tema, como artigos ecapítulos de livros. Trata-se de uma pesquisa em andamento de revisão de literatura.Considerações: Com os estudos realizados pode-se dizer que a filosofia é essencial napotencialidade do pensar das crianças, pois com a filosofia elas tornam-se cidadãos críticosreflexivose autônomos além de contribuir para a vida adulta. A filosofia contribui para que oeducador desperte a curiosidade das crianças trazendo questionamentos da realidade, estimulandoo espírito investigativo, a elaboração de perguntas, a reflexão e a crítica.
id FPM-1_33fcbce4535bd50a681fbdf47e94a92f
oai_identifier_str oai:ojs2.psicodebate.dpgpsifpm.com.br:article/591
network_acronym_str FPM-1
network_name_str Psicologia e Saúde em Debate
repository_id_str
spelling FILOSOFIA PARA CRIANÇAS: as contribuições de Matthew LipmanFilosofiaCriançasMattew LipmanIntrodução: Pode-se afirmar que a filosofia e a criança possuem uma ligação natural, ambas têmem comum o questionamento, o assombro e a busca por compreender o mundo. Embora ascrianças não saibam definir conceitos como: justiça, liberdade, amizade, dentre outros conceitosfilosóficos. Elas lidam de maneira questionadora, que muitas das vezes, surpreendem os adultos.Ao perceber que as crianças podem pensar tão naturalmente como falam e respiram o filósofoamericano Matthew Lipman, no ano de 1969, idealizou a proposta de filosofia para crianças. Paraele a filosofia deve ser trabalhada desde os anos iniciais, pois as crianças neste período elas sãomais questionadoras e com grande facilidade em aprender. O intuito seria potencializar a habilidadedo pensar das crianças, isto é, aguçar e aprimorar o pensar. A ideia começou a ser colocada emprática a partir de histórias para crianças, mais especificamente, novelas; cujos personagensassumem diversas características como o intuitivo, o cético, o empírico, o naturalista. Enredos querecriassem as ideias dos filósofos e que levassem as crianças a fazerem descobertas por simesmas. Objetivo: Compreender a proposta de filosofia para crianças de Mattew Lipaman; verificara importância da filosofia no desenvolvimento das crianças. Metodologia: Para a realização desteestudo, utilizou-se da pesquisa bibliográfica de cunho qualitativa/interpretativa, com consultas emlivros do filósofo em questão, bem como de comentadores que tratam desse tema, como artigos ecapítulos de livros. Trata-se de uma pesquisa em andamento de revisão de literatura.Considerações: Com os estudos realizados pode-se dizer que a filosofia é essencial napotencialidade do pensar das crianças, pois com a filosofia elas tornam-se cidadãos críticosreflexivose autônomos além de contribuir para a vida adulta. A filosofia contribui para que oeducador desperte a curiosidade das crianças trazendo questionamentos da realidade, estimulandoo espírito investigativo, a elaboração de perguntas, a reflexão e a crítica.Faculdade Patos de Minas2019-12-10info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://psicodebate.dpgpsifpm.com.br/index.php/periodico/article/view/591Psicologia e Saúde em debate; Vol. 5 No. Suppl.2 (2019): Proceedings of the IV Seminar on Health Promotion and II Forum of Scientific Initiation FPM; 65-65Psicologia e Saúde em debate; Vol. 5 Núm. Suppl.2 (2019): Anais do IV Seminário em Promoção da Saúde e II Fórum de Iniciação Científica FPM; 65-65Psicologia e Saúde em debate; v. 5 n. Suppl.2 (2019): Anais do IV Seminário em Promoção da Saúde e II Fórum de Iniciação Científica FPM; 65-652446-922X10.22289/2446-922X.V5S2reponame:Psicologia e Saúde em Debateinstname:Faculdade Patos de Minas (FPM)instacron:FPMporhttps://psicodebate.dpgpsifpm.com.br/index.php/periodico/article/view/591/354Copyright (c) 2019 Psicologia e Saúde em debatehttps://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessBarbosa, Liliane RodriguesLima, Silvia Cristina Fernandes2023-08-01T03:31:29Zoai:ojs2.psicodebate.dpgpsifpm.com.br:article/591Revistahttp://psicodebate.dpgpsifpm.com.br/index.php/periodicoPRIhttps://psicodebate.dpgpsifpm.com.br/index.php/periodico/oaieditor@dpgpsifpm.com.br2446-922X2446-922Xopendoar:2023-08-01T03:31:29Psicologia e Saúde em Debate - Faculdade Patos de Minas (FPM)false
dc.title.none.fl_str_mv FILOSOFIA PARA CRIANÇAS: as contribuições de Matthew Lipman
title FILOSOFIA PARA CRIANÇAS: as contribuições de Matthew Lipman
spellingShingle FILOSOFIA PARA CRIANÇAS: as contribuições de Matthew Lipman
Barbosa, Liliane Rodrigues
Filosofia
Crianças
Mattew Lipman
title_short FILOSOFIA PARA CRIANÇAS: as contribuições de Matthew Lipman
title_full FILOSOFIA PARA CRIANÇAS: as contribuições de Matthew Lipman
title_fullStr FILOSOFIA PARA CRIANÇAS: as contribuições de Matthew Lipman
title_full_unstemmed FILOSOFIA PARA CRIANÇAS: as contribuições de Matthew Lipman
title_sort FILOSOFIA PARA CRIANÇAS: as contribuições de Matthew Lipman
author Barbosa, Liliane Rodrigues
author_facet Barbosa, Liliane Rodrigues
Lima, Silvia Cristina Fernandes
author_role author
author2 Lima, Silvia Cristina Fernandes
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Barbosa, Liliane Rodrigues
Lima, Silvia Cristina Fernandes
dc.subject.por.fl_str_mv Filosofia
Crianças
Mattew Lipman
topic Filosofia
Crianças
Mattew Lipman
description Introdução: Pode-se afirmar que a filosofia e a criança possuem uma ligação natural, ambas têmem comum o questionamento, o assombro e a busca por compreender o mundo. Embora ascrianças não saibam definir conceitos como: justiça, liberdade, amizade, dentre outros conceitosfilosóficos. Elas lidam de maneira questionadora, que muitas das vezes, surpreendem os adultos.Ao perceber que as crianças podem pensar tão naturalmente como falam e respiram o filósofoamericano Matthew Lipman, no ano de 1969, idealizou a proposta de filosofia para crianças. Paraele a filosofia deve ser trabalhada desde os anos iniciais, pois as crianças neste período elas sãomais questionadoras e com grande facilidade em aprender. O intuito seria potencializar a habilidadedo pensar das crianças, isto é, aguçar e aprimorar o pensar. A ideia começou a ser colocada emprática a partir de histórias para crianças, mais especificamente, novelas; cujos personagensassumem diversas características como o intuitivo, o cético, o empírico, o naturalista. Enredos querecriassem as ideias dos filósofos e que levassem as crianças a fazerem descobertas por simesmas. Objetivo: Compreender a proposta de filosofia para crianças de Mattew Lipaman; verificara importância da filosofia no desenvolvimento das crianças. Metodologia: Para a realização desteestudo, utilizou-se da pesquisa bibliográfica de cunho qualitativa/interpretativa, com consultas emlivros do filósofo em questão, bem como de comentadores que tratam desse tema, como artigos ecapítulos de livros. Trata-se de uma pesquisa em andamento de revisão de literatura.Considerações: Com os estudos realizados pode-se dizer que a filosofia é essencial napotencialidade do pensar das crianças, pois com a filosofia elas tornam-se cidadãos críticosreflexivose autônomos além de contribuir para a vida adulta. A filosofia contribui para que oeducador desperte a curiosidade das crianças trazendo questionamentos da realidade, estimulandoo espírito investigativo, a elaboração de perguntas, a reflexão e a crítica.
publishDate 2019
dc.date.none.fl_str_mv 2019-12-10
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://psicodebate.dpgpsifpm.com.br/index.php/periodico/article/view/591
url https://psicodebate.dpgpsifpm.com.br/index.php/periodico/article/view/591
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://psicodebate.dpgpsifpm.com.br/index.php/periodico/article/view/591/354
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2019 Psicologia e Saúde em debate
https://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2019 Psicologia e Saúde em debate
https://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Faculdade Patos de Minas
publisher.none.fl_str_mv Faculdade Patos de Minas
dc.source.none.fl_str_mv Psicologia e Saúde em debate; Vol. 5 No. Suppl.2 (2019): Proceedings of the IV Seminar on Health Promotion and II Forum of Scientific Initiation FPM; 65-65
Psicologia e Saúde em debate; Vol. 5 Núm. Suppl.2 (2019): Anais do IV Seminário em Promoção da Saúde e II Fórum de Iniciação Científica FPM; 65-65
Psicologia e Saúde em debate; v. 5 n. Suppl.2 (2019): Anais do IV Seminário em Promoção da Saúde e II Fórum de Iniciação Científica FPM; 65-65
2446-922X
10.22289/2446-922X.V5S2
reponame:Psicologia e Saúde em Debate
instname:Faculdade Patos de Minas (FPM)
instacron:FPM
instname_str Faculdade Patos de Minas (FPM)
instacron_str FPM
institution FPM
reponame_str Psicologia e Saúde em Debate
collection Psicologia e Saúde em Debate
repository.name.fl_str_mv Psicologia e Saúde em Debate - Faculdade Patos de Minas (FPM)
repository.mail.fl_str_mv editor@dpgpsifpm.com.br
_version_ 1797042464462209024